Rampa Porca de Murça: o regresso esperado

As famosas curvas de Murça voltam a receber uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Montanha (CNM), que reúne mais de três dezenas de inscritos, no próximo fim-de-semana de cinco e seis de Julho.


O Clube Aventura do Minho é responsável pela quarta prova do calendário de Montanha 2014, que regressa a um dos mais carismáticos palcos da montanha nacional. Este evento marca o final da primeira metade do campeonato, que se tem afirmado como um dos mais disputados de sempre.



Nas três provas disputadas até ao momento, foram encontrados outros tantos vencedores à geral. O espanhol César Rodrigues, os portugueses Rui Ramalho e Pedro Salvador, foram os pilotos que até ao momento subiram aos lugares cimeiros do pódium deste campeonato.


Pui Ramalho é actualmente o pilotos mais pontuado, com 56 pontos seguido de muito perto por Pedro Castañon. A presença regular de pilotos espanhóis nas provas nacionais é um claro exemplo da vitalidade do CNM e como se tal não bastasse, a própria lista de inscritos é disso igualmente um bom exemplo, com a prova do CAMI a reunir 31 pilotos.


Como curiosidade, realce-se a presença de dois pilotos da terra, o comandante da Categoria 5, Joaquim Teixeira que se inscreve com o habitual Seat Leon Supercopa e o seu filho Daniel que faz aqui a estreia no desporto automóvel ao volante de um Renault Clio RS 2000, da Categoria 3.


Para além das corridas…


O Município de Murça apoia a prova, que se prevê vá trazer uma animação especial com os automóveis e os pilotos a fazerem uma invasão – pacífica, claro – do centro da simpática vila transmontana.


Logo no sábado vão ter lugar as verificações técnicas, ficando os carros em exposição no Parque Urbano de Murça entre as 17.30 e as 21.30 horas. Paralelamente vai decorrer uma sessão de autógrafos, que servirá para os pilotos encontrarem o público que os vai aplaudir no Domingo, a partir da 09.30 horas, já nas famosas curvas de Murça.


Durante a realização da Rampa Porca de Murça, vai ser possível ajudar a combater fogos. Os Bombeiros Voluntários de Murça vão estar presentes no parque de assistência com uma viatura, onde vão receber contribuições em combustível ou dinheiro, dos participantes e de todos quantos entendam que devem apoiar a causa de um Portugal sem fogos.




Rampa Porca de Murça: o regresso esperado

Patrão, Carvalho e Vinãras vencem em Oleiros

• Patrão, Borrego e Monteiro lideram respetivos campeonatos
• Quarto piloto diferente a vencer nos UTV/Buggy 


Com uma excelente organização da Escuderia Castelo Branco terminou ontem a edição de 2014 da Baja TT Oleiros Proença Mação, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Na competição das duas rodas Mario Patrão (Suzuki) exerceu um domínio claro e reforçou a liderança do campeonato. Já nos Quad a novidade foi não ter sido o campeão nacional a ganhar mas sim Ricardo Carvalho, que aproveitou bem os deslizes de Beto Borrego para ascender à vitória, embora este se mantenha na frente do campeonato. Disputadíssima foi a competição UTV/Buggy, com o triunfo a ser conquistado por uma margem mínima de 5 segundos, diferença que, no final de 250 km separou Roberto Viñaras de Jorge Monteiro. O primeiro estreou-se a vencer e o segundo é o novo líder do campeonato nacional.


Mário Patrão com triunfo claro diante de António Maio


Depois da vitória de António Maio (Yamaha) em Alcoutim era de esperar uma reação enérgica de Mário Patrão (Suzuki) e o sucesso alcançado pelo atual campeão, na prova beirã, foi suficientemente convincente. O piloto de Seia, que venceu o prólogo, assumiu desde os primeiros quilómetros a liderança da corrida, para terminar com uma folgada margem de 4m33s sobre o seu direto adversário. António Maio que ainda antes da corrida tinha assumido que seria mais vantajoso partir de trás não conseguiu tirar partido dessa situação e terminou em 2º lugar, posição que passa a ocupar no campeonato a par do seu colega de equipa Sebastian Buhler.

