FÓRMULA BMW

Jonas Rodrigues traça balanço positivo de 2010



Autor de vários testes de preparação visando um época de estreia nos monolugares em 2011, Jonas Rodrigues faz um balanço positivo deste primeiro ano de contacto com o universo dos fórmulas. Centrando a actual temporada em ensaios com o F. BMW da equipa Daltec Racing, o piloto luso-suíço foi gradualmente evoluindo no seio da estrutura de referência do campeonato 'Lista Junior', chegando mesmo a vencer o estágio de detecção de jovens talentos na Suíça.
“Foi um bom ano pois pude aprender e desenvolver a pilotagem deste monolugar em diferentes condições e pistas. Penso que a evolução foi grande pois parti do zero e a cada novo teste consegui sempre melhorar a minha prestação, verificando até, em certas alturas, que podia ser tão rápido como pilotos que já militam na categoria há já algum tempo. Acabar o ano como vencedor deste estágio anual realizado aos comandos do F. BMW foi a melhor recompensa que podia ter recebido”, começou por afirmar o piloto de 15 anos.
“A vitória no estágio foi muito importante pois estiveram presentes os actuais melhores pilotos do karting suíço, entre participantes de outras nacionalidades. Dedicando apenas o ano a testes, este resultado acabou por ser a melhor prova da minha evolução ao volante de um monolugar da BMW. Consciente de que uma boa prestação poderia abrir portas para a obtenção de patrocínios, concentrei-me a fundo e o resultado final foi muito positivo para mim, frente a um plantel de 18 concorrentes e a um júri de peso”, acrescentou ainda Jonas Rodrigues.Tricampeã por equipas em 2010 e vencedora dos campeonatos de 2008 e 2009, a Daltec Racing cedo iniciou um profundo trabalho com o jovem piloto. Reconhecida por ser uma estrutura que concentra os seus esforços na formação de pilotos, a equipa sediada na Suíça rapidamente colocou à disposição de Jonas Rodrigues as condições para uma aprendizagem adequada: Telemetria, acompanhamento teórico e técnico, testes em circuitos tecnicamente diferentes, passando ainda por um ambiente familiar, bem característico na Daltec.
“Trabalhei com engenheiros e mecânicos diferentes a cada novo teste e as relações foram sempre das melhores. Rapidamente senti-me como se fizesse parte de uma grande família. A cada sessão de análise de telemetria, a interacção foi sempre uma constante. As minhas opiniões foram sempre ouvidas, e isso é bastante gratificante, especialmente por parte de uma equipa de topo com um palmarés que fala por si só”, rematou o piloto luso-suíço.
Conhecido já o calendário 'Lista Junior' de 2011, que se disputará novamente em seis provas duplas, a Daltec Racing prevê, já em Janeiro, mais um teste com Jonas Rodrigues, antes do arranque do campeonato agendado para meados de Abril. Hockenheim (Alemanha), A1 Ring (Áustria), Most (República Checa), Dijon (França) e Monza (Itália) são os circuitos de eleição para uma próxima edição de relevo, que deverá acolher várias equipas oriundas da agora extinta F. BMW Europeia.



NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário