João Barros quer ser o melhor português no Rali de Portugal

João Barros e o Rali de Portugal: “Lembro-me de ir para os troços para ver o Mäkinen, Sainz, McRae, Auriol…”


 


Participar na prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis é sempre um momento especial para qualquer piloto nacional. Mas para João Barros a edição de 2015 do Vodafone Rally de Portugal tem um significado muito particular pelo regresso da prova à região Norte.


 


João Barros era um jovem piloto de karting – que haveria de sagrar-se tetracampeão nacional – quando o Rali de Portugal arrastava multidões para troços como Lameirinha, Luílhas, Vizo ou as super-especiais em Lousada e Baltar. Hoje, o piloto de Paredes é, ele próprio, uma das figuras que os vários milhares de espectadores vão ver passar no Vodafone Rally de Portugal da próxima semana. “É verdade, lembro-me bem de sair de casa todo contente, com os amigos, e irmos para os troços para ver o Mäkinen, Sainz, McRae, Auriol e tantos outros. Era uma emoção especial para quem gostava de automóveis e de ralis. Nunca imaginei que um dia eu próprio poderia ser um dos intervenientes da prova e, sobretudo, voltarmos a ver os WRC na minha região. O Shakedown em Baltar, por exemplo, fica a 500 metros da casa do meu pai”, referiu João Barros.


 


Desportivamente, o piloto do Ford Fiesta R5 teve um belo início de época, com três pódios em três provas e, apesar de esta ser uma ronda extra-campeonato, “o objetivo é sermos os melhores entre os pilotos que habitualmente participam no CNR. Sabemos que o Rali de Portugal também é uma prova de gestão, porque representa mais de dois ralis do Nacional em termos de extensão e além disso os pisos devem estar completamente destruídos quando nós passarmos. Acima de tudo, vai ser uma festa para os pilotos e para o público e um prazer para alguém como eu que sente a paixão que há nesta região pelo desporto automóvel”, concluiu.

A prova portuguesa do WRC tem início formal na terça-feira, dia 19, com o primeiro dia de reconhecimentos. Na quinta-feira, dia 20, realiza-se o Shakedown em Baltar a partir das 07h30, enquanto a Super Especial de abertura do rali está marcada para as 19h00 desse mesmo dia, na pista de Lousada.



João Barros quer ser o melhor português no Rali de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário