1º Passeio TT Lajeosa (OH)-III

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1º Passeio TT Lajeosa-III


1º Passeio TT Lajeosa-III

1º Passeio TT Lajeosa (OH)-II

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1º Passeio TT Lajeosa-II


1º Passeio TT Lajeosa-II

1º Passeio TT Lajeosa (OH)-I

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1º Passeio TT Lajeosa-I


1º Passeio TT Lajeosa-I

Rallye de Portugal vai ser apresentado na Exponor

Pelas 18 horas do próximo dia 8 de abril, a Exponor irá receber no seu Centro de Congressos, no auditório B4, no 1º piso, a apresentação do Vodafone Rallye de Portugal 2015 e que este ano regressa ao norte do país.



Rallye de Portugal vai ser apresentado na Exponor

Rali Rota do Folar é já este fim de semana

Será no próximo dia 4 de Abril que o Clube Automóvel de Vilarandelo, em parceria com o Team Baia, irá levar a cabo mais uma edição do Rali Rota do Folar, prova de abertura do CIN 2015 sendo igualmente pontuável para o Master Ralisprint Norte.


Tal como em anos anteriores, o Rali Rota do Folar terá todo o seu centro operacional centrado em Vilarandelo, próximo de Valpaços, disputando-se a prova ao longo de 4 classificativas no já conhecido sistema de dupla passagem pelos troços de asfalto de Sanfins / Argeriz e Vale de Casas / Vilarandelo perfazendo um total de 99,20 quilómetros, dos quais 35 serão disputados contra o cronómetro.


Sendo este rali realizado no fim de semana anterior ao Rali Cidade de Guimarães, as equipas que estão a disputar o Campeonato Nacional ou o Campeonato FPAK e que pretendam disputar a prova do Targa Clube, terão no Rali Rota do Folar uma excelente oportunidade para realizar um teste em condições de corrida, aproveitando os baixos custos de inscrição.


Rali Rota do Folar é já este fim de semana

Federação de Motociclismo de Portugal com contas aprovadas en Góis

A Assembleia Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), reunida em Góis, aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e a prestação de Contas inerentes a 2014.


Na sede do Góis Moto Clube compareceram delegados de onze clubes associados da FMP, que no Sábado por unanimidade votaram favoravelmente o Relatório de Gestão e prestação de Contas respeitantes ao exercício de 2014. A propósito, verificou-se um resultado líquido positivo de 7750 euros, numa temporada em que aumentou o volume de licenças desportivas emitidas, 1059 no total, contra 844 no ano anterior.


Entre outros pontos da ordem de trabalhos, a Assembleia aprovou também alterações pontuais aos Estatutos da Federação, de molde a estabelecer a sua conformidade face a um parecer do IPDJ.


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Federação de Motociclismo de Portugal com contas aprovadas en Góis

Rampa do Espinhal foi um sucesso

Com um inicio de dia meio encoberto, a verdade é que o sol abriu e veio animar ainda mais esta edição da “Rampa Sprint do Espinhal”, segunda prova a contar para o “Series by NDML 2015” cujo sucesso deveu-se, sem duvida alguma, às equipas concorrentes e ao publico mas também à importante colaboração da Junta de Freguesia do Espinhal.

A moldura humana que preenchia as zonas espectáculo são bem a imagem do investimento que a autarquia tem feito na divulgação desta bonita região.

Um parque automóvel desportivo invejável, com equipas bem preparadas e empenhadas,  vem demonstrar que o tipo de provas a baixo custo da responsabilidade do NDML sob a égide da FPAK, são cada vez mais justificáveis, mesmo em períodos economicamente difíceis, podendo-se inferir que a aposta é para manter e, se possível, intensificar.

Deste modo o resultado desportivo torna-se duplamente gratificante para quem organiza e para quem participa.

Quanto a resultados, nos clássicos mais uma vez a equipa campeão do Critério NDML 2014 José Outeiro/Guilherme Outeiro em Ford Escort RS 2000 não abriu mão dos seus créditos e obteve com enorme mérito o 1º lugar, seguido por Pedro Serrador/Adelino Serrador em Ford Escort Mk1 e em terceiro Carlos Caiado/Julio Gomes em BMW 325 is. O team “Caiado & Friends” venceu por equipas.

Nos desportivos o batalhão de Porsches não permitiu desta vez, que lhes roubassem todos os lugares do pódio.

Assim em primeiro ficaram João Paulo Almeida/Paulo Gomes em 911, em segundo António Pedro Silva/Rui Henriques em GT3 e Luis Lourenço/Paula Rente em 911. Por equipas venceu o team “GreenBoots”.

A próxima prova do “Series by NDML 2015″ realiza-se já a 19 de  Abril com a “Super Especial da Figueira da Foz“.

De referir a colaboração da conhecida equipa José Silva/José António no espectacular Mercedes 450 SLC que simpaticamente aceitaram o convite para fazerem de equipa “0” nas provas do NDML.


 


CLASSIFICAÇÃO



Rampa do Espinhal foi um sucesso

Ricardo Pereira segue a ganhar

 


Ricardo Pereira segue a ganhar no “Regional” Sintra MX. O mais recente êxito aconteceu em Pegões, numa jornada que reuniu 128 participantes distribuídos por cinco classes.


Em Pegões, no concelho do Montijo, numa pista muito rápida, a segunda jornada deste Campeonato Regional mereceu uma forte adesão de praticantes, ainda mais do que na ronda inaugural em Glória do Ribatejo. A classe Open envolveu 71 pilotos, na qual o denominador comum é o triunfo de Ricardo Pereira, que assim segue invicto na competição, com 50 pontos, contra 42 de André Sérgio e Ricardo Aires.


Na final Open só quase a meio da corrida Ricardo Pereira chegou ao comando, após mau arranque. Mas a partir da oitava volta surgiu na frente e gradualmente escapou aos perseguidores, para vencer com 21,4s sobre André Sérgio. Este travou animado duelo com Ricardo Aires, com alternância de posições até à décima primeira passagem à pista, das dezoito dadas. Já Domingos Silva, o primeiro comandante, a partir da quinta volta fixou-se no 4.º posto.


Na classe de Infantis estiveram 22 pequenos crossistas. Na primeira manga Ricardo Rocha liderou durante metade da corrida, mas o vencedor seria Miguel Coelho, com 1,3s sobre aquele opositor. Na segunda manga Rocha não deu confiança e comandou sempre, batendo Coelho por 6,2s, enquanto Martim Espinho era o 3.º mais pontuado.


Nas 50cc Clássicas, Tomás Salgado bisou vitória, sempre secundado por Paulo Cardoso e com Luís Guerra no 3.º lugar. Entre os Iniciados, tal como na ronda anterior Bruno Charrua voltou a capitalizar o máximo de pontos nas duas corridas, sendo Rodrigo Luz o segundo da “geral”. Quanto às Vintage, novo domínio de Álvaro Pereira em termos absolutos e na “Pós Vintage”, ao passo que Hugo Jesus levou a melhor na “Pré Vintage”.


Após duas jornadas, o Campeonato Regional Sintra MX completa a sua primeira metade a 3 de Maio, na pista de Marisol.


Classificações: Disponíveis em www.mylaps.com


 



Ricardo Pereira segue a ganhar

Elisabete Jacinto continua a lutar pelo pódio

 


Elisabete Jacinto, navegada pela belga France Clèves, ocupa o quarto posto da classificação geral da categoria Expert do Rallye Aïcha des Gazelles depois de concluir a terceira etapa da competição em nono lugar. A dupla com o número 402, aos comandos de uma carrinha Amarock inscrita pela equipa oficial da Volkswagen Vehicules Utilitaires, mantém-se na disputa pelo pódio registando uma penalização de apenas 500 metros em relação à equipa 420, composta pelas francesas Christine Hunka e Delphine Bichoffe, que ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa.

A terceira etapa desta prova de navegação, cujo percurso teve início e chegada em Nejjakh, contou com a travessia das dunas do Erg Chebbi. Por ser uma jornada mais complexa Elisabete Jacinto e France Clèves optaram por assinalar os setes pontos obrigatórios cumprindo o caminho mais rápido. Após a terceira especial a liderança da categoria Expert é assumida pela equipa 407, formada pelas francesas Carole Montillet e Valérie Dot.

No final da jornada, Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita face às opções assumidas: “Hoje foi um dia especial. Atravessámos o Erg Chebbi, de Norte a Sul, sem pegar nas pás. Não nos enterrámos uma única vez. Acabámos cedo e conseguimos descansar o que é muito importante. Este é um rali muito estratégico e a determinada altura o cansaço começa a ser nosso inimigo. É nessas ocasiões que ficamos mais frágeis e os erros começam a ser maiores. Por isso optámos por terminar cedo para conseguirmos repor as energias. Os dois últimos CPs foram feitos com alguma tranquilidade e às cinco horas chegámos ao acampamento. De resto até agora está tudo a correr bem. Eu e a France fazemos uma boa equipa e o carro está impecável”, contou a portuguesa na chegada ao acampamento.

Hoje as participantes do Rallye Aïcha des Gazelles arrancaram bem cedo para a primeira de duas etapas maratona que compõe este rali. Estas especiais destacam-se por serem mais longas e têm a duração de dois dias em completa autonomia. Isto significa que ao final do dia as participantes terão que pernoitar no deserto e não terão à sua disposição a habitual assistência mecânica. Nesta primeira maratona as participantes terão que cumprir um total de 335 quilómetros de distância ideal e assinalar 13 pontos de passagem.

Acompanhe a prova em:http://www.rallyeaichadesgazelles.com/en/Rally/2015

Classificações: http://www.rallyeaichadesgazelles.com/…/r…/2015/classement/…



Elisabete Jacinto continua a lutar pelo pódio

Queda estraga ambições de Miguel Oliveira

 


Uma queda logo na primeira curva estragou o arranque de temporada a Miguel Oliveira, na jornada nocturna disputada no Qatar. Ainda assim, o piloto português cumpriu a corrida da classe Moto3 ao ritmo dos melhores.


Este ano a tripular uma competitiva KTM, Miguel Oliveira esteve em evidência no circuito de Losail em Doha, no Qatar. Sempre a rubricar tempos entre os mais rápidos nos treinos, na qualificação obteve o 8.º registo para a grelha de partida, com legítimas ambições ao pódio nesta primeira ronda do Campeonato do Mundo de Velocidade.


Porém, o azar bateu à porta de Oliveira depois do arranque, na forma de uma queda na primeira curva, após toque do italiano Bagnaia. O piloto conseguiu regressar à pista, naturalmente na última posição entre 34 concorrentes, mas concluída a volta inaugural tinha perdido cerca de 16 segundos para os homens da frente. Considerando que o lusitano terminou a corrida a 6,8s do vencedor, percebe-se que imprimiu excelente ritmo – fez mesmo a terceira volta mais rápida – e em condições normais tinha argumentos para discutir a vitória.


Miguel Oliveira chegou ao fim em 16.º lugar, após dezoito voltas ao circuito, e mais não poderia recuperar porque na dianteira formou-se um extenso grupo de quinze pilotos. Basta dizer que os treze primeiros passaram a linha de meta em menos de 2 segundos, numa corrida ganha pelo francês Alexis Masbou em frenético sprint final – bateu o italiano Enea Bastianini por 27 milésimos de segundo!


