Jornada mundialista e europeia em Portimão

 


O Autódromo de Portimão vai receber pela segunda vez o FIM CEV Repsol, este ano com estatuto superior, pois as três classes principais constituem agora Campeonatos mundiais ou europeus.






FICHA DA PROVA


Evento………..

Data……………


Competição


Circuito………


Localização….


 


Horários……..


 


 


Organização..

Circuito do Algarve

25 e 26 de Abril.


Campeonato do Mundo Júnior, classe Moto3.


Campeonato da Europa de Velocidade, classes Superbike e Moto2.


Autódromo do Algarve, com 4592 metros.


Escampadinho – Mexilhoeira Grande, Portimão.


Sábado – Treinos: das 9h00 às 15h20. Corrida: 15h50 – Kawasaki Cup


Domingo – Corridas: 11h00 – Moto 2; 12h00 – Superbike; 13h00 –


Moto 3; 14h00 – Moto2; 15h00 – Superbike; 16h00 – Kawasaki Cup.


AIA Motor Clube.

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


O CEV começou por ser o Campeonato de Espanha Open, mas a forte adesão de pilotos estrangeiros traduziu-se em crescente popularidade internacional, levando a FIM a colocar a competição sob a sua alçada, reforçando o seu estatuto. Isto porque a classe Moto3 passa a constituir o Campeonato do Mundo Júnior – para pilotos dos 14 aos 23 anos de idade, com motos 4T 250 – enquanto as classes Moto2 e Superbike são consideradas como Campeonatos da Europa.


Em Portimão, o elenco completa-se com os participantes na Kawasaki Z Cup, num total de sete aliciantes corridas em perspectiva.


Grande parte das equipas participantes estão igualmente envolvidas no “Mundial” de Velocidade, aspecto que dá garantias de alto nível competitivo, sendo que este FIM CEV constitui para jovens pilotos em ascensão uma plataforma de acesso ao “Mundial”. Por exemplo, o francês Fabio Quartararo – que o ano passado se sagrou campeão em Moto3 precisamente na pista algarvia – é agora um dos protagonistas do “Mundial”, ao qual subiram os quatro primeiros dessa classe CEV.


Em 2014 os pilotos do CEV vieram a Portimão em Novembro, na penúltima jornada do Campeonato. Agora, o Autódromo algarvio acolhe a primeira ronda da temporada, pelo que muitos nomes novos irão surgir, dispostos a luzir talentos perante os “olheiros” das equipas mundialistas.


Assim, no Sábado disputam-se treinos cronometrados, fechando esse dia com a primeira corrida do Kawasaki Z Cup, às 15h50. Já no Domingo e depois do “warm-up”, a partir das 11h realizam-se mais seis corridas.


Nas listas provisórias, dois pilotos portugueses estão inscritos para a função. Ivo Lopes irá participar em Stocksport 600, cujos concorrentes partilham a pista com a classe Moto2, sendo depois extraída uma classificação específica. Por seu turno, Ricardo Lopes integra o rol de inscritos na classe Superbike.


 



Jornada mundialista e europeia em Portimão

Sem comentários:

Enviar um comentário