VENCEDORES DA GT ACADEMY BRILHAM NAS 24H DO DUBAI

Segundo lugar à classe e inédito quinto lugar para uma equipa totalmente formada por “jogadores” na sua estreia em corridas reais internacionais
Da Playstation para o volante de um Nissan GTR NISMO GT3 de 550cv


A NISMO PlayStation® GT Academy reafirmou este fimdesemana no Dubai o seu legado de descoberta de verdadeiros talentos de competição vindos do mundo do jogo GranTurismo da PlayStation®. Uma equipa totalmente composta por “jogadores” terminou as 24 Horas do Dubai de 2015 no segundo lugar na classe ProAm e num fantástico quinto lugar à geral.


Competir ao volante do Nissan GTR NISMO GT3 com 550cv totalmente preparado para competição na prestigiada prova internacional foi o prémio para os quatro vencedores da GT Academy 2014 Gaëtan Paletou (França), Ahmed BinKhanen (Arábia Saudita), Ricardo Sánchez (México) e Nicholas Hammann (EUA). O impressionante resultado surge após três meros meses de treino intensivo no inovador Programa de Desenvolvimento de Pilotos da GT Academy. Aos novos condutores juntou-se o vencedor da GT Academy Alemanha em 2013, Florian Strauss.


A décima edição das 24 Horas do Dubai foi a primeira prova internacional para a mais recente geração de campeões da GT Academy e a primeira vez que os vencedores da competição “de jogador-a-piloto” correram no Dubai na principal categoria A6. E os “jogadores” provaram uma vez mais estar à altura do desafio, com um desempenho disciplinado, controlado, maduro e acima de tudo rápido, levando-os assim ao pódio. Apenas foram batidos na classe ProAm por uma equipa que incluía dois pilotos profissionais, um dos quais o júri da GT Academy, Rob Barff.

O “veterano” Strauss qualificouse em 14.º lugar à geral com o carro #23 e em primeiro lugar na classe ProAm na quinta-feira e coube-lhe a ele iniciar a corrida de sexta-feira numa grelha recheada com 95 carros. Strauss entregou então o carro ao vencedor europeu Gaëtan Paletou antes de Ahmed BinKhanen, vencedor do Médio Oriente, conduzir o GTR

ao crepúsculo do Dubai. O vencedor mexicano Ricardo Sánchez assim como Nick Hammann (vencedor norteamericano)

correram pela primeira vez na escuridão do circuito com 5,39 km de comprimento.

A sorte da equipa GT Academy foi flutuando durante a noite , mas quando o sol nasceu Nick entregou o volante a Florian que após incessante ataque conseguiu levar o GTR à 2.ª posição, 5.º lugar na geral. Gaëtan consolidou esta posição entregando o carro a Ricardo com uma vantagem de cinco voltas sobre os seus rivais mais directos. As ordens da equipa foram então de trazer o Nissan GTR Nismo GT3 #23 de forma segura até ao final e merecidamente, foi ao parceiro sénior Florian Strauss que coube cruzar a bandeira axadrezada na quarta corrida de 24 Horas da sua carreira desportiva de apenas 18 meses.


O Dubai é um enorme passo no caminho das corridas profissionais para os vencedores da GT Academy. A prova

permite-lhes demonstrar as capacidades antes exibidas no jogo GranTurismo® para a PlayStation® e depois melhoradas através de especialistas em condução, desporto motorizado, fitness e psicologia no abrangente e

rápido Programa de Desenvolvimento de Pilotos da GT Academy. Aqueles que apresentem a velocidade, capacidade e potencial necessários poderão ter a sorte de ser convidados a tornarem-se atletas NISMO, juntando-se a Miguel Faísca (campeão europeu em 2013) Florian Strauss, Jann Mardenborough e Lucas Ordoñez como partes integrantes do crescente programa de desporto motorizado da Nissan.


Darren Cox, Director global da marca, Marketing e Vendas, NISMO, comentou: “As provas de vinte e quatro horas são geralmente uma montanha russa de dramas e excitação combinadas com enorme fadiga. Por isso, é um testemunho do profissionalismo da equipa, da fiabilidade e velocidade do nosso carro e da exaustiva preparação dos nossos pilotos o facto de termos sobrevivido a este evento relativamente imaculados e com um resultado impressionante. Como prova dessa fiabilidade estão as três toneladas de peças sobresselentes que a equipa levou e agora traz de volta consigo para casa”. “Tomando o talento natural destes jovens demonstrado em jogos e adicionando-lhe a experiência da Nismo em

desportos motorizados reais, a GT Academy continua a revelar e a desenvolver alguns pilotos  extremamente emocionantes, tudo isto num espaço de tempo incrivelmente curto. Estes rapazes fizeram um excelente trabalho no Dubai e a GT Academy continua a oferecer-nos o duro, mas grato, desafio de poder aceder a muitos condutores talentosos à medida que o nosso programa de corridas cresce. O meu obrigado, como sempre, à muito profissional equipa que faz com que a GT Academy aconteça e uma menção especial, após umas extenuantes 24 Horas, a Bob Neville e à Equipa Nissan GT Academy RJN”, afirmou Cox.

“A cada ano que passa vemos mais e mais sucesso brotar da GT Academy que registou já mais de cinco milhões de pessoas a perseguir os seus sonhos de pilotar carros através da Playstation”, afirmou Penrose Tackie, Gestor “Tomando o talento natural destes jovens demonstrado em jogos e adicionando-lhe a experiência da Nismo em desportos motorizados reais, a GT Academy continua a revelar e a desenvolver alguns pilotos extremamente emocionantes, tudo isto num espaço de tempo incrivelmente curto. Estes rapazes fizeram um excelente trabalho no Dubai e a GT Academy continua a oferecernos o duro, mas grato, desafio de poder aceder a muitos condutores talentosos à medida que o nosso programa de corridas cresce. O meu obrigado, como sempre, à muito profissional equipa que faz com que a GT Academy aconteça e uma menção especial, após umas extenuantes 24 Horas, a Bob Neville e à Equipa Nissan GT Academy RJN”, afirmou Cox.

“A cada ano que passa vemos mais e mais sucesso brotar da GT Academy que registou já mais de cinco milhões

de pessoas a perseguir os seus sonhos de pilotar carros através da Playstation”, afirmou Penrose Tackie, Gestor

Sénior da Sony Computer Entertainment Europa. “A GT Academy está realmente a fazer história e é

incrivelmente entusiasmante testemunhar a forma como já mudou as vidas destes jogadores de GranTurismo.

Fizeram um excelente trabalho e todos os envolvidos no projecto deverão estar muito orgulhosos”.


CITAÇÕES:
Bob Neville, Chefe de Equipa da Nissan GT Academy Team RJN

“Tendo estado envolvido no programa GT Academy desde o início, provavelmente já não me deveria surpreender com resultados como estes. Mas depois de ver a lista de participantes que enfrentámos, surpreendi-me novamente! É um excelente resultado. Tivemos algumas penalidades absurdas e tivemos algum azar em algumas mudanças de piloto, mas exceptuando isso, foi um desempenho praticamente imaculado da parte da nossa equipa e dos nossos pilotos. Segundo lugar nesta classe é um resultado muito impressionante e extremamente satisfatório. Foi um prazer, como sempre, trabalhar com os mais recentes vencedores da GT Academy”.


Gaëtan Paletou (França)

“Apesar do resultado ter sido fantástico e de estar extremamente feliz, não posso deixar de sentir que o resultado é ofuscado pelo que aconteceu em França nos últimos dias. Estou ansioso por regressar a casa”. “Não estávamos à espera de poder conduzir o GTR GT3 tão cedo nas nossas carreiras, como tal, chegar aqui e obter um pódio contra tantos condutores profissionais é incrível. Não tivemos qualquer problema com o automóvel graças a este fantástico esforço de equipa e todos nós fomos capazes de conduzir de forma bastante limpa e evitar toques facto nem sempre fácil com 95 carros em pista”. “A GT Academy mudou verdadeiramente a minha vida. Não sou a mesma pessoa de há cinco meses atrás quer física quer mentalmente. Aprendi muito e estou extremamente grato a todos… e espero ter mais oportunidades para correr”.


Ricardo Sánchez (México)

“Se o meu pai não tivesse visto o evento GT Academy ao vivo num centro comercial, eu não estaria aqui, por isso um grande obrigado a toda a minha família. Ter a oportunidade de pilotar num Nissan GTR GT3 na minha primeira corrida internacional foi uma oportunidade realmente impressionante. Representa uma grande diferença em comparação com o 370Z no que toca à força descendente e à travagem e ter a oportunidade de estar em pista com alguns dos melhores pilotos do mundo é incrível. Nós jogadores levantámos a mão e dissemos “estamos aqui!” Espero que possamos continuar e dar motivos de orgulho a todos”.


Ahmed BinKhanen(Arábia Saudita)

“Isto é fantástico. Estar aqui tão perto de casa e rodeado de tantos amigos e família e gente a gritar o meu nome é fantástico! Da Playstation no meu sofá há seis meses atrás para o pódio de uma grande corrida contra alguns dos principais pilotos internacionais é incrível. Obrigado à Nissan e RJN por nos confiar o GTR numa prova tão grande como esta. Ao que parece foi realmente a decisão correcta…”


Nicholas Hammann (EUA)

“Inacreditável. Estou muito grato à Nissan e à Playstation por esta oportunidade. Penso que realmente mostrámos o quão boa é a GT Academy. Acho que as pessoas realmente pensavam que não tínhamos hipóteses nesta classe, mas todos fizeram um excelente trabalho, em especial a equipa RJN. Não existe sensação igual à de estar lá a correr durante tanto tempo, volta após volta neste carro. É espectacular. Vai ser difícil regressar a casa após isto”.


Florian Strauss (Alemanha)

“Estou extremamente contente com o resultado. O facto de começar a corrida fez com que sentisse muita pressão, mas rapidamente encontrámos um bom ritmo e fizemos um excelente trabalho. Fizemos o necessário durante a noite e depois fui capaz de fazer um turno rápido para assim subirmos na classificação e Gaëtan deu-nos um espaço de conforto e apenas tivemos de levar o GTR até ao final de forma segura sem qualquer tipo de pressão sobre nós”.

“Foi a minha quarta corrida de 24 Horas em 18 meses. São sempre muito duras, mas adoro-as. Foi tão excitante e o carro estava tão bem que depois do turno duplo desta manhã, senti que ainda era capaz de correr por mais duas horas”.



VENCEDORES DA GT ACADEMY BRILHAM NAS 24H DO DUBAI

Sem comentários:

Enviar um comentário