DE 9 A 13 DE OUTUBRO
Uma nova categoria de veículos
para a mesma seletividade de sempre
A sétima edição do
Rally de Portugal Histórico vai para a estrada de 9 a 13 de outubro, em mais um
desafio para pilotos e máquinas, numa competição que cimentou os seus alicerces
na grande seletividade do seu percurso que, ano após ano, tem atraído um vasto
leque de participantes, com os melhores "clássicos" nacionais a
travarem um animado despique com os estrangeiros que nos visitam.
Atento à realidade
que o rodeia, o Automóvel Club de Portugal tem procurado inovar em cada ano, de
forma a criar novos motivos de interesse para a prova e a ir ao encontro de
sugestões que lhe são apresentadas pelos participantes. Por isso mesmo, a
grande novidade da edição de 2012 será a criação de uma nova categoria de
veículos apta a participar na prova, muito embora com uma classificação à
parte.
Trata-se da categoria de "Neo-Clássicos",
aberta a veículos automóveis ligeiros de passageiros, legalmente matriculados,
construídos entre 1 de Janeiro de 1983 e 31 de Dezembro de 1989, com
características desportivas e/ou pertencendo a um modelo que tenha participado
à época no Rally de Portugal. Para que esta categoria seja efetiva, deverá
haver um mínimo de 12 concorrentes inscritos.
Esta terceira categoria junta-se às anteriores duas:
assim, a categoria de Históricos incluirá todas as viaturas construídas entre 1
de Janeiro de 1966 e 31 de Dezembro de 1982; a categoria de Clássicos reunirá
as viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1946 e 31 de Dezembro de 1965.
Com médias horárias idênticas para todos os
concorrentes e uma classificação única, o Rally de Portugal Histórico 2012
voltará a proporcionar mais um motivo de interesse, pois os condutores dos
carros mais antigos terão de novo uma divisão específica, onde poderão lutar
com armas mais iguais face aos seus diretos adversários, e em que será
atribuído ao vencedor o Troféu ACP Clássicos.
As inscrições
para o Rally de Portugal Histórico 2012 encontram-se já abertas e com um valor bonificado até ao dia 30 de junho
de 500 euros, passando a partir dessa data esse valor para 950 euros até à data
de encerramento das mesmas, a 14 de setembro. De referir que os sócios do ACP
terão um desconto de 100 euros sobre estes valores e os do ACP Clássicos
pagarão menos 200 euros relativamente aos valores das inscrições. A este valor
acresce um pacote de 2000 euros relativo a estadias e alimentação para a
totalidade do evento.
Como sempre,
serão cinco dias de intensa competição, com um percurso que voltará a rondar os
1800 quilómetros, com 45 provas de classificação, cuja extensão total será
superior a 650 quilómetros.
A principal
novidade do percurso é marcada pelo regresso a Tomar, no final do primeiro dia,
mantendo-se as neutralizações de Arganil, Lamego, Régua e Leiria. Como sempre,
um dos grandes aliciantes do Rally de Portugal Histórico será a noite de
Sintra, a 12 de outubro, que assinala o final competitivo do evento, já que o
último dia será exclusivamente dedicado à distribuição de prémios.
NUNO DINIS
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