“Estou dececionado por mim e pela minha equipa,” declarou Oliveira. “Fomos sempre rápidos durante todo o fim-de-semana. Tive algum cuidado na primeira curva pois sabia que havia alguma animosidade em todos os pilotos, mas mesmo assim não foi suficiente. Depois, consegui recuperar bastante tempo e senti que podia ser um dos pilotos a lutar pela vitória. É bastante frustrante não terminar nos pontos,” rematou.


Depois desta azarada primeira saída da época sem marcar pontos, Miguel Oliveira volta à carga em Austin, nos Estados Unidos, onde a próxima corrida irá acontecer a 12 de Abril.


 



Queda estraga ambições de Miguel Oliveira

Cultura e natureza em apenas um dia TT

O Clube Escape Livre parte, pelo segundo ano consecutivo, para as paisagens da Companhia das Lezírias em torno de um passeio de imensa biodiversidade e experiências sensoriais. No dia 9 de maio, em plena primavera, o segundo passeio “Da Charneca para a Lezíria” tem apenas 30 inscrições para os que encontram na observação da natureza motivo de diversão e tranquilidade.


O programa e inscrição do segundo “Da Charneca para a Lezíria” já está disponível no site escapelivre.com e promete ficar preenchido muito rapidamente, até porque é aberto a todas as marcas e modelos de viaturas 4×4. No entanto, conta com uma novidade: a Volvo Portugal reservou algumas inscrições especificamente para os proprietários dos Volvo XC 60, XC 70 e V40 Cross Country, usufruindo, também eles, de condições especiais para esta “escapadinha” de um dia, em que as planícies e estruturas de apoio pertencentes à Companhia das Lezírias e o acesso a alguns dos seus melhores sabores de produção própria, dos vinhos à gastronomia, são os grandes argumentos.


O passeio tem início às 9h00 do dia 9, sábado, no Braço de Prata, com a visita guiada ao Centro de Interpretação das Lezírias. Após uma primeira etapa de TT pelas planícies, a visita à Adega de Catapereiro, com prova de vinhos, antecede o almoço buffet em Arneiro Pereiro. A segunda etapa faz paragem na Ponte da Erva – estuário do rio Tejo, e com o apoio dos técnicos do Evoa, é feita uma observação de aves, terminando o passeio com um lanche e entrega de lembranças. O final do passeio está previsto para as 18h30.


O valor da inscrição inclui pequeno-almoço, prova de vinhos, almoço, visitas guiadas, lanche e apoio organizativo (mecânico, médico, guias e outros). As inscrições estão disponíveis no site escapelivre.com.


A Companhia das Lezírias é a maior exploração agropecuária e florestal existente em Portugal, abrangendo áreas e produtos tão diferentes como os vinhos, azeite, arroz e turismo equestre, para além das componentes de reservas naturais e protegidas.


O 2º Da Charneca para a Lezíria tem como viatura oficial a Volvo V40 Cross Country e conta com o apoio da Valorpneu, Bridgestone, Firststop e TW Steel, e apoio institucional do Município da Guarda e Companhia das Lezírias. Conta ainda com o apoio à divulgação da Autohoje, Autohoje TT & Aventura, Autoandrive, RFM, TT Verde, Lusomotores, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Virtual Clube TT e Beira.pt.


 



Cultura e natureza em apenas um dia TT

Rui Gonçalves sem pontos na Argentina

 


Rui Gonçalves esteve discreto na Argentina, por ocasião da terceira jornada do “Mundial” de Motocross. A desistência por queda na primeira manga e o 21.º lugar na restante deixaram Gonçalves sem marcar pontos.


A prova argentina disputou-se em Neuquin, na Patagónia, onde Rui Gonçalves teve um fim-de-semana sem grandes rasgos na classe MXGP. Na qualificação, a escolha de pneus acabou por não ser produtiva, remetendo o lusitano para o 20.º lugar na grelha de partida para as duas corridas.


Hoje, na primeira manga, Gonçalves sustentou aquela posição durante sete voltas, e rodou um degrau acima nas sete seguintes, mas depois aconteceu a queda, levando o piloto a renunciar a três voltas do fim. Na segunda manga Rui teve um arranque positivo e surgiu inicialmente em 14.º, mas gradualmente viria a baixar na tabela até ao 21.º lugar final. Aliás, é precisamente essa a posição que o piloto português ocupa agora no Campeonato.


O belga Clement Desalle ganhou a primeira corrida e lidera o Campeonato, seguido do alemão Maximilian Nagl, ganhador da segunda manga. O “Mundial” de Motocross vai entrar proximamente num longo ciclo de provas na Europa, a primeira das quais a 19 de Abril em Trento.


Campeonato: 1.º Clement Desalle (Suzuki) 133 pontos; 2.º Maximilian Nagl (Husqvarna) 123; 3.º Antonio Cairoli (KTM) 123; 4.º Ryan Villopoto (Kawasaki) 106; 5.º Gautier Paulin (Honda) 95; 6.º Romain Febvre (Yamaha) 95; … 21.º Rui Gonçalves (Husqvarna) 14; etc.


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Rui Gonçalves sem pontos na Argentina

Peres vencem em Vila do Bispo (por Paulo Homem)

A estreia de Fernando Peres no Rali Vila do Bispo não poderia ter corrido melhor forma, com o piloto do Porto a impor a toda a linha o seu Mitsubishi Lancer Evo VIII.


No dia de muito vento, Fernando Peres “varreu” todas as especiais de classificação, indo buscar a Vila do Bispo os primeiros pontos da Taça FPAK de Ralis de Terra, depois de não ter chegado a arrancar para o Rali Serras de Fafe.


Entre os verdadeiramente interessados no Regional Sul, o segundo lugar obtido por José Merceano acabou por ser quase uma vitória. O piloto de Alenquer fez contudo uma grande prova ao volante do Mitsubishi Lancer Evo VIII, tem sido mesmo o único piloto que fez alguma pressão sobre Fernando Peres, terminando a prova com apenas 20 segundos de atraso.


Sempre muito pendular, Márcio Marreiros tinha nesta prova o duplo objetivo de pontuar para o Campeonato FAPK Ralis Sul e para o Troféu Ralis Sprint Sul. O piloto do Mitsubishi venceu no Troféu com muita facilidade, enquanto no “Regional” alcançou um excelente terceiro lugar, tendo feito uma prova muito rápida mas em que o o EVO VI começa a ter dificuldades de acompanhar os mais recentes Evo VIII.


Luís Mota, João Monteiro Eduardo Antunes, ocuparam as posições seguintes, todos eles em Mitsubishi Lancer, mas bastante separados entre si.


O primeiro das duas rodas motrizes foi Marco Ferreira, que levou o pequeno Citroen Saxo ao 7º lugar da geral, num rali em que apenas 11 pilotos chegaram ao final.


vilabispoclass15



Peres vencem em Vila do Bispo (por Paulo Homem)

RUBEN FARIA FOI QUARTO NO PRIMEIRO DIA DE ADDC

Depois de uma cerimónia inicial marcada por um prólogo realizado no asfalto do circuito Yas Marina no Abu Dhabi, Ruben Faria iniciou hoje juntamente com todos os seus colegas de equipa e adversários a fase séria do Abu Dhabi Desert Challenge. Neste primeiro dia os pilotos enfrentaram hoje a primeira etapa nas areias do Emirato, com um total de 404 quilómetros dos quais pouco mais de 262 foram cronometrados.


Um primeiro dia de contacto com as areias que marcam esta primeira prova do campeonato do mundo e onde Ruben Faria foi o quarto classificado a pouco mais de 11 minutos do vencedor, o campeão do mundo e seu colega de equipa, Marc Coma. Um arranque seguro, sem exageros para se colocar numa posição que lhe permita atacar as próximas etapas no grupo da frente.


‘Hoje foi o regresso ao deserto e ás maratonas do campeonato do mundo. Depois do dia de ontem em asfalto, onde ninguém arriscou nada, esta primeira etapa a sério serviu de alguma forma para ganhar de novo ritmo e confiança com a moto. Tenho treinado com ela em Portugal mas após dois meses sem quilometragem extensa é sempre necessária essa habituação. Por isso foi um dia de alguma forma tranquilo, onde a navegação desempenhou um papel importante. Ser quarto neste arranque é positivo e agora quero pensar nas restantes etapas para poder lutar por um lugar de pódio, o meu principal objectivo nesta primeira prova do campeonato.’


Ruben Faria cumpriu assim o primeiro dia de uma prova onde esteve ausente nos últimos anos, mas onde já venceu uma especial, chegando ao ‘bivouac’ sem grandes dificuldades e já a pensar na segunda etapa da prova, a mais longa do evento deste ano com um total de 511 quilómetros dos quais 279 serão cronometrados.


 



RUBEN FARIA FOI QUARTO NO PRIMEIRO DIA DE ADDC

Paulo Gonçalves começa com 3.º lugar no Abu Dhabi Desert Challenge

 


Piloto português perdeu algum tempo após uma paragem no final da primeira etapa para prestar auxílio ao espanhol Joan Barreda


Paulo Gonçalves iniciou hoje em Abu Dhabi a primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno, conquistando neste arranque do Abu Dhabi Desert Challenge 2015 o terceiro melhor tempo cronometrado.


O piloto de Esposende, oficial Honda pela HRC, rodou na frente da etapa até aos últimos quilómetros do dia, altura em que parou para apoiar um dos seus colegas de equipa, o espanhol Joan Barreda, com problemas elétricos na sua Honda. Apesar do tempo perdido, Paulo Gonçalves conseguiu ainda ser o terceiro mais rápido do dia ao longo dos 260 quilómetros cronometrados, gastando mais 5min33s que o vencedor da tirada, o espanhol Marc Coma.


“Hoje disputámos o primeiro dia do Abu Dhabi Desert Challenge, um dia bastante difícil à semelhança do que era esperado, com muita areia, muitas dunas e bastante calor. Andei bastante bem mas perto do final tinha o meu companheiro de equipa parado com um problema elétrico e parei para ajudá-lo, perdi algum tempo e atrasei-me mas de todas as maneiras consegui ainda ser terceiro classificado da geral”, referiu Paulo Gonçalves no final da primeira etapa em Abu Dhabi.


Instalado no terceiro lugar da geral, Paulo Gonçalves parte para o segundo dia decidido a fazer melhor e recuperar o tempo perdido nesta fase inicial da prova. “Amanhã temos uma partida ao estilo de Motocross, a corrida está ainda no início, faltam quatro dias, mais de mil quilómetros, vamos continuar na luta, temos ainda muita areia e muita duna pela frente”, acrescentou.


A segunda etapa do Abu Dhabi Desert Challenge 2015 terá lugar no deserto do Liwa, oferecendo aos concorrentes mais de 500 quilómetros naquela que será a etapa mais longa da prova, dos quais 279 serão contra o relógio.


Resultados e Informações: www.abudhabidesertchallenge.com



Paulo Gonçalves começa com 3.º lugar no Abu Dhabi Desert Challenge

Diogo Gago em estreia na Irlanda

 


 


Diogo Gago e Jorge Carvalho já estão na Irlanda a preparar o Circuit of Ireland Rally, prova irlandesa do Campeonato Europeu Júnior de Ralis.


 


Depois da estreia na neve no Liepaja, a dupla portuguesa da Peugeot Rally Academy estará pela primeira vez na Irlanda, onde irá encontrar uma das provas de asfalto mais espectaculares da modalidade e igualmente muito caracteristica, com as suas especias rápidas e estreitas a revelarem-se como mais um grande desafio para Diogo Gago e Jorge Carvalho.


 


A prova irlandesa do Campeonato Europeu de Ralis contará com cerca de uma vintena de inscritos entre os Júniores, comprovando uma vez mais que esta é a aposta certa e igualmente a mais exigente para os jovens que se querem afirmar no panorama internacional dos ralis.


 


Começando por nos falar sobre a prova irlandesa, Diogo Gago diz que “esta vai ser uma prova completamente nova para nós e temos que começar bem cedo a aprender os seus truques. Vamos procurar aprender o rali e cedo começar a ganhar confiança, embora já tenhamos percebido que não será um rali fácil, até porque tudo será novo para nós”.


 


O piloto da Peugeot Rally Academy contou que a dupla espera “estar competitiva e vamos trabalhar para obter um bom resultado, ainda que conscientes de que vamos encontrar uma concorrência muito forte. Este é um rali de asfalto bastante caracteristico, pois os troços são muito rápidos, estreitos e com muitos saltos e ressaltos que exigem a máxima concentração e confiança”.


 


Naquela que será a sua primeira prova em asfalto desde o Rally du Var desde Novembro do ano passado, Diogo Gago conta que “o Peugeot 208 R2 é um carro muito bom em asfalto, com um excelente chassis e que dá um grande gozo de condução. Para esta prova na Irlanda temos poucas bases de set-up, pois as condições são muito diferentes do que estamos habituados, pelo que só no teste antes da prova é que teremos um real percepção de como será”.


 


O Circuit Of Ireland Rally começa com a Qualifying Stage na quinta-feira, para na sexta-feira e sábado se disputarem dezoito provas especiais de classificação, tendo a prova o final previsto para o começo da noite de sábado em Belfast, capital da Irlanda do Norte.



Diogo Gago em estreia na Irlanda

DIOGO VENTURA TERCEIRO A ABRIR ENDURO DE VINARÒS

Aos comandos da Gas Gas EC 250 oficial com que enfrenta esta época os campeonatos do mundo, português e espanhol de enduro, Diogo Ventura conseguiu ontem na Super Especial da segunda prova do campeonato espanhol o terceiro melhor tempo da geral, numa clara demonstração de velocidade e técnica do piloto de Góis.


A abriresta segunda prova do campeonato de Espanha a Super Especial foi desenhada na praia de Fora Foret e na areia da mesma o recruta da marca catalã mostrou ser este um dos seus tipos de piso favoritos. Perante uma forte presença de pilotos locais que preparam igualmente o arranque do campeonato do mundo Ventura esteve irreprensível e entrou de forma espectacular na prova desenhada da região da Comunidade de Valencia.


‘Foi sem dúvida uma especial espectacular. Adoro andar na areia e fiz o que melhor sei sem correr riscos. Este resultado naturalmente que me motiva ainda mais para esta segunda prova do campeonato. A minha moto está perfeita graças ao excelente trabalho da minha equipa.’


O segundo dia de competição será decisivo para a atribuição dos resultados finais, com toda a caravana a enfrentar uma jornada que se prevê bastante quente e seca num percurso onde estarão desenhadas as três especiais criadas pelo Moto Clube de Vinaròs, o organizador desta segunda de seis provas do campeonato de Espanha em 2015.


 



DIOGO VENTURA TERCEIRO A ABRIR ENDURO DE VINARÒS

Alexandre Franco quarto na Baja TT Rota do Douro

 


 


A Scuderia Goldentrans/DURA não poderia esperar melhor resultado na estreia com o BMW Série 1 Proto no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, com Alexandre e Rui Franco a conquistarem um excelente quarto posto na Baja TT Rota do Douro.


 


A dupla alenquerense fez a sua estreia com uma viatura da Categoria T1 e a expectativa era grande no seio da Scuderia Goldentrans/DURA, com esta aposta no BMW Série 1 Proto a apresentar-se como um novo desafio para a equipa.


Depois das duas passagens pelo Prólogo de abertura da prova, Alexandre e Rui Franco colocavam o BMW Série 1 Proto no oitavo posto da geral, com esses primeiros quilómetros da prova a servirem para dupla perceber um pouco mais sobre o carro preparado pela JR Sport.


No sábado esperavam os concorrentes uma dupla passagem por um sector selectivo de cerca de cento e quarenta quilómetros, que incluía a passagem por algumas das especiais do próximo Rally de Portugal.


Após o primeiro sector selectivo, Alexandre e Rui Franco já haviam ascendido ao sexto posto, com um furo a impedir então um começo sem problemas. Já no segundo sector selectivo, um problema de travões e de rendimento no motor da BMW da dupla da Scuderia Goldentrans/DURA quase comprometeram o resultado final. Valeu então a persistência da dupla de pilotos para uma reparação de fortuna a cerca de cem quilómetros do final da prova para que fosse possível a conquista de um excelente quarto posto final.


No final da prova, o piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems, ENI e PR Car contava que “esta foi uma prova bastante produtiva para nós. Tinhamos como objectivo rodar o máximo possível em ambiente de corrida, uma vez que tinhamos rodado muito pouco com o carro. Fomos ganhando confiança e a condução foi ficando cada vez mais fácil, mas na verdade o carro é completamente diferente da Nissan T2 a que estavámos habituados. Se por um lado o grau de dificuldade aumenta, porque agora tudo se passa mais depressa, por outro lado permite passar pelo mau piso sem ‘aliviar’ o que é simplesmente impressionante!”.


Alexandre Franco contava ainda que “no primeiro sector fomos ganhando confiança e no segundo já vinhamos com outro ritmo, mas antes de CP1 (40 kms) uma fuga de óleo de travões levou-nos a parar algum tempo em pleno sector para remediar da forma possível o problema que sentimos no nosso BMW Série 1 Proto. Depois tivemos ainda problemas de rendimento no motor do nosso carro, mas conseguimos


 


assegurar um excelente quarto posto final, terminando a prova que era o nosso principal objectivo para esta corrida. Agora vamos continuar a trabalhar para que a nossa habituação se faça da forma mais rápida possível e que possamos poder lutar por um lugar no pódio”.


A próxima prova da Scuderia Goldentrans/DURA terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de Abril e será a Baja de Almanzora, segunda prova da Taça Ibérica de Todo o Terreno e na qual a dupla regressará com a Nissan Navara T2.



Alexandre Franco quarto na Baja TT Rota do Douro

Dupla da Repsol Honda partem dos primeiros lugares

Dani Pedrosa e Marc Marquez vão começar  amanhã  o GP Qatar  da 2ª e 3ª posição da grelha, respectivamente.


Dani foi o primeiro piloto a definir uma volta rápida na sessão Q2 e, em seguida, melhorou na segunda volta rápida com o seu tempo de 1’54.330, colocando-o a pole provisória. Marc entrava de seguida, e definia um tempo de 1’54.437 na sua primeira volta rápida logo atrás de Dani  com os pilotos a retornaram às boxes para porem um pneu traseiro novo.


Na sua segunda corrida, nenhum piloto da Repsol Honda foi capaz de melhorar o seu tempo, com Andrea Dovizioso a fazer o tempo de  1’54.113, e alcançando a pole position .


Os pilotos têm amanhã 20 minutos de warm up às 17h00 e  a corrida de 22 voltas terá início às 21h00, hora local.



Dupla da Repsol Honda partem dos primeiros lugares

Elisabete Jacinto em segundo na etapa aproxima-se do primeiro lugar

 


A dupla número 402, formada pela portuguesa Elisabete Jacinto e pela belga France Clèves, aos comandos de uma Volkswagen Amarok, foi a segunda equipa da categoria Expert a cumprir com maior exatidão os 180 quilómetros de distância ideal que compunham o trajeto da segunda etapa do Rallye des Gazelles. Com este resultado a formação luso-belga continua a assegurar a permanência no terceiro lugar deste grande rali de navegação 100% feminino e conseguiu ainda encurtar a distância para a equipa 403, composta pela britânica Jeannete James e a francesa Anne Marie Borg, que, neste momento, lidera a competição.

Elisabete Jacinto, a única participante portuguesa nesta competição, cumpriu os oito pontos obrigatórios do percurso, que ligou Mech Irdane a Nejjahk, no entanto optou, juntamente com a sua navegadora, por seguir pelo trajeto mais rápido: “a grande dificuldade das etapas da categoria Expert é ao nível da navegação. Por vezes torna-se difícil interpretar o relevo que está marcado no mapa e com a escassez de referências no terreno é muito complicado tomar decisões. A certa altura demos connosco sentadas com as cartas no chão e debaixo do sol quente a tentar interpretar o relevo aparentemente incompreensível. No final optámos pelo caminho mais rápido em detrimento do mais curto. Mas, conseguimos encontrar todas as bandeiras e chegámos ao acampamento antes do pôr-do-sol”, revelou a portuguesa.

Hoje disputa-se a terceira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles que tem um trajeto circular com partida e chegada em Nejjakh. A distância ideal diverge entre 70 e 110 quilómetros. A grande dificuldade aguardada para este dia será, sem dúvida, a entrada nas majestosas dunas, com mais de 400 metros, do Erg Chebbi. Será uma etapa complexa onde as referências de navegação serão escassas. As participantes da categoria Expert terão que localizar sete pontos obrigatórios.

Acompanhe a prova em:http://www.rallyeaichadesgazelles.com/en/Rally/2015

Classificações: As classificações referentes à segunda etapa foram fornecidas pela equipa oficial da Volkswagen que está a acompanhar no terreno esta competição



Elisabete Jacinto em segundo na etapa aproxima-se do primeiro lugar

HÉLDER OLIVEIRA ESTEVE SEMPRE NA LUTA

COLEÇÃO DE AZARES LEVAM A DESISTÊNCIA


 A OceanoTrade Racing Team esteve presente na prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo o Terreno com Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva a tripularem a Nissan Navara Off Road. Depois de um Prólogo considerado normal, uma verdadeira coleção de problemas condicionou uma participação que poderia ter sido positiva.


Problemas de eletrónica ainda na ligação para o setor inaugural e durante todo o troço, impediram a equipa de chegar mais longe. Com o problema resolvido na assistência, o motor da Nissan Navara “calou-se” em definitivo no início do último troço.


Logo na ligação para o troço da manhã o carro começou a falhar. Ainda parámos numa área de serviço para tentar resolver o problema, mas não conseguimos, optando por fazer os 140 km com o carro a falhar. Apesar disso ainda conseguimos terminar na 4ª posição. Na paragem do dia, a assistência decifrou o problema e partimos esperançados para o segundo setor. No entanto, logo ao quilómetro oito, o motor calou-se. Depois da eletrónica foi um problema na cambota. Com o carro em condições normais, poderia ter disputado o 2º lugar com o Nuno Matos e o Pedro Grancha”, concluiu Hélder Oliveira.


Para Paulo Graça, líder da OceanoTrade Racing Team, a confiança em Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva é total, lamentando a coleção de azares que obrigou a equipa a desistir.


A Navara estava em perfeitas condições, mas todos estes azares fazem parte das corridas. Lamento o sucedido, esperando que na próxima prova o Hélder possa contar com o carro ao seu nível”, referiu Paulo Graça.


Enquanto conseguiu, Hélder Oliveira esteve sempre na luta pelos lugares cimeiros. Apesar dos problemas que sentiu desde os primeiros quilómetros, o piloto de Barcelos nunca deixou fugir os concorrentes mais diretos. A equipa já projeta a próxima prova do calendário do TT nacional.


 



HÉLDER OLIVEIRA ESTEVE SEMPRE NA LUTA

Nuno Matos e Filipe Serra terminam Baja TT Rota do Douro em segundo

Pódio com sabor a vitória no arranque do campeonato


Nuno Matos e Filipe Serra entraram com o pé direito no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2015. A formação alentejana disputou a Baja TT Rota do Douro e alcançou o segundo lugar absoluto numa demonstração de rapidez e consistência. No Opel Mokka Proto, a equipa de Portalegre apenas perdeu para Miguel Barbosa, que venceu a ronda inaugural da época.


Com dois sectores selectivos pela frente, Nuno Matos e Filipe Serra começaram o dia com alguma expectativa. Depois do terceiro lugar obtido no prólogo, a dupla queria ver onde se situava perante a concorrência em condições normais de corrida. O início calculista não impediu que a equipa subisse ao segundo lugar a meio do primeiro sector. Contudo, no final do mesmo, ocupava a posição com que tinha arrancado de manhã.


Na ronda da tarde, e conscientes que o segundo posto estava a menos de um minuto, Nuno Matos e Filipe Serra imprimiram uma toada mais viva, como comprovam os tempos realizados em comparação com a primeira passagem. A dupla portalegrense recuperou da desvantagem para Pedro Grancha e Pedro Velosa e acabou no segundo posto absoluto.


Não podíamos desejar um resultado melhor. Depois do trabalho que fizemos durante o Inverno, estávamos entusiasmados e curiosos para validar as alterações concretizadas. Contudo, não tínhamos ideia do que isso podia valer em termos de classificação, principalmente porque sabíamos que havia várias equipas inscritas com ambição aos lugares cimeiros da classificação. O nosso andamento no prólogo deixou-nos ainda mais motivados mas sempre com os pés bem assentes na terra. Foi com essa postura que partimos para o dia de hoje e estamos extremamente contentes com o lugar obtido. Creio que era extremamente difícil pensar em subir mais. Os nossos objectivos para esta prova foram cumpridos e as expectativas da equipa superadas, afirmou Nuno Matos.


Com este resultado, Nuno Matos soma 20 pontos e ocupa a segunda posição no campeonato. A equipa começa agora a preparação da segunda prova da temporada, a Baja TT de Reguengos que se realiza nos dias 1 e 2 de Maio, em Reguengos de Monsaraz.


 


Classificação final da Baja TT Rota do Douro


1º           M. Barbosa/M. Ramalho                    Mitsubishi Racing Lancer       4h31m24s


2º           N. Matos/F. Serra                              Opel Mokka Proto                 a 5m58s


3º           P. Grancha/P. Velosa                         BMW Evo X1                          a 10m00s


4º           A. Franco. R. Franco                          BMW Serie 1 Proto                 a 47m33s


5º           P. Ferreira/V. Cardoso                                    Depieres ZRM                                    a 49m49s



Nuno Matos e Filipe Serra terminam Baja TT Rota do Douro em segundo

Ricardo Moura em passeio no Sical (por Paulo Homem)

Pouca história teve a prova de abertura do Campeonato dos Açores de Ralis, com Ricardo Moura a vencer todos os troços ao volante do Ford Fiesta R5 que estreou na Ilha Terceira, aproveitando sobretudo para fazer mais alguns quilómetros em asfalto com este carro.


Se o primeiro lugar não teve história, também para o segundo lugar não houve grande incidências a reportar. Luís Miguel Rego, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX, fez um prova sempre nessa posição, não tendo qualquer oposição na discussão desse lugar.


Também descnasado terminou Henrique Moniz, obtendo o terceiro lugar da geral, vencendo também nas duas rodas motrizes e no grupo RC3. Exceptuando o primeiro troço, Moniz passou todo o rali no terceiro lugar.


Artur Silva que prometia luta na RC3, cedo abandonou com problemas de Motor no Renault Clio RC3, pelo que foi Ruben Rodrigues (Mitsubishi Lancer Evo IX) na sua estreia no asfalto terceirense que assumiu a oposição ao terceiro lugar, embora nunca tenha importunado verdadeiramente Henrique Moniz.


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Ricardo Moura em passeio no Sical (por Paulo Homem)

TEAM TANQUELUZ MOSTROU ANDAMENTO PARA A NOVA ÉPOCA

Lino Carapeta capotou quando era 5º classificado Lino Carapeta e Rui António mostram-se desapontados após o abandono na Baja TT Rota do Douro. O popular Bowler amarelo até mostrou resultados durante a primeira metade da prova, conseguindo manter sempre a 5ª posição conquistada no Prólogo, perante equipas teoricamente mais competitivas. Numa altura em que o Team Tanqueluz se preparava para solidificar a excelente posição que ocupava, o Bowler Proto acabaria por capotar logo nos primeiros metros do segundo setor seletivo.


Partimos tranquilos para a abordagem ao último setor. No entanto, logo aos 800 metros da especial, numa lomba seguida de uma curva para a esquerda, acabámos por capotar. Foi num local onde muitos outros concorrentes saíram, e nós não tínhamos tirado notas corretas para esta situação. Foi pena, pois estava tudo a correr conforme o planeado. Desta vez não houve problemas mecânicos, o erro foi mesmo nosso… No entanto, a posição que ocupava mostrou bem a evolução que o carro teve desde o ano passado. Por isso mesmo, ficámos desolados por não ter conseguido terminar. Apesar de tudo, estamos confiantes para a próxima prova em Reguengos”, afirmou Lino Carapeta.


Apesar da infeliz ocorrência, o Team Tanqueluz conseguiu tirar excelentes conclusões em relação à preparação do Bowler Proto, com Lino Carapeta e Rui António a mostrarem-se animados em relação a resultados futuros  no Campeonato Nacional de Todo o Terreno.



TEAM TANQUELUZ MOSTROU ANDAMENTO PARA A NOVA ÉPOCA

Camacho entra a vencer na Madeira (por Paulo Homem)

A primeira prova do Campeonato da Madeira de Ralis, o Rali Município de São Vicente, teve como grande dominador “esperado” Alexandre Camacho.


O piloto do Porsche conseguiu a vitória em todas as especiais de classificação e nem mesmo quando toda a concorrência esteve em prova (ou mesmo antes de ter problemas) nunca Alexandre Camacho foi importunado na sua caminhada para a vitória.


Muito mais concorrido foi o segundo lugar ao longo de toda a prova. Gil Freitas foi o primeiro ocupante desse lugar, mas no terceiro troço um problema de direção no Porsche fez o piloto abandonar, ficando Rui Pinto (na estreia com Peugeot 206 WRC) com essa posição que conseguiu manter até ao derradeiro troço.


De facto, o segundo lugar veio a ficar para Filipe Pires no Mitsubishi Lancer Evo X, depois de por um lado ter beneficiado de um furo no Peugeot 206 WRC de Rui Pinto (que caiu para o sétimo lugar) mas também pelo facto de ter resolvido um problema no Lancer que permitiu a Pires fazer muito melhores tempos na segunda fase do rali.


Com uma prova muito consistente e rápida, Bruno Fernandes conseguiu subir ao pódio, depois de ter travado uma interessante luta quer com Duarte Ramos (Lancer Evo IX) quer com Rui Conceição (Escort Cosworth), que ocuparam as posições seguintes.


 


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Camacho entra a vencer na Madeira (por Paulo Homem)

Pedro Ferreira com estreia brilhante e alcança 5º lugar

Piloto nortenho foi 5º à geral e triunfou na classe de duas rodas motrizes


A estreia de Pedro Ferreira em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno foi excelente. O jovem piloto nortenho, que se apresentou aos comandos do Depieres Proto 2RM, completou a sua participação na Baja TT Rota do Douro com um 5º lugar absoluto, resultado notável que foi conquistado aos comandos de uma máquina de duas rodas motrizes.


Acompanhado de Válter Cardoso, Pedro Ferreira cumpriu com sucesso os quase 300 quilómetros propostos para esta Baja TT Rota do Douro pelo GAS Gondomar Automóvel Sport.


Naturalmente satisfeito, Pedro Ferreira não escondeu a importância ”de ter conseguido, numa prova de estreia, terminar sem problemas de maior. Estou numa fase de aprendizagem e o importante é fazer quilómetros. O resultado hoje era secundário mas estou muito feliz por termos conseguido terminar na 5ª posição. A prova tinha um traçado muito interessante e variado. Conseguimos fazer uma corrida com muita cabeça e concentração. O Válter esteve muito bem e a nossa máquina portou-se de forma impecável”, salientou o piloto no final da corrida.


A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.



Pedro Ferreira com estreia brilhante e alcança 5º lugar

PEDRO GRANCHA CONQUISTOU O PÓDIO NO DOURO

FURO NA RETA FINAL DEIXOU FUGIR O 2º LUGAR


Pedro Grancha e Pedro Velosa levaram o BMW Evo X1 ao 3º lugar na Baja TT Rota do Douro. A PMG Motorsport foi a principal opositora da equipa vencedora, até que um impertinente furo a meio do segundo setor seletivo obrigou a equipa a perder mais de seis minutos, sendo forçada a abdicar de um 2º lugar que lhe parecia destinado.


 


Apesar de um veio da transmissão partido após um salto na 2ª passagem pelo Prólogo, que a assistência Filipesport resolveu com elevado grau de profissionalismo, Pedro Grancha abriu o dia mais longo da Rota do Douro com excelente ritmo, solidificando o 2º lugar com o decorrer da prova. À passagem do quilómetro 60 do segundo setor, um furo obrigou a equipa a parar, perdendo uma posição no pódio. No entanto, na prova de abertura de 2015, um lugar no pódio acaba por ser um resultado positivo.


 


É na verdade um bom começo, embora sem azares, pudesse ter feito um pouco melhor.  O problema que tivemos no Prólogo foi totalmente resolvido pela nossa assistência e mostrámos bom ritmo no dia de hoje, apesar de muito pó que apanhámos tanto na primeira como na segunda passagem, devido a concorrentes mais lentos. Foi pena termos furado, precisamente numa altura em que estávamos a tentar dilatar a vantagem para o Nuno Matos. Existem alguns acertos a fazer no carro, mas isso é uma situação absolutamente normal. Perante esta primeira experiência do ano, pensamos que a nossa posição será sempre dentro do pódio”, afirmou Pedro Grancha no final da Baja TT Rota do Douro.


 


Pedro Grancha e Pedro Velosa terminaram na 3ª posição a 11m00 do vencedor e a cerca de quatro minutos do 2º classificado. A PMG Motorsport já está a pensar na Baja TT de Reguengos a disputar nos dias 1 e 2 de maio.


 



PEDRO GRANCHA CONQUISTOU O PÓDIO NO DOURO

Miguel Barbosa conquista vitória e assume liderança



Piloto do BP Ultimate Vodafone Team dominou a corrida e terminou com folgada vantagem



Com uma excelente vitória esta tarde alcançada na Baja TT Rota do Douro, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho inicia assim a temporada de 2015 na liderança do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team dominou a corrida desde os quilómetros iniciais e completou os 291,3 quilómetros, desta prova organizada pelo GAS Gondomar Automóvel Sport, com uma vantagem de 6m58s para o segundo classificado.


Depois de já ter conquistado seis títulos absolutos nesta disciplina Miguel Barbosa não podia ter começado da melhor forma um campeonato onde o principal objetivo é a conquista de mais um título de campeão.


Naturalmente satisfeito Miguel Barbosa destacou o facto de “esta ter sido uma prova magnífica, com uma organização que soube evoluir e preparar um traçado muito variado e interessante. Quanto à nossa prova tudo funcionou da forma que se pretendia, o Miguel esteve muito bem e o Mitsubishi não teve qualquer problema. Vamos ter de continuar a trabalhar para melhor a suspensão mas, para início de campeonato, estamos muito satisfeitos”.


No regresso às competições depois de um ano de paragem Miguel Ramalho destacou “a qualidade do percurso que se manteve impecável nas duas passagens. Na segunda volta fomos mais cautelosos porque não valia a pena forçar o andamento”.


A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim, competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.




Miguel Barbosa conquista vitória e assume liderança

RALICROSS DE LOUSADA COM INSCRIÇÕES JÁ A DECORRER(por offroadportugal.org)

Já se encontram abertas as inscrições para o 56º. Ralicross de Lousada, prova que se disputa nos dias 11 e 12 de abril.


 


As inscrições, que já chegam em bom ritmo à sede do Clube Automóvel de Lousada, podem ser efetuadas até ao próximo dia 3 de abril, no CAL, através do fax 255 815 365, ou enviadas para inscricoes@sapo.pt.


Quanto ao Boletim de inscrição, pode consegui-lo AQUI

Seguramente que esta jornada, que inicia os Campeonatos Nacionais de Kartcross e Ralicross, irá ter uma boa lista de inscritos, que certamente ultrapassará em muito a meia centena de pilotos. Até porque a prova se disputa no Eurocircuito de Lousada, uma pista bem representativa das espetaculares e radicais modalidades, chamadas Ralicross e Kartcross.

Além das várias categorias do Kartcross e do Ralicross, esta prova igualmente pontua para o Troféu Super Buggy.

Entretanto, alertamos todos os pilotos interessados em pontuar para os vários Campeonatos, que para que tal aconteça, esta época é obrigatória a inscrição prévia, na categoria do referido Campeonato.



RALICROSS DE LOUSADA COM INSCRIÇÕES JÁ A DECORRER(por offroadportugal.org)

Helder Oliveira forçado a abandonar

Apesar dos problemas piloto de Barcelos ocupava a quarta posição


Depois de uma boa prestação no prólogo, o segundo dia da Baja TT Rota do Douro foi madrasto para Helder Oliveira que, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, começou a ter problemas na Nissan Navara Off Road logo pela manhã, quando a máquina começou a falhar, obrigando inclusivamente o piloto de Barcelos a penalizar quatro minutos à entrada do primeiro sector selectivo.


Apesar das limitações inerentes a esta situação, que se manteve ao longo do troço, Helder Oliveira conseguiu terminar os 140 quilómetros na 4ª posição. Na assistência, em Amarante, os técnicos da MRacing tentaram descobrir e resolver o problema, tendo sido trocada uma bobine. Nos primeiros quilómetros do derradeiro setor da prova a Nissan não voltou a falhar, mas uma ponta da cambota partida viria a ditar a desistência precoce de um piloto que ambicionava lutar por um lugar no pódio desta jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.


“Estou naturalmente desanimado com tudo o que aconteceu hoje. De manhã não conseguia tirar partido do potencial do carro, porque ele estava sempre a falhar e da parte da tarde, quando em princípio o problema estava resolvido, acabei por ser forçado a desistir. Espero ter mais sorte em Reguengos, numa prova de que gosto bastante”, referiu Helder Oliveira.


A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá lugar a 1 e 2 de Maio, com a disputa do Rali TT Vinhos Carmim, competição que terá Reguengos de Monsaraz com centro nevrálgico.



Helder Oliveira forçado a abandonar

Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto) sobe para segundo

Ao perderem 4.51, entre CP1 e CP2 do segundo Sector Selectivo, Pedro Grancha/Pedro Velosa (BMW Evo X1) viram Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto) ascenderem ao segundo lugar da Baja TT Rota do Douro, com a equipa do Opel a ter uma vantagem de 3.55 para gerir na fase final da prova, para garantir o segundo lugar.


Na frente, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Racing) voltaram a “acelerar” e ganharam mais 15 s. da Nuno Matos, aumentado a vantagem para 6.14, o que lhes coloca a vitória nas mãos.


Entretanto e na luta pelo quarto lugar, Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Série 1 Proto) suplantou Pedro Ferreira/Valter Cardoso (Depieres ZRM) e entra para a fase final com 1.13 de avanço sobre o seu adversário.


Classificação em CP2/SS2 (92,28 km) – 1.º, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Racing/BP Ultimate Vodafone Team), 3.45.40,0; 2.º, Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto), a 6.14,0; 3.º, Pedro Grancha/Pedro Velosa (BMW Evo X1), a 10.09,0; 4.º, Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Série 1 Proto), a 40.11,0; 5.º, Pedro Ferreira/Valter Cardoso (Depieres ZRM), a 41.24,0; 6.º, Eduardo Mota/Manuel Porém (Nissan Pathfinder), a 46.09,0 (1.º da Categoria T2); 7.º, Alexandre Mota/Luís Martins (Nissan Navara), a 46.52,0 (1.º da Categoria T8); 8.º, Filipe Carvalho/Maria Carvalho (Nissan Navara), a 57.23,0; 9.º, Luís Ferreira/Pedro Colaço (Nissan Navara), a 1.03.56,0. 10.º, Avelino Reis/Filipe Martins (Toyota Rav4), a 1.06.04,0



Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto) sobe para segundo

Elisabete Jacinto permanece no terceiro lugar do Rallye des Gazelles

 


Elisabete Jacinto e France Clèves, aos comandos da Volkswagen Amarok com o número 402, concluíram a primeira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles em terceiro lugar e mantêm a mesma posição na classificação geral. A dupla luso belga conseguiu assinalar os sete pontos obrigatórios do percurso, que teve novamente partida e chegada em Mech Irdane, tendo-se afastado mais de três quilómetros dos 180 que compunham aespecial. A competição continua a ser liderada pela formação 403, que é composta pela britânica Jeannete James e a francesa Anne Marie Borg.

A equipa 402, formada por Elisabete Jacinto e France Clèves, cumpriu o trajeto da primeira jornada sem problemas, no entanto, Elisabete Jacinto reconheceu que foi um dia desafiante: “a primeira etapa foi muito dura e difícil. Não tivemos tempo para nada, nem sequer para comer. O percurso era longo e como queríamos chegar ao acampamento o mais cedo possível tomámos a decisão de andar sempre depressa. Foi um dia bastante complicada porque tínhamos muitas passagens de montanha e apanhámos muita pedra. Levámos a nossa Volkswagen Amarok perto do seu limite. Felizmente correu tudo bem e não tivemos problemas nenhuns”, revelou a portuguesa.

Hoje está a decorrer a segunda etapa deste 25º Rallye Aïcha des Gazelles, a qual termina amanhã pelo meio-dia. A distância ideal desta especial é de 190 quilómetros e faz a ligação entre Mech Irdane e Nejjakh onde será instalado o acampamento. O dia será longo e marcado por várias travessias de oueds que poderão trazer dificuldades acrescidas às participantes pois a escassez de pontos de referência vai complicar a navegação. As participantes da categoria Expert terão que encontrar oito pontos de passagem.



Classificações: As classificações referentes à primeira etapa foram fornecidas pela equipa oficial da Volkswagen que está a acompanhar no terreno esta competição




Elisabete Jacinto permanece no terceiro lugar do Rallye des Gazelles

Miguel Barbosa bem posicionado para lutar pela vitória



Piloto do BP Ultimate Vodafone Team registou o 2º tempo no prólogo



A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho iniciou esta tarde a sua participação na Baja TT Rota do Douro, a prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team averbou o segundo melhor tempo no somatório das duas passagens pelo traçado de 5,28 km escolhido pelo GAS Gondomar Automóvel Sport para este primeiro dia de prova.

Miguel Barbosa, que melhorou em mais de seis segundos a marca registada entre a primeira e a segunda passagem, alcançou um tempo total de 8m07,73s, tendo ficado a 8,69s da equipa vencedora deste prólogo.


Terminado o prólogo Miguel Barbosa salientou que “a nossa primeira passagem foi um pouco penalizada pelo facto de abrirmos a pista e esta estar um pouco escorregadia. O João Ramos fez um excelente prólogo mas, na segunda passagem, já ficámos muito perto dele, o que dá para antever uma luta muito animada para o dia de amanhã. Por outro lado, este resultado permite-nos sair para a corrida numa excelente posição e vamos tentar tirar partido disso”.


Já Miguel Ramalho, que estava de regresso ao lugar do lado direito do Mitsubishi Racing Lancer, optou por destacar “a excelente localização do prólogo que permitiu uma significativa presença de espectadores e ainda o facto de este ter sido um arranque sem qualquer tipo de percalços”.


Depois da realização deste prólogo em Valongo, a Baja TT Rota do Douro prossegue amanhã com a caravana do rali a rumar a Amarante, de onde será dada a partida para o primeiro sector seletivo, com 143 km, disputados nas serras do Marão e Alvão. Após uma neutralização em Amarante, os concorrentes arrancam para uma segunda e derradeira passagem pelo mesmo troço cronometrado.




Miguel Barbosa bem posicionado para lutar pela vitória

Pedro Ferreira em estreia no CNTT

Piloto nortenho é o único a competir em duas rodas motrizes


 



Com a realização do prólogo, esta tarde disputado em Valongo, arrancou a Baja TT Rota do Douro, competição onde Pedro Ferreira está a fazer a sua estreia em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Acompanhado de Válter Cardoso o jovem piloto nortenho apresentou-se aos comandos do Depieres Proto, a única máquina de duas rodas motrizes a competir nesta prova organizada pelo GAS Gondomar Automóvel Sport.


Num prólogo bastante escorregadio, Pedro Ferreira melhorou significativamente entre a primeira e a segunda passagem pelo troço de 5,28 quilómetros, conseguindo retirar quase quinze segundos ao seu tempo inicial.


”Não posso esconder que, nestes primeiros quilómetros de estreia, estava um pouco nervoso e o tempo da primeira passagem refletiu isso mesmo. Depois, consegui concentrar-me e fazer uma segunda passagem mais fluida. Foi pena ter tido um problema nas escovas do limpa-vidros na passagem pela água, sem o qual a marca obtida poderia ter sido ainda melhor. Mas estou bastante satisfeito e muito motivado para o dia de amanhã, onde nos esperam 300 quilómetros e seguramente muito mais histórias para contar”, salientou no final do prólogo Pedro Ferreira.


A Baja TT Rota do Douro prossegue amanhã com a partida para o primeiro sector seletivo a ser dada em Amarante. Serão 143 quilómetros, disputados nas serras do Marão e Alvão. Após uma neutralização, em Amarante, os concorrentes arrancam para uma segunda e derradeira passagem pelo mesmo troço cronometrado.




Pedro Ferreira em estreia no CNTT

ESPECTÁCULO E MUITO PÚBLICO NA ABERTURA DO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Valongo recebeu o prólogo da Baja TT Rota do Douro, prova que foi realizada em duas passagens pelo traçado de 5,2 quilómetros existente junto à biblioteca.



O público respondeu à chamada do Gondomar Automóvel Sport, clube organizador da prova,  e compareceu em grande número, contribuindo para a festa que  foi a abertura do CNTT 2015.


João Ramos e Vítor Jesus voaram com a pick-up Toyota Hilux para a vitória, pelo que vão ser os primeiros na estrada, amanhã a partir da 08.00 horas. A partida para o primeiro Sector Selectivo vai ser dada às 09.35 horas.




ESPECTÁCULO E MUITO PÚBLICO NA ABERTURA DO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Helder Oliveira em 4º no prólogo





Piloto de Barcelos parte em excelente posição para a corrida

Helder Oliveira, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, averbou esta tarde o 4º melhor tempo no prólogo da Baja TT Rota do Douro, a jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos de uma Nissan Navara Off Road o piloto de Barcelos terminou o primeiro dia de corrida a escassos cinco segundos do terceiro classificado e irá partir para a jornada de amanhã numa excelente posição.


“Fiz um bom primeiro troço, sem falhas, mas onde se notou um pouco falta de habituação ao carro e às corridas. Na segunda passagem tentei forçar um pouco mais o andamento e efetivamente estivemos mais rápidos em vários pontos do traçado, mas falhei uma travagem e perdi aí alguns preciosos segundos. Apesar disso, estou satisfeito e muito motivado para a etapa de amanhã”, salienta Helder Oliveira, piloto que conta com o apoio operacional da MRacing.


A Baja TT Rota do Douro prossegue amanhã com a partida para o primeiro sector seletivo a ser dada em Amarante. Serão 143 quilómetros, disputados nas serras do Marão e Alvão. Após uma neutralização, em Amarante, os concorrentes arrancam para uma segunda e derradeira passagem pelo mesmo troço cronometrado.




João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) repetem vitória no prologo

 


A dupla João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) está imparável, no início do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, como o demonstra o facto de ter voltado a ser a mais rápida na segunda passagem pelos 5,28 km do prólogo.


A dupla do Toyota Hilux vai “abrir a estrada” amanhã e parte com 8,6 s. de vantagem sobre Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Racing/BP Ultimate Vodafone Team), com a particularidade de se ter imposto num sector onde Miguel Barbosa costuma ser “rei”.


Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto) ocupam a terceira posição, já a 25,8 s. do comandante e têm 5,7 s, de avanço sobre Hélder Oliveira/Nuno Rodrigues da Silva (Nissan Navara).


Pedro Grancha/Pedro Velosa (BMW Evo X1) perderam quase um minuto, em consequência de um problema mecânico motivado por uma aterragem mais violenta após o salto, o que os fez descer para a nona posição, já a mais de um minuto do primeiro lugar.


Jorge Cardoso/João Santos (Isuzu D-Max), 10.o da geral, e César Sequeira/Tânia Sequeira (Toyota Land Cruiser), 11.o da geral, voltaram a ser os mais rápidos das respectivas Categorias, T2, no caso do piloto do Isuzu e T8 no que diz respeito ao piloto do Toyota, com Jorge Cardoso a ter 20,9 s. de avanço sobre Eduardo Mota/Manuel Porém (Nissan Pathfinder), enquanto César Sequeira parte, amanhã, com 15,6 s. de vantagem sobre Alexandre Mota/Luís Martins.


Classificação – 1.o, João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux), 7.59,0; 2.o, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Racing/BP Ultimate Vodafone Team), a 8,6 s.; 3.o, Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto), a 25,8 s.; 4.o, Hélder Oliveira/Nuno Rodrigues da Silva (Nissan Navara), a 31,5 s.; 5.o, Lino Carapeta/Rui António (Bowler Proto), a 42,6 s.; 6.o, André Amaral/Nelson Ramos (Mercedes Proto), a 42,8 s.; 7.o, Filipe Campos/Jaime Baptista (Range Rover Evoque), a 49,5 s.; 8.o, Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Série 1 Proto), a 49,7 s.; 9.o, Pedro Grancha/Pedro Velosa (BMW Evo X1), a 1.12,0; 10.o, Jorge Cardoso/João Santos (Isuzu D-Max), a 1.38,6 s. (1.o da Categoria T2); 11.o, César Sequeira/Tânia Sequeira (Toyota Land Cruiser), a 46,2 s… Estão classificadas mais sete equipas.



João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) repetem vitória no prologo

LINO CARAPETA E RUI ANTÓNIO COM PRÓLOGO CONSISTENTE

A dupla do popular Bowler amarelo entrou em 2015 com uma nova alma. As duas passagens pelo Prólogo de 5 km disputado em Valongo contribuíram com excelentes indicadores para a primeira prova do ano. Lino Carapeta e Rui António alcançaram o 5º lugar, estando neste momento a 42.6 segundos do líder. Na primeira passagem a equipa assinou um crono de 4m22.36 e na abordagem seguinte ao traçado do Prólogo, melhorou o tempo, registando 4m19.28. Para Lino Carapeta foram ótimos resultados.


 


As duas passagens correram bastante bem. Fizémos um Prólogo tranquilo e sem correr riscos. Pareceu-me que o carro está em excelentes condições, mostrando sinais de bom comportamento da suspensão, denotando apenas ligeiros problemas de travões. Amanhã vamos tentar terminar a prova, mostrando um bom andamento para fiabilizar o carro. Vamos esperar pelo desafio mais duro dos dois setores que temos pela frente. Estamos com um ânimo positivo”, declarou Lino Carapeta, líder do “Team Tanqueluz


 


A Baja TT Rota do Douro parte amanhã para a região de Amarante, com duas passagens por um setor seletivo com cerca de 140 km, agendados para as 09h35 e 14h05.



LINO CARAPETA E RUI ANTÓNIO COM PRÓLOGO CONSISTENTE

Elisabete Jacinto e France Clèves arrancam em terceiro.

Disputado que está o prólogo do 25º Rallye Aïcha des Gazelles cujo percurso, com partida e chegada em Mech Irdane, tinha uma distância ideal de 50 quilómetros, Elisabete Jacinto e France Clèves ocupam, neste momento, o terceiro lugar da classificação da categoria Expert, onde se inserem as participantes mais experientes e candidatas à vitória desta competição.

A dupla luso belga completou o trajeto, que incluía quatro pontos de passagem obrigatória, com um desvio de apenas 3,60 quilómetros para a distância ideal penalizando, desta forma, mais 600 metros do que a primeira classificada, a equipa formada pela britânica Jeannette James e a francesa Anne Marie Borg, a mesma que venceu a última edição desta prova.

No final da etapa Elisabete Jacinto revelou-se satisfeita com o trabalho realizado: “este ano o percurso do prólogo não foi nada simples. Tínhamos muitas passagens de montanha difíceis e íngremes e passámos oueds com muita erva de camelo. Mas, eu e a France conseguimos desenvolver uma boa estratégia e acho que funcionamos muito bem juntas. Apesar de ter corrido tudo bem e sem contrariedades de maior, já depois de encontrada a última bandeira, furámos e acabámos por concluir o prólogo já de noite, facto que nunca me tinha acontecido em sete participações”, contou a portuguesa.

Hoje as equipas iniciaram bem cedo o percurso da primeira etapa em torno da região de Mech Irdane, onde as “Gazelas” irão encontrar as primeiras dunas deste rali. A distância ideal desta especial será de 180 quilómetros e as participantes da categoria Expert terão que assinalar sete pontos de passagem obrigatória. A classificação resultante deste desempenho será publicada amanhã, uma vez que as equipas poderão terminar cada uma das etapas até às 12 horas do dia seguinte. Recordamos que neste rali vence a equipa que efectuar o menor número de quilómetros no total de percurso proposto pela organização.




Elisabete Jacinto e France Clèves arrancam em terceiro.

Nuno Matos alcança terceiro lugar no prólogo

Excelente início de campeonato para Nuno Matos


Terceiro lugar após o prólogo na Baja Rota do Douro


 


A temporada de 2015 começou da melhor forma para Nuno Matos e Filipe Serra. Presente na primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Rota do Douro, a formação de Portalegre foi a terceira mais rápida nas duas passagens pelo prólogo e terminou o primeiro dia de competição nessa mesma posição.


 


Com um percurso muito rápido e uma zona espectáculo que proporcionou grandes momentos ao público que assistiu à passagem dos automóveis, Nuno Matos e Filipe Serra adoptaram uma toada viva mas sem assumir riscos. O Opel Mokka Proto mostrou-se competitivo e a equipa sentiu-se muito bem com o andamento evidenciado.


 


Estamos muito satisfeitos com a nossa prestação no prólogo da Baja Rota do Douro. Viemos a esta prova com o intuito de somar pontos e perceber onde nos situamos face aos nossos adversários. Depois dos primeiros quilómetros numa pista bastante rápida, conseguimos andar entre os melhores e isso deixa-nos entusiasmados para os dois sectores selectivos de amanhã”, afirmou Nuno Matos à chegada ao parque de assistência.


 


Amanhã, o programa da Baja TT Rota do Douro é constituído por duas passagens num percurso com cerca de 140 quilómetros. O primeiro sector selectivo tem início marcado para as 9h35, enquanto o segundo começa às 14h05. O vencedor da primeira jornada do campeonato deverá ser conhecido depois das 16 horas.


 


Classificação no prólogo Baja TT Rota do Douro


1º           J. Ramos/V. Jesus                             Toyota Hilux                            7m59,04s


2º           M. Barbosa/M. Ramalho                    Mitsubishi Racing Lancer       a 8,69s


3º           N. Matos/F. Serra                              Opel Mokka Proto                 a 25,85


4º           H. Oliveira/N. Rodrigues Silva            Nissan Navara                        a 31,56s


5º           L. Carapeta/R. António                       Bowler Proto                           a 42,60s



Nuno Matos alcança terceiro lugar no prólogo

João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) vencem primeira passagem pelo prólogo

 


Contra o que é habitual, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho(Mitsubishi Lancer Racing) não foram os mais rápidos no prólogo da Baja TT Rota do Douro, a prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, sendo suplantado por João Ramos e Vítor Jesus (Toyota Hilux).


O piloto da Toyota bateu Miguel Barbosa por 6,8 s., nos curtos 5,28 km de extensão do prólogo, o que significa que ganhou mais de um segundo por quilómetro, e assumiu o comando da prova, com Nuno Matos e Filipe Serra (Opel Mokka Proto) a averbarem o terceiro tempo, já a 13,3 s. do vencedor.


O regressado Filipe Campos(Range Rover Evoque), navegado por Jaime Baptista, que revelou só participar nesta prova, não foi além do nono tempo, acusando natural falta de ritmo, uma vez que, o ano passado, só alinhou na derradeira prova da temporada.


Jorge Cardoso e João Santos (Isuzu D-Max), 10.os da geral, foram os mais rápidos da Categoria T2, enquanto César e Tânia Sequeira  (Toyota Land Cruiser), 11.os da geral, começaram da melhor maneira a defesa do título dos T8, ao serem os mais rápidos da Categoria.


A segunda passagem pelo prólogo, desenhado em Valongo, tem início às 16.35.


Classificação – 1.o, João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux), 4.00,3; 2.o, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer Racing/BP Ultimate Vodafone Team), a 6,8 s.; 3.o, Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Mokka Proto), a 13,3 s.; 4.o, Hélder Oliveira/Nuno Rodrigues da Silva (Nissan Navara), a 16.3 s.; 5.o, Pedro Grancha/Pedro Velosa (BMW Evo X1/Filipe Sport), a 17,4 s.; 6.o, Lino Carapeta/Rui António (Bowler Proto), a 22,0 s.; 7.o, André Amaral/Nelson Ramos (Mercedes Proto), a 24,8 s.; 8.o, Alexandre Franco/Rui Franco (BMW Série 1 Proto), a 27,1 s.; 9.o, Filipe Campos/Jaime Baptista (Range Rover Evoque), a 28,5 s.; 10.o, Jorge Cardoso/João Santos (Isuzu D-Max), a 53,4 s. (1.o da Categoria T2); 11.o, César Sequeira/Tânia Sequeira (Toyota Land Cruiser), a 55,3 s.. Estão classificados mais sete equipas.



João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hilux) vencem primeira passagem pelo prólogo

DS3 R1 CHALLENGE ARRANCA EM GUIMARÃES

Está tudo a postos para que se inicie uma das mais interessantes competições do ano;


A Challenge DS3 R1, começa no Rali Cidade de Guimarães, primeira prova de asfalto do ano e desde logo se prevê grande competição, entre os participantes que optaram por lutar com armas iguais, a custo reduzido, nos mais seletivos e exigentes ralis nacionais.


Lançado no final do ano passado, com o intuito de descobrir novos valores e promover os ralis, o DS3 R1 CHALLENGE vai arrancar no Rali Cidade de Guimarães, segunda prova do Campeonato Nacional de Ralis 2015, que se disputa nos próximos dias 4 e 5 de Abril, tendo como palco base, a cidade nortenha, berço da nacionalidade.


Durante os meses de preparação, o DS3 R1 foi sofrendo uma série de ajustes e afinações, monitorizadas pela equipa técnica da INSIDE MOTOR, que garantiu a colaboração importantíssima do ex-campeão do Mundo de Ralis Grupo N, Rui Madeira, mas igualmente contou com o empenho da equipa técnica de desenvolvimento da FEDIMA, sempre na busca das melhores soluções de competitividade e fiabilidade, para que os participantes no Challenge, possam dispor, desde a compra do carro, de todos os elementos que possibilitem a imediata competitividade do de cada unidade. O “batismo de fogo” da 1ª unidade equipada com o kit autorizado para o Challenge, aconteceu entretanto na ilha Terceira, numa prova dedicada apenas a participantes femininas, na qual Lígia Albuquerque e Vânia Paim, conseguiram levar o carro até ao segundo lugar da geral, no meio de máquinas bem mais potentes e igualmente bem conduzidas. Um bom sinal para os que ainda se mantêm indecisos em participar.


Para além do interesse da casa mãe – CITROEN – o DS3 R1 Challenge conta com a parceria determinada da FEDIMA e da SOFRAPA e os patrocínios da KOALA e da VALVOLINE, sendo as restantes áreas dos DS3 R1, dedicadas aos patrocinadores particulares de cada um, o que representa uma boa ajuda para quem se inicia no mundo dos ralis de competição. Ainda indefinido, o número de participantes na prova de abertura, foi condicionado pelo facto de terem sido recentemente lançadas idênticas competições em países como a Polónia ou a Alemanha, retirando do mercado em poucos dias, algumas das dezenas de carros que estavam disponíveis – já com o kit de competição montado – no espaço europeu.


Este atraso na preparação e mesmo aquisição de algumas unidades para equipas já confirmadas há muito, ao qual a organização do Challenge é totalmente alheia, poderá condicionar o arranque da competição, tal como seria desejável que acontecesse, mas seja como for, Guimarães receberá os mais determinados, que recolherão na prova organizada pelo Targa Clube, os primeiros pontos para o DS3 R1 Challenge.


Entretanto, os organizadores informam de novo que têm disponível todo o apoio desportivo e técnico e os kits de transformação do DS3, num DS3 R1, continuando por isso abertas as inscrições para o DS3 R1 Challenge.


O Rali Cidade de Guimarães, organizado pelo prestigiado Targa Clube, terá 12 Provas de Classificação, com um total de 120,42 Kms, para um total de percurso superior aos 302 Kms, incluindo uma espetacular Super Especial a disputar na sexta-feira em pleno centro da cidade. Todas as informações adicionais acerca do DS3 R1 Challenge, podem ser consultadas no site www.challengeds3r1.com .



DS3 R1 CHALLENGE ARRANCA EM GUIMARÃES

BAJA TT ROTA DO DOURO: TUDO A POSTOS!

A Baja TT Rota do Douro vai para a estrada dentro de momentos.



Na Douro Marina já se vivem os momentos da habitual animação, de quando uma prova de Todo-o-terreno vai para a estrada.


Às 14.30 horas é dada a partida para a primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno (CNTT). São duas dezenas de participantes, que se vão fazer à estrada, com destino a Valongo, onde junto à biblioteca, vai ser realizado o prólogo.


A primeira prova da Baja TT Rota do Douro é disputada em duas rondas, pelo traçado de cinco quilómetros, criado junto à Biblioteca de Valongo e tem partida marcada para as 15.15 horas. Recorde-se que o prólogo determina a ordem da partida para a prova, a ser disputada amanhã e atribui ainda um ponto extra ao mais rápido.


Coordenadas do acesso ao prólogo:  41.197172, -8.489336




BAJA TT ROTA DO DOURO: TUDO A POSTOS!

Carlos Barbosa discute com Presidente do ITR eventual regresso do DTM a Portugal

O presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, manteve esta quinta-feira conversações informais com o presidente da ITR, Hans Werner Aufrecht, sobre um eventual regresso a Portugal do campeonato alemão de carros de turismo (DTM).


O encontro entre os dirigentes português e alemão ocorreu no Autódromo do Estoril, onde desde o inicio da semana decorrem testes do DTM com as equipas Audi, BMW e Mercedes, e Hans Werner Aufrecht convidou Carlos Barbosa a assistir à primeira prova do calendário de 2015 do DTM, em Hockenheim.


Hans Werner Aufrecht, que preside à ITR, detentora dos direitos e promotora do DTM, foi fundador da AMG e agora é o principal acionista da HWA, o ramo de competição da Mercedes AMG, tendo igualmente participações na Williams F1e no Mercedes Benz AMG F1 Team.



Carlos Barbosa discute com Presidente do ITR eventual regresso do DTM a Portugal

Montalegre apresenta Mundial de Rallycross em Vila Real

Montalegre apresenta, este sábado, em Vila Real, o Mundial de Rallycross. Este evento desportivo arranca no circuito barrosão a 24 de abril e estende-se até dia 26. Para dar a conhecer este acontecimento foram pensadas duas ações estratégicas na capital de distrito. A cerimónia de apresentação oficial tem lugar às 16 horas, na Avenida Carvalho Araújo. Aqui marcam presença Joaquim Santos, campeão nacional de Supercars, Mário Barbosa, estreia nos Supercars, e Nuno Basto, vice-campeão nacional de kartcross. Nesse mesmo local de Vila Real, haverá durante o dia uma exposição de carros de competição. Para as 21h30 está previsto um show noturno de Freestyle, com o conhecido Paulo Martinho. Esta sessão decorre na Avenida Europa (M. Coutinho).



Montalegre apresenta Mundial de Rallycross em Vila Real

Inscrições no Rally Portugal OPEN prolongadas até 8 abril

O Rally de Portugal OPEN 2015, prova que serve de apoio ao WRC Vodafone Rally de Portugal nesta edição de regresso ao Norte do País e que se disputa no sábado 23 de Maio, entre as primeiras e segundas passagens das estrelas do Mundial de Ralis pelos troços de Baião, Marão e Fridão, vê agora o prazo para as pré-inscrições alargado.


Os interessados em participar na prova, que terá um total de 82,7 km cronometrados, têm agora até ao próximo dia 8 de Abril para levarem a cabo os procedimentos de pré-inscrição de forma a poderem fazer parte do grande evento que promete ser a 48ª edição do WRC Vodafone Rally de Portugal.


Reservada a equipas nacionais com viaturas com homologação FIA caducada, ou sem homologação FIA e que estejam em conformidade com as especificações técnicas e de segurança do Regulamento Técnico do Campeonato FPAK de Ralis 2015, a lista de participantes no Rally de Portugal OPEN 2015 está limitada a 30 formações, pelo que os interessados deverão inscrever-se desde já de forma a garantir a presença na prova.



Inscrições no Rally Portugal OPEN prolongadas até 8 abril

Ferrari Portugal nos testes oficiais do ELMS em Paul Ricard

Apesar da Ferrari Portugal não ter cumprido os dois dias de testes completos do ELMS no traçado francês de Paul Ricard, o tempo que esteve em pista, especialmente no primeiro dia, foi bastante produtivo. Ao volante do Ferrari 458 da classe GTC Filipe Barreiros e Francisco Guedes fizeram bastantes voltas e recolheram informações cruciais para o ajuste da máquina aos pneus Dunlop.


Para além desse trabalho a dupla portuguesa foi ainda bastante consistente em termos de tempos por volta o que demonstra um bom ritmo para o arranque da temporada que acontece no fim-de-semana de 10 e 11 de Abril em Silverstone: “Estamos muito satisfeitos com todo o trabalho que desenvolvemos. No início sentimos alguma dificuldade na afinação do carro aos pneus Dunlop, mas ultrapassado essa fase conseguimos fazer o nosso trabalho tal como planeado”, explicou Filipe Barreiros.


Pese embora tenham sido forçados á conclusão do teste mais cedo que previsto, Francisco Guedes estava satisfeito: “Um pequeno incêndio não deixou continuarmos a trabalhar hoje tal como prevíamos mas o resultado do dia de ontem é bastante exemplificativo do nosso ritmo. Estivemos sempre entre os mais rápidos de forma consistente e isso dá boas perspectivas para o início do Campeonato”.



Ferrari Portugal nos testes oficiais do ELMS em Paul Ricard

Comunicado das Conclusões Comissão de Inquérito Rampa da Penha III - 2014

Transcreve-se abaixo os resultados e conclusões da Comissão de Inquérito relativo ao assunto acima identificado.


Conclusões:
Devido ao incidente ocorrido com o Concorrente nº 221 durante a 2ª Subida de Treino da Prova Rampa da Penha, na tarde do dia 25 de Outubro de 2014, (incêndio da Viatura) foi constituída uma Comissão de Inquérito e aberto o presente Inquérito aos factos ocorridos.
A Comissão de Inquérito esteve reunida diversas horas.
Pela Comissão de Inquérito, no decurso deste Inquérito, foram recolhidos e analisados diversas fotografias e diversos vídeos, quer de Profissionais de Comunicação Social presentes no local, quer posteriormente publicados nas Redes Sociais.
Foram também recolhidos e analisados o Relatório de Ocorrência dos Bombeiros presentes na Segurança da Rampa e que, chamados, acorreram ao local do incidente, os Relatórios dos Comissários de Pista dos Postos de Segurança nºs 16 e 17 (entre os quais decorreu o incidente, sendo que mais próximo do Posto de Segurança nº 17) e o Testemunho de Espectador presente no local do incidente.
Foi também recolhida e analisada a Ata da Reunião do Colégio de Comissários Desportivos da Prova, à qual o Concorrente nº 221 solicitou ser ouvido na sequência deste incidente, cujas declarações fazem parte da referida ata.
Da análise e tratamento de informação de todos os documentos acima referidos conclui-se:
O incidente ocorreu numa estrada fechada, devidamente licenciada para a prática desportiva;
Todos os intervenientes estavam também devidamente licenciados pela FPAK.
Os Bombeiros (pela própria natureza da sua atividade estavam também perfeitamente preparados para o desempenho das funções de Segurança que lhes estavam atribuídas);
Os Meios de Segurança existiam no local, especificamente nos Postos de Segurança nºs 16 e 17, e eram adequados;
Os Procedimentos executados pelos Comissários de Pista presentes no local foram corretos e adequados;
Os Procedimentos dos Bombeiros que, tendo sido chamados a intervir, acorreram ao local foram corretos e adequados;
A Organização da Prova Rampa da Penha cumpriu com todos os Requisitos e Procedimentos de Segurança exigíveis;
A Comissão considera, assim, que todo o incidente foi um infeliz mas normal incidente de corrida;
 
A Comissão de Inquérito agradece a todos os intervenientes o tempo e esforço dedicado a este assunto.
A Comissão de Inquérito, reunida em 22.03.2015 dá por concluído o Inquérito ao incidente ocorrido com o Concorrente nº 221 durante a 2ª Subida de Treino
da Prova Rampa da Penha, no dia 25 de Outubro de 2014.
A Comissão de Inquérito: (assinada por todos os elementos)



Comunicado das Conclusões Comissão de Inquérito Rampa da Penha III - 2014

Paulo Gonçalves em Abu Dhabi para iniciar mais um “Mundial”

Piloto português quer repetir a vitória alcançada em 2014 na prova árabe e marcar pontos na luta pela reconquista do título mundial


 


Paulo Gonçalves inicia já este Sábado, 28 de março, em Abu Dhabi, mais uma participação no Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno. O piloto de Esposende, vice-campeão do mundo na modalidade e segundo classificado na última edição do Dakar, parte novamente à conquista do título mundial que foi seu em 2013 e por pouco não permaneceu nas suas mãos na época de 2014.


À semelhança do ano transato, o Abu Dhabi Desert Challenge, na capital dos Emirados Árabes Unidos, marca o arranque da temporada mundial com seis dias de competição compreendidos entre 28 de março e 2 de abril.


“Estamos em Abu Dhabi para aquela que será a primeira corrida do Campeonato do Mundo de Ralis de 2015, depois da vitória alcançada o ano passado as expetativas para este ano são altas, é importante é começar bem o campeonato mas para além disso é importante também sabermos que o campeonato vai ser bastante longo e é importante aliar a rapidez à regularidade de forma a não comprometer o resultado final”, referiu Paulo Gonçalves antes do início da competição em Abu Dhabi.


Uma vez mais a integrar a equipa oficial do construtor japonês Honda, Paulo Gonçalves confessa que “a equipa HRC tem tudo preparado, estamos aqui em Abu Dhabi três pilotos com o objetivo de discutir a vitória na corrida e dentro de dois dias sensivelmente dar-se-á início ao primeiro daqueles que serão seis dias de corrida, espero que tudo corra bem à nossa equipa e que possamos sair daqui com uma vitória”.


Em Abu Dhabi, Paulo Gonçalves terá como companheiros de equipa na formação oficial Honda o espanhol Joan Barreda e o norte-americano Ricky Brabec, líder em competições de Bajas nos Estados Unidos da América.


A competição no Abu Dhabi Desert Challenge 2015 tem início na tarde do próximo sábado, 28 de março, com uma curta “Super Especial” cronometrada em redor do famoso Circuito de Yas Marina.



Paulo Gonçalves em Abu Dhabi para iniciar mais um “Mundial”

Circulação de viaturas de competição na via pública e solicitação de matrícula

A Federação Portugues de Automobilismo e Karting emitiu hoje um comunicado, que transcrevemos, referente à circulação e matrículas das viaturas de competição:


“Conforme comunicado 062/2014 e atendendo a inúmeras dúvidas que nos têm sido colocadas, a  FPAK vem esclarecer alguns pontos relativos à solicitação de emissão de matrícula específica de competição.


Deste modo, os passos a seguir serão os seguintes:


1) Requisição de Passaporte Técnico/Matrícula 2015 (novo ou renovação), e no mesmo formulário solicitar a matrícula específica de competição (http://www.fpak.pt/generico/passaportes-e-fichas-homologacao);


2) Realização de inspecção técnica obrigatória à viatura de competição por parte da secção técnica da FPAK.


3) Submissão do processo (documentação viatura, passaporte Técnico e certificado de aprovação em inspecção específica) junto dos serviços do IMT locais, pelo requerente.


Para qualquer questão adicional, deve ser consultado o Decreto-Lei nº 180/2014, aqui citado (http://www.fpak.pt/sites/default/files/paginas/noticias/decreto-lei-n.180/2014-diario-republica-n.248/2014-serie-i-2014-12-24/7562-0623906242.pdf), consultar tecnica@fpak.pt  ou contactar 217 112 800.”



Circulação de viaturas de competição na via pública e solicitação de matrícula

Nacional de Karting abre hostilidades em Viana do Castelo

O Campeonato Nacional de Karting de 2015 abre a época desportiva este fim-de-semana no Kartódromo de Viana do Castelo numa prova organizada pelo Sport Clube do Porto. Seis categorias em pista: Iniciação (Troféu Figueiredo e Silva), Cadetes (Troféu António Dinis), Juvenil, Júnior, X30 e X30 Shifter e muitos pilotos na luta pelas vitórias.


O programa do fim-de-semana prevê no sábado as sessões de treinos às 9h e 12.30h e as corridas às 14h e 17h. No Domingo as corridas acontecem às 10.30h e às 16.30h.



Nacional de Karting abre hostilidades em Viana do Castelo

Assembleia geral da Federação de Motociclismo em Góis

Assembleia no Sábado em Góis


No próximo Sábado, dia 28, terá lugar mais uma Assembleia Geral da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP). Desta vez, o acto vai decorrer em Góis, na sede do Moto Clube local.


Conforme é habitual na primeira Assembleia Geral de cada ano, o principal ponto da ordem de trabalhos prende-se com a discussão e eventual aprovação do Relatório de Gestão e dos documentos de prestação de Contas relativos ao exercício de 2014. Além disso e entre outros pontos, serão também apresentadas alterações pontuais aos estatutos. A documentação objecto de apreciação está disponível no “site” da FMP: www.fmotoportugal.pt


A Assembleia tem início marcado para as 14h30, na sede do Góis Moto Clube, situada na Quinta do Baião.


 



Assembleia geral da Federação de Motociclismo em Góis

Motocross de regresso a Pegões

 


O Motocross vai regressar a Pegões, localidade com pergaminhos na modalidade. Será no próximo Domingo, por ocasião da segunda jornada do Campeonato Regional Sintra MX.






FICHA DA PROVA


Evento………..

Data……………


Competição


Circuito……….


Localização….


Horários………


Organização….

Motocross de Pegões

29 de Março.


Campeonato Regional Sintra MX, 2.ª jornada.


Pista MX Spot, com 1200 metros.


Pegões.


Treinos: início às 11h30; Corridas: a partir das 14h00.


Sintra MX.

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Pegões acolheu provas de Campeonato nos anos oitenta, chegando a existir duas pistas de Motocross na zona. Depois, no início do milénio recebeu jornadas válidas para o Troféu Rómoto, e nos últimos anos por ali têm passado os participantes no Troféu Yamaha.


Agora, será a do “Regional” Sintra MX demandar esta localidade no concelho do Montijo, estreando uma nova pista em terreno arenoso com cerca de 1200 metros de perímetro, acesso a partir da A13 e estradas nacionais. Como habitualmente, os treinos decorrem entre as 11h30 e 12h30, e durante a tarde o programa de corridas desenrola-se a partir das 14h.


No início do mês, mais de cem pilotos competiram na jornada inaugural do “Sintra MX” em Glória do Ribatejo. Então, Ricardo Pereira triunfou na classe “Open”, diante de Ricardo Aires. Bruno Charrua nas 85, e Ricardo Rocha em Infantis ganharam as duas mangas nas respectivas classes.


Outros homens em ponto de mira da concorrência são Luís Guerra e Tomás Salgado, que alternaram nos dois primeiros lugares das 50 Clássicas, e Álvaro Pereira que bisou vitória nas Vintage. No Domingo, em piso diferente do visto na ronda anterior, veremos quem se consegue impor em Pegões.


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Motocross de regresso a Pegões

Tiago Monteiro testa no Algarve

Tiago Monteiro vai estar na próxima segunda-feira dia 30 de Março no Autódromo Internacional do Algarve ao volante do Honda Civic dando continuação do programa de testes de preparação da época 2015 do WTCC.


Depois do pódio conseguido na primeira corrida na Argentina e antes mesmo de partir para Marrocos onde vai decorrer a segunda prova da temporada a estrutura da Honda vem a Portugal: “É importante continuarmos a evoluir o carro. Continuamos a perceber onde estão as nossas lacunas e os nossos pontos fortes, por isso há que continuar a trabalhar na direcção certa. O programa de testes prevê três dias em Portugal, sendo que eu apenas estarei em pista na segunda-feira, terça será a vez do Tarquini e na quarta o Michelisz”, disse.



Tiago Monteiro testa no Algarve