CLUBE ESCAPE LIVRE




Nas Alturas Navegação 4x4 com balanço positivo




Carnes Rodrigues TT vence na Guarda



A equipa Carnes Rodrigues TT foi a vencedora da primeira edição do Nas Alturas Navegação 4x4, que decorreu este fim-de-semana na Guarda, com organização do Clube Escape Livre e da ACR de Fernão Joanes. À prova de navegação e orientação todo terreno responderam 16 equipas duplas, num total de 32 viaturas e cerca de 90 pessoas envolvidas, números que agradaram à organização, tendo em conta a actual conjuntura económica.
A busca de uma centena de waypoints (WP) distribuídos um pouco pelo distrito da Guarda revelou-se não só um desafio interessante, como a descoberta de algumas das mais belas paisagens da região.
Em dois dias de navegação e orientação com S. Pedro a proporcionar bom sol e calor, os participantes referiram, como principal dificuldade, o pó que tiveram que enfrentar. No primeiro dia registaram-se alguns incidentes, como o daquele participante que deixou descair o seu 4x4 para uma vala até ele virar completamente, ou ainda o choque entre duas viaturas, mas em ambos os casos, sem danos pessoais registar.
Uma das equipas com azar foi a Egiclínica TT, cujo piloto, José Rodrigues, considera que “a prova no global não correu muito bem por causa do percalço que tive. Houve um choque entre duas viaturas, a minha ficou bastante danificada e é óbvio que fiquei um bocado triste, mas arranjei outro carro e continuei”. No entanto, mostrou-se muito satisfeito com a organização.

No segundo dia, tudo correu melhor, apesar de o tempo para os WP ser mais limitado, o que exigiu estratégias mais apuradas.
Paulo Dias, um dos pilotos da equipa vencedora, a Carnes Rodrigues TT, que conseguiu 25.200 pontos (de um total de 36.250 da prova), afirma que “a prova correu muito bem. O segundo dia foi um bocadinho mais cansativo porque nos deitámos à sombra do primeiro lugar de ontem e da diferença que tínhamos. Por isso cortámos um bocadinho nos andamentos, não arriscámos tanto em termos de estratégia, tentando manter o avanço já alcançado.” O piloto considera que a organização “foi excelente, desde a montagem da prova, com sítios fantásticos, sejam culturais e paisagísticos. Havia waypoints com grau de dificuldade muito elevado, o que é bom para nós e para quem navega com carta e GPS sem cartografia. Esteve tudo muito bom”.
Destaque ainda para a “armada” Dacia, que participou com três equipas duplas, e cujos elementos, nunca tendo feito navegação e orientação, conseguiram o 11º, 13º e 15º lugar na classificação geral, arrecadando o prémio Fair-play TTVerde. Para Ricardo Oliveira, responsável da Dacia em Portugal, “isto, de alguma forma, serviu para provar que o Dacia Duster, que ainda é pouco conhecido, é mais do que um SUV tradicional de passear na cidade e é capaz de fazer todo o terreno a sério, como foi o caso desta prova”. O representante da marca remata, em tom de brincadeira, que “tendo em conta que todos os WP foram marcados pelo Dacia Duster, eles chegaram a todo o lado, foram os únicos a fazê-lo e até chegaram primeiro.”
João Oliveira, de uma das equipas Dacia, participou com a sua própria viatura, com a esposa e filha, reiterando a prestação do seu Duster: “Achei impecável, o carro portou-se muito bem e fiquei claramente satisfeito com a organização e com os WP escolhidos”.
Para o Director de Prova, José Pereira, “a organização mostrou-se à altura da exigência de uma prova com estas características e no dizer dos próprios participantes tudo correu bem.”

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salientou que “foi uma parceria magnífica com resultados extraordinários. Vamos ver se podemos continuar no futuro e se assim for, ainda melhorar esta prova”.

A vitória da equipa Carnes Rodrigues TT foi secundada pela Proseries Desert Team / Camel Active, tendo a Exactaventura alcançado o terceiro lugar.





NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário