CLUBE ESCAPE LIVRE



Gala festiva, Gala solidária




Cerca de duas centenas de pessoas participaram na 13ª Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos, que decorreu no Hotel Vanguarda, na noite da última sexta-feira. Trinta e sete pilotos da Guarda foram homenageados pelo Clube Escape Livre, através da entrega dos Troféus SPAL e dos diplomas, pelos membros da Comissão de Honra, entidades oficiais e convidados vindos especialmente para esta Gala, de diversos pontos do País.
Seguindo a tradição, três distinções especiais foram atribuídas. O troféu Piloto do Ano foi entregue pelo Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, a Nuno Rodrigues da Silva, por votação entre todos os presentes na Gala. O Navegador da Guarda alcançou em 2010 o seu primeiro título absoluto no Campeonato Nacional de Ralis.
O Troféu Prestígio, sempre entregue a uma entidade ou personalidade que tem levado mais longe o nome da Guarda, foi este ano atribuído ao empresário António José Saraiva, que o recebeu das mãos do vereador do desporto e representante do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Santos, pelo seu apoio às iniciativas do Clube, nomeadamente à gala de homenagem aos pilotos, tendo sido um dos seus impulsionadores.
O Troféu Manuel Gião, o mais alto galardão atribuído pelo Clube Escape Livre, foi entregue pelo filho do grande piloto, também ele de nome Manuel Gião, à ARC Sport, equipa de Aguiar da Beira. Uma justa homenagem a quem sempre esteve disponível não só em promover e divulgar a região da Guarda, mas também em investir na sua equipa e investir como empresa. Augusto Ramiro, Pedro Patrocínio e Ramiro Augusto receberam o prémio.
Este ano, o Clube Escape Livre decidiu atribuir ainda uma Menção Honrosa Escape Livre 2010 a quatro pilotos que se distinguiram pelo seu passado no automobilismo ou pelos recentes resultados alcançados que honram as cores nacionais.
Foram eles Ricardo Leal dos Santos, 7º classificado na edição do Dakar 2011, Miguel Ramalho, navegador bicampeão do mundo de Ralis na categoria de Produção, Adruzilo Lopes, campeão nacional de Ralis 2L/2RM e Joaquim Santos, um dos pilotos mais vitoriosos em ralis nacionais.
Um especial Troféu de Honra foi também atribuído a Francisco Carvalho, de forma a assinalar e distinguir os 25 anos de carreira do piloto da Guarda com melhor palmarés, prémio entregue por Luís Pinto de Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A festa contou ainda com um momento de solidariedade: Entre todos os presentes foi reunido o montante de 666,60€ que foi entregue à Casa da Sagrada Família, da Guarda, sorteada pela direcção do Clube entre as instituições propostas pelas juntas de freguesia da Sé e de S. Vicente.
A 13ª Gala SPAL marcou o início da aventura do Clube Escape Livre no Facebook. Esta página foi criada e será gerida pela LusoRedes, uma divisão da LusoSaber, empresa que detém também o portal de informação LusoMotores, um órgão de Comunicação Social parceiro do Clube desde há alguns anos.
Para Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre “Foi uma grande noite dos automóveis, com nomes marcantes do desporto a estarem na Guarda para apoiar e incentivar os nossos pilotos. Por eles, nesta noite em particular, e por esta região, nos restantes dias do ano, continuamos a trabalhar, fazendo do Escape Livre um clube com um património cultural, turístico e editorial como não há na região, só possível graças a uma equipa extraordinária que tenho a honra de liderar”.
Já para o Governador Civil da Guarda, António Santinho Pacheco, “O Clube Escape Livre, mercê de um trabalho louvável, de muitos anos, é hoje uma associação ímpar no panorama do mundo automóvel em Portugal e um autêntico ícone da divulgação e promoção da Guarda e do nosso distrito”.
Por seu lado, Joaquim Valente, presidente da câmara municipal da Guarda, que não pode estar presente, enviou uma mensagem onde salienta o trabalho de um quarto de século deste clube. Para o autarca, “O Clube Escape Livre tem tido, ao longo dos seus 25 anos de actividade, um papel predominante na promoção da Guarda e da sua região, sendo hoje um dos seus principais embaixadores. Tem tido uma actividade intensa, desenvolvendo múltiplas actividades que têm trazido a esta região muitos visitantes”.










NUNO DINIS

Sem comentários:

Enviar um comentário