Trinta carros em pista para as 4 Horas de Imola

Trinta carros em pista para as 4 Horas de Imola

Portugueses querem brilhar


A segunda prova da época 2015 do European Le Mans Series disputar-se-á no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola (Itália), este fim-de-semana de 16 e 17 de Maio. Depois de um primeiro e muito disputado confronto no circuito de Silverstone, no início de Abril, os concorrentes do ELMS preparam-se para reencontrar a célebre pista do circuito de Imola, o único traçado da época que evolui no sentido inverso aos ponteiros do relógio e, como tal, aumentando ainda mais o carácter técnico do mesmo.


Sobre os 30 concorrentes anunciados para a grelha de partida, teremos 17 protótipos e 13 GT. Actualmente na liderança da classificação geral entre os LMP2, o Gibson 015S-Nissan nº 41 da Greaves Motorsport, pilotado pelo trio Gary Hirsch, Jon Lancaster e Björn Wirdheim terá como objectivo manter-se nos lugares da frente. No entanto, o segundo Gibson 015S-Nissan da lista, o carro da equipa Jota Sport com o nº 38 onde corre o português Filipe Albuquerque, Simon Dolan e Harry Tincknell – vencedor da manga italiana em 2014 – e recente vencedor entre os LMP2 nas 6 Horas de Spa/WEC – quererá decerto retomar o que foi seu e manter o domínio na região da Emilia-Romagna.


Por seu turno, os autores do terceiro lugar no Reino Unido, ou seja, Tristan Gommendy, Ludovic Badey e Pierre Thiriet, prosseguirão os esforços para fazer subir o único Oreca 05 da grelha, inscrito pela equipa Thiriet by TDS Racing (nº 46), até ao degrau mais alto do pódio italiano. O único Ligier JS P2 com motor Judd que corre no ELMS, mais precisamente o da equipa americana Krohn Racing (nº40), terminou perto do pódio em Silverstone. O seu trio americano-sueco-brasileiro espera de novo participar na batalha da frente, após uma primeira prova muito positiva para Tracy Krohn, Niclas Jonsson e Oswaldo Negri.


A equipa Eurasia Motorsport (5ª em Silverstone) alinhará um Oreca 03R Nissan, pilotado pelo chinês Pu Jun Jin e pelo holandês Nico Peter de Bruijn, enquanto o segundo Oreca 03R Nissan da Murphy Prototype (nº 48) reencontrará os seus pilotos Nathanaël Berthon, Michael Lyons e Mark Patterson. Após uma prova emocionante em Inglaterra para o único Morgan Nissan LMP2, que acabaria por ser vítima de um acidente totalmente involuntário, a equipa Pegasus Racing conta bem rentabilizar o duro trabalho realizado pela equipa em Silverstone, de modo a permitir que o trio Léo Russel, David Cheng e Julien Schell possa obter o melhor resultado em Imola. Os dois Oreca 03 Nissan números 44 e 45 do Ibanez Racing estarão respectivamente nas mãos do italiano Michele La Rosa e do japonês Yutaka Yamagishi, e de Pierre Perret, José Ibanez e de um outro italiano, Ivan Bellarosa, para a sua corrida em casa. Ausente na primeira corrida, a equipa russa SMP Racing realizou mais de 6000 km de ensaios com o BR01 Nissan, de modo a preparar Imola e Le Mans. Os dois novos modelos da formação do leste da Europa irão estrear-se em competição na prova italiana: o nº 27 para Maurizio Mediani, David Markozov e Nicolas Minassian, enquanto o nº 37 será entregue a Mikhail Aleshin e aos irmãos Anton e Kirill Ladygin.


Seis LMP3 em pista

Entre os protótipos inscritos em Imola, para lá dos 11 LMP2 que figuram na lista que apresentamos na ligação mais abaixo, estarão também na grelha de partida seis LMP3. Autora dos dois primeiros lugares do primeiro pódio da época, a equipa LNT parece bem determinada em prosseguir do mesmo modo a sua estreia no ELMS. Sir Chris Hoy e o jovem Charlie Robertson irão pilotar o Ginetta Nissan nº 3, enquanto o nº 2 estará nas mãos de Michael Simpson e Gaëtan Paletou. O Ginetta nº 7 da equipa da Universidade de Bolton, terceiro colocado em Silverstone, será pilotado pelo britânico Rob Garofall e pelo dinamarquês Morten Dons.