O terceiro lugar no pódio viria a pertencer a Luís Teixeira (Yamaha) que, por escassos 29 segundos, se impôs face a Fausto Mota, resultado que lhe permite passar para a liderança na classe TT3, por troca com o piloto da KTM.

As duas posições seguintes foram ocupadas pelos consagrados Ruben Faria (KTM) e Hélder Rodrigues (Honda), ambos assumidamente afastados das lutas pelas primeiras posições, na medida em que estão centrados em treinar e ganhar ritmo para as provas do Mundial, que se avizinham.


Entre os pilotos da classe TT1, a de cilindrada mais baixa, o primeiro foi o jovem Sebastian Buhler que, aos comandos de uma Yamaha, se impôs face ao algarvio João Lourenço (KTM) e ao atual campeão Domingos Santos (Damotor). Um resultado que permite a Buhler reforçar a liderança do campeonato da classe TT1, onde tem agora 8 pontos de vantagem.


Encerrou o Top 10 Salvador Vargas (KTM) que triunfou na Classe Promoção e que ficou imediatamente à frente de Rodolfo Sampaio (KTM) o vencedor da classe Veteranos.


Beto Borrego cai, penaliza e Ricardo Carvalho chega à vitória 


Crónico vencedor na competição destinada aos Quad, Beto Borrego, o atual campeão, era o grande favorito para esta Baja TT Oleiros Proença Mação, tendo sido o mais rápido no prólogo aos comandos da Yamaha, inscrita pela equipa Racepunk. Todavia, a sua participação na prova beirã foi bastante atribulada, tendo sofrido uma violenta queda que deixou Ricardo Carvalho (Yamaha) na frente da corrida, após os 85 km de SS1. No troço seguinte, o antigo campeão da modalidade, não consegui resistir ao contra-ataque de Beto Borrego e vítima de um furo terminou a corrida com uma desvantagem de 1m24s. Dois minutos de penalização atribuídos posteriormente a Beto Borrego por atraso à entrada para SS2 viriam a alterar o vencedor da prova.


Com uma desvantagem de 5m46s para o vencedor terminou, na 3ª posição e subiu pela segunda vez consecutiva ao pódio, o jovem Bruno Ferreira de apenas 17 anos que foi ainda vencedor e líder incontestado da Classe Promoção. A luta pelo derradeiro lugar no pódio foi muito intensa, com o piloto da Yamaha PAMoto a superiorizar-se por escassos 14 segundos a Luís Engeitado (Yamaha), deixando ainda Filipe Martins (Kawasaki) a 35s.


Posições seguintes para três Suzuki LTR pilotadas por Fábio Ferreira, André Carita e Kiko Afonso, o jovem piloto local que tinha brilhado no primeiro dia ao ser o segundo mais rápido no prólogo.


Terminando na 13ª posição, Vera Anselmo, que se apresentou lesionada, superou com uma enorme garra todas as dificuldades, venceu Taça das Senhoras e foi 2ª classificada na Classe Stock onde ocupa o 3º lugar no respetivo troféu.


Cinco segundos dão vitória a Roberto Viñaras sobre Jorge Monteiro
Bruno Martins vence entre os Buggy


Na competição destinada aos Buggy & UTV apresentaram-se 22 equipas e o domínio no prólogo foi partilhado entre António Ferreira, no seu espetacular Rage Sport e o Polaris da Speedfreak, pilotado por Vítor Santos, pilotos que fizeram exatamente o mesmo tempo. Com as 5 primeiras posições separadas por escassos 3s entraram também nesse grupo três Polaris 1000 que tinham aos seus comandos Teo Viñaras, Jorge Monteiro e a surpresa Pedro Antunes, um jovem piloto de 20 anos a fazer a sua segunda corrida nesta máquina.

