Rui Ramalho o melhor na primeira subida de prova na Penha

 


O traçado a secar, os pilotos a arriscarem mais pois já é uma subida oficial e o resultado são tempos a baixarem e algumas surpresas a aparecerem lá mais de trás.


Na frente nada de novo, com os irmão Ramalho a dividirem os melhores tempos, quer na geral, quer na Categoria 1. De novo Rui (Juno SSE) atingiu a melhor marca, com 1m 31, 526 e Paulo (Juno CN 09) foi 1,2 segundos mais lento.


O equilíbrio de andamentos foi bem patente e com mais 0,9 segundos, Tiago Reis (Ford Fiesta) foi terceiro, é o detentor da melhor marca na Categoria 3  e conseguiu “descolar” de Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer Evo VI), que é também o principal adversário do homem da Transfradelos em termos de categoria.


Mas Pereira, tem que se defender para manter a quarta posição da geral, pois a menos de meio segundo está Manuel Correia (Skoda Fabia S2000), que é também o melhor classificado na Categoria 2.


Luís Nunes é um dos tais casos que optou por rodar cauteloso nos treinos e apostou na prova. Resultado: 1m 38,430s que o colocam na sexta posição da geral e terceira da Categoria 3.


José Pedro Gomes foi sétimo e está de “pedra e cal” na frente da Categoria 4



Rui Ramalho o melhor na primeira subida de prova na Penha

Albuquerque em 4º no Mundial de Endurance em Spa

 


Filipe Albuquerque conseguiu hoje o seu melhor resultado no Campeonato do Mundo de Endurance com o quarto lugar conquistado em Spa-Francorchamps. O piloto português fez equipa com Marco Bonanomi e René Rast no Audi R18 e numa prova onde o foco principal seria preparar as 24h de Le Mans este resultado demonstra bem a qualidade dos três pilotos assim como a performance do R18 que foi igualmente o vencedor da corrida.


A sair da oitava posição da grelha para uma corrida de 6 horas, coube a Bonanomi o arranque, a Rast os turnos intermédios e a Filipe os ‘stints’ finais: “Apesar de alguns percalços que nos fizeram perder mais tempo que desejaríamos andámos sempre muito rápido, lutámos com as armas que tínhamos e nos final temos os três o sentimento de dever cumprido. Era impossível fazer melhor. O ‘set-up’ aerodinâmico foi muito penalizador em termos de velocidade de ponta e isso acabava por se reflectir nos tempos por volta”, começou por dizer.



O WEC é o Campeonato referência no que ao Endurance diz respeito e onde militam aqueles que são considerados os melhores do mundo na modalidade: “A nossa missão, para além de preparar Le Mans, foi também a de dar luta aos nossos companheiros de equipa na Audi Sport mas também aos nossos adversários e isso foi bem conseguido. Acho que estamos os três pilotos de parabéns assim como toda a equipa que nunca cometeu erros. Agora, vamos continuar o nosso trabalho, voltar a testar o carro com ‘set-ups’ diferentes para chegar às 24h o melhor preparados possível”, concluiu Filipe Albuquerque satisfeito pelo quarto lugar conseguido.


A próxima prova ao volante do Audi R18 acontece em Junho com as 24h de Le Mans.




Albuquerque em 4º no Mundial de Endurance em Spa

“Inside Volcano” fora do SATA Rally Açores (por Miguel Sousa Azevedo)

De acordo com uma notícia avançada  pela Antena 1/Açores não se vai mesmo disputar a classificativa “Inside Volcano” na edição 2015 do SATA Rallye Açores, agendada para o próximo mês de junho. Apresentada no final de 2014 como uma das grandes novidades para a prova açoriana do ERC, a classificativa devia realizar-se duas vezes no segundo dia do rali, correndo-se nas margens da Lagoa das Sete Cidades. Ao que noticiou a estação pública, o percurso não foi autorizado pelo Governo Regional, pois aquela é uma Zona de Paisagem Protegida.


Recorde-se que, já na altura, o Diretor Regional do Ambiente admitiu não dar autorização para a realização daquela PE de três quilómetros, alegando que a mesma não respeitava as regras que regulamentam aquela zona da ilha de São Miguel, parte integrante do seu Parque Natural. Hernâni Jorge alegou mesmo ter desconhecimento formal da intenção do Grupo Desportivo Comercial em realizar a classificativa. Em causa estava também o respeito pelo Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Sete Cidades.


A notícia foi recebida com várias críticas por organizações ambientais, tendo sido dado a conhecer que a lei do Domínio Público Hídrico nunca permitiria ao rali passar a menos de 30 metros – a margem de proteção – da linha de água da Lagoa das Sete Cidades.


A classificativa “Inside Volcano” fora um pedido expresso do Eurosport Events, para aumentar a espetacularidade das imagens televisivas do SATA Rallye Açores. Conforme tinha também já sido dito pelo diretor da prova, António Andrade, em declarações à  RTP-Açores, havia uma alternativa pronta, que se poderá vir a confirmar, e que passará pela disputa do troço das Feteiras.


 


Photo: http://formularali.net/



“Inside Volcano” fora do SATA Rally Açores (por Miguel Sousa Azevedo)

Sistema HANS: de obrigatório para fortemente recomendado nas Rampa Sprint (por Carlos da Silva)

Troféu Sprint AMAK Madeira 2015


Entre outras, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting efectuou recentemente algumas alterações na Regulamentação Geral e Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting 2015. Com algumas alterações sofridas na redacção de alguns artigos, destaca-se sobre o Artigo 18.2 – Vestuário para Condutores – Navegadores (Pagina 15), onde sobressai a utilização dos fatos de competição, luvas botas, balaclavas, bacquets e cintos de segurança sem homologação (estado de utilização a ser analisado pela FPAK), mas sobretudo a não obrigatoriedade de utilização do sistema HANS (Head and Neck Support device) que passa a ser fortemente recomendado…


http://www.fpak.pt/sites/default/files/prescricoes_gerais_de_automobilismo_e_karting_2015_28-01v1.pdf



Sistema HANS: de obrigatório para fortemente recomendado nas Rampa Sprint (por Carlos da Silva)

22.º Rally Adriatico 2015 - Scandola o mais forte na terra (por Carlos da Silva)

22.º Rally Adriatico 2015 – Scandola o mais forte na terra


Umberto Scandola/ Guido D’Amore em Skoda Fabia S2000 da ŠKODA Italia venceram hoje a 22.ª edição do Rally Adriatico, a 3.ª prova pontuável do Campeonato italiano de Ralis. Nas 11 especiais que compunham o programa de prova, Scandola cotou-se como o mais rápido em 8 troços, liderando desde o início aquela prova, obtendo o terceiro triunfo consecutivo naquela prova disputado nas imediações da cidade italiana de Cingoli. Sébastien Chardonnet em Ford Fiesta R5 da equipa Ford Motus Italia terminou na segunda posição a 21 seg. do vencedor, depois ter suplantado na geral o Ford Fiesta R5 LPG das BRC Gas Equipment de Giandomenico Basso (3.º) na quarta especial, o que lhe vale para já a segundo posição do campeonato. Longe do andamento imprimido nas duas rondas anteriores, Paolo Andreucci foi sistematicamente o quarto mais rápido no Peugeot 208 T16 da Racing Lyons, mantendo no entanto a liderança no Campeonato agora com seis pontos de vantagem sobre Scandola e 7 sobre Basso. Depois dos abandonos prematuros de Stefano Albertini (Peugeot 208 T16, ava. mecânica), Nicola Caldani (Ford Fiesta R5) e de Simone Tempestini(Ford Fiesta R5, ava. mecânica), a quinta posição viria a ser ocupada pelo Peugeot 207 S2000 de Mauro Trentin depois de uma interessante luta travada com o vencedor do Trofeo Rally Terra Luigi Ricci. Giacomo Costenaro (Peugeot 207 S2000) aproveitou o tempo perdido com furo lento no Škoda Fabia S2000 do piloto finlandês Teemu Suninen Racingpara terminar na oitava posição. Andrea Succi foi o melhor entre os carros de Grupo N e Giuseppe Tassone em Peugeot 208 R2 foi o vencedor entre os Júnior e o mais rápido nas duas rodas motrizes.

Pela negativa, um acidente ocorrido na SS6 levou a interrupção da prova para dar a assistência médica a 5 espectadores feridos, após o despiste do Mitsubishi Lancer Evo IX dos irmãos Barbero. Um dos espectadores teve mesmo que ser transportado a um Hospital local, com suspeita de factura em ambos os membros inferiores.


Classificação final:

1. Scandola Umberto – D’Amore Guido 1:20:45.0

Škoda Fabia S2000

2. Chardonnet S. – de la Haye T. +21.0

Ford Fiesta R5

3. Basso Giandomenico – Granai Lorenzo +50.3

Ford Fiesta R5 LPG

4. Andreucci Paolo – Andreussi Anna +1:08.4

Peugeot 208 T16

5. Trentin Mauro – de Marco Alice +2:13.4

Peugeot 207 S2000

6. Ricci Luigi – Pfister Christine +2:29.1

Ford Fiesta R5

7. Costenaro Giacomo – Bardini Justin +3:09.5

Peugeot 207 S2000

8. Suninen Teemu – Markkula Mikko +3:16.0

Škoda Fabia S2000

9. Dettori Giuseppe – Pisano Carlo +5:06.9

Škoda Fabia S2000

10. Ciava – Ciucci Giacomo +5:55.8

Ford Fiesta R5

12. Succi Andrea – Guzzi Giancarla +6:17.7

Mitsubishi Lancer Evo IX



15. Tassone Giuseppe – Michi Daniele +8:07.1

Peugeot 208 VTi R2

16. Haapamäki Henri – Salminen Marko +8:08.2

Citroën DS3 R3T Max

Restante Classificação: http://rally.ficr.it/default.asp…


Photo Credits: (C) ŠKODA Italia Motorsport – Umberto Scandola



22.º Rally Adriatico 2015 - Scandola o mais forte na terra (por Carlos da Silva)

Team Tanqueluz com resultado positivo numa prova que já venceram

Excelente comportamento do Bowler Proto


 Lino Carapeta e Rui António terminaram a 2ª prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno na 7ª posição, mostrando-se bastante confiantes em relação à evolução do Bowler Proto. Depois desta dupla já ter vencido em Reguengos de Monsaraz em 2010, este resultado acaba por ser moralizador, após um interregno demasiado longo.


 


Foi bastante divertido durante o setor da tarde. Depois de uma série de azares, este resultado é muito moralizador, até porque o carro se mostrou sempre fiável e nós precisamos de fazer quilómetros para o testar. Durante a manhã foi um pouco complicado, pois rolámos no pó de outro concorrente, logo a partir do km 40. O último setor soube a pouco, pois as coisas correram francamente muito bem. Finalmente parece que o carro está fiável, pois não deu qualquer tipo de problemas ao longo de toda a prova”, disse Lino Carapeta.


 


À chegada a Reguengos de Mosaraz, Rui António também se mostrava bastante feliz com o resultado: “Foi excelente e contribui com um novo ânimo para o que falta do campeonato”, afirmou o navegador.



Team Tanqueluz com resultado positivo numa prova que já venceram

PEDRO GRANCHA EM RITMO DE TESTE

PROVA SERVIU PARA TIRAR CONCLUSÕES


Pedro Grancha e Pedro Velosa não conseguiram aplicar o ritmo desejado ao BMW Evo X1 Proto da PMG Motorsport apesar de todos os esforços feitos pela equipa técnica da Filipe Sport para tornar o conjunto mais competitivo.


 


Depois do 5º lugar alcançado no Prólogo de ontem, onde o piloto já se queixava da afinação da suspensão, a situação irregular manteve-se durante os dois setores seletivos de hoje.


 


O carro não está a dar confiança e por isso não conseguimos andar depressa. Os testes às alterações feitas na suspensão devem ser feitos fora de competição” afirmava Pedro Grancha no final do 1º setor seletivo.


