O norueguês Petter Solberg foi o grande vencedor da prova inaugural do novo campeonato do Mundo RX que se iniciou em solo nacional, mais exatamente em Montalegre.
Foi um fim-de-semana quente e repleto de emoções aquele a que se assistiu em Montalegre, numa prova brilhantemente organizada pelo Clube Automóvel de Vila Real em parceria com o municipio de Montalegre.
O piloto norueguês, ao volante de um Citroen DS3, disputou a final em Montalegre com os homens da Volkswagen, Topi Heikkinen e Anton Marklund, os jovens que representam a Ford, Andreas Bakkerud e Reinis Nitiss, e também com Koen Pauwels, ao volante de um Ford Focus ST. O ex-Campeão do Mundo de Ralis levou assim a melhor, ficando o pódio completo com Bakkerud e Nitiss, que colocaram os Ford no segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Se o norueguês teve muitos motivos para sorrir pois venceu as duas mangas de qualificação disputadas no domingo, venceu a prova de SuperCars e estabeleceu o novo record da pista no lado oposto está a armada Peugeot que não logrou atingir as finais e serem os grandes derrotados do fim-de-semana.
O russo Timur Timerzyanov tinha vencido as duas primeiras mangas de qualificação disputadas no sábado (beneficiando tambem do toque entre ele e o Petter Solberg) mas no domingo não conseguiu superiorizar-se e teve uma má escolha na Joker lap que o afastou assim da final.
Na categoria Super 1600 Sergej Zagumennov, russo que se apresentou num Skoda Fabia, foi o vencedor, superiorizando-se a Nikita Misiulia e a Ulrik Linnemann. Torleif Lona foi o vencedor nos Touring Car, na única final que contou com um piloto português, José Fábrica, que levou o seu Peugeot 206 ao quinto posto final. O troféu destinado aos Ford Fiesta MK7, a RX Lites, assistiu a uma “batalha” entre irmãos, dois jovens suecos, onde Sebastien Eriksson foi mais forte que o seu irmão Kevin Eriksson.
Um destaque também para a sueca Ramona Karlsson que veio a Portugal tripular um Saab preparado por Per Eklund e que demonstrou sempre muito garra e rapidez.
Os pilotos portugueses tiveram uma excelente prestação na pista transmontana e deram uma boa réplica a pilotos com outras condições mas que levaram bem alto o nome de Portugal e que dignificaram o ralicross nacional.
Uma nota final para a excelente moldura humana que se deslocou a Montalegre sendo que grande percentagem do público eram do país vizinho. A organização deste evento esteve brilhante a todos os níveis sendo que o único reparo que temos a apontar foi a “pequena” sala de imprensa. Uma organização a seguir e onde nada foi deixado ao acaso e onde fomos presenteados (um muito bem haja) com um fantástico e delicioso manjar no dia de domingo a todo o staff, incluindo bombeiros,comissários,jornalistas e fotografos.
Petter Solberg vence em Montalegre
Sem comentários:
Enviar um comentário