Manuel de Almeida- Adeus a um pioneiro

Adeus a um pioneiro


Manuel de Almeida foi um credenciado piloto de Motocross e Velocidade, bem sucedido nas duas modalidades e que iniciou o seu envolvimento no motociclismo desportivo nos anos sessenta. Um pioneiro que faleceu recentemente, vítima de doença prolongada.


Ainda antes de haver Campeonatos, nos anos sessenta já Manuel de Almeida exibia os seus dotes em Circuitos de Velocidade – Montes Claros, Vila do Conde, Vila Real ou Autódromo do Estoril – e também nas pistas de Motocross. Aliás, nesta última modalidade foi mesmo um dos participantes no primeiro Campeonato Nacional, em 1969, terminando então em 2.º lugar na classe Consagrados +100cc, e durante mais algumas épocas continuou a praticar com sucesso essa disciplina.


O Campeonato de Velocidade começou a disputar-se mais tarde, apenas em 1975, e Manuel de Almeida lá estava nas grelhas de partida. No currículo evidenciam-se os títulos de campeão conquistados em 1975 na classe até 500cc Racing, e em 1978 na classe 51 a 350cc Racing. Já na ponta final da carreira, em 1984 ainda foi vice-campeão de 250cc Racing.


Além das pistas nacionais, Manuel de Almeida chegou também a competir na Venezuela e Brasil, numa longa carreira firmada em tempo de pioneiros – no Motocross foi contemporâneo de grande pilotos como Nani ou Manuel Massadas, na Velocidade bateu-se com adversários da estirpe de Hermano Sobral, Contente Fernandes, Jorge Viegas ou Sande e Silva, entre tantos outros.


“Foi um piloto que marcou o motociclismo nos anos setenta,” afirma Jorge Viegas, que com ele se confrontou em pista. O presidente da Assembleia-Geral da FMP recorda que “competimos os dois no G.P. da Venezuela, em San Carlos. Era um bom companheiro e lamento o seu desaparecimento.”


O motociclismo português está mais pobre, pois Manuel Almeida faleceu no passado dia 6, aos 75 anos de idade, vítima de doença prolongada.


À família enlutada, o NDP apresenta as suas sentidas condolências.


 



Manuel de Almeida- Adeus a um pioneiro

Sem comentários:

Enviar um comentário