 


Tentar melhorar foi a promessa feita pela PMG Motorsport, que aproveitou a segunda passagem pelos 152 km da especial para um verdadeiro teste ao BMW Evo X1 Proto.


 


No final do Rali TT Vinhos Carmin o entusiasmo da equipa para o Campeonato Nacional de Todo o Terreno continua elevado.


 


O 2º setor foi um pouco melhor, mas acabámos por furar já muito perto do fim. A suspensão melhorou, mas está longe do ideal. Agora vamos ter de trabalhar o carro para que na próxima prova possa ter mais confiança” disse Pedro Grancha.


 


A PMG Motorsport terminou a prova na 6ª posição, conseguindo tirar excelentes conclusões em relação ao aperfeiçoamento do BMW Evo X1 Proto para a próxima prova do campeonato, a Baja TT Cidade Europeia do Desporto, a disputar em Loulé nos próximos dias 30 e 31 de maio.



PEDRO GRANCHA EM RITMO DE TESTE

OceanoTrade Racing Team esteve sempre em destaque

 


A OceanoTrade Racing Team esteve em excelente plano ao logo de toda a prova. Em luta constante pela melhor posição possível dentro dos lugares do pódio, Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva tentaram defender a 2ª posição até aos quilómetros finais da prova, mas a tarefa mostrou-se muito difícil.


 


Foi uma prova muito dura para nós e para o carro. O resultado foi extremamente positivo, pois sempre apostámos numa classificação entre os três primeiros. Conseguimos uma boa posição no Prólogo e na partida para os dois setores da prova. No entanto foi muito difícil segurar o João Ramos, mas tentámos sempre responder até aos últimos quilómetros. Com este carro é impossível combater os dois primeiros classificados”, concluiu Hélder Oliveira.


 


Para Nuno Rodrigues da Silva este resultado também foi excelente: “Era muito difícil fazer melhor. O problema que tivemos com uma rótula de suspensão partida no primeiro setor e a falta de pneus novos para a parte final da prova, poderá ter tido alguma influência” disse o navegador.


 


A Nissan Navara Off Road teve sempre uma resposta positiva ao longo de toda a prova. Para Paulo Graça, este foi um teste muito positivo.


 


Estou muito contente com o resultado alcançado pelo Hélder e pelo Nuno. O carro esteve sempre impecável e quero dar os meus sinceros parabéns a toda a equipa. Vamos continuar a manter uma forte presença no campeonato”, disse o líder da Oceanotrade Racing Team.


 



OceanoTrade Racing Team esteve sempre em destaque

Pódio para Helder Oliveira

 


Piloto de Barcelos terminou a 23s do segundo lugar


Helder Oliveira, acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, subiu hoje ao pódio do Rali TT Vinhos CARMIM, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto de Barcelos terminou a escassos 23s de um segundo lugar que chegou a ocupar durante boa parte da prova.



Terceiro classificado no prólogo, Helder Oliveira terminou o primeiro setor seletivo, deste segundo dia de prova, na segunda posição a 1m58s de Miguel Barbosa e com uma vantagem de 37s para João Ramos. Iniciou da melhor forma a segunda passagem pelo troço de 150 quilómetros sendo o mais rápido nos 50 km iniciais para manter tudo em aberto até ao km 100, onde ainda tinha 27s de vantagem para João Ramos. Mas, não conseguiu acompanhar o ritmo do piloto da Toyota nos quilómetros finais.


“Tinha-me proposto lutar por um lugar nos três primeiros e por isso só posso estar satisfeito com este resultado. Tive problemas com uma rótula e com o eixo dianteiro em SS1 que foram resolvidos na assistência. Parti ao ataque, mas sabia que seria sempre muito difícil lutar de igual para igual com os meus dois adversários diretos. Não houve qualquer margem para gerir e no final, com os pneus muito desgastados, não foi possível aguentar o ataque do João Ramos”, referiu Helder Oliveira.


A próxima jornada do Campeonato Nacional Todo-o-Terreno, Baja TT Cidade Europeia do Desporto – Loulé, disputa-se a 30 e 31 de Maio.




