Sensações eléctricas
PEUGEOT EX1 BATE 6 RECORDES DE ACELERAÇÃO NO CIRCUITO MÍTICO DE LINAS-MONTLHÉRY
100% eléctrico
O novo concept-car da Peugeot é um roadster de dois lugares, de aspecto fora do normal, com um estilo futurista e uma arquitectura original, concebido para oferecer sensações de condução intensas e celebrar os 200 anos da Marca.
100% real
O EX1 bate vários recordes mundiais de aceleração para um veículo terrestre eléctrico: 1/8 milha – 8,89 seg. / 50.61 m/h * 1/4 milha – 14,40 seg. / 62.4 m/h * 500 m – 16,81 seg. / 107 km/h * 1/2 milha – 23,85 seg. / 75.46 m/h * 1000 m – 28,16 seg. / 127.8 km/h * 1 milha – 41,09 seg. / 87.6 m/h *
(Todos os recordes com arranque parado e estabelecidos, ao volante do EX1, por Nicolas Vanier, célebre explorador e cineasta francês.
* Sob reserva de homologação FIA
As suas performances resultam de uma aerodinâmica de ponta, de uma estrutura ultra leve, dos seus dois motores eléctricos, que lhe conferem uma potência máxima acumulada de 250 kW (340 CV), e da motricidade das quatro rodas.
Numa fase em que está eminente o lançamento do iOn, a Peugeot demonstra que electricidade rima com realidade.
200 anos de aventura
A enorme capacidade inventiva que anima permanentemente os gabinetes de estudos da Marca do Leão permite um desenvolvimento incessante de ideias. As mais ousadas, as mais interessantes ou as mais exaltantes são muitas vezes associadas, para incarnarem um dream car extremo. Foi assim que a intenção de criar uma máquina explosiva para celebrar os 200 anos da Peugeot se ligou rapidamente a uma outra ambição: a de trazer para primeiro plano a amplitude do campo emocional oferecido pela electricidade. Para atingir este objectivo, engenheiros e estilistas mergulharam na história da Marca para elegerem as soluções técnicas mais radicais que lhes servissem de base à realização de um bólide futurista, inteiramente dedicado às sensações do seu piloto, mas mantendo sempre uma grande responsabilidade face ao ambiente: a arquitectura original lembra a de concept cars carismáticos (Asphalte, 20Cup), tendo sido mobilizadas todas as competências históricas relacionadas com a motorização eléctrica. No momento em que o veículo eléctrico se torna 100% real na Peugeot, com a comercialização eminente do iOn, o EX1 projecta-nos numa nova dimensão, atingindo o pleno de emoções.
Um estilo eficaz
O estilo desestruturado deste roadster de dois lugares parece abraçar a sua mecânica, à imagem de uma espécie de “exo-esqueleto”, como se o objectivo tivesse sido pôr em evidência o espírito de redução de peso que guiou a realização do veículo. A carroçaria ilustra os novos códigos de estilo da Peugeot, já visíveis no concept car SR1 do início deste ano, com a sua grelha flutuante e as suas linhas atléticas. Elementos em alumínio polido estruturam o contorno das portas, numa referência ao RCZ e ao BB1.
Arquitectura, estrutura e ligações ao solo… ao serviço de uma eficácia máxima
Longe de ser um roadster “clássico”, o concept EX1 apoia-se numa arquitectura cuja forma pode evocar uma “gota de água”, já que a sua zona traseira se comprime em torno das duas rodas muito próximas. Resultante da experiência do concept car Asphalte de 1996 e dos dois 20Cup de 2005, a arquitectura do concept EX1 permite reduzir a dimensão da célula-habitáculo de modo a conseguir uma centragem óptima das massas, sem qualquer peso dos vãos. As ligações ao solo utilizam soluções técnicas que asseguram um comportamento em estrada de nível muito elevado. O trem dianteiro é composto por triângulos duplos de pivot desalinhado. O trem traseiro é constituído por um braço único ligado a um conjunto mola-amortecedor implantado em posição central e deitado, sendo dotado de um elemento basculante que assegura uma variação da flexibilidade. A estrutura monocoque é realizada em carbono / ninho de abelha para optimizar o peso e a rigidez, integrando todas as fixações dos elementos técnicos. Finalmente, as proporções da viatura (90 cm de altura, 1,77 m de largura) contribuem para a eficácia do conjunto, para o abaixamento do centro de gravidade e para a excelência da aerodinâmica.
