Uma novidade no calendário de Montanha de 2013 é o que aguarda os 24 inscritos na quarta prova do Campeonato Nacional de Montanha (CNM), organizada pelo Clube Automóvel da Régua em Santa Marta de Penaguião.
Comecemos pela Categoria 1, em que Rui Ramalho é o líder da classificação do Campeonato, graças à vitória na Penha e aos segundos postos conseguidos na Falperra e na Covilhã. Mas foi nesta mesma prova que João Fonseca, a correr em casa, fez o “bis” em vitórias e se aproximou de Ramalho, em termos de pontuação do CNM. Ora, esta prova é uma novidade teremos uma espécie de “baralha, parte e dá de novo” com uma total incógnita em que o homem do Norma se perfila como candidato à vitória, tal como os irmãos Ramalho. Não menos motivado para andar na frente, mas com o “handicap” de tripular um CM, vai estar Nuno Guimarães, desta vez ele a correr quase em casa.
Na Categoria 2 os GT´s estão representados pelos Porsches de Edgar Reis e de Joaquim Teixeira, que já provaram estar para marcar uma posição na frente. O homem de Fradelos tem marcado posição, mas desta vez o transmontano poderá encontrar no factor casa, a motivação extra. Mas não menos interessantes será de assistir à resposta de Manuel Correia, pois o Skoda, um carro com tracção integral e vindo dos Ralis, poderá ter uma palavra a dizer principalmente nas zonas mais “enroladas”.
Depois, ainda sem sair da Categoria 2, há que saudar o regresso de António Nogueira, também em Porsche e que vem baralhar ainda mais as contas dos dois primeiros. Se é certo que o homem da Régua esteve inactivo até à data, é também certo é uma espécie de “favorito crónico” na Categoria e ainda por cima, o tal “factor casa”, está (mais uma vez) presente.
Tiago Reis leva três vitórias na Categoria 3, em três provas disputadas até ao momento e, portanto, mais uma vez a interrogação poderá ser mais “em que lugar da geral vai acabar o piloto de Fradelos?”, principalmente porque mais uma vez, o seu principal adversário, Manuel Pereira, não está presente.
Mas isto não quer dizer que haja desinteresse na 3, bem pelo contrário. A armada Seat está para dar cartas e os resultados até agora são disso prova, com vitórias disputadas à décima. Neste lote, apontar favoritos é coisa que é cada vez mais arriscado de fazer. José Correia, Ricardo Gomes, Francisco Marrão e Luís Nunes certamente não vão facilitar. Luís Silva, é uma ausência.
José Pedro Gomes parte como favorito, mantém-se invicto na Categoria 4 e o seu maior adversário será, certamente, Flávio Saínhas. Na Taça José Pedro Figueiredo regressa, com oposição de Domingos Fernandes, mais um piloto a correr em casa.
A prova tem um traçado em que as zonas rápidas, com rectas e curvas a fundo, alternam com ganchos e sequências muito encadeadas e trabalhosas, o que cria um “mix” ora favorável à velocidade, ora mais próprio para carros mais ágeis e com maior tracção.
Integrada no programa vai ainda estar a Rampa Santa Marta Sprint, que reuniu mais nove inscritos.
Lista de Inscritos provisória
RAMPA DE SANTA MARTA REÚNE 33 PILOTOS (lista provisória)
Sem comentários:
Enviar um comentário