CIRCUITO DA BOAVISTA 2011



No Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP)



Recordar é viver… com mais de 150 inscritos!



O Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP) promete: estão já inscritos 90 concorrentes internacionais, oriundos de 10 países, divididos por todas as categorias previstas, incluindo a Grand Prix Masters, que reúne alguns dos F1 que correram nos anos 70 e 80. Além disso, há ainda que contar com mais de 50 concorrentes nacionais à Taça ANPAC de Clássicos, onde se encontram os habituais participantes das corridas de clássicos em Portugal.



O GP Masters vai, sem dúvida, concitar todas as atenções do público. Uma oportunidade única para ver em acção alguns dos monolugares que, há 30 e 40 anos, preencheram as grelhas de partida dos Grandes Prémios de F1, então, pelas mãos, hoje, lendárias de pilotos como Chris Amon, Mario Andretti, Emerson Fittipaldi – agora, pilotados por proprietários, colecionadores e entusiastas, como garante de corridas apaixonantes e únicas.

No Circuito da Boavista, vão estar em acção um Fittipaldi F5A, um Surtees TS19, um Tyrrell 012, um Surtees TS9, um March 811, um Lotus 77 e um McLaren M26, entre outros, fazendo nascer água na boca para duas corridas de se lhe tirar… o capacete!


O espírito de Le Mans

Mas não é só dos F1 dos nossos tempos de meninos que o GPHP vai viver! O asfalto do Circuito da Boavista vai acolher e fazer deslizar perante um público entusiasta alguns dos mais reconhecidos automóveis de Sport e Protótipos, que fizeram as delícias dos amantes das provas de resistência, como as 24 Horas de Le Mans e os 1000 Kms de Spa-Francorchamps. Ford GT40, Tiga GC 285 ou GC 287, Lola T212 ou T70 Mk III Spyder, Chevron B8, Spice SE88C e SE91C, Debora LMP2 ou Tojeiro, vão estar entre as mais de três dezenas de participantes, divididos pelas corridas de World Sportscar Masters ou Masters Sports-Prototypes.

Por fim, lado a lado com os Lotus Elan, AC Cobra, Corvette Stingray, Ford Shelby Mustang GT350, Corvette Grand Sport, Jaguar E-Type, TVR Grantura Mk III e outros carros de GT, estarão os participantes da Taça ANPAC, com o ressuscitar de alguns modelos raros no panorama nacional de corridas de automóveis clássicos, casos do Lola T70 Mk III B de Carlos Barbot, ou do March 74S de Carlos Dinis. E, sem esquecer os pequenos monolugares da Formula Junior, como o Elva 100, o Lotus 20/22 ou o Brabham BT6, sempre capazes de darem vida a corridas feéricas e animadíssimas, apesar do seu tamanho minimalista.

Os motivos para subir às bancadas que ladearão o Circuito da Boavista são, conforme se pode perceber, mais que muitos – tantos quantos os automóveis de antologia que lá estarão a correr!




RICARDO PEREIRA

Sem comentários:

Enviar um comentário