A equipa espanhola SVK by Speed Factory terminou perto do pódio em Silverstone e aqui irá alinhar o mesmo Ginetta Nissan nº 15 para o letão Konstantin Calko, o espanhol Jesus Fuster e o lituano Dainius Matijosaitis. Com menos sorte na prova inglesa, a equipa Lanan Racing estará de regresso à grelha do ELMS, com o Ginetta nº 11 do trio britânico Alex Craven, Joey Foster e Charlie Hollings. Depois de ter estado ausente em Silverstone, a Villorba Corse estreia-se em casa com o Ginetta nº 5 guiado pelo duo italiano Giorgio Sernagiotto e Roberto Lacorte.


Ferrari, Porsche, BMW e Aston Martin: quatro construtores na categoria GTE

A jogar em casa, os cinco Ferrari presentes na classe GTE tentarão somar o maior número possível de pontos. Os dois F458 GTE da AF Corse quererão figurar nas posições de topo a qualquer preço, tendo para isso equipas com grande estilo: Raffaele Gianmaria, Matteo Cressoni e Peter Mann no nº 51 e os britânicos Duncan Cameron (campeão LMGTE em 2013), Matt Griffin e Aaron Scott no nº 55. As equipas AT Racing (nº 56), Formula Racing (nº 60) e JMW Motorsport (nº 66) alinharão os três outros F458 da categoria GTE. No primeiro, estarão Alexander Talkanitsa e Alexander Talkanitsa Junior, ao lado de Alessandro Pier Guidi. O Ferrari nº 60 será partilhado por Johnny Laursen, Mikkel Mac e Andrea Rizzoli e, por fim, o carro da JMW terá ao volante o trio britânico composto por George Richardson, Robert Smith e Samuel Tordoff, que conquistou o segundo lugar em Silverstone. Actualmente na liderança do campeonato, após o triunfo em Inglaterra, o Porsche 991 RSR nº 86 da equipa Gulf Racing UK estará entregue a Michael Wainwhright, Adam Caroll e Philip Keen. O segundo Porsche da grelha, o nº 88 preparado pela Proton Competition, será pilotado por Richard Lietz (piloto oficial da marca), Marco Mapelli e Christian Ried. Por fim, o único BMW Z4 da categoria LM GTE, o carro do Team BMW by Marc VDS (nº 52) estará de novo nas mãos do campeão WTCC, Andy Priaulx, do francês Henry Hassid e do finlandês Jesse Krohn.


Cinco inscritos, mas três construtores nos GTC

Os vencedores da primeira manga, Frank Perera, Dino Lunardi e Eric Dermont (TDS Racing – BMW Z4 GT3 nº 59) pretendem reeditar o seu desempenho em Itália. Todavia, a equipa local AF Corse desembarca em força com três F458 Itália GT3 que serão confiados a Thomas Flohr, Francesco Castelacci e Stuart Hall (nº 62), Giorgio Roda, Ilya Melnikov e Marco Cioci ao volante do nº 63 e, por fim, Mads Rasmussen e os portugueses Filipe Barreiros e Francisco Guedes, com o F458 nº 63 do Team Ferrari Portugal, que ficou com o segundo degrau do pódio em Silverstone. O único Aston Martin Vantage GT3 da lista de inscritos (Massive Motorsport) estará nas mãos da tripla dinamarquesa composta por Casper Elgaard, Kristian Poulsen e Simon Moller.


A acção em pista no circuito de Imola iniciar-se-á no Sábado, 16 de Maio, às 10h30 com a primeira sessão de 90 minutos de treinos livres. A segunda sessão será realizada entre as 15h00 e as 16h30.

Novo encontro na manhã de Domingo, com a qualificação dos GT, às 10h00, e depois a dos LMP, às 10h30. A partida das 4 Horas será dada às 14h00.



Trinta carros em pista para as 4 Horas de Imola

Sem comentários:

Enviar um comentário