Lareppe: primeiro a
bisar o triunfo
Jose
Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE de 1978) venceram a sétima edição do
Rally de Portugal Histórico, depois de uma clara manifestação de superioridade
face às restantes 78 equipas que participaram na prova e que se foi
concretizando a partir da segunda etapa.
Lareppe,
que foi o primeiro piloto a bisar no palmarés da competição, ascendeu à
liderança na primeira chegada a Viseu e a partir daí nunca mais deixou de
imprimir uma regularidade impressionante, demonstrando uma vez mais tratar-se
de um maiores especialistas europeus neste tipo de competição.
Para
o piloto belga, «este é claramente o
melhor rali de regularidade da Europa. Ganhei duas vezes Monte Carlo, mas em
nada se compara com Portugal. Este ano comecei mal, no primeiro dia tive
problemas de motor que me atrasaram, mas consegui descobrir a causa e depois
foi sempre rolar. Cheguei ao primeiro lugar antes do que queria, pois preferia
tê-lo feito mais tarde. Depois, acabou por ser muito duro, pois fazer tantos
quilómetros com tanta concentração e com tanta navegação exige muito dos dois
elementos da equipa.»
Na
segunda posição terminou outro piloto belga, Daniel Reuter, aos comandos de um
Porsche 914/6 de 1970 que, depois de ter sido quarto na edição do ano passado,
conseguiu agora o seu melhor resultado de sempre entre nós. Reuter esteve
sempre atento a um deslize de Lareppe para poder aspirar à vitória, mas isso
não viria a suceder, pelo que o segundo lugar acabou por ser um justo prémio
para uma atuação quase isenta de erros.
A
fechar os lugares do pódio ficou o espanhol Jose Otegui, em Audi quattro de
1981, que beneficiou dos problemas que afetaram na última fase da prova o seu
compatriota Marcos Adan (Porsche 911 T de 1969) e o belga Johnny Delhez (Ford
Escort de 1976).
João
Mexia Leitão (Porsche 911 de 1973) acabou por ser o melhor piloto nacional numa
edição que voltou a ser dominada pelos estrangeiros, terminando na ?? posição
da geral, mas é caso para dizer que, com um pouco mais de sorte, os nossos
representantes poderiam ter ocupado posições bem mais cimeiras, como aconteceu
com o próprio Leitão e Cipriano Antunes (Audi quattro de 1981).
Classificação
final:
1º Lareppe/Lambert (Opel Kadett GTE), 475,9 pontos;
2º Reuter/Vandervorst
(Porsche 914/6), a 174,9 pt;
3º Otegui/Otegui (Audi quattro), a 328,9 pt;
4º
Leitão/Machado (Porsche 911), a 353,9 pt;
5º Adan/Osorio (Porsche 911), a 380,4
pt;
6º Fuchey/Cancel (Porsche 911), a 558,6 pt;
7º Antunes/Caldeira (Audi
quattro), a 770,4 pt;
8º Cosin/Huarte (Alfa Romeo 2000 GTV), a 804,9 pt;
9º
Martin/Reketa (Mercedes Benz 450 SLC), a 924,4 pt;
10º Borges/Serôdio (BMW 635
CSI), a 1013,9 pt.
Classificaram-se mais 40 equipas.
ANTONIO DINIS
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