A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting divulgou ontem os respectivos regulamentos desportivos e técnicos para as provas de ralis.
CAMPEONATO NACIONAL RALLYES
Foram feitas algumas alterações sendo que uma das que mais se destaca é o regresso do campeonato das duas rodas motrizes. Haverá ainda lugar a um título absoluto de equipas, mantendo-se os campeonatos nacionais por grupos (RC2, RC2N, RC3, RC4, RC5 e RGT).
O Sata Rallye dos Açores e o Rallye Vinho Madeira irão disputar-se na totalidade para o campeonato nacional de ralis ao inves do que sucedeu num passado recente onde so a primeira etapa contava para o CNR.
Será necessária a inscrição prévia no CNR (200 Euros para pilotos e 50 Euros para equipas), sendo que serão considerados os sete melhores resultados das 8 provas.
Uma vitória dará 25 pontos, mais cinco que o segundo classificado e mais 8 que o terceiro, sendo que as vitórias em troços valem 0,5 pontos.
CAMPEONATO INICIADOS E CLÁSSICOS
Esta é uma das novidades para 2015 passando a ser mesmo uma realidade onde irão contar 3 provas em asfalto do CNR e mais 3 provas do Campeonato Fpak Ralis-Asfalto.
Haverá um título absoluto e outros dois obtidos nos Grupos R4 e R5, o que quer dizer que o tipo de carro a usar nesta competições é bastante constrangido pela FPAK.
A inscrição neste campeonato é de 50 euros por piloto, que somará pontos em todas as provas.
No nacional de Clássicos o calendário inclui provas do Nacional de Ralis (3) e provas nos campeonatos Norte (2), Centro e Sul, num total de sete provas em que contam os seis melhores resultados.
Haverá um campeão absoluto de clássicos, mais vencedores de seis grupos (Grupo 1 a 4, mais Gr. N e Gr. A), custando a inscrição no campeonato 75 euros.
CAMPEONATO FPAK RALIS NORTE,CENTRO E SUL
Sendo esta uma das maiores novidades apresentadas pela FPAK para 2015 eis que surgiu uma enorme surpresa quando foram divulgados os campeonatos pois todos esperavam que este campeonato fosse o regresso do Open de ralis ao seu formato inicial mas a federação resolveu dividir em zonas, sendo este o campeonato que o ano passado tinha nome de Regional Norte,Centro e Sul respectivamente.
Cada uma destas competições terá um campeão absoluto, existindo depois 8 grupos (P1 a P3 e X1 a X5), no qual todos poderão pontuar para o campeonato, a exceção do Grupo X5.
Cada pilotos terá que fazer uma inscrição prévia no campeonato respetivo de 75 Euros para poder pontuar, existindo também a possibilidade de pontuar para um campeonato de equipas, cuja inscrição é de 50 euros.
As pontuações seguem a mesma lógica do Nacional de Ralis (aliás extensível agora a todos os ralis), sendo que contam todos os resultados obtidos nas diferentes provas.
CAMPEONATO NACIONAL REGULARIDADE HISTÓRICA
Dados | Prova | Organizador |
---|---|---|
11 Abr | Rali de Tomar Histórico | A. C. de Tomar |
16 Maio | Rali Queima das Fitas (a confirmar) | Associação Académica de Coimbra |
04 Jul | Rali Rainha Santa | C. A. do Centro |
12 Set | Rali Histórico Vila da Sertã | C. A. A. de Castelo Branco |
31 Out | Rali Vidreiro Historico | C. A. da Marinha Grande |
REGULAMENTO CAMPEONATO DE RALIS “CORAL” MADEIRA
REGULAMENTO CAMPEONATO DE RALIS AÇORES
TAÇA FPAK DE RALIS
A Fapk realizou o ano passado a Taça de Portugal de Ralis que foi realizada no Algarve em novembro mas este ano decidiu ir mais longe e criou a Taça FPAK de Ralis e dividiu-a em terra e asfalto.
REGULAMENTO TAÇA FPAK RALIS ASFALTO
REGULAMENTO TAÇA FPAK RALIS TERRA
Fpak divulga regulamentos para 2015
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