KARTODROMO DE BALTAR



Começou a preparação 2011



Na verdade quase podemos considerar que Baltar começou a trabalhar a época de 2011 com o arranque do Baltar Sprint Show 2010/ 2011. Este campeonato de inverno visa essencialmente, o desenvolvimento dos novos pilotos, assim como para aqueles que sobem de categoria, permitindo uma adaptação às novas exigências. A fórmula de prova, tem um figurino diferente do habitual, pois é disputado numa sessão de treinos cronometrados que arrasta uma pontuação igual as das quatro mangas, de cinco voltas para os mais novos e de sete voltas para os restantes, para além de em cada uma das mangas o piloto mais rápido em pista adicionar um ponto.
Em pista estiveram os participantes da Fórmula Iniciação, Evolução e X 30 Júnior e Sénior para além da já conhecida Diversão 4T na frota de aluguer do kartódromo. Se considerarmos que a maioria dos participantes que vão mudar de categoria obrigatoriamente, ainda não têm disponíveis os seus novos karting's os números atingidos de participação, são satisfatórios. Relativamente às classificações finais, os pilotos consagrados foram respectivamente, Gonçalo Coutinho, Ricardo Borges, Luciano Carvalho e Diogo Sousa, ficando Diogo Gonçalves a dominar nos 4T.

Fórmula Iniciação

Duas caras novas em pista, de nome Filipe Monteiro e Gabriel Caçoilo que tiveram o grande mérito de terem tido a coragem de receberem os seus karts na véspera e fazerem a sua estreia no dia seguinte. Outra cara nova é a de Duarte Santos o mais pequenino da competição, oriundo das escolinhas de Baltar e já participante na época de 2010 no Troféu Figueiredo e Silva que acompanhou o Campeonato Português de Karting. Claro que os andamentos destes três pilotos é diferente dos já experientes do Baltar Kart Cup. O vencedor final foi Gonçalo Coutinho que fez o melhor tempo dos treinos e venceu as quatro mangas, numa animada disputa com Pedro Rodrigues que assim e pela primeira vez na sua curta carreira, chegou ao segundo lugar do pódio. Simão Ventura com alguns problemas no seu chassi, foi terceiro, na frente dos três estreantes, Filipe, Gabriel e Duarte. As voltas mais rápidas das quatro mangas ficaram entregues, duas ao Gonçalo, uma para o Pedro e a outra para o Simão.

Fórmula Evolução

Ricardo Borges, depois de ter sido segundo na Taça de Portugal no Algarve, faz o pleno e vence nas mangas, tem o melhor tempo nos treinos e faz sempre a melhor volta, totalizando 104 pontos. António Rodrigues chega em segundo depois de ter obtido três segundos, um terceiro e um quarto lugar, chegando aos 92 pontos, na frente de Diogo Paiva Brandão com um quarto, um quinto, dois terceiros e um segundo, a fazer 88 pontos, batendo o aniversariante do dia Francisco Araújo por um ponto (que foi brindado no pódio com o tradicional cântico de parabéns), deixando o quinto lugar para o Campeão Nacional da Juvenil Ruben Rua, aparecendo a fechar o Campeão do BKC da Fórmula Iniciados João Maria Jorge.


Fórmula X 30

Esta foi a categoria mais equilibrada da prova com Diogo Sousa a vencer totalizando 99 pontos, através dos melhor tempo dos cronometrados, uma vitória e duas voltas mais rápidas, contra um surpreendente Gonçalo Rodrigues que pela primeira vez, vence em duas mangas e faz uma volta mais rápida, atingindo os 93 pontos, empatado com Tiago Mota que ao fazer uma das voltas mais rápidas, sendo segundo por duas vezes e terceiro por três vezes obtém a mesma pontuação, deixando no quarto lugar Ricardo Vila Nova com 89 pontos que teve também o mérito de se estrear como vencedor numa das mangas. Uma palavra para o Júnior Luciano Carvalho que venceu a categoria sem qualquer oposição como participante único, já que os seus adversários presentes, Gonçalo e Tiago, optaram por subir para a categoria superior.

Fórmula Diversão 4T

Dezasseis pilotos inscritos na categoria, a única que contava com um piloto estrangeiro, vindo de Espanha, uma luta constante pela melhor posição, nuns karts em que é fácil ser-se herói, dada a protecção existente às rodas. Somos de opinião que é preciso espírito para encarar este tipo de competição, numa boa e com o fair-play necessário, pois vir ao kartódromo para nos aborrecermos... não é o objectivo. O certo é que penalizamos alguém... há melindres, senão penalizamos ninguém... há melindres... entendam-se, porque somos todos bem crescidos. Numa prova em que temos quatro mangas para quatro vencedores diferentes, Diogo Gonçalves, Miguel Moura, Carlos Gonçalves e Pedro Silva, temos quatro autores das voltas mais rápidas, Miguel, Pedro, Moisés Ferreira e Pedro Monteiro e as referidas protecções... temos equilíbrio e temos que ter o tal espírito. O vencedor final foi Diogo Gonçalves que também obteve o melhor tempos dos treinos, seguido pelo Miguel Moura e Carlos Gonçalves.

A próxima prova está marcada para dia 19 de Dezembro, estando a ser estudada uma data alternativa, pois nesse mesmo dia na Madeira, está agendada a Taça da Madeira, o que colide com muitos dos intervenientes do karting.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário