73 concorrentes inscritos em representação de 32 países
Depois de ter sido considerado internacionalmente a melhor prova do Mundial em termos da relação preço-qualidade para os espectadores, o Vodafone Rally de Portugal parece confirmar uma vez mais a sua grande aceitação por parte dos concorrentes, com novo elemento comprovativo da sua fórmula de sucesso: nada menos do que 73 equipas inscritas, representando 32 países dos cinco Continentes, o que diz bem da projecção internacional que a competição irá merecer.
Ainda em termos de inscritos, volta a salientar-se um acréscimo importante face aos números que têm marcado a presente edição do Mundial: na verdade, a primeira prova da época, na Suécia, teve 55 concorrentes à partida, número que baixou de forma evidente para o México, com um total de 30. Na Jordânia esse número ascendeu a 33 e na Turquia aumentou ligeiramente, com 40 equipas à largada. Para o Rali da Nova Zelândia estão inscritos 56 concorrentes.
Recorde-se que, para a edição de 2010, o Vodafone Rally de Portugal será pontuável para nada menos do que sete campeonatos: WRC (Absoluto - Marcas e Pilotos), S-WRC (para viaturas S2000) e J-WRC (Junior), para além do Campeonato de Portugal de Ralis, Ford Fiesta Sporting International Trophy e da iniciativa Pirelli Star Driver.
A prova tem organização do Automóvel Club de Portugal, com os apoios da Vodafone Portugal, Turismo de Portugal, BP Ultimate, Hertz, Essilor, Sagres Zero, Brisa, Delta Cafés, Fonte Viva, Vila Sol Algarve, Instituto Geográfico do Exército e das Câmaras Municipais de Almodôvar, Faro, Loulé, Ourique, S. Brás de Alportel e Silves. A RTP, Antena 3, A Bola, Auto Foco, Diário de Notícias e Jornal de Notícias são os "media partners".
O Vodafone Rally de Portugal conta com 3 etapas e um percurso total de 1223,07 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 355,32 km, o que representa quase 30% do itinerário do rali.
JUHA KANKKUNEN NO REVIVAL
Mas este sucesso de inscritos acabou por ser também uma realidade no Rallye de Portugal Revival, que ultrapassou as previsões mais optimistas naquela que será a primeira edição de uma competição destinada a carros clássicos, com homologação anterior a 31 de Dezembro de 1981, exceptuando-se apenas os modelos de tracção às quatro rodas.
Na verdade, quase três dezenas de equipas inscritas é um número que traduz bem o êxito que esta iniciativa conheceu não só em termos de pilotos portugueses mas também nos inúmeros concorrentes estrangeiros que nos vão visitar.
Neste aspecto merece um destaque muito especial a presença do ex-campeão do Mundo de ralis, o finlandês Juha Kankkunen, vencedor do Rally de Portugal em 1992 e 1994, que fará equipa com Nicky Grist, também ele vencedor da prova em 1994 com Kankkunen, e depois em 1998 e 1999 com Colin McRae.
O piloto finlandês tripulará um Ford Escort RS MKII da equipa catalã ASM Motorsport.
NUNO DINIS
RICARDO PEREIRA
JOÃO BICA
JOSÉ NEVES
Sem comentários:
Enviar um comentário