WRC - RALLYE DA JORDÂNIA

RALLYE DA JORDÂNIA EM RISCO

O Rali da Jordânia enfrenta novos problemas. Depois de ter sido decidido rumar a Israel ao invés da Síria para chegar à Jordânia, o barco que transporta o equipamento avariou, e agora so se prevê que chegue a Haifa, em Israel durante a tarde de amanhã. A juntar a isso terá de se somar o tempo que vai demorar a passar por dois controlos fronteiriços, em Israel e na Jordânia.
Quando tudo chegar ao Mar Morto, há que arranjar tempo para completar os reconhecimentos da prova e o shakedown. É quase impossível, e isto partido do pressuposto que não vai haver mais problemas com o transporte.
Por isto tudo, o primeiro dia do Rali da Jordânia está em sério risco, o que a suceder, repete a Argentina 2007 quando o mau tempo impediu os aviões de deixar Buenos Aires, e consequentemente, a primeira etapa do rali que se realizava no dia seguinte.


Mais atrasos no barco do WRC para o Rali da Jordânia

Fonte da Citroen Racing revelou na sua página do Facebook que o barco que liga Trieste, em Itália, a Haifa, em Israel, com o material das equipas participantes no Rali da Jordânia, voltou a atrasar-se e só deverá chegar a Haifa por volta da meia noite. Depois disso, há que desembarcar todo o material, fazê-lo passar pelo controlo fronteiriço israelita, que como se sabe não brinca em serviço, depois novamente novo controlo à entrada da Jordânia. Os reconhecimentos deviam ter-se iniciado esta manhã, e por este andar o rali, que está previsto começar na quinta-feira e terminar no sábado, vai ter grandes problemas. Será desta que Bernardo Sousa se estreia no SWRC? Pelo menos três dias de rali não deverá fazer...





NUNO DINIS



WRC


MINI WRC TEAM APRESENTADA OFICIALMENTE

Foi oficialmente apresentada a Mini WRC Team, bem como uma série de detalhes que apesar de terem sido anunciados só agora foram confirmados.

Em primeiro lugar que efectivamente a Mini WRC Team estará oficialmente presente em 6 provas, sendo que a primeira prova é o Rali de Itália, já no início do mês de Maio, seguindo depois as presenças na Finlândia, Alemanha, França, Espanha e Grã-Bretanha.

Outra novidade é a presença da versão definitiva do Mini John Cooper Works WRC. As duas únicas novidades visíveis são o pára-choques dianteiro a a forma definitiva da asa traseira deste carro.

Foram também divulgados todos os parceiros deste projecto, sendo já conhecida a dupla de pilotos com Meeke e Sordo, a serem os protagonistas da Mini WRC Team.

Poderá consultar mais informações e detalhes no site oficial da equipa (http://www.minimotorsport.com/) .




NUNO DINIS

BREVES



O Clube Automóvel da Marinha Grande tem sido dos clubes que mais tem apostado nas novas tecnologias. No Rali Vidreiro efectuou diversas transmissões em directo via internet (Livestream) tendo em vista também a prevenção (futura) sobre questões de segurança. Para além dos tempos online, a prova do CAMG teve ainda a cobertura integral da Rádio Clube Marinhense. Emitindo em 96.0 FM a RCM fez uma bom trabalha na divulgação do rali enquanto ele decorreu com entrevistas e reportagens nos momentos certos. Esperamos que seja para continuar.
Num dos parques de assistência mais concorridos de sempre no Open de Ralis, diversas equipas tem vindo a apostar e bem na divulgação dos seus sponsors. Não vamos aqui referir nomes, pois iríamos esquecer alguma equipa, mas o público que visitou o parque de assistência teve direito a muitos brindes.
O CAMG apostou em levar o seu rali para os troços da mata de Leiria durante a noite. Tal facto permitiu que muitos pilotos tivessem a sua estreia na disputa de troços à noite, tendo a generalidade gostado da experiência, como acabou por levar muita gente para a estrada. Sem dúvida uma aposta ganha para o CAMG.

O carro que venceu o Rali Vidreiro, logo na estreia em Portugal e na estreia com António Rodrigues ao volante, é um veículo com "pedigree". Trata-se de uma unidade adquirida em Espanha, que já foi tripulada por Dani Solá. Mesmo só com 20 Kms de testes, António Rodrigues, mostrou que não precisa de muitos quilómetros para se adaptar a qualquer carro.


Luís Fernandes, que trazia uma grande letreiro a dizer obrigado, acabou por ser um dos protagonistas do rali e logo numa prova em que se estreava ao volante de um 206 GTi. O piloto teve uma saída de estrada aparatosa, que levou o seu navegador ao Hospital. Esperemos que a dupla se recomponha do susto e regresse rápido.

Vítor Pascoal apresentou-se nesta prova ao volante de um Evo VII, que irá servir de carro de treinos para o Nacional. O piloto e o responsável da Sport & You vão agora procurar uma nova montada (no estrangeiro) para disputar as próximas provas do CPR, pois o carro (e a equipa) com que fez o Torrié não voltará a ser usado.

Ricardo Teodósio teve um rali para esquecer, mesmo se ainda deu para vencer um troço. Um tubo do intercooler rompeu-se no segundo troço pelo que entre arranjos e penalizações o algarvio desceu às últimas posições do rali de onde não saiu tal o atraso registado.

Paulo Correia teve um imenso azar no regresso aos ralis. Um problema com uma correia do motor ditou um enorme atraso do piloto ainda antes do rali começar. A partir daí foi apenas rodar, mas na ligação para os troços da noite o Lancer ficou mesmo à beira da estrada. Melhores dias virão.

