Multidão em Torres Vedras no Trial 4x4

Se em 2014 foi bom, em 2015 foi ainda melhor: Torres Vedras é um caso sério de sucesso no trial 4×4. Por lá há muitas equipas, há oficinas de preparação de veículos, há um número elevadíssimo de aficionados e agora há também uma prova de excelência. Pelo segundo ano consecutivo o clube Ecomotor lançou-se no desafio de organizar uma etapa do Campeonato Nacional de Trial 4×4 e fê-lo da melhor forma.


A lista de inscritos já deixava antever um bom dia para o trial 4×4 português. A etapa já tinha sido a mais participada de 2014, com muitas equipas do Oeste presentes e, em 2015, o feito repetiu-se. Em pista estiveram 30 equipas, repartidas pelas 4 categorias (Absoluto, XL, Super Proto e Promoção). O circuito era sobretudo de obstáculos naturais, num terreno arenoso com rampas e degraus, onde predominam as subidas acentuadas. Apesar de apresentar muitas dificuldades, a pista de Torres Vedras revelou-se muito fluída, criando um excelente espetáculo para as cerca de nove mil pessoas presentes.


Flávio Gomes não facilita


E já lá vão duas vitórias consecutivas para Flávio Gomes (TáBô Team 4×4). Desta vez o piloto não venceu o prólogo,e por isso não partiu em primeiro, mas foi logo na primeira volta que agarrou a liderança e não a voltou a largar. O Jeep Wrangler amarelo impôs sempre um ritmo muito forte e completou 26 voltas durante as três horas de resistência. Com duas vitórias em duas provas é, naturalmente, o líder da Absoluto. Rui Rocha (Team Rj 4×4) conseguiu a segunda posição da classe absoluto e foi uma das surpresas do dia. O piloto, natural de Arouca, fez duas provas da época passada, mas na classe de promoção. Em 2015 quis dar o salto para a Absoluto e, depois do quinto lugar em Valongo, conquistou a prata de Torres Vedras. O Toyota correspondeu às aspirações do piloto e só falhou mesmo a poucos metros da meta…

A completar o pódio da classe Absoluto surge outro piloto que está a dar as primeiras voltas no trial 4×4: Jorge Araújo (Team Dediland/Tuff4x4). Acusou algum desgaste durante a resistência e, talvez por isso, cometeu alguns erros, mas nunca se distanciou de Rui Rocha.

Depois do segundo lugar em Valongo e terceiro em Torres Vedras, Jorge Araújo está na vice-liderança

da geral.


Rui Querido sofreu mas venceu


Não foi nada fácil esta vitória para Rui Querido. O campeão da categoria XL em 2014 teve um contratempo logo na primeira volta e perdeu muito terreno para a concorrência, mas com a garra e persistência que já lhe são conhecidas nunca desistiu e foi subindo na classificação. Na última volta, num misto de determinação e alguma sorte, deixou os adversários para trás e completou 18 voltas, mais uma do que o segundo classificado.

Carlos Rodrigues (Valvolinas /XS5/ Leirilumen) aproveitou o desaire inicial de Rui Querido para conquistar alguma vantagem. Não teve travões durante a última hora de prova, mas foi gerindo com a caixa de velocidades. Liderava quando, na última volta, teve um problema com o guincho e ficou retido num obstáculo. Com a vitória em Valongo e a prata em Torres Vedras é o líder da categoria XL – com mais 5 pontos do que Rui Querido – e deve ser levado em atenção para as contas finais do Campeonato.

O navegador de Bruno Fernandes (JMF) teve uma lesão muscular a 30 minutos do final, mas nada que tivesse prejudicado a classificação. O piloto terminou a resistência a cinco voltas do segundo classificado


Irmãos Lourenço fazem bis


Se em Valongo não tinham concorrência e por isso a vitória foi fácil, em Torres Vedras, Ricardo e Paulo Lourenço (Pizzaria Refúgio) tiveram de lutar muito durante a resistência.

Durante as duas primeiras horas travaram um verdadeiro duelo com Alexandre Lemos (Team Serrão), mas os problemas com o WRC do piloto de Macedo de Cavaleiros deram vantagem aos irmãos. Terminaram as três horas com 17 voltas. Com menos cinco terminou Filipe Esteves (F.Power), nesta estreia “muito positiva” no CNTrial 4×4. Alexandre Lemos completou o pódio com 11 voltas ao circuito.


Rui Policarpo vence outra vez


10 equipas entraram em pista para disputar a Classe Promoção. À semelhança de Valongo, Rui Policarpo (TransAct Lat Team) venceu o prólogo, partiu em primeiro, e assim acabou as duas horas de resistência.

O segundo e o terceiro lugares são para dois estreantes: João Rebelo (Trial cars) e João Vicente (Team Jot4x Gs), respetivamente. Ambos aguentaram as duas horas de resistência sem qualquer avaria ou paragem. João Rebelo terminou a apenas um minuto e 36 segundos do vencedor e João Vicente a uma volta dos dois primeiros classificados.

O Campeonato Nacional de Trial 4×4 ruma agora a norte, com uma estreia em Chaves. O Nordeste Transmontano recebe a 3.ª etapa no fim de semana de 9 e 10 de maio.


PEDRO LAMY IMPRESSIONADO COM TRIAL


Entre os milhares de pessoas que estiveram na pista de Sarge, Torres Vedras, estava Pedro Lamy. Mais habituado à velocidade, um dos maiores nomes do desporto automóvel português não deixou de referir como o trial 4×4 o impressionou. “Isto é espetacular. Os carros a subirem estas dificuldades todas.. é incrível a forma como a prova está desenhada.  Eu vi aí máquinas muito bem cuidadas e muito bem preparadas para estas dificuldades.

A modalidade está a evoluir e o futuro trará máquinas ainda melhores. Estão todos de

parabéns”, declarou o piloto português durante esta prova de Torres Vedras



Multidão em Torres Vedras no Trial 4x4

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