IRC SERIES E CPR-RALLYE SATA AÇORES 2012



MIKKELSEN LEVA VANTAGEM



O segundo dia do Sata Rali dos Açores resumiu-se, desportivamente em termos de luta pela vitória, ao despique entre Mikkelsen e Hanninen.
Aquele que poderia ter sido o momento de viragem do rali, com Hanninen a atacar muito forte na primeira passagem pelas Sete Cidades, veio a tornar-se, provavelmente, no momento do rali. De facto, Haninen teve uma saída de estrada (a um quilómetro do fim), que teve poucas consequências para o Skoda (apenas afectado na secção traseira), mas muitas no cronómetro, com o finlandês a perder 10 segundos para Mikkelsen só nesse troço, quando eventualmente lhe iria ganhar tempo.
A partir daí, já deu a entender que Mikkelsen e Hanninen fizeram um pacto de não "agressão" - até pelo agravamento do estado dos troços com muita lama e água - tanto mais que o ritmo competitivo se manteve, mas sempre com vantagem para o Norueguês, que já leva seis vitórias em troços contra apenas duas do seu adversário.
Outro grande facto do dia, foi o aparatoso despiste de Bruno Magalhães, que deixou o português fora de prova, depois de não conseguir chegar-se a Bouffier na luta pelo 3º lugar.
O francês em um ano evoluiu muito a sua condução na terra, e foi sempre forçando o andamento, mesmo quando se viu isolado no 3º lugar, até porque Bouffier pretendeu sempre comparar os seus tempos face aos pilotos da Skoda.
Numa luta germânica, Wiegand e Gassner estiveram empenhadíssimos na discussão do 4º lugar, com ambos a não baixarem os braços, embora Gassner tenha levado a melhor devido à sua maior experiência na condução sob condições de terreno tão adversas, subindo de 7º para 4º da geral.
Ricardo Moura lutou durante o dia apenas contra si próprio. Não cometer erros passou a ser a aposta, tanto mais que passou a liderar entre os pilotos do CPR assim que Bruno Magalhães abandonou.
NO CPR destaque para o segundo lugar de Miguel Barbosa, a cumprir perfeitamente os seus objectivos na estreia no Sata Açores, assim como Ivo Nogueira, terceiro do CPR que está até a ser demasiado cauteloso para lograr obter o pódio neste prova.
Nas duas rodas motrizes, Paulo Maciel continua a voar no Citroen Saxo. O piloto mostra que não é só o conhecimento do terreno a fazer a diferença, mas também o seu virtuosismo ao volante de um carro francamente desatualizado.
LÍDERES DO RALI:Andreas Mikkelsen (1ª à 9ª Pec)
VENCEDORES DE TROÇOS:Andreas Mikkelsen (6); Juho Hanninen (2)



CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Andreas Mikkelsen – Skoda Fabia S2000 1h05m34,0s
2º Juho Hanninen – Skoda Fabia S2000 a 16,2s
3º Bryan Bouffier – Peugeot 207 S2000 a 1m17,8s
4º Hermann Gassner Jr – Skoda Fabia S2000 a 3m26,3s
5º Sepp Wiegand – Skoda Fabia S2000 a 3m36,2s
6º Ricardo Moura – Mitsubishi Lancer Evo IX a 4m55,8s
7º Oleksander Salyuk – Ford Fiesta S2000 a 6m43,9s
8º Sérgio Silva – Subaru Impreza WRX a 8m33,2s



NUNO DINIS
FONTE: www.ralisonline.net

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