FMP completa vinte e cinco anos

 


A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) completa hoje 25 anos de existência. Um tempo dedicado ao desenvolvimento do motociclismo português nas suas múltiplas vertentes.


Em 11 de Maio de 1990 foi fundada a Federação Nacional de Motociclismo, nome que manteve até à mudança para a actual designação, em finais de 2008. Para trás ficaram 25 anos de trabalho em prol do motociclismo nacional, interpretado por inúmeros e dedicados dirigentes no apoio à actividade de clubes e praticantes.


Duas décadas e meia de causas, desde o fomento da prática desportiva – procurando optimizar as condições necessárias à evolução dos pilotos – até ao enquadramento do mototurismo, passando por iniciativas tendentes à melhoria das condições rodoviárias para os utentes das “duas rodas”.


A internacionalização de eventos e pilotos foi uma preocupação constante, e no plano individual já rendeu dois campeões mundiais absolutos de Todo-Terreno e dois vice-campeões (TT e Motocross), além de coroas mundiais juniores e diversos títulos europeus alcançados por pilotos portugueses.


Definição de regulamentos adequados à realidade caseira e internacional, bem como a aposta na formação de comissários desportivos constituem outros aspectos de “bastidores” dinamizados pela FMP, indispensáveis ao desenvolvimento das diversas modalidades. Uma Federação capaz de promover iniciativas inovadoras, como o “Portugal de Lés-a-Lés” (que este ano estreará também a sua versão “off-road”) ou o “Dia do Motociclista”, sem esquecer campanhas como a inerente à protecção da rede viária com rails protectores dos motociclistas, ou a possibilidade de utilizarem as faixas BUS em centros urbanos.


A instituição, actualmente liderada por Manuel Marinheiro, tem cerca de novecentos pilotos federados, repartidos por oito modalidades, e tutela meia centena de eventos mototurísticos que atraem largos milhares de motociclistas. Uma dinâmica que constitui ponto de referência para no futuro atingir novas metas.


 



FMP completa vinte e cinco anos

Sem comentários:

Enviar um comentário