LUTAR PELA VITÓRIA
O Baião Rally Team terá no próximo fim de semana o 2º desafio da temporada, o
Rali Targa Vieira do Minho. Integrando a caravana da Taça de Portugal de Ralis,
Vítor Pascoal e Luís Ramalho partem com a ambição de lutar pela vitória ao
volante do Mitsubishi Lancer EVO VIII.
Segundo Pascoal, "como habitualmente partimos com a ambição de lutar pela
vitória. Não vamos para esta prova com qualquer tipo de pressão, mas pretendemos
encará-la com a concentração máxima e bastante determinados em dar o nosso
melhor. Preparamos tudo com detalhe pelo que, por nós, o rali pode começar de
imediato!"
A primeira prova da Taça de Portugal de Ralis marca também uma nova fase da
equipa, com a saída da Politejo de sponsor e consequente entrada da JCM Moreira
– Artigos Sanitários. Sobre este tema, Pascoal refere "não posso deixar de fazer
um agradecimento muito especial à Politejo que, nos últimos anos, tem sido
invariavelmente um dos sponsors principais da equipa. A actual conjuntura
económica implicou a sua saída, decisão que respeito, mas nunca deixará de ser
uma marca a quem devo parte da minha carreira." A ocupar o lugar da Politejo
estará a JCM Moreira, empresa a quem Pascoal dá "as boas vindas, com a garantia
de que daremos o nosso melhor para que a JCM Moreira retire os dividendos que
pretende desta aposta. A minha relação com os sponsors é habitualmente
duradoura, pelo que espero que seja o início de uma relação de longos anos."
DANIEL RIBEIRO
DANIEL RIBEIRO ESTREIA-SE NO CORSA
Depois da estreia no Rallye Vidreiro com Paulo Moreira, a MR Team prossegue a
evolução do Opel Corsa OPC já neste próximo fim-de-semana com o Rallye do Targa
– Vieira do Minho, onde a dupla Daniel Ribeiro/Jorge Carvalho estará a disputar
a Taça de Portugal de Ralis.
O piloto de Fafe já teve um pequeno teste com o carro nos pisos de asfalto,
onde o balanço é extremamente positivo. Como nos refere o mesmo “este primeiro
contato foi muito produtivo. Consegui rodar em piso seco e húmido e deu para
fazer umas grandes melhorias no carro em termos de setup. O carro já teve mais
alguns melhoramentos desde o Rallye Vidreiro, mas para este Rallye vai ainda com
a maioria das especificações como Gr. N.”
Apesar disso a equipa está bastante otimista e conta em fazer uma boa prova
na prova do Targa Club. “Apesar de ainda irmos um pouco limitados, estamos
confiantes com o carro. Para esta primeira prova o essencial será somar o máximo
de pontos para o campeonato, apostando numa prova regular para ter a melhor
aprendizagem do carro. Ao longo da época consoante a evolução do carro e da
nossa adaptação com o mesmo, estamos confiantes que iremos ser bastantes
competitivos, pois o Corsa OPC tem bastante potencial, más não nos podemos
esquecer que é um carro totalmente novo, onde não há muitas referências, e onde
todo o trabalho está a ser feito pela nossa equipa, sendo que há ainda muito a
fazer nas próximas provas”, concluiu Daniel Ribeiro.
Daniel Ribeiro, como já referido, terá o experiente navegador Jorge Carvalho
que assim além da presença no Open de Ralis, estará a disputar também a Taça de
Portugal de Ralis.
A MR Team conta neste projeto com o apoio da Caetano Technik, BCA Portugal,
ENI, Sópneus, Biodouro, Credibom, Leatronic, Irmscher, Tintauto, NSA Portugal,
Grafite Serviços publicitários, Bompiso, Intermarché Fafe, Grupo Andromeda, DM
higiene industrial, Moveis Carlos Alfredo, Wewood, Bompiso, Padaria Verinha e
Hankook.
NUNO POMBO
POMBO VOA DO OPEN PARA A TAÇA
Com três provas para esquecer no Campeonato Open de Ralis, a dupla Nuno Pombo /
Guilherme Pereira pensa agora na Taça de Portugal de Ralis, estando confirmada a
presença do Fiat 500 Abarth no Rali Targa Vieira do Minho.
Nuno Pombo fala do azar que tem marcado o início de época, "que ficou ainda
mais complicado após o Rali Vidreiro, no qual nem me apresentei à partida,
devido a uma gripe nos dias antecedentes à prova."
Contudo, o piloto de Lisboa não baixa os braços. "Com poucas possibilidades
de fazer um bom resultado final no Open, decidimos apostar na Taça de Portugal,
e vamos disputar o Rali Targa Vieira do Minho, esperando quebrar a série de
azares que nos tem acompanhado. Quanto ao futuro, tudo dependerá deste rali",
afirmou Nuno Pombo, piloto apoiado por CódigoSegur, Lapp Kabel, Medexpansion,
Ficacém, Policabos, Empire - Internacional Training Academy, IVV Automação e
Imotricana.
IVO NOGUEIRA
SÓ PENSAMOS EM VENCER
Após a participação em duas provas de cariz internacional – o SATA Rali Açores e
o Vodafone Rali de Portugal – Ivo Nogueira tem agora pela frente o primeiro
evento do ano em pisos de asfalto, um rali que já é do conhecimento do jovem
piloto maiato. Esta será a ronda que marca o início do Campeonato de Portugal de
2 Litros/2 Rodas Motrizes, o principal objectivo desta época. Será também a
oportunidade de capitalizar a experiência e o ritmo adquiridos nas duas
primeiras provas de 2012.
A ronda do Targa é uma prova que Ivo Nogueira já conhece e gosta, o que pode
facilitar na procura do melhor acerto do Citroën DS3 R3T, para desde o início
entrar na luta pelas vitórias nas duas rodas motrizes. "Esse é o nosso
objectivo. Aliás, nem temos outro. Só pensamos em vencer. Queremos ser campeões
do CPR2 e, para isso, nada melhor do que entrar com o pé direito. Fizemos alguns
quilómetros em asfalto, pois este é um piso onde não corro desde o Rali do
Algarve, e penso que está tudo preparado para fazermos um bom rali", disse.
Embora este seja o primeiro rali em asfalto e o primeiro do CPR2, a prova
minhota é a terceira do piloto maiato em 2012, o que naturalmente ajuda em
termos de ritmo. "É lógico que sim. Embora os ralis dos Açores e de Portugal se
tenham corrido em terra, naturalmente que ajudam a ter ritmo. Quanto à prova do
Targa, é um rali de que gosto e para o qual dispomos de uma arma forte para
vencer entre as duas rodas motrizes. O que vier em termos de geral será lucro",
finaliza Ivo Nogueira.
RUBEN MOURA
RUBEN MOURA ENTRA NA TAÇA DE PORTUGAL
O piloto gondomarense Ruben Moura estará novamente presente na primeira prova
pontuável para a Taça de Portugal de Ralis 2012, o Rali Targa – Vieira do Minho,
aos comandos do seu Citroën Saxo CUP.
Após a presente pontual em algumas provas deste campeonato no ano passado que
serviram acima de tudo para a aprendizagem do carro, o piloto trabalha agora
este ano para a sua evolução a nível competitivo: "O carro sofreu algumas
alterações e evoluções especialmente nos acertos de suspensões e chassis,
alterações essas fruto da aprendizagem feita nas provas realizadas no ano
passado e também do teste que nos foi possível fazer já este ano. Sentem-se já
diferenças consideráveis no comportamento do carro e que nos dão mais confiança
no comportamento e competitividade..."
Após o apuro realizado em FAFE no início deste ano e da participação no Rali
Coração de Ouro (Lomba) em que esteve em plano razoável (chegando a rodar no TOP
4), o piloto pretende agora neste primeiro Rallye "a doer" para o campeonato,
que disputa este ano, aferir "onde se situa face à concorrência" e continuar a
desenvolver, quer o carro quer o próprio estilo de condução, com vista a
demonstrar mais rapidez nesta segunda época de Taça: "Normalmente, quando
entramos numa prova, pensamos apenas em divertir-nos, mas o que é certo, é que
quando se ouve o motor tudo isso desaparece e queremos é andar o mais depressa
que soubermos e conseguirmos para ganhar no cronometro. Neste segundo ano a
pressão aumenta sempre mais um pouco, especialmente porque queremos provar a nós
próprios se podemos ir mais longe ou não ... se podemos travar mais tarde, se
podemos fazer esta ou aquela curva ainda mais depressa, ... é normal, num
processo que envolve aprendizagem a cada prova, pois os recursos para testar são
escassos".
Para o Rallye Targa Vieira do Minho o piloto gondomarense será de novo
acompanhado pelo experiente navegador Filipe Carvalho, uma dupla que tem a sua
base "num bom entendimento, desde o Rallye de Mortágua do ano passado, pelo que
a aposta mantém-se para esta segunda época da Taça".
Para terminar o piloto agradece mais uma vez aos seus
patrocinadores/parceiros, ALTAMONTRA - COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, GONDOONDA, MHM
GRÁFICA, ALMEIDACAR, SNG Garantias Automóvel, ao pessoal da AUTO PNEUS CERQUEIRA
e um agradecimento especial à estrutura PB RACING que terá a seu cargo a
assistência do Saxo em 2012 e claro à família por todo o apoio.
JOSÉ CASTRO
JOSÉ CASTRO PRESENTE NA TAÇA DE PORTUGAL
A dupla José Castro/ Rui Loures vão estar presentes este ano no Rali Targa
Vieira do Minho, inseridos na Taça de Portugal.
Esta dupla estará aos commandos de um Subaru Impreza agora com novas
evoluções, sobretudo a nível da electrónica.
Para o piloto de Vieira esta segunda presença reveste-se de grande
importância, já que no ano transato venceu esta categoria na mesma prova, e
pretende igualmente estar presente nas restantes provas que fazem parte desta
competição.
Para já o piloto Vieirense quer "chegar ao fim e adaptar-se melhor às novas
evoluções da viatura e também ao novo navegador".
Antes da prova, para além dos reconhecimentos, esta dupla tem previsto uma
sessão de testes.
PEDRO MATIAS
PEDRO MATIAS NO CPR2
Depois de uma experiência no Open de Ralis Pedro Matias vai este ano apostar no
CPR2.
"Este ano vou fazer o CPR2, tomei a decisão de participar neste
campeonato para poder continuar a minha evolução como piloto e por acreditar
também que o retorno que este campeonato pode dar os meus patrocinadores em
relação ao Open ou à Taça de Portugal é maior", afirma o piloto.
O nome da equipa é Team Abarth Petronas e este ano conta com apoio
da Abarth, Petronas, Fiat Crédito, Ficacém, Berner, NSA Gras Savoye,
Ocyan, Ourique Rent-a-Car e Jornal do Golfe.
A primeira prova em que a equipa estará presente é o Rali Targa - Vieira
do Minho, sendo que o navegador de Pedro Matias continuará a ser Sérgio
Rocha, que "por certo será uma mais valia grande para a equipa trazendo a sua
experiência para dentro do Abarth".
A assistência da viatura e toda a logística da equipa continuará a ser
feita pela Integra Support.
MIGUEL BARROSO
SETAS APONTADAS PARA A TAÇA
A temporada de 2012 começou para Miguel Barroso no Open de Ralis, mas agora irá
prosseguir na Taça de Portugal.Miguel Barosso vai apostar no Seat Leon,
nomeadamente para as provas de asfalto, mas no Rali Serras de Fafe irá regressar
ao seu VW Golf G60.
"O Open não correu muito bem e como já tinhamos previsto evoluir para a Taça
de Portugal, que nos parece bem interessante e competitiva, decide apostar nesta
competição", refere Miguel Barroso, que vai contar com Isac Pedroso a seu lado
como navegador.
A evolução do projeto ao longo da temporada dependerá muito dos resultados
obtidos nas primeiras provas. "Sabemos que temos de terminar as provas para
pontuar. Vamos ver como correm as coisas neste início da Taça de Portugal para
depois decidir o que fazer", comentou Miguel Barroso que estará já presente no
Rali Targa Serra da Freita.
NUNO DINIS
FONTE: www.ralisonline.net