Motorizações: os conhecimentos da PEUGEOT no domínio da electricidade
A motorização eléctrica é fonte de novas experiências de condução, pelas suas capacidades de aceleração, mas também pelo silêncio de funcionamento e pela simplicidade de condução (ausência de caixa de velocidades).
No concept EX1, é implantado um motor eléctrico em cada eixo, com uma potência de cume de 125 kW cada (acumulado de 250 kW / 340 cv) e um binário máximo constante e imediatamente disponível de 240 Nm à frente e atrás. Esta arquitectura mecânica permite, não apenas optimizar a repartição de massas, mas também a motricidade das quatro rodas. Trata-se de uma evocação dos benefícios da implantação da tecnologia HYbrid4, que será apresentada em série, a partir de 2011, no 3008 com um motor térmico HDi FAP à frente e um motor eléctrico na traseira.
Um habitáculo futurista e sofisticado
O condutor e o passageiro descem para o habitáculo através de uma porta com abertura invertida, ligada ao banco correspondente. Esta cinemática inédita mergulha de imediato os passageiros num ambiente futurista e sofisticado, à imagem da instrumentação de bordo (conjuntos de ecrãs para cada ocupante que indicam, nomeadamente, as performances instantâneas do veículo) ou dos materiais utilizados (metais “quentes”, couros…). O piloto, sentado perto do chão numa posição de condução que aumenta as sensações (pernas esticadas), conduz o veículo com duas pegas, para uma experiência que evoca o mundo da aviação ou… os jogos vídeo. Para além dos cintos de segurança do tipo competição, os passageiros são protegidos pela altura da célula de carbono, que surge suficientemente acima das suas cabeças para constituir um arco de segurança. Do mesmo modo, o quebra-vento, perfeitamente integrado no estilo, permite conduzir no dia-a-dia sem capacete. Nos circuitos, onde a sua utilização é obrigatória, a marca Ruby associou-se ao Estilo Peugeot para desenhar dois capacetes específicos.
Um dream car eléctrico concebido para bater recordes
O concept car EX1 beneficia de características que lhe permitem ser suficientemente performante para, não apenas se afastar dos centros urbanos, domínio predilecto dos veículos eléctricos, mas também para enfrentar os recordes de aceleração. Leveza, equilíbrio de massas, aerodinâmica, binário e potência dos dois motores eléctricos, bateria de iões de lítio de forte poder energético, … são características que determinam uma máquina capaz de acelerações fulminantes, que ultrapassam 1G de força gravitacional. De facto, o concept EX1 bateu já os seguintes recordes internacionais (homologados pela Federação Internacional do Automóvel) para um veículo terrestre eléctrico. Esta série de recordes foi estabelecida, ao volante do EX1, por Nicolas Vanier, célebre explorador e cineasta francês. Até final do ano, a China, 1º mercado automóvel mundial, será o cenário para o EX1 enfrentar outros novos recordes mundiais. Para seguir atentamente…
Um concept car estudado ao detalhe… até à sua «box»
A reputação dos estilistas da Peugeot integra a preocupação com a perfeição e a exigência até aos mais pequenos detalhes da sua obra… e até a imaginar o “abrigo” que lhe serve como guarda-jóias. A “box” do concept car foi pensada para ser uma verdadeira estação regeneradora autónoma, desprovida de qualquer constrangimento de ligação a uma rede. Com efeito, o seu tecto inclui células foto voltaicas que armazenam a energia do dia numa bateria tampão. Do sistema faz também parte um carregador adaptado a todas as tensões de energias renováveis (eólica, hidráulica).
NUNO DINIS
Sem comentários:
Enviar um comentário