Gouveia em festa com "Mundial" de Enduro

 


Gouveia vai estar em festa no próximo fim-de-semana com a presença da elite do Enduro, participante na terceira jornada do respectivo Campeonato do Mundo. A prova serrana irá constituir um exigente desafio para homens e máquinas, como é timbre das organizações portuguesas a nível mundial.






FICHA DA PROVA



Evento………..


Data……………


Competição


Percurso……..


Localização….


Horários………


Organização



G.P. de Portugal em Enduro


15, 16 e 17 de Maio.


Campeonato do Mundo de Enduro, 3.ª jornada.


De 45 Km, a cumprir em três voltas e meia.


Gouveia.


Partida – Sexta-feira (Super Test): 19h; Sábado e Domingo: 9h.


Natureza ACER.


 


No sopé da Serra da Estrela, o pelotão mundialista vai enfrentar diariamente três voltas e meia consecutivas a um percurso de 45 Km, em terreno bastante pedregoso típico da região.


O centro nevrálgico da prova situa-se no Parque da Senhora dos Verdes, localizado a 6 Km de Gouveia, onde será instalado o “paddock” e zona de assistência, mas também aí se encontram os três troços especiais cronometrados. Isto porque o referido Parque tem 22 hectares infraestruturados e vedados, acrescidos de mais 120 de terreno natural, estando integrado no Monte Aljão (com cerca de 2000 hectares).


Quanto aos troços cronometrados, o “Cross Test” terá 6,5 Km de extensão, o “Enduro Test” 8 Km e a “Extreme” aproximadamente mil metros. O percurso inclui duas zonas espectáculo, em Cativelos e Arcozelo, e alguns desvios preparados para a classe de Senhoras. A acção começa na Sexta-feira, às 19h, com o “Super Test” no Centro Hípico.


Os concorrentes masculinos iniciaram o Campeonato em Abril, no Chile, e no passado fim-de-semana competiram na ronda espanhola em Jerez. Portanto, das planícies andaluzas passam agora para um terreno bastante diferente mas a temperatura deve manter-se elevada, numa prova que evidenciará também a preparação física dos pilotos.


Seis pilotos portugueses vão estar repartidos entre as três classes seniores (um em cada), e na Júnior (com três lusitanos). Dois deles estiveram em particular evidência nas provas anteriores. Diogo Ventura e Luís Oliveira surgem respectivamente em 4.º e 5.º lugar na classe Júnior, e Ventura foi mesmo 2.º classificado no primeiro dia em Espanha. A jogar em casa partem com legítimas aspirações ao pódio, numa classe que inclui ainda João Lourenço.


Afectado na jornada anterior por lesão num pulso, Luís Correia espera oferecer melhor rendimento na classe E3 em Gouveia. O sexteto lusitano completa-se com Joaquim Rodrigues na E1, e Gonçalo Reis na E2.


Por outro lado, a organização criou uma classe específica Open para pilotos portugueses que queiram participar no evento. Esses participantes vão cumprir diariamente duas voltas ao trajecto definido para as concorrentes femininas do “Mundial” e já formalizaram inscrição 21 pilotos.


Portanto, estão reunidas as condições para uma grande jornada de Enduro em Gouveia, com organização a cargo do Natureza ACER. Em termos de Campeonato do Mundo estão inscritos 105 pilotos, repartidos por seis classes.


 



Gouveia em festa com "Mundial" de Enduro

Sem comentários:

Enviar um comentário