No dia seguinte Vítor Santos manteve a liderança durante 150 km (CP1SS2) numa altura em que as diferenças entre os 7 primeiros eram mínimas (3m33s). Neste ponto de passagem, João Lopes e Roberto Viñaras estavam inclusive no mesmo minuto que o líder da prova.

A partir daqui, os contratempos começaram a afetar diversas equipas, entre avarias mecânicas e saídas de estrada, ficando a luta pela vitória confinada ao duelo entre Roberto Viñaras e Jorge Monteiro. O espanhol, atual vice-campeão de Portugal, acabaria por conseguir a sua primeira vitória deixando o campeão 2010 e vencedor desta Baja em 2011 e 2012 a apenas cinco segundos.

Bruno Martins, aos comandos de um Rage Conet R foi o 3º classificado absoluto e ficou também muito perto (1m39s) do triunfo, mas que saiu de Oleiros com a vitória na classe Buggy e com a passagem para a liderança desta competição.

4º lugar para mais um Polaris 1000 o de Carlos Miranda, enquanto Avelino Luís, na 5ª posição, foi o primeiro de entre os pilotos que se apresentaram aos comandos de Polaris 900 , máquinas nesta prova bastante penalizados face ao Polaris 1000 pelas muitas subidas que o percurso apresentava.

Líder do campeonato à partida para esta prova, João Lopes não foi além do 7º lugar depois de uma longa paragem para reparar uma avaria no seu Polaris, tendo descido para 3º lugar embora a apenas 4 pontos de Jorge Monteiro, que passou para a frente, tendo Roberto Viñaras em segundo, a 2 pontos.

Destaque ainda para o 6º lugar de Miguel Jordão, jovem piloto que se estreou em Alcoutim e também referência para mais uma vitória entre as senhoras por parte de Rita Oliveira (acompanhada de João Rato) que terminou em 8º lugar, com Dorothee Ferreira (acompanhada da sua irmã Bernadette Vanderschelden) a terminar na posição imediatamente a seguir e separadas de apenas 3m19s.


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá um interregno nos próximos dois meses e regressa a 12 e 13 de Setembro, altura em que disputará a Baja TT Idanha-a-Nova.


Outras informações sobre a prova emwww.escuderiacastelobranco.pt

Resultados em http://ecb.cronobandeira.com/



Patrão, Carvalho e Vinãras vencem em Oleiros

RECIROSA COMPETIÇÕES SUPERA EXPECTATIVAS NO RALI DE VIANA

 


 


Foi em grande ambiente de festa que a 3ª edição do Rali de Viana do Castelo recebeu os concorrentes após a disputa da ultima classificativa. A correr em casa, a dupla da Recirosa Competições Ademar Pereira / Bruno Ferreira encontrava-se entre os resistentes, cumprindo assim o principal objectivo que era terminar a prova.Ademar Pereira, o piloto do Renault Clio Williams não escondia o entusiasmo: “Foi um rali muito positivo para nós, já que o nosso objectivo era terminar a prova sem qualquer mazela no carro, tentando andar o melhor possível e podermos viver por dentro esta grande festa que o rali traz à nossa cidade” afirmava o piloto logo após terminar, realçando que “o Clio portou-se muito bem, salvo um ou outro precalço. A parte inicial do rali tornou-se um pouco mais difícil devido ao estado do piso mas pudemos gradualmente ir melhorando o nosso andamento e conseguimos trazer o carro até ao parque fechado foi a nossa vitória. No próximo fim de semana vamos a Sever do Vouga para mais uma prova do Nacional de Rallicross e não nos podíamos arriscar a danificar o Clio pondo em causa a prova de Sever do Vouga . No final, ainda tivemos direito a subir ao pódio já que conseguimos terminar no 3º posto da classe, uma recompensa inesperada pelo esforço de toda a equipa.”Ademar Pereira e Bruno Ferreira terminaram a prova no 27º lugar entre os 32 classificados, tendo sido 3ºs nas 2 rodas motrizes da Divisão 1/Classe 3 da Promoção.


Mas a equipa apresentava uma novidade neste Rali de Viana do Castelo. Quem passou pelo parque de assistência teve a oportunidade de ficar a conhecer a nova máquina que Ademar Pereira irá utilizar na segunda metade da temporada, o Renault Megane Coupe, um carro totalmente construído de raiz para competição pela equipa técnica da Box 64 e que em Viana do Castelo esteve em exposição mostrando a todos quantos passaram pela assistência, as cores com que irá disputar as ultimas 3 rondas do Campeonato Nacional de Rallicross.Nos planos de Ademar Pereira está a participação “nas próximas duas provas do Nacional de Ralicross ainda com o Clio, para estrearmos na segunda passagem por Sever do Vouga o novo Megane. Até lá vamos continuar a trabalhar e a desenvolver o carro para que na estreia esteja já a um nível competitivo mais elevado.”


 Para a presente temporada, a Recirosa Competições conta com os apoios de NORTALUGA; ELECTRO-MINHO; RECIROSA, LDA; LIMPEZAS DE SANEAMENTO; PISCINAS NORTE AZUL; COELHO GOMES E FILHOS, LDA; MEDISIL; VITOR VILIMPA; JOÃO DOS PNEUS; FONTÃO AUTO; CHURRASQUEIRA STA MARTA; LARANJA VERDE, VENDA DE LENHAS; MSCFOTORALI, juntando-se agora ao projecto a PNEUS RITOCAR. A preparação e assistência dos carros continua a cargo da BOX 64 MOTORSPORT.


 



RECIROSA COMPETIÇÕES SUPERA EXPECTATIVAS NO RALI DE VIANA

Rómulo Branco alcnça segunda posição

O piloto luso-angolano Rómulo Branco conquistou hoje o segundo lugar da categoria automóvel na Baja TT Oleiros/ Proença/ Mação. A dupla formada por Rómulo Branco e João Serôdio, aos comandos de uma Toyota Hilux, cumpriu os 318,54 km, que compunham esta terceira jornada do CNTT 2014, em 4h51m42s terminando com uma diferença de 1m19s do primeiro classificado.


Rómulo Branco arrancou de forma cautelosa para o percurso da manhã uma vez que, para ele, todo o traçado era uma novidade e, desta forma, o piloto optou por imprimir um ritmo mais moderado. No troço da tarde, já com mais conhecimentos do percurso, Rómulo Branco conseguiu ser o piloto mais rápido deste setor.


Para o piloto luso-angolano “a prova correu muito bem. Para mim esta seria a mais complexa de todo o campeonato devido às características do traçado, onde os motores a diesel conseguem ser superiores. Assim, tentei gerir a corrida não arriscando para depois poder atacar caso surgisse a oportunidade. Da parte da tarde, já com maior conhecimento do troço, entrei com um ritmo mais forte e cheguei a CP2 a 15 segundos do 1º lugar. Fiz uma boa gestão durante toda a prova, mas não foi suficiente para vencer ”, revelou Rómulo Branco.


A luta pela liderança do campeonato continua a ser muito disputada e Rómulo Branco permanece muito próximo do primeiro lugar revelando-se como um dos pilotos favoritos à conquista do título.


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno faz agora uma pausa e regressa em Setembro com a Baja TT de Idanha-a-Nova que se vai disputar nos dias 12 e 13.



Rómulo Branco alcnça segunda posição

Challenge Citroen DS3 R1 marcou presença no Rali do Oeste

 


O showcar do “Challenge Citroen DS3 R1 Iniciação 2015” continua a estar presente nos ralis.


O showcar do “Challenge Citroen DS3 R1 Iniciação” marcou presença, pela segunda vez, numa prova desportiva de relevo, desta feita no Rali do Oeste, onde foram dados a conhecer todos os pormenores desta competição “Depois do Vidreiro também no Rali do Oeste foi possível voltar a mostrar o showcar do Citroen DS3 R1, veículo que voltou acolher de novo algumas das atenções”, afirma Vitor Calisto, responsável da Inside Motor Eventos, explicando que “estamos comprometidos com a realização desta competição monomarca. Temos vindo a trabalhar muito na divulgação da mesma, explicando a todos os interessados que se trata de um competição de baixa custo mas de elevada competitividade”.


O Showcar do Citroen DS3 R1 esteve presente na entrada do Parque de Assistência ao longo de todo o Rali do Oeste, numa altura em que começam a haver contornos cada vez mais favoráveis à realização desta competição em 2015. “Quero agradecer ao Montejunto Rally Clube o facto de nos ter recebido para promovermos a nossa competição. Estamos a trabalhar imenso na divulgação e promoção do Challenge Citroen DS3 R1 Iniciação, e no próximo mês estaremos em posição de anunciar mais uma importante novidade, com reflexos no Nacional de Ralis deste ano”, conclui Vitor Calisto.



Challenge Citroen DS3 R1 marcou presença no Rali do Oeste

Luís Teixeira vence TT3 e Sebastian Buhler vence TT1

A Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy conseguiu mais um excelente resultado ao vencer em duas frentes na Baja TT Oleiros / Proença / Mação e colocou dois dos seus pilotos em lugares de pódio.


António Maio concluiu esta que é a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno na segunda posição e mantém a luta pela conquista do título de campeão nacional. Também Luís Teixeira, terceiro classificado à geral, venceu a classe TT3 e passa assim para a frente do campeonato da sua classe. Já Sebastian Buhler, foi o mais rápido entre os pilotos da classe TT1, terminando em 7º lugar da classificação geral.


Para António Maio “esta não é uma prova muito ao meu jeito. Tentei fazer o meu melhor e estou satisfeito por continuar a depender de mim a conquista pelo título de campeão nacional. Temos de continuar a treinar e a lutar pela conquista do título.”


O piloto Luís Teixeira revela que está “satisfeito por esta vitória, a segunda que alcanço aos comandos desta magnífica mota, um resultado que me permitiu passar para a frente do Campeonato. Era esse o meu principal objetivo. Para além disso, termino esta prova no lugar de pódio, o que muito bom.”


O mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler conseguiu ultrapassar o seu adversário mais direto e ganhar vantagem, reforçando a liderança na sua classe no Campeonato. “Gostei muito desta corrida, diverti-me imenso. Aproveitei bem o facto de ter partido atrás do meu adversário mais direto, ultrapassei-o e, por isso, ganhei uma vantagem confortável. O último troço foi mais complicado porque tive um problema de travões na roda de trás, mas estou muito satisfeito por ter mais esta vitória e por reforçar a liderança no Campeonato”.


A participação do quarto piloto da equipa, Frederico Fino, foi pautada pela sua desistência: “custou-me um pouco a arrancar, a cumprir os primeiros 30km’s, mas os restantes 50km’s do primeiro troço cruzaram zonas espetaculares de condução. À tarde, após uma paragem longa demais, tive um bom recomeço, mas depois acabei por não conseguiu continuar a prova”, refere Frederico fino que como chefe de equipa acrescenta ainda: “a equipa teve uma prestação bastante positiva. Não conseguimos repetir a vitória alcançada na prova algarvia, mas ganhámos em TT1 e TT3 e agora à que continuar a treinar e a lutar pelos lugares de pódio”.


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá um interregno nos próximos dois meses e regressa a 12 e 13 de Setembro, altura em que disputará a Baja TT Idanha-a-Nova.


Informações sobre a prova em www.escuderiacastelobranco.pt



Luís Teixeira vence TT3 e Sebastian Buhler vence TT1

Carlos Fernandes com vitória muito acelerada

Carlos Fernandes / Valter Cardoso obtiveram no Rali do Oeste um resultado épico, depois de uma tremenda recuperação que os levou à vitória.


Quase que vingando o tremendo azar da última prova do Campeonato de Ralis do Centro, Carlos Fernandes / Valter Cardoso, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VI, obtiveram no Rali do Oeste uma impressionante vitória, recuperando quase desde os últimos lugares até ao primeiro, depois de um rali em que foram as grandes figuras. “Entramos para o rali quase a perder, quando na super-especial de abertura ficamos sem turbo, depois de um tubo do intercooler se ter solto, e após deixarmos o motor ir a abaixo no arranque. Acabamos só por perder 17 segundos e desde logo achamos que seria possível ainda lutar pela vitória, embora fosse muito difícil”, começou por dizer Carlos Fernandes, explicando ainda que “desde o segundo troço que apostamos num ritmo forte, mas também os nossos adversários tinham as mesmas intenções, pelo que só conseguimos em quatro troços recuperar 10 segundos para o primeiro classificado. Dessa forma tudo ficou em aberto para as três passagens em Montejunto, onde decidimos que era tempo de atacar ainda mais. Felizmente a estratégia correu muito bem e conseguimos garantir a vitória mesmo no derradeiro troço”.


Para o piloto de Sintra “foi uma prova muito dura e desgastante. Tivemos que andar sempre num ritmo muito forte o que exige muita concentração, pelo que chegamos ao final do rali cansados mas muito satisfeitos por atingir os nossos objetivos. Queria também deixar um palavra de amizade aos nossos adversários que deram ainda mais brilho à nossa vitória” afirma Carlos Fernandes concluindo que “desta vez o Mitsubishi Lancer esteve impecável, o qual se deve ao excelente trabalho da SGP Motorsport, e os pneus Kumho estiveram também à altura do esperado. Quero agradecer os nossos patrocinadores, eni, Kumho Tyres, Pneuvita, X2, Semeca, Montirent, Decomotores, USA Peças e RPM o contributo decisivo para alcançar este resultado, que dedico a todos eles”.



Carlos Fernandes com vitória muito acelerada

E vai mais uma para Ogier (por Ralisonline)

O derradeiro dia do Rally da Polónia foi composto apenas por quatro especiais, com um total de 50 quilómetros cronometrados, onde a luta pela terceira posição foi o maior foco de interesse.


Para não variar, Sébastien Ogier limitou-se a passear no derradeiro dia e a poupar pneus para se destacar também na Power Stage (onde foi o mais rápido), conseguindo na Polónia a sua vigésima primeira vitória e pontuação máxima ao juntar os 3 pontos extra.


Andreas Mikkelsen deu luta no inicio mas hoje, serviu apenas para confirmar a superioridade da Volkswagen no WRC, ao obter nova “dobradinha” em 2014. Mikkelsen chegou a dizer antes do rally que teria hipóteses de obter um bom resultado pois, a maioria dos troços eram desconhecidos para quase todos os pilotos, incluindo a Power Stage, onde obteve 2 pontos extra.


Thierry Neuville voltou a andar rápido e a fiabilidade do Hyundai também ajudou desta vez, se colocar de parte os problemas de travões no primeiro dia. O piloto belga obteve o segundo pódio da temporada pois, conseguiu distanciar-se de Hirvonen.


O finlandês da Ford conseguiu segurar a quarta posição for um fio, num rally que esteve muito abaixo do que era esperado, ainda mais por ser um dos poucos pilotos que tinha algum conhecimento do terreno pois, Hirvonen disputou a edição de 2009.


Jari-Matti Latvala passou Juho Hänninen logo no primeiro troço do dia e depois foi em perseguição de Hirvonen. O finlandês da Volkswagen venceu os três primeiros troços e ainda obteve 1 ponto extra na Power Stage mas, no final, ficou na quinta posição a 0,7s de Hirvonen.


Kris Meeke passou Henning Solberg no primeiro troço e duas especiais mais tarde, foi a vez de Hayden Paddon ceder a sétima posição para o piloto britânico que ficou a mais de 1m30s de Hänninen.


