CLUBE ESCAPE LIVRE

Mário Patrão eleito piloto do ano 2011 na Guarda




Pela terceira vez na história da Gala SPAL, Mário Patrão foi eleito o Piloto do Ano. Na 14ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos, que decorreu na sexta-feira, na Guarda, organizada pelo Clube Escape Livre, o piloto de 35 anos recebeu o prémio das mãos de um grande nome do automobilismo nacional, António Matos Chaves.

Vinte e seis pilotos da Guarda de sete categorias do desporto motorizado foram homenageados pelo Clube Escape Livre, com os troféus SPAL e diplomas, perante mais de uma centena de convidados. Mário Patrão, o piloto de Seia a correr na categoria de todo-o-terreno e enduro, acabou por ser o mais votado entre os presentes. O piloto conta atualmente com 23 títulos de campeão nacional, já representou a Seleção Nacional por sete vezes, das quais recebeu quatro medalhas de ouro. Em 2011 participou em 28 provas, obtendo o primeiro lugar em cinco delas. No final, Mário Patrão referiu que “É importante receber este tipo de prémios, não pelo valor em si mas pelo apoio e carinho que as pessoas nos mostram. Trabalhamos todos os dias para conseguir sempre os melhores resultados possíveis e é importante chegar aqui e ser recebido assim. Dá-me força para continuar a trabalhar, uma vez que estamos agora numa fase complicada que é a pré-época, e estamos a dar o nosso máximo para conseguir melhores performances”.

Numa cerimónia que contou com a presença de pilotos nacionais de renome, como João Figueiredo, Ricardo Moura e José Pedro Fontes, houve ainda lugar às distinções especiais do clube.
A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes recebeu das mãos do vereador do Desporto da câmara da Guarda, Vítor Santos, o Troféu Prestígio, pela parceria e colaboração numa prova inédita realizada na Guarda em 2011 – o Nas Alturas Navegação 4x4, que obteve um balanço muito positivo. António Bico, presidente da associação, revelou que a entrega deste prémio foi “uma surpresa”, salientou a sua mais-valia no apoio e incentivo ao associativismo juvenil, e considerou que “as parcerias no momento de crise em que estamos são ainda mais importantes”.

O Troféu Manuel Gião, o mais alto galardão atribuído pelo Clube Escape Livre, e que recorda um nome incontornável da história do automobilismo da Guarda e do País, foi entregue pelo filho do piloto a duas personalidades, facto que aconteceu apenas pela segunda vez na história da Gala. Um dos homenageados foi Santinho Pacheco, que ao longo de duas décadas de mandato como autarca de Gouveia e de 18 meses como Governador Civil sempre apoiou e privilegiou o Escape Livre. No final, o laureado referiu que “numa terra onde muitas vezes os bairrismos doentios separam mais do que unem, o Escape Livre é uma das poucas instituições que olha para a Guarda com a liderança que a Guarda tem, mas numa perspetiva de trabalhar em conjunto com os concelhos que fazem parte do seu distrito”.

Também homenageado com este prémio foi Júlio Sarmento, presidente da Camara de Trancoso, por ter sido o autarca que em mais de 25 anos de atividades do clube, manifestou, de forma mais consistente e ininterrupta, o seu apoio. Depois da entrega, Júlio Sarmento frisou: “É gratificante saber que o Escape livre reconhece o esforço que o município fez ao longo de muitos anos para apoiar sempre as iniciativas do clube. É uma referência nacional, prova bem que é possível a partir da Guarda fazer atividades e ter uma dinâmica reconhecida e, como tem sido sublinhado por muita gente, o Escape Livre é, sem dúvida, o grande embaixador da Guarda. Para nós, também como cidadãos do distrito, é gratificante saber como o Escape Livre é um clube apreciado, referenciado e prestigiado e é para nós motivo de orgulho”.

Este ano, o Clube Escape Livre decidiu atribuir ainda uma Menção Honrosa a três pilotos que se têm distinguido no automobilismo pelos excelentes resultados alcançados a nível nacional e internacional, e que estiverem na Gala para incentivar e dar o exemplo aos seus colegas da região: Ricardo Moura, vencedor do Campeonato de Portugal de Ralis a correr com uma equipa do Interior, a ARC Sport; João Figueiredo vencedor no Campeonato de España/Iber GT, e José Pedro Fontes, campeão no Iberian SuperCars Trophy e no Campeonato de Portugal de Circuitos/GT3 receberam o troféu das mãos do vereador do Desporto de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, e do vice-presidente do Clube, Luis Cruz.

No final, Luís Celínio, presidente do Clube, sublinhou que “o êxito desta Gala espelha a determinação do Clube num ano cujas dificuldades queremos contornar. Por isso queremos crescer. Mas ainda que isso não aconteça, não contem com o Clube para o desânimo e para o conformismo”.










NUNO DINIS
fotos: CLUBE ESCAPE LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário