COMUNICADO FPAK
Sistema HANS no Campeonato OPEN de Ralis 2011
A FPAK publicou no passado mês de Outubro um comunicado sobre a data de implementação do uso obrigatório do sistema HANS que irá "afectar" directamente a sua entrada em vigor no Campeonato "OPEN" de Ralis 2011.
Asssim, a utilização deste sistema -no OPEN- passará a ter efeito obrigatório só em 2012.
Aqui fica a transcrição do Comunicado 059/2010 FPAK:
UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS DISPOSITIVOS DE RETENÇÃO DA CABEÇA (“HANS”)
Através do Comunicado 064/2009 de 27 de Outubro de 2009, a FPAK deu a conhecer publicamente as regras a vigorarem em 2010, no que se refere à utilização do dispositivo de retenção de cabeça.
Na sua reunião plenária de 25 de Outubro de 2010, a Direcção da FPAK decidiu em relação a 2011:
1) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonatos e Taças de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos);
2) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis;
3) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em circuito (Campeonato de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente recomendada;
4) Manter a obrigatoriedade da utilização por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);
5) Recomendar fortemente a utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de OffRoad (Autocross e Ralicross) e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2012 tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos;
6) Recomendar fortemente a utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas do Campeonato Open de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2012, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.
Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:
Aplicação Pilotos Co-pilotos
Campeonato e Taça de Portugal de Circuitos (CPC) 01.01.2008 -
Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR) 01.01.2008 01.01.2008
Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) 01.01.2008 01.01.2008
Campeonato dos Açores de Ralis (CRA) &nbs p; 01.05.2009 01.05.2009
Campeonato da Madeira de Ralis (CRM) 01.06.2009 01.06.2009
Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPGT) 01.01.2010 -
Campeonato de Portugal de Sport Protótipos (CPSP) 01. 01.2010 -
Campeonato de Portugal de Montanha (CPM -Categoria 2) 01.01.2010 -
Campeonato Open de Ralis (COR) 01.01.2012 01.01.2012
Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR) 01.01.2012 01.01.2012
Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM) & nbsp; 01.01.2012 -
Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO) 01.01.2012 -
sendo ainda a sua utilização fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus nacionais ou regionais.
Comunicado 059/2010 – FPAK
NUNO DINIS
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