Ott Tänak esteve brilhante a todos os níveis e conseguiu finalmente, obter a primeira vitória do ano no WRC2, depois de tantas saídas de estrada em outros rallies.

Bernardo Sousa e Hugo Magalhães também limitaram-se o levar o Fiesta RRC ao final pois, era impossível ir mais além em condições normais, terminando em quinto do WRC2 e décimo sexto da geral.


Stéphane Lefebvre voltou a vencer no WRC3 e JWRC com o DS3 R3T e Sander Pärn foi o melhor entre os Fiesta R2 da DMACK.


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E vai mais uma para Ogier (por Ralisonline)

Rolo, Teodósio e Oliveira vencem sprint´s (por Paulo Homem-Ralisonline)

Nada mais nada menos do que três Ralis Sprint disputaram-se este fim-de-semana.


No Rali do Oeste, na prova Sprint, a vitória foi para Anibel Rolo, que só não venceu na super-especial, mas que depois somou três triunfos em três troços. O piloto do Renault 5 Turbo teve a companhia de Carlos Neves no pódio, ao volante de um Renault Clio RS que ficou a 20,7s do vencedor. Mário Seabra, de regresso aos ralis dois anos e meio depois, ficou no 3º lugar com o seu Mitsubishi Lancer Evo VII.


No Rali Sprint Fatacil do Troféu Regional Sul de Ralis, a vitória pertenceu a Ricardo Teodósio ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX. Teodósio venceu as quarto especiais de classificação e deixou Paulo Santos a 53,7s no Segundo lugar, com o piloto do Saxo a fazer uma excelente prova vencendo nas duas rodas motrizes. Luís Nunes num Lancer Evo Vi ficou com o 3º lugar do pódio.


A norte disputou-se o Rali Sprint Mesão Frio. A vitória foi para Ricardo Oliveira num Mitsubishi Lancer Evo VI, tendo sido acompanhado no pódio por Manuel Pereira, num outro Lancer, mas neste caso um Evo VII, e por Jacinto Oliveira num Renault Megane.


Foto:Ralisonline



Rolo, Teodósio e Oliveira vencem sprint´s (por Paulo Homem-Ralisonline)

Penalização ‘rouba’ vitória a Diogo Gago em França


Diogo Gago e Jorge Carvalho realizaram uma excelente prova de estreia na edição deste ano da 208 Rally Cup, acabando por ver uma penalização de meio minuto “roubar-lhes” a vitória no Rally de Langres.


Apesar de não terem rodado com o carro e de entrarem na 208 Rally Cup quando a concorrência já vai com quatro provas, dificilmente a dupla portuguesa poderia esperar melhor estreia nesta temporada na competição organizada pela Peugeot Sport, pois não só conquistou um resultado que superou as expectativas, como inscreveu por duas vezes os seus nomes na lista de vencedores de troços na competição reservada aos Peugeot 208 R2.



Falando-nos no final da prova, Diogo Gago dizia que “este foi um excelente resultado, ainda para mais tratando-se da nossa primeira prova na 208 Rally Cup este ano. O rali até não começou da melhor forma para nós, uma vez que uma penalização de três minutos nos reconhecimentos, por alegadamente termos efectuado os mesmo em velocidade reduzida e não na média/horária que seria obrigatória, acabámos por arrancar para a prova com uma penalização real de trinta segundos. Apesar deste revés, entrámos decididos em realizar uma boa prova e esperando pelo bom senso da organização”.


O jovem piloto que conta com os apoios de Hotel Pedras Rubras, Q&F-Lda, Mariscos Galvão e Município de São Brás de Alportel contou que a dupla entrou “com algumas cautelas nas primeiras passagens, mas na segunda já realizámos tempos que nos deixavam muito perto do pódio, o que nos deixou bastante motivados para o dia seguinte. No segundo dia e já com a penalização averbada, entrámos decididos em recuperar esse tempo e acabámos por vencer duas especiais, somando ainda um segundo tempo, o que nos valeu o terceiro posto final a cerca de vinte segundos dos vencedores”.


