Golpe de teatro fechou prova difícil…
As semelhanças entre o recente Rali da Nova Zelândia (WRC) e o Rali Sprint da Primavera foram algo mais do que a coincidência de datas. Se nos Antípodas o “infalível” Sebastien Loeb cometeu dois erros que, mesmo com um domínio quase total das classificativas, o fizeram perder a prova para o jovem Jari-Matti Latvala, para os lados dos Biscoitos e Quatro Ribeiras a história conta-se com o forte andamento de Tiago Azevedo, que liderava à vontade à entrada da classificativa final, mas que saiu de estrada, oferecendo de bandeja a vitória a Ricardo Carmo, que alinhou numa prova da taça “Além Mar” para rodar o EVO9 e acabou por oferecer à namorada Raquel Braz um bem recebido primeiro triunfo. Com efeito o homem do Subaru Impreza esteve em grande de manhã, assumindo-se na frente e ganhando 7,6 (PE1) e 4,9 (PE2) segundos a Carmo, o que terá surpreendido o futuro vencedor que, apesar de ganhar 2 segundos a Azevedo em PE3, dificilmente imaginaria o desfecho da prova. Nos derradeiros cinco quilómetros, Azevedo não evitou um deslize numa zona muito enlameada, o que Carmo agradeceu para uma folgada vitória, bem à frente de Fernando Meneses, que novamente foi o melhor das duas rodas motrizes e passou a liderar a taça de ralis do Grupo Central, mesmo se perdeu tempo no troço final, o que permitiu um perigoso aproximar de Cláudio Bettencourt, o graciosense que se vai mostrando um valor pleno na terra, e que rematou o pódio a 1,2 segundos de Meneses. Em grande forma apareceu Tiago Valadão, um piloto calmo e de trajectórias limpas em franca evolução. Logo a seguir, e mesmo se o aparecimento de vacas no troço o fez queixar-se pelos tempos averbados, Sérgio Cardoso dominou a F2 e foi quinto, batendo por larga margem a sensação da prova, Filipe Moura (ver caixa). O sétimo foi Marco Sousa (vencedor dos VSH), tendo os Saxo de Nuno Silva e João Simões fechado o Top-10, com Ricardo M. Moura (VSH) pelo meio. Teófilo Pires foi o melhor nas baixas cilindradas e Cecília Augusto a natural vencedora feminina, numa prova onde se registaram 9 desistências…e alguma chapa amolgada, efeito directo do piso escorregadio e das condições climatéricas. Refira-se que, após o despiste, Tiago Azevedo conseguiu retomar a marcha e, apesar dos mais de 17 minutos perdidos, ainda somou 100 pontos para a taça que pretende vencer este ano, o que se revelou uma acção com os olhos postos no futuro e sobre a qual agradeceu a ajuda do publico que repôs o Subaru em condições de prosseguir.
Uma análise final do evento faz-nos lamentar o mau tempo – com a chuva e o nevoeiro a serem protagonistas -, que assim mesmo não afastou o muito público presente nem o trabalho eficaz de uma equipa que junta um clube, uma empresa, muito voluntariado e a conhecida paixão dos terceirenses pelos carros de competição…factor que se vai estendendo a outras paragens próximas.
ANITA E MIGUEL AZEVEDO
http://formularali.wordpress.com
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