A estreia competitiva do Peugeot 207 RC Rally da RF Competições foi muito positiva. Mesmo sem grandes acertos no carro, Paulo Louro aproveitou bem o factor casa e como é reconhecidamente um piloto rápido chegou a vencer um troço e a dar excelentes referencias da competitividade deste carro de ralis. Pena a neutralização do rali, e os dois furos, que retiraram a Louro o ânimo de lutar pela vitória.


Carlos Vieira, habitual navegador de José Pedroso, teve no Rali Vidreiro a sua estreia como piloto e logo na estreia de um novo Ford Escort. Tendo Luís Cavaleiro a seu lado, Carlos Vieira vez uma boa prova e foi dos quatro clássicos que chegaram ao final da prova, obtendo o piloto o terceiro lugar. Agora, assim o piloto tenha gostado da experiência, outras se irão repetir.

Sendo dos mais azarados do rali, e quando tinha uma vitória quase garantida, Daniel Nunes mesmo descendo ao 11º lugar não deixou de vencer nos Juniores. Um pequeno mas justo prémio, para Daniel Nunes que para além de piloto fez de mecânico ao mudar as transmissões do Lancer a meio do rali. Um dia intenso que merecia melhor final.

Luís Prazeres não teve oportunidade de fazer um único metro de rali no Vidreiro. Ao montar a calandra de faróis no dia anterior à prova, o Mitsubishi recusou-se a pegar e não mais voltou a funcionar deixando o piloto apeado depois de ter preparado a prova com afinco.



FONTE: http://www.ralisonline.net/
 
 
NUNO DINIS

RALLYE DO VIDREIRO 2011



Rodrigues soma e segue Sábado


O Open de Ralis teve mais uma grande jornada, com a realização do Rali Vidreiro, que foi desportivamente muito competitivo e interessante de seguir.
Tal como tinha sucedido no Montelongo, António Rodrigues estava mais uma vez no lugar certo no momento certo. Nesta prova, que estreava um super competitivo Citroen Saxo S1600 da SFR, António Rodrigues foi gerindo o seu andamento em função do conhecimento que ia tendo do carro e no final teve a sorte dos campeões, ao ver Daniel Nunes atrasar-se, obtendo a segunda vitória da época, destacando ainda mais na liderança do Open.
Renato Pita está a evoluir muito de prova para prova e no Vidreiro vez uma prova muito boa. Sempre muito consistente e rápido, acabou por ver o segundo lugar cair-lhe nas mãos no derradeiro troço, mas teve sempre ritmo para andar nos lugares do pódio.
Daniel Nunes foi o azarado do dia. Conseguindo dominar a primeira fase do rali sempre com um andamento espectacular e agrassivo, quando estava no momento de gerir a mecânica cedeu (caixa de transferências). Apesar de ter terminado o derradeiro troço, teve que ser ajudado e penalizou demasiado tempo.
A estreia competitiva do 207 RC Rallye foi muito boa. Paulo Louro andou forte, foi o primeiro líder do rali mas a sua posição de partida prejudicou-o muito, quando um concorrente saiu de estrada, tendo que ser atribuído um que não correspondeu ao seu andamento. O terceiro lugar foi excelente (apesar de dois furos) e mostra que o projecto da RF Competições foi uma aposta ganha.
Não fosse o tempo perdido nos dois troços nocturnos, onde não tem experiência, Diogo Salvi poderia ter feito um melhor resultado. Mesmo assim o piloto do Mitsubishi andou muito bem, fez uma das suas melhores provas e mostra que pode ser competitivo em asfalto.
Armindo Neves fez o seu melhor resultado da temporada. Já mais adaptado ao Evo VII e com outro ritmo, conseguiu ser regular e rápido, tendo anda ganho um prémio especial que foi a vitória no Regional Centro.
Ainda não muito confiante com o VII, Luís Mota fez mesmo assim um bom resultado, num rali em que se andou muito depressa.
Para ganhar ritmo, Vitor Pascoal fez acima de tudo um teste de adaptação ao volante de um Gr. N no Rali Vidreiro.
Prejudicado por um número muito alto, Joaquim Gaspar conseguiu mesmo assim terminar no Top 10, fazendo um bom conjunto de tempos e mostrando competitividade em troços que bem conhece.
Destaque para a vitória de Carlos Fernandes no Desafio Moldestand, consagrando um jovem e talentoso piloto. Manuel Inácio e Fabrício Lopes ficaram nas duas posições seguintes.

German Gomez em Porsche 911 venceu o Troféu de Clássicos.


LÍDERES DO RALI:
Paulo Louro (Pec 1); Daniel Nunes (Pec 2 e 5); António Rodrigues (1)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Paulo Louro (1); Daniel Nunes (2) Ricardo Teodósio (1); Renato Pita (1); António Rodrigues (1)


CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º António Rodrigues / Jorge Carvalho – Citroen Saxo S1600 35m30,5s
2º Renato Pita / Marco Macedo – Mitsubishi Lancer Evo VI a 15,5s
3º Paulo Louro / Hugo Magalhães – Peugeot 207 RC Rallye a 1m08,2s
4º Diogo Salvi / Filipe Carvalho – Mitsubishi Lancer Evo VI a 1m14,2s
5º Armindo Neves / Bernardo Gusmão – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m16,2s
6º Luís Mota / Alexandre Ramos – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m31,7s
7º Vítor Pascoal / Martim Azevedo – Mitsubishi Lancer Evo VII a 1m36,0s
8º Joaquim Gaspar / David Sousa – Mitsubishi Lancer IV a 1m37,9s
9º Carlos Fernandes / Daniel Amaral – Peugeot 206 GTi a 2m00,3s
10º Manuel Inácio / Fábrio Vasques – Peugeot 206 GTi a 2m12,0s




NUNO DINIS
JOAO BICA
RICARDO PEREIRA
GIL NEVES

ARMINDO NEVES



OBJECTIVOS ALCANÇADOS, COM VITÓRIA NO REGIONAL CENTRO



O quinto lugar absoluto no Open e a vitória no Campeonato Regional de Ralis do Centro, é o rescaldo da participação de Armindo Neves e Bernardo Gusmão no Rali Vidreiro, quarta prova do Open de Ralis, onde a equipa apoiada pelos Centros-Auto Roady e que tem como “Premium Sponsors” a Costa & Garcia, com as ferramentas Beta, a SKF Portugal, a Krautli com as marcas Valvoline e Beru e ainda a Sonicel com a marca Sonax, teve uma jornada bastante positiva.
“Este é um resultado dentro das nossas ambições. Fizemos excelentes tempos nos troços e no final ficámos no 5º lugar do Open a apenas 8 segundos do pódio, obtendo ainda uma saborosa vitória no Regional Centro, que dedico a todos os nossos parceiros ”, afirmou Armindo Neves, não deixando contudo de ser realista, pois “com o apertado orçamento que temos para gerir, desde o início do ano que usamos pneus muito usados e sem grande opção na escolha das misturas, o que não tem sido nada fácil e nos limita em muito as prestações, mas com o piso seco já foi possível rodar com outra confiança e atacar o suficiente para alcançarmos este resultado”.
O piloto salienta ainda “o esforço e a dedicação de todos os elementos da equipa, pois têm sido incansáveis (obrigado Luís) e muito profissionais, devendo-se a eles boa parte deste resultado, bem como ao navegador, o Bernardo, que se encaixou muito bem na nossa estrutura e filosofia, pelo que, após estas 3 primeiras provas, só posso estar muito satisfeito por aquilo que temos vindo a construir todos juntos”.
Tendo em conta os bons resultados no Regional Centro, Armindo Neves pretende agora, estar presente em mais duas provas desta competição, estando a equipa já focada e a trabalhar nesse objectivo. “Temos mais quatro provas do Open para disputar, todas elas em terra, pois não faz parte do nosso plano inicial estarmos presente no próximo rali, contudo, as boas prestações no Regional Centro fazem-nos pensar que poderemos ter uma palavra a dizer neste campeonato, onde correm também os melhores pilotos do Open, por isso, vamos ver com os nossos parceiros se conseguiremos expandir um pouco mais o nosso projecto deste ano, para tentarmos ir a essas provas”, refere o piloto.
Para Bernardo Gusmão, o Rali Vidreiro foi “muito bom. Não só ficámos satisfeitos com a nossa classificação, como também tivemos a oportunidade de estar com os nossos parceiros, que nos acompanharam nesta jornada e logo com um grande resultado, o que para nós foi um grande motivo de satisfação e orgulho”.






GIL NEVES

TROFEU FASTBRAVO 2011



Troféu FASTBRAVO 2011 - Rali Vidreiro




Na Marinha foi Grande a Vitória de Diogo Gago



A terceira prova do Troféu FASTBRAVO 2011, foi organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande e apresentou novidades num programa compacto, com duas das especiais cronometradas efectuadas de noite que agradou aos pilotos.
Diogo Gago foi o grande vencedor do rali e voltou a ser o mais rápido no maior numero de especiais cronometradas. O piloto algarvio viu muito cedo a desistência do seu principal adversário, Fábio Ribeiro, que para além de Gago, foi o único a passar pela liderança na corrida.
Sérgio Vaz superou o objectivo de subir um lugar no podium em relação à ultima corrida, conseguindo ainda ganhar um ponto com a vitoria na ultima especial do rali.
Rui Garcia teve uma prova calma, depois da desistência no rali anterior, acabou por não incomodar os dois da frente, mas também não foi incomodado, garantindo o terceiro lugar.
Quatro pilotos fizeram nesta prova a sua estreia ao volante no troféu FASTBRAVO. Luís Pinto foi um justo quarto classificado na frente de Jorge Ribeiro e João Sequeira, dos que terminaram a prova.
Para Alexandre Durão o rali soube a pouco, já que o carro não colaborou e obrigou o piloto de Mação a abandonar logo na segunda especial.
A próxima prova é o Rali do Targa Clube nos dias 7 e 8 de Maio de 2011, ficando desta forma, completa a fase de asfalto do programa do troféu de 2011


Classificação na Prova:

1º Diogo Gago / Jorge Carvalho
2º Sérgio Vaz / Rufino Silva
3º Rui Garcia / Luís Sá
4º Luís Pinto / José Ferreira
5º Jorge Ribeiro / Hugo Queirós
6º João Sequeira Jr. / João Sequeira
Alexandre Durão / Roberto Santos (Desistiu)
Fábio Ribeiro / Eurico Adão (Desistiu)

Vencedor do maior numero de Especiais:
Diogo Gago - 2 Pts

Vencedor da ultima especial do Rali:
Sérgio Vaz - 1 Pt.

Classificação no Troféu:

1º Diogo Gago 50 Pts
2º Sérgio Vaz 35 Pts
3º Rui Garcia 29 Pts
4º Fábio Ribeiro 27 Pts
5º Fernando Cardoso 18 Pts
6º Luis Pinto 10 Pts
7º Ricardo Neves 9 Pts
7º César Andresson 9 Pts
7º Jorge Ribeiro 9 Pts
10º João Sequeira 9 Pts
11º Luís Ferreira Silva 7 Pts
12º Alexandre Durão 1 Pt
13º Fernando Martins 1 Pt







