MotoRace
Pilotos da equipa MotoRace sobem ao pódio em Fernão Joanes
Diogo Graça e Sérgio Pita levaram as motos Kawasaki ao topo da classificação
A equipa MotoRace Kawasaki arrecadou novos êxitos na penúltima jornada do Campeonato Nacional de Motocross, realizada no passado Domingo na localidade de Fernão Joanes, na Guarda. Diogo Graça e Sérgio Pita subiram ambos aos pódios finais das categorias MX1 e MX2, respetivamente, afirmando-se uma vez mais com um enorme talento jovem e promissor.
Diogo Graça (Kawasaki KX250F) alcançou o terceiro posto por entre a categoria de Juniores e fechou igualmente o pódio na geral da categoria MX2 depois de ter sido terceiro e segundo classificado nas duas mangas. Ainda na final Elite, o nortenho de apenas 14 anos de idade registou um meritório quarto lugar frente a motos de cilindrada superior e talentos de maior idade.
Quanto a Sérgio Pita (Kawasaki KX450F), esta foi mais uma prova de feição ao terminar o dia no degrau mais baixo do pódio final da categoria MX1, respeitante a motos de maior cilindrada. O piloto de Ponte Sor foi ainda sétimo classificado no segundo e último confronto do dia, na categoria MX Elite.
A disputar a categoria de Iniciados e ainda em estatuto de piloto infantil, Luís Outeiro (Kawasaki KX65) colocou uma vez mais em evidência as suas promissoras capacidades com uma condução exímia e capaz de levar ao rubro os milhares de espetadores presentes. Na classificação geral da prova, o “pequeno” Outeiro alcançou o nono melhor posto por entre os concorrentes Iniciados.
“Só podemos estar satisfeitos com os nossos pilotos. Demonstraram um grande espetáculo e talento em pista, evidenciado também na melhor performance das motos Kawasaki. Estamos cada vez mais certos de que esta foi uma grande aposta em parceria com o Grupo Multimoto e todos os nossos patrocinadores”, comentou Mário Carvalho, responsável pela equipa de Torres Novas.
O Campeonato Nacional de Motocross termina a 30 de Junho, em Águeda.
Clube Automovelo da Mariunha Grande
COMUNICADO CAMG
Para a organização do Rallye Vidreiro 2013, a cargo do Clube Automóvel da Marinha Grande, este só terminou na passada quinta-feira, 20 de Junho, quando foi afixada a classificação final corrigida.
Finalmente podemos dizer "missão cumprida", já que para este clube o sentido de justiça e seriedade, estão como sempre estiveram, no topo das preocupações em tudo o que fazemos.
Assim, na sequência da detecção duma falha electrónica na cronometragem do concorrente nº 8 na PE7, a direcção de prova persistiu na correcção da classificação da mesma, ainda que esse facto em nada alterasse a ordem classificativa final.
Contudo, porque surgiram algumas dúvidas com consequências na percepção dos factos, todos os concorrentes do CPR foram contactados e devidamente esclarecidos, de acordo aliás, com a regulamentação e prescrições gerais de ralis em vigor.
Acreditamos, deixando porém à apreciação geral, que este rali decorreu sem falhas de relevo a apontar à sua organização, até à sua última prova especial de classificação.
Depois de meses de intensa preparação, duma equipa que se vem esforçando por demonstrar competência na montagem duma prova que seja do agrado de concorrentes e do público, lamentamos a desproporção e incorrecção de vários comentários produzidos sobre este assunto, colocando em causa de forma inaceitável a postura e seriedade deste clube.
Pedro Carvalho
Pedro Carvalho destaca-se como melhor júnior em Fernão Joanes
Piloto da Yamaha P. G. Motos quer revalidar o título na categoria de Juniores
Pedro Carvalho disputou no passado Domingo em Fernão Joanes aquela que foi a penúltima jornada da temporada de 2013 do Campeonato Nacional de Motocross e somou mais uma vitória no palmarés da categoria de pilotos Juniores.
O Crossódromo das Lages, bem próximo da Guarda, preparou mais um empolgante espetáculo de Motocross nacional com a junção dos mais cotados pilotos portugueses em pista.
Para o jovem piloto da Ota este foi mais um desafio de destaque. Pedro Carvalho venceu a corrida de juniores e não fosse uma queda na segunda e última corrida do dia poderia ter saído do interior do país com mais um resultado máximo na categoria MX2.
“Entrei para esta penúltima prova determinado a vencer, pois só assim será possível chegar ao título. Da parte da manhã venci com grande à vontade a manga de qualificação e da parte da tarde, na primeira manga, arranquei em terceiro e à segunda volta já era primeiro, geri sempre a minha prova e ainda tive uma grande luta com o meu adversário. Na segunda manga arranquei em quarto, mas o meu principal adversário fez uma manobra bastante agressiva e deitou-me ao chão, ficando um bocado ressentido da perna. Depois ainda embati numa moto que estava na receção de um salto e que não estava devidamente sinalizada, fiquei bastante combalido e mesmo assim consegui recuperar até ao quinto posto geral, terceiro da classe. Agora é descansar e recuperar para estar em Águeda na melhor forma e em busca do título final”, comentou o piloto da Yamaha P. G. Motos.
Apesar das contas pelo título da categoria MX2 não se assumirem a favor de Carvalho, já que uma lesão o colocou em franca recuperação a meio da temporada, o piloto com as cores da O’Neal marca presença em Águeda já no próximo fim-de-semana determinado a vencer e a renovar a coroa de Juniores alcançada há um ano atrás.
Acompanhe Pedro Carvalho em www.facebook.com/ PedroCarvalhoFansPage
Clube Escape Livre
Cápsula já foi selada
Joaquim Valente, presidente da
Câmara Municipal da Guarda, Antonieta Garcia, historiadora, Santinho Pacheco,
último governador civil da Guarda, e Dulcineia Moura, coordenadora da
Territórios do Côa, foram algumas das personalidades que colocaram pessoalmente
o recetáculo com o seu testemunho dentro da Cápsula do Tempo Guarda 2050, e que
ficará guardado até 2050.
A cerimónia teve lugar no Centro
Comercial VIVACI e consistiu na colocação dos testemunhos das 40 personalidades
e dez testemunhos de grupo na cápsula, com respetiva selagem. Os recetáculos
estão agora devidamente acondicionados na cápsula realizada pelo Instituto
Politécnico da Guarda, com a garantia de resistência ao passar do tempo e de
poderem ser conhecidos a 1 de Julho de 2050.
A Cápsula do Tempo Guarda 2050
ficará ainda patente no VIVACI da Guarda até à próxima segunda-feira, dia 1,
altura em que realizará a sua viagem até às proximidades da torre de menagem da
cidade, iniciando-se um programa muito completo que inclui a conferência
“Presente e Futuro dos Media”, onde são oradores Francisco Pinto Balsemão,
Agustín Remesal e Carlos Correia. A conferência é aberta ao público e terá
lugar pelas 15h00 no Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, na Rua
Soeiro Viegas.
Batquipa KTM MX Surf Racing
Hugo Santos e KTM são Campeões Nacionais de Motocross Elite
Flaviense venceu em Fernão Joanes e garantiu antecipadamente o título
Hugo Santos regressou aos títulos no Motocross nacional depois da vitória na penúltima prova da temporada, realizada este Domingo em Fernão Joanes, na Guarda. O piloto da Batquipa KTM MX Surf Racing dominou uma vez mais os acontecimentos e fez história no motociclismo português ao dar o primeiro título máximo à KTM em competições portuguesas.
Em Fernão Joanes, o piloto da MX Oficina venceu sempre que entrou em pista e no final do dia ocupou o lugar mais alto do pódio das categorias MX1 e MX Elite, este último a conceder-lhe a uma jornada do final o estatuto de Campeão Nacional de Motocross.
“Tudo tem sido perfeito desde a minha aliança à Batquipa KTM MX Surf Racing e só posso estar grato pelas portas que me abriram. Somos uma equipa com muito valor e vontade e isso tem-se refletido ao longo da temporada. Este título é tudo aquilo que a equipa merece! Em Fernão Joanes voltei a estar muito tranquilo, venci com muita segurança e só posso estar satisfeito por regressar aos títulos no Motocross nacional e por dar à KTM aquilo que uma marca com tanto prestígio mundial nunca conquistou em Portugal. As motos são fantásticas! Deixo o meu agradecimento a todos os patrocinadores e a todos aqueles que acreditaram e me apoiaram ao longo das minhas conquistas, este título é de todos”, comentou o piloto de Chaves.
Em Águeda, já no próximo fim-de-semana, Hugo Santos tem ainda assegurado o objetivo de conquistar também a coroa máxima na categoria MX1.
Jovens recrutas da formação lisboeta também estiveram em destaque
Os pilotos mais novos da Batquipa KTM MX Surf Racing também assumiram evidência em Fernão Joanes. Os irmãos Gil, Gonçalo e Diogo, levaram a KTM SX 125 ao 14.º e 15.º posto, respetivamente, da categoria MX2 Juniores, mostrando boa evolução ao rápido traçado do interior.
Também com as cores da MX Oficina, o espanhol Pablo Sôto deu espetáculo e triunfou com a KTM SX 85 em ambas as mangas da categoria de Iniciados, enquanto o pequeno Sandro Lobo se estreou no Motocross nacional com um notável terceiro lugar por entre os concorrentes Infantis 50cc.
O “Nacional de Motocross” termina a 30 de Junho no circuito internacional de Águeda.
Equipa Lemos Old Garage Historic Racing Team
Equipa Lemos Old Garage Historic Racing Team esteve nas Festas de Nelas
Depois do bom desempenho de João Giestas / Gonçalo Fortuna, com o MG BGT no Rali Rainha Santa Histórico que decorreu nos dias 15 e 16 de Junho, a equipa esteve presente nas Festas do Município de Nelas.
Com o apoio da Civilização Activa e do portal de informação www.newsmotorsports.com, o MG BGT da equipa Lemos Old Garage Historic Racing Team, bem como o piloto João Giestas e o navegador Gonçalo Fortuna, estiveram presentes nas festas onde os milhares de visitantes puderam contactar e apreciar o magnifico MG que esteve em exposição entre os dias 21 e 24 de Junho na Praça do Município em Nelas.
Para a equipa o balanço destes dias em Nelas é muito positivo, pois aproveitou para pensar sobre o próximo desafio, o Rallye Historico Serra da Lousã, que vai decorrer no dia 20 de Julho.
A equipa do MG BGT de João Giestas / Gonçalo Fortuna conta com o patrocínio BMC Car, Dimensão do Pensamento, Kermit Sport, Irmãos J. Santos, Imperio Bonança Seguros (J. Pessoa), Liberty Seguros (Maria Vitória Pinto), MediaSpot Print Solutions, Qbeiras, Retro Racing & Co, Via Rápida Recauchutagem, colaboração do portal de informação News Motor Sports e apoio Civilização Activa.
Mário Patrão
Muito pó e falta de segurança limitaram Mário Patrão no Algarve
Piloto de Seia foi cauteloso e segurou a liderança no Campeonato
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno rumou ao Algarve com a edição da Baja Terras de Alcoutim, quarta prova da temporada, e viu Mário Patrão limitado no ataque à vitória causa-efeito do muito pó que colocou em risco a sua segurança e a dos seus adversários.
Este Domingo, o piloto senense iniciou a corrida na terceira posição e no final foi o detentor do segundo melhor tempo no traçado algarvio de 225 quilómetros. Apesar de querer atacar a vitória, o pó deixado no ar pelo adversário precedente e algumas falhas de marcação obrigaram Mário Patrão a optar por uma toada calma e segura no decorrer da jornada.
“Foi uma prova algo comprometedora, andei no pó do meu adversário desde o quilómetro 40 e com algumas falhas de marcação tudo se tornou mais difícil para pensar sequer em ultrapassar. Tive de gerir a minha corrida sem abusos e oportunidades de deitar tudo a perder, por isso o segundo lugar acabou por ser um resultado muito positivo. Quero agradecer uma vez mais a toda a equipa de assistência, patrocinadores e a todos os apoiantes pela força em todos os meus sucessos”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.
Atualmente, Mário Patrão lidera as tabelas classificativas nas categorias Absoluto e TT2 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mantendo-se como principal favorito à renovação dos títulos que assegura em número recorde.
A temporada de Todo-o-Terreno nacional pausa agora para um regresso apenas no mês de Setembro, onde se inicia em Idanha-a-Nova uma série de três jornadas que terminam a 2 de Novembro em Portalegre. Até lá, Mário Patrão regressa ao Campeonato Nacional de Enduro, com a próxima prova a acontecer já no próximo dia 30 de Junho na Régua.
Créditos Fotográficos: Digiphoto
ANTONIO DINIS
Clube Escape Livre
Turismo e
diversão por estrada!
No último sábado a segunda Volta Turística
Hyundai Inatel, promovida pelo Clube Escape Livre, percorreu as estradas do
distrito da Guarda num desafio de descoberta dos pormenores normalmente
desconhecidos. A caravana com os mais diversos tipos de viaturas e marcas
viajou por um território que ainda tem muito para mostrar. No final, os
participantes tiveram direito a prémios.
A competição amigável e divertida, através de uma carta de percurso com dezenas de perguntas para responder, o clima quente de um verão acabado de chegar e que deu as boas vindas aos participantes, as visitas guiadas com os melhores especialistas - entre eles Fernando Taborda, colecionador e impulsionador do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia - e o convívio permanente entre participantes foram os pontos fortes deste passeio por estrada.
A passagem
pelas estradas nacionais e municipais entre Guarda e o vale do Mondego,
Linhares da Beira, Vila Ruiva, Melo e Gouveia revelaram as paisagens, locais e
detalhes tão interessantes como a Casa do Mundo Rural dos Prados, o Museu
Etnológico e a igreja de Melo, o castelo de Linhares da Beira e o Museu da
Miniatura Automóvel de Gouveia, locais onde foi feita a visita guiada com
estórias e factos normalmente desconhecidos que interessaram a todos.
A baixa
adesão deste passeio foi o único ponto que ficou aquém das expetativas. O Clube
Escape Livre entendeu que este poderia ter sido um dia animado e bem diferente
para as famílias e grupos de amigos, mas face às condições económicas sentidas
no país, é compreensível que haja reservas no tipo de gastos. No entanto, com
um baixo investimento necessário para se viver um dia diferente, a organização
não pôde deixar de sentir alguma desilusão.
NUNO DINIS
TT-Baja Alcoutim
Domínio de Miguel Barbosa na Baja Terras de Alcoutim
Apesar das altas temperaturas, a jornada algarvia dos nacionais de TT foi fértil em lutas pelos lugares cimeiros em todas as categorias. Miguel Barbosa, António Maio, André Mendes e João Lopes foram os vencedores.
Na competição reservada aos automóveis, a equipa Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, confirmou o favoritismo na Baja Terras de Alcoutim. A vitória no prólogo permitiu ao piloto do Mitsubishi Racing Lancer arrancar na frente para o setor seletivo de 288,59 kms. Imprimindo um ritmo forte construiu uma liderança sólida, e nem mesmo um furo colocou em causa a quarta vitória na prova algarvia. Miguel Barbosa deu um passo importante rumo ao 6º título.
O sol abrasador e as elevadas temperaturas que se fizeram sentir na região colocaram inúmeras dificuldades às equipas. Depois de um furo nos quilómetros iniciais, Hélder Oliveira e Filipe Palmeiro levaram o BMW Serie 1 Proto à segunda posição a mais de seis minutos. Com o Proto BMW X1 Pedro Grancha e Inês Primaz tiveram uma fase final problemática, mas conseguiram chegar a Alcoutim ao 3º posto. Nuno Matos imprimiu um andamento muito forte, chegando a rondar no 2º lugar no SS, em CP1, mas um perdeu a protecção do pára-brisas depois de um toque num árvore e fez 150 kms com o habitáculo a descoberto. A persistência da dupla (Filipe Serra foi o navegador) foi premiada com o quarto lugar. Edgar Condenso e Nuno Silva, em Isuzu D-Max venceram a categoria T2, após uma animada luta com Alexandre Franco, condicionado por alguns furos. César Sequeira e Sérgio Gonçalves venceram a classe T8, na frente de Bruno Pinhão. Apontamento para a prestação de Carlos Barbosa “Tucha” que chegou a rodar com o UMM na quinta posição da geral, a meio da prova. Na lista de desistências aparecem nomes como André Amaral, José Mendes ou Henrique Silva.
Na Promoção, a dupla Ricardo Nascimento/Paula Fortunato em Nissan Terrano II foi a melhor, na frente de Bruno Barbosa/Nelson Silva em UMM.
António Maio inalcançável nas motos
A vontade de ganhar de António Maio traduziu-se numa excelente prestação nas motos. Abrindo a pista, o piloto da Yamaha imprimiu um ritmo forte construindo uma vantagem considerável para os adversários, permitindo uma gestão eficaz na fase final.
A mais de dois minutos, Mário Patrão e Luís Ferreira estiveram numa interessante batalha pela segunda posição. O motard da Suzuki, entrou mais rápido e ascendeu ao segundo lugar nos primeiros quilómetros, mas Luís Ferreira não se deu por vencido e respondeu na última secção, ficando a apenas 9 segundos do 2º lugar. No entanto, o piloto da KTM SX-F venceu a classe TT3. Na quarta posição surge o algarvio Ruben Faria a mais de 11 minutos, que efetuou uma prova isolada de gestão. Tripulando uma Kawasaki 250, Domingos Santos “Zerinho” venceu a classe TT1 na frente de David Megre. Na Promoção, Filipe Goucha superiorizou-se à demais concorrência acabando na 7ª posição. Pedro Vargas foi o melhor dos Veteranos. De registar o abandono de Luís Teixeira, após a primeira passagem em CP1, quando ocupava a quarta posição.
André Mendes no sítio certo
Nas quads, André Mendes aproveitou da melhor os problemas de “Beto” Borrego para alcançar a primeira vitória da temporada. Contando com a Suzuki 450, o piloto foi muito consistente e superiorizou-se a Carlos Rocha “Miguelito”, que ficou no segundo lugar a 1:23,0. Depois de um interessante luta com Rafael Acúrcio, que se cifrou numa diferença de 15,4 segundos, Luís Engeitado ficou no último lugar do pódio e venceu a classe Stock. António Moreira foi o melhor Veterano. O vencedor do prólogo, “Beto” Borrego teve problemas na sua Yamaha e esteve parado muito tempo, acabando apenas no 8º lugar.
Vitória reservada para João Lopes
O pelotão dos buggys foi o último a partir para a pista. Depois de um segundo lugar na dupla passagem pelo prólogo, João Lopes e Bruno Santos saltaram para o comando para não mais o largar. Rápidos e consistentes encheram o olho de quem assistiu à Baja Terras de Alcoutim.
Nuno Tavares finalizou no segundo lugar, a mais de 12 minutos do vencedor. Luís Caseiro foi terceiro, na frente da equipa espanhola Roberto Vinaras / Cristobal Hernandez, todos em Polaris RZR. As elevadas temperaturas, que transformaram a baja numa prova de resistência, foram determinantes para o elevado número de abandonos nesta categoria.
Organizado pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Terras de Alcoutim contou com o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve e Xesesquipa, e o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.
ALBANO DINIS
Oceanotrade Racing team
PAULO
GRAÇA NÃO PARTIU DEVIDO A INDISPOSIÇÃO
Este ano a participação de Paulo Graça no CPTT obriga a
deslocações constantes entre Angola e Portugal para participar nas provas
calendarizadas. Mais uma vez, o líder da Oceanotrade
Racing Team chegou a Lisboa na véspera da prova algarvia. O natural cansaço
motivado por uma longa viagem fez com que Paulo
Graça fosse confrontado com uma indisposição súbita na hora de partir para
o Prólogo da Baja de Alcoutim.
“Não me
senti bem e preferi não arriscar. Depois do excelente resultado conquistado no
Serras do Norte, estava bastante entusiasmado para mais este teste com a
Navara, mas infelizmente vou ter de esperar mais uns meses. Pode ser que dê
para descansar”, disse Paulo Graça.
A Oceanotrade
Racing Team conquistou em 2013 um 2º lugar no Serras do Norte e a 6ª
posição no Ervideira Rali TT, excelentes posições que não se traduziram em
pontos. Agora, já inscritos no campeonato, Paulo
Graça e Nuno Rodrigues da Silva vão ter de esperar por 7 e 8 de Setembro
para fazer evoluir a Nissan Navara Off Road na Baja TT Proença-Oleiros.
NUNO DINIS
Subscrever:
Mensagens (Atom)