“Inside Volcano” fora do SATA Rally Açores (por Miguel Sousa Azevedo)

De acordo com uma notícia avançada  pela Antena 1/Açores não se vai mesmo disputar a classificativa “Inside Volcano” na edição 2015 do SATA Rallye Açores, agendada para o próximo mês de junho. Apresentada no final de 2014 como uma das grandes novidades para a prova açoriana do ERC, a classificativa devia realizar-se duas vezes no segundo dia do rali, correndo-se nas margens da Lagoa das Sete Cidades. Ao que noticiou a estação pública, o percurso não foi autorizado pelo Governo Regional, pois aquela é uma Zona de Paisagem Protegida.


Recorde-se que, já na altura, o Diretor Regional do Ambiente admitiu não dar autorização para a realização daquela PE de três quilómetros, alegando que a mesma não respeitava as regras que regulamentam aquela zona da ilha de São Miguel, parte integrante do seu Parque Natural. Hernâni Jorge alegou mesmo ter desconhecimento formal da intenção do Grupo Desportivo Comercial em realizar a classificativa. Em causa estava também o respeito pelo Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Sete Cidades.


A notícia foi recebida com várias críticas por organizações ambientais, tendo sido dado a conhecer que a lei do Domínio Público Hídrico nunca permitiria ao rali passar a menos de 30 metros – a margem de proteção – da linha de água da Lagoa das Sete Cidades.


A classificativa “Inside Volcano” fora um pedido expresso do Eurosport Events, para aumentar a espetacularidade das imagens televisivas do SATA Rallye Açores. Conforme tinha também já sido dito pelo diretor da prova, António Andrade, em declarações à  RTP-Açores, havia uma alternativa pronta, que se poderá vir a confirmar, e que passará pela disputa do troço das Feteiras.


 


Photo: http://formularali.net/



“Inside Volcano” fora do SATA Rally Açores (por Miguel Sousa Azevedo)

Sem comentários:

Enviar um comentário