NUNO DINIS
JOAO BICA
RICARDO PEREIRA
GIL NEVES

LINO CARRAPETA



O REGRESSO À TERRA DA VITÓRIA




• Lino Carapeta e Rui António estão muito motivados


Foi precisamente na época passada que o Team Tanqueluz/Paredecar averbou a primeira vitória absoluta do seu historial. Uma equipa muito combativa que demonstrou poder baralhar as contas de um campeonato demasiado previsível.
Este ano, e apesar de um vasto lote de candidatos, Lino Carapeta e Rui António mostram-se bastante confiantes. O Bowler amarelo está mais competitivo e a possibilidade de uma surpresa não deixa de estar presente.
“Efectuámos uma sessão de testes perfeita. Ficámos com excelentes indicações em relação ao comportamento e às possibilidades efectivas do carro. Na primeira prova do ano corremos com problemas constantes na direcção assistida e com a suspensão desafinada. Agora tudo está resolvido, e acho que estamos no bom caminho. Sentimos muito entusiasmo e muita motivação. Vamos arriscar voltar a baralhar as contas do campeonato”, afirmou, com visível entusiasmo, Lino Carapeta.
Mais competitivo, com afinações adequadas, o Bowler Wildcat mostra-se apto para lutar por posições de destaque. Lino Carapeta e Rui António estão em perfeita sintonia em relação aos objectivos da equipa para o Ervideira Rali TT, bem como toda a equipa técnica da Paredecar, apostando em uníssono num possível êxito para o Team Tanqueluz na segunda prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.
Para o navegador Rui António, a importância de regressar aos troços onde conquistaram a primeira vitória da carreira, não deixa de ser um incentivo extra.
No reino do Team Tanqueluz/Paredecar o optimismo vai acompanhar todos os elementos da equipa, apostando forte num resultado positivo que possa contribuir com novas perspectivas para a época de 2011.





RICARDO AMARAL

CLUBE ESCAPE LIVRE



Este todo terreno é para todos!




Se uma serra já tem para oferecer uma verdadeira aventura, juntar num passeio de descobertas as serras da Estrela e do Açor é um desafio que só pode ser extraordinário. Destinado a quantos querem iniciar-se ou evoluir no todo terreno turístico e de lazer, o Clube Escape Livre organiza, de 20 a 22 de Maio, o Raid Inatel Estrela / Açor, uma viagem por fora de estrada que tem muito mais para oferecer além de paisagem.
Em plena primavera, o Raid Inatel Estrela/Açor quer levar os participantes a percorrer os trilhos montanhosos, mas sempre seguros, que duas das serras da região centro têm para oferecer. A par de um passeio com paisagens típicas e outras quase desconhecidas, onde a vegetação vai mudando à medida das altitudes e distâncias percorridas, e onde os estradões, corta-fogos e caminhos estreitos vão permitindo alternar as emoções, o Clube Escape Livre propõe o desfrutar do património arquitectónico classificado da região serrana, nomeadamente com visitas guiadas pelas aldeias históricas de Linhares da Beira e Piódão.
O artesanato, a tradição, a história e o contacto com a população são assim propostas para um fim-de-semana prazenteiramente desafiador e culturalmente enriquecedor, com visitas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e ao Museu do Pão. A estes elementos acrescem a boa e diversificada gastronomia, os bons momentos de convívio e lazer, e onde não é descartada a qualidade do alojamento, sempre presente nas unidades da Inatel em Vila Ruiva e Piódão.
As inscrições estão já abertas e limitadas a 25 participantes, e têm o custo de 445€ para duas pessoas, para todo o fim-de-semana, sendo que os sócios da Inatel têm 20% de desconto sobre este valor. Podem ser feitas através do site http://www.escapelivre.com/ , por telefone: 271205285 e por fax: 271205289.

O Raid tem o patrocínio da Inatel, o apoio institucional do Governo Civil da Guarda, Turismo da Serra da Estrela, Câmaras Municipais da Guarda, Seia, Arganil e Celorico da Beira, e o apoio ValorPneu, Bridgestone, Camel Active, Sagres, GoPro, SPAL e automóveis Hyundai.










NUNO DINIS

ACP MOTORSPORT


ACP cancela projecto

"Rally TT Portugal 1000"



Por dificuldades na angariação dos meios financeiros necessários para a organização da prova ao nível da qualidade que o Automóvel Club de Portugal (ACP) criou com as competições por si promovidas, quer em termos nacionais quer em termos internacionais, foi decidido cancelar o projecto "Rally TT Portugal 1000", prova inscrita no calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

O ACP lamenta os prejuízos que esta decisão possa acarretar aos pilotos inscritos no Campeonato da modalidade mas, ao tomar esta medida a uma distância considerável do evento, está certo de que poderão ser minimizadas as suas consequências.

Por outro lado, o ACP quer aproveitar este momento para reforçar o seu total empenho na organização das restantes provas de Todo-o-Terreno que constam do seu calendário desportivo para 2011, a Baja Portalegre 500, inscrita no calendário Internacional da Taça do Mundo da FIA que este ano comemorará as suas "Bodas de Prata", e as 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira.





NUNO DINIS

PEUGEOT SPORT PORTUGAL




Rali das Canárias/El Corte Inglês




BRUNO MAGALHÃES (PEUGEOT 207 S2000)

QUER MELHORAR O QUINTO LUGAR DE 2010


Embalada pelo excelente desempenho no Rali de Portugal, onde a dupla Bruno Magalhães/Paulo Grave foi a melhor equipa nacional, a Peugeot Sport Portugal prepara-se para enfrentar o Rally Islas Canárias/El Corte Inglês, a segunda prova do “seu” campeonato IRC (Intercontinental Rally Challenge), que decorre a 15 e 16 deste mês.
Com uma lista de inscritos que regista mais de 75 concorrentes, 16 dos quais com carros Super 2000, a tarefa da equipa portuguesa, que no ano passado terminou a prova no “top 5”, não se adivinha fácil, mas a ambição é acabar nas primeiras posições.
Pela frente, Bruno Magalhães vai ter Jan Kopecky, o vencedor no ano passado, Juho Hanninen, detentor do título do IRC e que em 2010 terminou o rali em segundo, Freddy Loix, um dos mais rápidos pilotos do campeonato, Andreas Mikkelsen e Alberto Hevia, todos em Skoda Fabia S2000, enquanto Guy Wilks (terceiro na edição 2010 deste rali), Thierry Neuville, Bryan Bouffier, o vencedor de Monte Carlo e actual comandante do campeonato, e Toni Gardemeister estarão, tal como o piloto português, ao volante dos Peugeot 207 S2000. Já o italiano Giandomenico Basso fará a sua estreia aos comandos do Proton Neo Satria S2000, numa prova onde não se podem esquecer os rápidos pilotos locais.
Bruno Magalhães, que representa pelo segundo ano as cores nacionais no prestigiante IRC, não esconde que “aguardo o rali com grande expectativa porque esta prova agrada-me e foi onde tivemos a melhor exibição fora de Portugal”.
Segundo o piloto oficial da formação portuguesa, “trata-se de um rali com características semelhantes ao rali da Madeira, com asfalto muito abrasivo e limpo.” Mas no seu regresso às Canárias, Bruno Magalhães confessa que “vamos andar o mais depressa que pudermos, para alcançar o melhor resultado possível. Face à quantidade e à qualidade dos inscritos, é difícil fazer uma previsão, mas estou convicto que o rali vai ser decidido ao segundo e que as diferenças vão ser muito pequenas.”



Confiante está, também, Carlos Barros, o director desportivo da Peugeot Sport Portugal, que assegura que “vamos lutar pelas primeiras posições, numa prova onde estivemos no ano passado, e onde o Bruno andou bem. Vamos convictos de que iremos alcançar um bom resultado”.
Melhorar o quinto lugar de 2010 é a aposta da Peugeot Sport Portugal na segunda prova do campeonato IRC de 2011, a primeira em piso de asfalto.


Ficha da Prova

Rali – Islas Canárias/El Corte Inglês
Data – 14/16 de Abril
Organizador – Canárias Sport Club
Estrutura – 668,28 km divididos por duas etapas: Las Palmas – Las Palmas (430,10 km); Las Palmas – Las Palmas (238,18 km)
Provas de Classificação (PC) – 12 (8 + 4)
Extensão das PC – 190,59 km (116,81 km + 73,78 km)
Inscritos – 76


Classificações do IRC, antes do Rally Islas Canárias/El Corte Inglês

PILOTOS

ABSOLUTO – 1.º, Bryan Bouffier, 25 pontos; 2.º, Freddy Loix, 18; 3.º, Guy Wilks, 15; 4.º, Stéphane Sarrazin, 12; 5.º, François Delecour, 10; 6.º, Juho Hanninen, 8; 7.º, Nicolas Vouilloz, 6; 8.º, Jan Kopecky, 4; 9.º, Giandomenico Basso, 2; 10,º Toni Gardemeister, 1

MARCAS

ABSOLUTO – 1.º, Peugeot, 40; 2.º, Skoda, 30; 3.º Subaru, 14; 4.º Ford, 10;
5.º Mitsubishi, 6


Horário

Quinta-feira, 14 de Abril

20.30 – Cerimónia da partida – Parque Santa Catalina



Sexta-feira, 15 de Abril

1.ª Etapa

13.00 – Partida
13.48 – 1.ª PC – Gran Canaria 1 (1,50 km)
14.11 – 2.ª PC – Santa Lucia 1 (24,57 km)
15.04 – 3.ª PC – Ingenio 1 (14,19 km)
16.09 – Entrada – Parque de assistência
16.39 – Saída – Parque de assistência
17.22 – 4.ª PC – Gran Canaria 2 (1,50 km)
17.45 – 5.ª PC – Santa Lucia 2 (24,57 km)
18.38 – 6.ª PC – Ingenio 2 (14,19 km)
20.23 – Entrada – Parque de assistência
20.53 – Saída – Parque de assistência
22.16 – 7.ª PC – Valleseco 1 (13,22 km)
22.49 – 8.ª PC – Tejeda 1 (23,07 km)

Sábado, 16 de Abril

00.05 – Entrada – Parque de assistência
00.50 – Saída – Parque de assistência
00.50 – Chegada

2.ª Etapa

07.30 – Partida
08.35 – 9.ª PC – San Mateo 1 (23,42 km)
09.22 – 10.ª PC – Artenara 1 (13,47 km)
10.46 – Entrada – Parque de assistência
11.06 – Saída – Parque de assistência
12.06 – 11.ª PC – San Mateo 2 (23,42 km)
12.53 – 12.ª PC – Artenara 2 (13,47 km)
13.57 – Entrada – Parque de assistência
14.07 – Saída – Parque de assistência
14.07 – Chegada




NUNO DINIS

RALLYE DO VIDREIRO 2011


VIDREIRO EM "FESTA"

O Rali Vidreiro, que vai para a estrada no próximo fim-de-semana, sendo a quarta prova do Open de Ralis, irá ter animação extra, para além daquela que se espera aconteça nos troços.
Num momento em que estão inscritos mais 70 equipas, sendo que um dos nomes em presença é o de Vitor Pascoal, que irá tripular um Mitsubishi, existem muitos outros motivos de interesse.

Armindo Araújo irá estar presente ao volante do Carro 0, neste caso um Mini Countryman, reforçando a presença de um dos patrocinadores da prova.
No final do Rali Vidreiro, o CAMG vai organizar uma festa para toda a caravana do rali (pilotos, navegadores, equipas, controladores, patrocinadores, etc), no Operário (perto da sede do clube), que começará por volta da meia-noite.
Neste evento “social” irão ser passadas imagens dos troços da tarde, bem como irão ser distribuídos prémios. A Junta de Freguesia de Espite, que comemora 800 anos, dará um prémio ao piloto que fizer o melhor tempo na primeira passagem do troço de Olival. Por sua vez, o CAMG, vai sortear entre todos os pilotos presentes nesta festa uma inscrição no próximo rali do Open. Neste evento haverá ainda muita animação, em redor da marca Mini, eventualmente com algumas surpresas à mistura.



78 INSCRITOS NO VIDREIRO

Após o fecho das inscrições, o Clube Automóvel da Marinha Grande conseguiu reunir a adesão de 78 equipas que efectuaram o seu pedido para disputar o Rali Vidreiro, pontuando entre eles todos os principais candidatos deste ano ao título do OPEN, como por exemplo Daniel Nunes, Renato Pita, Luís Mota e António Rodrigues, destacando-se igualmente a presença do sempre espectacular Ricardo Teodósio, piloto muito referenciado pelo espectáculo que proporciona aos adeptos dos ralis.
Para além dos habituais contendores, surge também o nome de Vítor Pascoal, o piloto que disputa actualmente o Campeonato Nacional e que alinhará no Vidreiro com um Mitsubishi Lancer tendo como objectivo fazer quilómetros com uma viatura semelhante à que usa no Nacional, e também Ivo Nogueira, mais um piloto oriundo do CPR que deixa o DS3 parado e regressa ao Seat Marbella do Troféu Fastbravo.
Também o Bi-Campeão do Mundo de Produção, Armindo Araújo estará presente tripulando um Mini Countryman Cooper S, que cumprirá as funções de carro de segurança, abrindo a estrada à frente do pelotão das equipas participantes no rali, e reafirmando o apoio da BOMCAR, concessionário MINI na região e que mais uma vez dá o seu apoio enquanto patrocinador do Rali Vidreiro e que beneficia assim da exposição que o mediatismo do Armindo proporciona.



 
 
NUNO DINIS
RICARDO PEREIRA
JOAO BICA
GIL NEVES

OPEN RALLYES 2011- ARMINDO NEVES




PROCURAR O MELHOR RESULTADO DA ÉPOCA


Armindo Neves e Bernardo Gusmão vão disputar a quarta prova do Campeonato Open de Ralis 2011, o Rali Vidreiro, que se realiza dia 9 de Abril, na zona da Marinha Grande / Leiria, com organização do Clube Automóvel da Marinha Grande.
Este projecto que tem como patrocinador principal os Centros-Auto Roady, é ainda apoiado por mais quatro grandes empresas como “Premium Sponsors”, que são a Costa & Garcia, com as ferramentas Beta, a SKF Portugal, a Krautli com as marcas Valvoline e Beru e ainda a Sonicel com a marca Sonax.
“Queremos no Rali Vidreiro dar continuidade à evolução que temos vindo a ter. Neste momento sinto que já estou com outro ritmo e com a motivação cada vez mais em alta, pelo que as perspectivas para este rali são muito boas”, afirma Armindo Neves.

Relativamente ao Rali Vidreiro, o piloto de Avis, que nesta zona sempre alcançou bons resultados desportivos, diz que “gosto bastante dos troços e só espero que nesta prova as condições atmosféricas sejam as normais. Normalmente nestes troços costumo ser competitivo e tenho alcançado bons resultados, pelo que vamos obviamente dar o nosso melhor, tanto mais que eu e o Bernardo Gusmão estamos já muito mais à vontade, o que permitirá andar depressa e com muito mais confiança”.
Quanto a objectivos, Bernardo Gusmão, refere que “queremos fazer melhor do que nas provas anteriores e andar mais próximo dos primeiros lugares. Por isso vamos em busca de um bom resultado à geral e também no Regional Centro, onde ficámos no pódio no rali anterior”.

Refira-se que a equipa tem vindo a promover todos os parceiros deste projecto, com a presença do Mitsubishi Lancer Evo VII em vários centros-auto Roady, estratégia que irá manter até final da época





NUNO DINIS

AUTODROMO INTERNACIONAL DO ALGARVE





O KIA vai receber de 14 a 17 de Abril um dos mais prestigiados eventos de karting do mundo. À semelhança do que aconteceu o ano, a WSK está de regresso para um fim-de-semana onde se poderá ver em pista os melhores pilotos da Europa da modalidade e de onde certamente sairão os grandes nomes do automobilismo mundial. Compre já o seu bilhete por 5€ e não perca este evento único.

Para mais informações visite:






Em paralelo com a WSK o Autódromo Internacional do Algarve vai promover o Algar Moto Expo, uma exposição de motos com cerca de 10.000m2. O evento decorre nos dias 16 e 17 de Abril entre as 9h e as 17h e a entrada é livre. No dia 17 está previsto um Show Acrobático e ao longo de todo o fim-de-semana vão decorrer corridas de karting no paddock.


O Autódromo Internacional do Algarve volta a promover um Open Day. Desta feita no dia 30 de Abril. Todos aqueles que não conhecem o magnifico traçado de Portimão têm novamente oportunidade de conduzir o seu carro naquele que é considerado um dos melhores circuitos da Europa e do Mundo. Por apenas 5€ terá uma experiência única.

Mas não só, este mês terão ainda lugar dois dias de Track Day Moto a 16 e 17 de Abril e um Driving Experience no dia 25 de Abril.





O Kartódromo Internacional do Algarve vai receber já este mês as duas primeiras provas do Troféu KIA 2011. Este Troféu será desenvolvido em duas vertentes: uma para empresas e outra para particulares num total de cinco provas para cada uma das vertentes. A primeira ronda para empresas tem lugar a 23 de Abril e a para particulares a 24 de Abril. Preços desde 35€ para particulares e 65€ para empresas.






Para mais informações / For more information
Tel.: (+351) 282 405 600



Informações e aquisição de bilhetes / For informations and ticket purchasing Corporate Events
Tel.: (+351) 282 405 618
Mob.: (+351) 927 982 772








NUNO DINIS

CLUBE ESCAPE LIVRE



GUARDA, GOSTAMOS DE UM DISTRITO ASSIM!




Na sequência da presença do presidente do Clube Escape Livre na Assembleia da República a convite dos deputados do PSD pelo círculo da Guarda, foi dirigido e aceite um convite para, num fim-de-semana de todo terreno, os deputados visitarem o distrito da Guarda para um melhor conhecimento da actividade do Clube na divulgação e promoção turística. “Guarda, gostamos de um distrito assim” foi o tema escolhido pelo Clube para mostrar a quem tem responsabilidades nacionais que esta região tem condições de turismo para ser uma mais-valia nacional e internacional.
Da Serra da Estrela ao Douro, passando pelas aldeias históricas, o Clube Escape Livre preparou um programa compacto, mas interessante, para Sábado e Domingo, 2 e 3 de Abril, levar cerca de 30 deputados do PSD, entre eles o líder parlamentar Miguel Macedo e os eleitos pela Guarda, João Prata e Carlos Peixoto, a conhecer as potencialidades do todo terreno e a visitar alguns locais da região.
Ao volante dos modernos modelos SUV da BMW, Dacia, Hyundai e Nissan, os deputados tiveram o seu baptismo no todo terreno turístico e de lazer na região da Guarda.
No sábado, o itinerário contemplou a passagem na Barragem do Caldeirão e a subida a Videmonte, prosseguindo até à Aldeia Histórica de Linhares. Já a caminho de Gouveia, fez-se a passagem na Cabeça do Faraó. Na capital da aventura e antes do jantar em Folgosinho, foi feita a visita ao Museu da Miniatura Automóvel, estrutura que nasceu em 2007 com o impulso do Clube Escape Livre e tem demonstrado ser uma aposta ganha.
No domingo, o trajecto desceu ao Vale do Mondego e prosseguiu para Trancoso, terminando no centro histórico. Depois do almoço a viagem continuou até à magnífica Quinta da Erva Moira, nas margens do Rio Côa, terminando o passeio com a visita ao Museu Arqueológico em Vila Nova de Foz Côa.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “ficaria muito satisfeito se esta acção do Clube permitisse criar uma visão diferente da que está normalmente associada a uma região do Interior. Gostaria que os deputados, quando saíssem daqui, levassem antes a verdadeira imagem do que é o país real, neste caso um distrito real, e que é detentor de tantas potencialidades, e que as pudessem recordar e representar nas suas actividades e no seu dia-a-dia.” E salientou: “cada evento que organizamos procura transmitir a qualidade de vida que aqui existe e a forma hospitaleira como recebemos todos para melhor conhecerem a nossa cultura, o nosso património, as nossas gentes e a nossa gastronomia”.

Já Miguel Macedo, líder parlamentar do PSD salientou: “Já conheço o clube há muitos anos, sei do trabalho e mérito que tem tido na divulgação desta região do Interior e o eco que tem na comunicação social. É absolutamente meritório este trabalho do Clube Escape Livre”. Mais à frente acabaria por referir que “a política está também um bocadinho numa espécie de prova todo terreno”. O deputado explicou a analogia, dizendo que tal como no todo terreno, é necessário “não entrarmos em trilhos que não conhecemos. Nos sítios mais complicados seguir com muita cautela, coisa que não fizemos, e depois há aquela parte de circular em areia em que por vezes temos tirar um pouco de ar às rodas para que se possa prosseguir. Vamos estar numa fase dessas, sabemos que é preciso tirar um bocadinho de ar aos pneus, mas sabemos que vamos chegar ao destino que queremos.” A gastronomia e o silêncio registado na Quinta da Ervamoira, para além da sua paisagem, foram os aspectos que mais agradaram a Miguel Macedo, perspectivando que na sua vida pessoal e política “levaria uma fortíssima recomendação para que venham para esta zona do país.”
Apesar da actual fase política difícil, o Clube decidiu manter esta acção, preparada há vários meses, acreditando que os participantes vão continuar a desenvolver a sua actividade política pós-dissolução da Assembleia da República e que, independentemente do local e função desempenhada, poderão ser aliados na promoção e divulgação da Guarda.









NUNO DINIS

KARTODROMO DE BALTAR



Grandes corridas neste Aventura Empresas



Segunda prova deste magnífico convívio de gente crescida e que numa apreciação geral nos leva a comentar o excelente exemplo que estes participantes dão, na forma como se comportam e como desportivamente encaram esta competição. O dia ficou marcado pelo regresso ao primeiro lugar da equipa número um, a JL Motorsport com a dupla Luís Fernandes/ João Brites ao totalizarem 86 pontos, seguidos pelo vencedor da primeira prova Team Bala de Miguel Martin/ Joaquim Felipe com 82 pontos e pela cada vez mais consistente Mark Team de Marco Montenegro/ Ricardo Gonçalves a atingir os 72 pontos. Fechado o pódio, a Gobulling de Reinaldo Fonseca/ João Moreira é quarta classificada, deixando a McNally de Daniel Meireles/ Pedro Madureira, Ventinorte de Paulo Sampaio/ David Gomes, AFS Team de Leonel Ribeiro/ Jorge Ribeiro, Clidam de Octávio Teixeira/ José Fernandes, Geonorte de Jorge Cardoso/ Hernâni Lopes, Escola Karting DM de Domingos Machado/ André Guedes, Kart Center Matosinhos de Roberto Costa/ Renato Costa, DELY de José Monteiro/ Marco Pereira, Recactiv Racing de Hugo Silvestre/ Paulo Correia, JPRM de Jorge Filipe/ Paula Rego em estreia e finalmente a VG IKF que se apresentou somente com piloto Rui Cruz.


