As melhores expectativas foram largamente ultrapassadas. O potencial de retorno do Campeonato Nacional de Trial 4×4 continua a crescer e ultrapassou, em 2014, a impressionante marca dos dois milhões de euros, de acordo com um relatório da Cision, empresa especializada na análise da comunicação. “O campeonato nacional de trial 4×4 tem vindo a capitalizar um protagonismo mediático muito interessante e isso vê-se refletido na tendência de crescimento contínuo ao longo dos últimos anos. Em 2014 foi atingido o melhor resultado de sempre ao nível da ocupação mediática”, referiu a Cision no seu relatório. Relembramos que no seu primeiro ano, em 2011, o campeonato foi avaliado em quase 350 mil euros. Ainda assim, os responsáveis pela competição só pensam em fazê-la crescer ainda mais “desde 2011 até agora subimos alguns patamares, mas atendendo ao número de praticantes e ao número de aficionados que existem em
Portugal eu acho que temos uma margem de crescimento muito grande. Nesta nova época espero fundamentalmente duas coias: que as provas tenham um grau de eficiência que fosse correspondente ao aumento de qualidade e qe a segurança do público e das equipas seja sempre o mais importante”, referiu Jorge Lima, Presidente da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno Turístico, Trial e Navegação 4×4.
Na época de 2014 o campeonato consegui mais espaço na imprensa escrita, nos meios online e mais 45% de tempo de antena na televisão. Para este sucesso muito tem contribuído o Magazine de Trial 4×4, na RTP2, o Grelha de Partida, na SportTv, os artigos da Revista OffRoad, do site aBola.pt, da AutoSport e de muitos outros meios de comunicação social, nacionais e locais, que contribuíram para a divulgação da modalidade e desta competição. A 3.ª etapa realizada em Valongo, foi a prova que conseguiu capitalizar o maior valor monetário, seguida de Torres Vedras e Rebordosa. A prova de Valongo capitalizou 17% do total de potencial de retorno.Estes dados e outras novidades da nova época que se aproxima foram apresentadas à comunicação social e ao público em geral sábado, 10 de janeiro, no Fórum Cultural de
Ermesinde. Há algumas alterações ao nível do regulamento: em 2015 serão 4 as classes em competição: Absoluto, XL, Super Proto e Promoção. “Na classe absoluto surge a primeira grande alteração: a medida máxima dos pneus é de 37 polegadas. Na XL, as portas das viaturas poderão ser alteradas ou eliminadas desde que protejam a bacia do
piloto e navegador. Ao nível das pontuações há também uma alteração. Para serem pontuadas, as equipas têm de completar pelo menos uma volta na resistência. Em 2015 os prémios monetários também vão ser melhores: 9 mil euros no total. 3500 euros para o pódio da Classe Absoluto, 3500 euros para a XL, 1000 euros para a Super
Proto e 1000 para a Promoção”, adiantou Antero Bessa, Diretor do CNTrial 4×4.
Mudanças também ao nível do calendário. As apostas do ano passado, Mação e Torres Vedras mantém-se em 2015. Valongo e Paredes já são paragens obrigatórias e Penafiel e Chaves são estreias nesta época de 2015.
Calendário desportivo para 2015:
25 janeiro: Formação comissários e diretores de prova, Paredes
08 fevereiro: Formação comissários e diretores de prova, Paredes
01 março: CNTrial 4×4 Valongo, Clube Trilhos do Norte
12 abril: CNTrial 4×4 Torres Vedras, Clube Ecomotor
10 maio: CNTrial 4×4 Chaves, Clube Motard de Chaves
21 junho: CNTrial 4×4 Penafiel, Clube Pena Trilhos
27 setembro: CNTrial 4×4 Mação, Mac TT – Clube TT de Mação
18 outubro: CNTrial 4×4 Paredes – Clube TT Paredes Rota dos Móveis
15 novembro: Gala de entrega de prémios, Lisboa
Nova época CN Trial 4x4 arranca com o pé direito
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