Pódio para Helder Oliveira

Miguel Barbosa vence Rali TT Vinhos CARMIM

 


Nono triunfo na prova alentejana para o piloto do BP Ultimate Vodafone Team


A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho triunfou hoje no Rali TT Vinhos CARMIM, a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se disputou em Reguengos de Monsaraz, este ano Cidade Europeia do Vinho.



Aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi o mais rápido nos primeiros 152 quilómetros da prova, o que o colocou na liderança, passando a ser o primeiro concorrente em pista. Na segunda passagem pelo mesmo troço, Miguel Barbosa segurou o comando da corrida, o que lhe permitiu somar a sua nona vitória e a quinta consecutiva.


Para Miguel Barbosa esta “vitória é complicada, pelos motivos que se sabem, e por isso em primeiro lugar quero dar à família e amigos condolências e à organização uma palavra conforto. Infelizmente, não há nada para festejar e quero apenas acrescentar que foi uma corrida difícil, muito dura, cujo resultado é importante para o campeonato”.


Também para Miguel Ramalho a prova “foi dura, difícil e o calor não ajudou. É verdade que com a vantagem ganha no final de SS1 nos foi possível fazer uma certa gestão na segunda passagem onde viemos muito concentrados e com a preocupação de não cometer erros”.


A próxima jornada do Campeonato Nacional Todo-o-Terreno, a Baja TT Cidade Europeia do Desporto – Loulé, disputa-se a 30 e 31 de Maio.




Miguel Barbosa vence Rali TT Vinhos CARMIM

Consistência vale quarto lugar para Nuno Matos em Reguengos

Equipa mantém o segundo posto no campeonato


Num dia a fazer lembrar as jornadas quentes de Verão alentejanas, Nuno Matos e Filipe Serra concluíram o Rali TT Vinhos Carmim na quarta posição. A consistência evidenciada pela dupla do Opel Mokka Proto permitiu que a formação de Portalegre ascendesse três lugares ao longo dos dois sectores selectivos para terminar a 5m27,26s do vencedor, Miguel Barbosa.


Depois de terem assegurado a sétima posição no prólogo realizado na véspera, Nuno Matos e Filipe Serra arrancaram para os 300 quilómetros de prova concentrados em chegar ao fim. E assim foi. A equipa pôs em prática uma estratégia em que era preciso andar rápido sem colocar em causa a mecânica do carro que podia ser massacrada pela dureza típica das pistas nas redondezas de Reguengos de Monsaraz.


Com a chegada ao último controlo, Nuno Matos e Filipe Serra interromperam uma sequência de cinco abandonos em Reguengos. “Sabíamos que esta prova nos podia reservar muitas dificuldades. Estes traçados costuma ser muito duros e este ano não foi excepção. Foi por isso que preferimos ter um compromisso entre rapidez e consistência que nos permitisse alcançar os objectivos a que nos propusemos. O primeiro era de terminar a prova. Felizmente conseguimos. O segundo era acabar entre os primeiros e também isso foi alcançado. Estamos extremamente satisfeitos com o nosso desempenho e também com o facto de mantermos a segunda posição no campeonato”, disse Nuno Matos.


Apesar da boa prestação no Rali TT Vinhos Carmim, Nuno Matos e Filipe Serra não festejaram no final. “O dia de hoje foi muito triste. Se a nível desportivo não nos podemos queixar, é impossível alhearmo-nos do falecimento do Bruno Ferreira, um piloto de quads que sofreu um acidente nesta mesma prova, ainda durante a manhã. Queremos endereçar as nossas condolências aos familiares e amigos do Bruno”, sublinhou o piloto de Portalegre.


Após as duas primeiras provas do Campeonato Nacional de TT, Nuno Matos e Filipe Serra ocupam o segundo lugar da classificação com 34 pontos. A competição regressa às pistas no final do mês. Entre os dias 30 e 31, realiza-se Baja TT Cidade Europeia do Desporto – Loulé.