Corrida 1

Joaquim Felipe justificou a vitória na prova inaugural depois de ter sido o mais rápido no treino conservando sempre perto de si David Gomes e João Moreira, formando o trio da frente mas logo atrás vinha João Brites e Jorge Cardoso. Muito equilíbrio pois entre o primeiro e o quinto classificado existia somente uma diferença de quatro segundo.


Corrida 2

Um segundo de diferença nos cronometrados entre os nove primeiros levaram o pole Luís Fernandes à vitória com Marco Montenegro por perto e Miguel Martin logo a seguir. Depois, Daniel Meireles e Jorge Ribeiro a fechar o quinteto da frente. Esta corrida ficou marcada pelo incidente da primeira curva, provocado pelo desequilíbrio na travagem de Reinaldo Fonseca que generalizou o pânico do pelotão para depois ter sofrido uma penalização de dez segundo após o toque num adversário na busca de uma melhor posição.


Corrida 3

Com a inversão dos seis primeiros João Brites aproveita e vence numa disputa ao milímetro com Joaquim Felipe, João Moreira, Jorge Cardoso e Ricardo Passos, já que a diferença entre todos foi de dois segundos, a tal ponto que na entrada para a última volta chegaram à curva do final da recta três pilotos que sem se tocarem discutiram todos os bocadinhos de asfalto, originando a queda do primeiro (Cardoso) para quarto, de quarto para segundo (Felipe) e o mais caricato a passagem de Moreira de terceiro a segundo a meio da curva e na saída volta de novo para a terceira posição, deixando Gonçalves na expectativa mas sem hipótese de tentar fosse o que fosse... fantástico.

Corrida 4

Luís Fernandes de novo na frente, depois de uma troca de posições consecutivas com Marco Montenegro e sempre muito atento ao seu adversário, seguidos Miguel Martin na terceira posição. Reinaldo Fonseca chega desta feita ao quarto lugar e à frente de Daniel Meireles, numa corrida um pouco menos espectacular em que as diferenças foram maiores se exceptuarmos a luta pela primeira posição. Um dia de grandes corridas.







ZE CARLOS FERREIRA

TEAM VODAFONE BP ULTIMATE




Estamos a postos!


 
Com o principal objectivo de preparar a temporada no recém criado Iberian Supercars Trophy, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa participaram na primeira prova do Campeonato de Portugal de Circuitos GT`s e Turismos, o Circuito do Estoril 1. Num fim-de-semana em que a dupla se apresentou ao volante do Porsche 997 GT3, o balanço é bastante positivo, tendo a equipa alcançado o 3º e o 2º lugar da geral na primeira e segunda corridas respectivamente. Segundo José Pedro Fontes, “pretendemos estar na primeira prova do Iberian Supercars Trophy na máxima forma e foi, com o propósito de assegurar ritmo competitivo e permitir que o Miguel fizesse mais Kms, que viemos ao Estoril. O resultado nesta prova não era importante mas, evidentemente, demos o nosso melhor e estamos satisfeitos com os resultados do fim-de-semana.”
A principal novidade da equipa foi a presença do Tri-Campeão Nacional de TT, Miguel Barbosa, que fez assim o seu regresso a uma disciplina que tinha abandonado há 12 anos. Em hora de balanço, o piloto lisboeta disse que “encarei a participação nesta prova com o objectivo de fazer kms e uma readaptação à velocidade. Conseguimos dois resutados interessantes, sentindo-me vez mais confiante para a primeira prova do Iberian Supercars Trophy, em Portimão, onde já alinharemos com o novo Mercedes AMG SLS GT3. Entendo que esta competição Ibérica é bastante apelativa uma vez que, além de permitir uma associação com algumas das mais importantes provas do panorama dos GT`s internacionais, tem o aliciante de um forte mediatismo pela cobertura televisiva que está garantida.”
 
O Vodafone BP Ultimate Team terá a sua próxima prova em Portimão, nos dias 7 e 8 de Maio.




NUNO DINIS

FACEBOOK

Caros amigos e leitores,

Venho por este meio informar que ja se encontra disponivel no Facebook uma página dedicada apenas e só ao nosso blogue.

O endereço é o seguinte:

www.facebook.com/nunowrcdinis


Adicionem e visitem.


Muito bem hajam,


NUNO DINIS

CLUBE ESCAPE LIVRE



CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


Exmos. Senhores,

O país vive actualmente uma fase de grandes alterações políticas. No entanto, antes deste panorama se adivinhar, já o Clube Escape Livre organizava um evento especial todo terreno, de grande promoção das potencialidades turísticas do distrito da Guarda, envolvendo os deputados do PSD na Assembleia da República.
Não querendo abandonar o projecto, e acreditando que os participantes continuarão a desenvolver a sua actividade política pós-dissolução da AR, independentemente do local e da função desempenhada, o Clube vai levar até ao fim esta iniciativa, denominada “Guarda, gostamos de um distrito assim”.
Desta forma, decorre hoje e amanhã, dias 2 e 3 de Abril, uma acção todo terreno por alguns dos locais de maior relevância do distrito da Guarda, no qual vão participar cerca de 40 deputados do PSD na Assembleia da República. A acção tem como objectivo mostrar a quem tem responsabilidades no país que esta região tem capacidades turísticas nacionais e internacionais e que, nas suas actividades políticas, podem sempre tomar decisões tendo como base a realidade vivida pessoalmente ao longo deste fim-de-semana.
Assim, na próxima segunda-feira, dia 4, o Clube Escape Livre e o grupo parlamentar do PSD farão uma conferência de imprensa para transmitir os resultados desta iniciativa. A conferência terá lugar no Hotel Vanguarda, às 9h00, e contará com a presença do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, e do líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo para além de João Prata e Carlos Peixoto, deputados eleitos pelo circulo da Guarda.

Gostaríamos de contar com a vossa presença.

Cumprimentos,
Clube Escape Livre





Comunicado Clube Escape Livre