Kajetanowicz tão só…
Mais de 7 minutos de vantagem, 17 em 18, de fio a pavio! Em resumo foi desta forma que Kajetan Kajetanowicz obteve uma folgadíssima vitória na prova de abertura do Campeonato da Europa de Ralis. Depois de um primeiro dia de prova muito rico em incidências, o piloto da Polónia demonstrou uma total superioridade nas estradas cobertas de neve em Freistadt na Áustria, deixando toda a concorrência a ano luz. De facto no que diz respeito à luta pela vitória – coisa que nunca existiu, foi um verdadeiro “bocejar de boca” com o piloto do Lotos Rally Team a terminar com sete minutos (?) de vantagem sobre o francês Robert Consani. O piloto da Delta Rally com o já “velhinho” Peugeot 207 S2000 obteve o seu melhor resultado de sempre no Europeu, numa prova particularmente fácil de errar face ao estado de piso extremamente enevado e escorregadio encontrado ao longa da prova. Autor de uma ponta final de grande nívelAlexey Lukyanuk ( Ford Fiesta R5) “subtraiu” o ultimo lugar do pódio a Jaromir Tarabus (Skoda Fabia S2000), completando um pódio integralmente ocupado com carros equipados com pneus Pirelli, que e face ao assistido ao longo da prova, pouco ou nada se deterioraram comparativamente as “borrachas” leia-se pregos, da rival Michelin…
Na Produção o austríaco Martin Fischerlehner manteve a 5.ª posição da geral do dia de ontem, vencendo categoricamente na categoria com um Mitsubishi Lancer Evo IX. No entanto, Vojtěch Štajf (8.º) em Subaru Impreza STI (inscrito no ERC2) levou para a Rep. Checa a totalidade dos pontos do campeonato
Na ERC 3 o polaco Slawomir Ogryzek em Peugeot 208 R2 foi o mais rápido em 13 dos 18 troços disputados, batendo o Citroën DS3 R3TSimone Tempestini em mais de 4 minutos. Renato Pita/ Hugo Magalhães(Peugeot 208 R2) terminaram na 4.ª posição da ERC 3, suplantando na ultima especial Szabolcs Várkonyi em Honda Civiz Type-R R3.
Nota negativa para as prestações de Stephane Lefebvre – obrigado a desistir quando era um distante quinto da geral, devido a excesso de penalização por atraso devido a um problema de alternador no seuCitroen DS3 R5, bem como de Craig Breen, que apesar de ter retomado a prova e ter substituído a caixa de velocidades e diferenciais do seuPeugeot 208 R5 obteve regularmente tempos longe dos três mais rápidos…
Classificação final:
1 Kajetanowicz K. / Baran Jarosław 02:50:52.6
Ford Fiesta R5
2 Consani Robert / Vilmot Maxime 00:07:07.4
Peugeot 207 S2000
3 Lukyanuk Alexey / Chervonenko Y. 00:08:28.1
Ford Fiesta R5
4 Tarabus J. / Trunkát Daniel 00:08:48.8
Škoda Fabia S2000
5 Fischerlehner M. / Unterweger T. 00:22:38.6
Mitsubishi Lancer Evo IX
6 Hirschi J. / Landais Vincent 00:27:26.9
Peugeot 208 T16
7 Tlusťák A. / Kučera L. 00:27:29.7
Škoda Fabia S2000
8 Štajf Vojtěch / Rajnoha F. 00:28:18.6
Subaru Impreza STI
9 Botka Dávid / Mihalik Péter 00:30:38.5
Mitsubishi Lancer Evo IX
10 Raoux J. / Escartefigue T. 00:35:00.5
Ford Fiesta R5
11 Ogryzek S. / Wróbel Jakub 00:35:02.9
Peugeot 208 R2
16 Pita Renato / Magalhães Hugo 00:53:42.7
Peugeot 208 R2
Photo source: (C) Arkadiusz Bar Photography
Kajetanowicz dizimou concorrência (por Carlos da Silva)
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