Classificação final no Rali TT Vinhos Carmim

1º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 3h48m22,07s

2º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux a 52,84s

3º H. Oliveira/N. R. Silva Nissan Navara a 1m16,65s

4º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 5m27,26s

5º P. Ferreira/J. Monteiro Toyota Hilux a 7m01,15s



Consistência vale quarto lugar para Nuno Matos em Reguengos

Tiago Monteiro sai de sexto e quinto em Hungaroring

A sessão de qualificação do WTCC que este fim-de-semana visita a Hungria decorreu ao início da tarde de hoje com Tiago Monteiro a levar o seu Honda Civic ao sexto e quinto lugares da grelha para a primeira e segunda corridas respectivamente.


Depois de ter conseguido o terceiro lugar nas sessões de treinos livres realizadas à chuva Tiago esperava ter conseguido chegar à qualificação 3 que se disputa entre os cinco melhores: “Foi por milésimas que não consegui, mas infelizmente a qualificação foi realizada a seco e o nosso ‘set-up’ estava ajustado para chuva. Tentámos fazer algumas alterações que resultassem mas não foi o suficiente”, explicou o piloto do Honda com o #18.


Para as corridas de amanhã, e tal como vem sendo hábito, a principal preocupação é somar o maior número de pontos possível e subir posições nas contas do Campeonato: “Vamos continuar a trabalhar no carro já que as previsões indicam piso seco e há melhoramentos a fazer. Em ambas as corridas é importante fazer um bom arranque e evitar toques e daí para a frente dar o melhor até ao final”, concluiu Tiago Monteiro que este fim-de-semana tem em Hungaroring o seu Honda Civic com evoluções ao nível do chassis e aerodinâmica.


As corridas terão transmissão em directo no Eurosport pelas 12.15 e 13.15h.



Tiago Monteiro sai de sexto e quinto em Hungaroring

Falecimento de Bruno Ferreira

 


Um trágico acidente aconteceu no Rali TT Vinhos Carmim, ditando o falecimento de Bruno Martinho Ferreira, piloto de Quad, logo no início do primeiro sector selectivo de hoje.


A queda que vitimou Bruno Ferreira sucedeu na manhã de hoje, na fase inicial do primeiro sector selectivo da prova sediada em Reguengos de Monsaraz. Dado o alerta, de imediato foram accionados os meios de socorro, encontrando o piloto já sem vida. Em consequência, logo no final desse troço foi cancelada a prova das motos, quad e UTV/Buggie.


Bruno Ferreira era um jovem piloto com 18 pilotos de idade, natural de Braçal, localidade situada na região de Sobral de Monte Agraço. Disputou a sua primeira prova em 2013, e o ano passado distinguiu-se quando ganhou o Troféu de Promoção, obtendo também o 4.º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional de Todo-Terreno. Além disso, foi vencedor da classe 450cc no Troféu Yamaha.


Num momento difícil, a FMP expressa as suas mais sentidas condolências à família enlutada, na certeza de que Bruno Ferreira permanecerá na nossa memória.


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Falecimento de Bruno Ferreira

Primeira subida de treinos Rampa da Penha

 


Piso húmido, que alterna com zonas secas marcou a primeira subida da Rampa da Penha, o que obrigou a cuidados redobrados por parte de todos, que optaram por andamentos cautelosos, pois aliado ao estado do asfalto, há ainda o facto de em muitos casos este ser o primeiro contacto dos pilotos ao volante de carros novos, em prova. Ora não interessa comprometer tudo logo numa subida que nem sequer conta para a classificação.



Paulo Ramalho (Juno CN 09) realizou naturalmente o melhor tempo, com 1,8 segundos de vantagem sobre Manuel Correia (Skoda Fabia S2000), que aproveita a tracção integral, para ditar lei na Categoria 2. Tiago Reis (Ford Fiesta) é o melhor na Categoria 3, com mais 1,3 segundos do que Correia e também ele mantém um ritmo cauteloso.


José Correia (Seat Leon) rodou bem e embora este carro seja uma estreia entre nós, Correia não é um completo estreante com o carro, que usou pela primeira vez em St. Jean du Gard, há três semanas. Estreias absolutas São os dois Porsches de Edgar Reis e de Joaquim Teixeira, assim como o Seat Leon de Francisco Marrão e o Alfa-Romeo GTA de Martine Pereira, pelo que é de esperar que os tempos ainda possam baixar substancialmente.


Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO VI) rodou no quinto tempo, à frente de José Pedro Gomes, que era previsto alinhar com o Ford Focus WRC, mas um problema de última hora na preparação do carro, fez com que ele tivesse que alinhar com o habitual Ford Escort MKII e esteja na frente dos clássicos.


2ª Subida de Treinos


Rui Ramalho (Juno SSE) optou por não alinhar na subida inicial, mas desta vez, sentou-se ao volante e partiu para fazer o melhor tempo: 1m 31,843s, já com o piso mais seco.


Paulo ramalho (Juno CN 09) rodou em mais 4,8 segundos e termina com a melhor marca da subida. Tiago Reis (Ford Fiesta) roda próximo a oito décimas e Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO VI) faz a quarta melhor marca, à frente de Manuel Correia (Skoda Fábia S2000). José Pedro Gomes mantém-se na frente dos Clássicos da Categoria 4, com a sexta melhor marca da sessão.




Primeira subida de treinos Rampa da Penha

Comunicado Câmara Municipal Reguengos Monsraz

 


A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, através do seu Presidente, José Calixto, manifestou o seu pesar relativamente ao falecimento do piloto de QUAD Bruno Ferreira, que participava no 27º Rali TT Vinhos CARMIM. O acidente que vitimou este jovem piloto ocorreu, na manhã de hoje, durante o cumprimento do primeiro troço da prova.



O Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, referiu que: “estamos todos profundamente consternados com toda esta situação e o Município, enquanto entidade anfitriã desta prova mítica do campeonato nacional de TT, bem como a CARMIM, na qualidade de patrocinador oficial, apresentam as mais sentidas condolências à família e amigos deste jovem piloto. Contámos, desde o primeiro momento, com o apoio das autoridades competentes que tudo fizeram para apurar as circunstâncias exatas em que se deu o acidente. Neste sentido, agradecemos o elevado desempenho da GNR que destacou uma equipa técnica especializada em acidentes de viação. O acidente ocorreu numa reta com sinalização adequada e onde não existem obstáculos visíveis. A atuação do corpo de Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz foi imediata, o médico de prova também acorreu de imediato ao local e foram ainda acionados os meios aéreos”.




Comunicado Câmara Municipal Reguengos Monsraz

COMUNICADO FMP

 


A Federação de Motociclismo de Portugal tomou a decisão de anular o Rali TT Vinhos CARMIM na sequência do falecimento do piloto de QUAD Bruno Ferreira.



A FMP bem como toda a família do todo-o-terreno expressam as suas mais sentidas condolências aos familiares e amigos deste piloto.




COMUNICADO FMP

Hélder Oliveira foi 3º no prólogo do Rali TT Vinhos CARMIM

O piloto de Barcelos, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, foi o 3º mais rápido em ambas as passagens pelo sector selectivo prólogo de 5 km que compunha a primeira etapa da prova.



Hélder Oliveira foi 3º no prólogo do Rali TT Vinhos CARMIM

MIGUEL PRAIA ABRE ÉPOCA A LIDERAR

Miguel Praia começou hoje em Curitiba a época 2015 do Moto 1000GP. Num dia de muito trabalho o piloto da Center Moto atacou decidido o traçado brasileiro e depois de assinar o segundo melhor tempo na primeira sessão de treinos livres o trabalho de evolução da Honda CBR 1000R SP resultou da melhor forma para permitir ao piloto de Albufeira ser mesmo o mais rápido no final deste primeiro dia, sendo o único piloto a conseguir rodar no segundo vinte na pista que abre a quinta temporada do campeonato, a terceira de Miguel Praia no mesmo. Quase duas décimas de segundo face ao rival mais directo revelam a rapidez do conjunto com as cores da Center Moto, mas Praia revela que ainda existem pormenores a afinar para o dia de amanhã.


‘Hoje estamos satisfeitos com o trabalho feito porque sentimos uma grande evolução do chassis na passagem pelas zonas mais irregulares do circuito. Fui apenas 2 décimas mais lento que o meu melhor tempo de sempre nesta pista e isso é muito positivo porque o consegui fazer com um pneu que já tinha 22 voltas realizadas. Fui o único a entrar no segundo 20 no dia de hoje e isso mostra que o trabalho feito no Inverno pode dar frutos. O circuito tem duas secções que podem fazer a diferença mas ainda queremos trabalhar no controle de tracção que é totalmente novo e vamos nos concentrar nisso amanhã. Vamos tentar encontrar o melhor equilibrio mas estou muito contente com o que conseguimos hoje.’


No final de uma jornada de muito trabalho a liderança da folha de tempos foi um justo prémio para a equipa do Rio de Janeiro que amanhã vai continuar a trabalhar de forma a tornar ainda mais competitiva a CBR 1000R SP que voltam a utilizar nesta nova época do Moto 1000GP.


‘A equipa esteve incansável e quero agradecer a todos o trabalho que tiveram em duas sessões onde experimentámos muitas coisas e eles foram obrigados a muito esforço extra. É para eles também esta alegria no final dos treinos. Mas nada se ganha no primeiro dia, por isso vamos nos empenhar novamente amanhã para melhorar ainda mais a nossa moto.’


Amanhã Miguel Praia e a Center Moto Racing enfrentam a terceira sessão de treinos livres e a qualificação para a primeira prova do novo ano desportivo. O bom registo do dia de hoje será a base inicial para a jornada que culminará com a sessão cronometrada onde se define a primeira grelha de partida do ano.



MIGUEL PRAIA ABRE ÉPOCA A LIDERAR

Nuno Matos com arranque cauteloso no Rali TT Vinhos Carmim

Equipa parte para o derradeiro dia de prova na sétima posição


O Rali TT Vinhos Carmim ficou marcado pela cautela de Nuno Matos e Filipe Serra que, após os primeiros quilómetros do prólogo, decidiram poupar o Opel Mokka Proto para os rápidos e muito exigentes 300 quilómetros dos dois sectores selectivos que a organização da prova reservou para amanhã. A dupla alentejana terminou este primeiro confronto no sétimo lugar absoluto a 33,42s do líder João Ramos.


Os concorrentes começaram esta edição do Rali TT Vinhos Carmim com duas passagens pelo percurso bastante variado de cinco quilómetros que a organização definiu para o prólogo. Nuno Matos e Filipe Serra arrancaram para a competição com vontade de discutirem um lugar entre os primeiros, mas acabaram por sentir a necessidade de abrandar o ritmo e ter maiores cautelas logo a seguir à zona mais encadeada e lenta do traçado.


“Estamos satisfeitos com o início da prova mas não conseguimos tirar partido de todas as potencialidades do nosso carro. Ainda na primeira passagem pelo prólogo, a temperatura do motor subiu ligeiramente logo a seguir à zona mais lenta da pista e a partir daí optámos por chegar ao fim e poupar a mecânica. Na segunda passagem, adoptámos a mesma estratégia para não corrermos riscos. Sabemos que amanhã vai ser um dia rápido e duro e queremos aproveitar e divertir-nos num percurso tão bonito como costumamos ter nesta zona do país”, explicou Nuno Matos.


Amanhã realizam-se dois sectores selectivos com uma dupla passagem pela pista de 150 quilómetros definida pela organização. A competição começa às 8h45 com a partida do primeiro concorrente. O vencedor deverá ser conhecido depois das 15 horas.


Classificação após o prólogo do Rali TT Vinhos Carmim

1º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux 7m45,91s

2º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 10,16s

3º H. Oliveira/N. R. Silva Nissan Navara a 15,81s



6º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 33,42s



Nuno Matos com arranque cauteloso no Rali TT Vinhos Carmim

Photos WRX Montalegre IV

©2015 Nuno Dinis Photos


Nuno Dinis


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