No final da prova, Diogo Gago e Jorge Carvalho não deixaram de salientar “o excelente trabalho que realizámos nesta prova, parte dela realizada com condições bastantes difíceis, mas onde mostrámos que conseguimos ser rápidos e não cometer erros, o que nos deixa bastante satisfeitos e com a convicção cada vez mais forte de que o trabalho que temos vindo a desenvolver está a dar os seus frutos. Queríamos ainda agradecer o trabalho da nossa equipa, a Pit Stop France, que fez um excelente trabalho e nos entregou um Peugeot 208 R2 muito competitivo”.


Diogo Gago e Jorge Carvalho levaram então o Peugeot 208 R2 ao décimo oitavo lugar absoluto e terceiro na 208 Rally Cup, onde na soma do tempo das especiais, se assumiram como a equipa mais rápida.




Penalização ‘rouba’ vitória a Diogo Gago em França

Rodrigo Correia sobe ao lugar mais alto do pódio na Final da Micro Troféu Rotax em Fátima

O piloto ENI Lubrificantes e Gasolina | Crédito Agrícola – Rodrigo Correia depois de um domingo nada fácil no Kartódromo de Fátima conquista a 1ª posição na Final da Categoria Micro na terceira prova da época do Rotax.


No final da prova o também piloto Campo Aves quis partilhar este primeiro lugar quer com a sua mãe, o seu pai e seu preparador Márcio Rafael, quer com todos aqueles que o têm acompanhado, …, “estou muito contente e dedico este resultado como sempre, mas muito em especial este 1º lugar aos meus pais, ao Márcio (o Preparador n.d.r), aos meus patrocinadores, a todos os meios de comunicação que me têm acompanhado e apoiado a minha carreira e aos meus amigos” e a terminar, …, “quero enviar as melhoras para a Mariana Machado e espero e desejo-lhe uma rápida recuperação”.



Rodrigo Correia sobe ao lugar mais alto do pódio na Final da Micro Troféu Rotax em Fátima

Velocidade de Álvaro Parente assegura segundo lugar para a McLaren


Álvaro Parente voltou a estar em plano de destaque e hoje foi determinante para que o McLaren MP4-12C número noventa e oito da ART Grand Prix terminasse as três horas de Paul Ricard no segundo posto, depois de ter garantido a pole-position no final da manhã.


O português voltou a evidenciar ser um dos melhores pilotos de GT do mundo e, após se ter imposto na qualificação, lançou-se para um primeiro turno de condução impressionante, ganhando uma vantagem de nove segundos para os seus adversários, muito embora os seus perseguidores tivessem máquinas muito competitivas entre mãos.


“Dei o máximo durante o meu turno de condução, estive sempre nos limites do carro, e consegui cavar uma distância para os nossos oponentes, mas eles estavam também muito fortes e não possível ir mais além. Foi um stint muito bom, o carro estava muito rápido e eficaz, muito embora perdêssemos um pouco para os nossos adversários no terceiro sector”, afirmou Álvaro Parente.


Numa prova extremamente competitiva, o McLaren MP4-12C #98 da ART Grand Prix viu a bandeirada de xadrez no segundo posto, encostado ao vencedor, a pouco mais de um segundo. “A equipa esteve muito bem no trabalho de boxes e o Greg (Gregóire Demoustier) esteve muito consistente e eficaz, ao passo que o Nicolas (Lapierre) foi muito rápido na sua estreia nesta competição. Lutámos pela vitória ao longo de toda a corrida, mas o Bentley estava muito forte e terminámos no segundo posto, o que representa um bom resultado”, sublinhou Álvaro Parente.


Com o resultado de hoje, o piloto português está no segundo lugar do Campeonato de Pilotos Pro do Blancpain Endurance Series, sendo a sua próxima prova as míticas 24 Horas de Spa-Francorchamps, a disputar entre os dias 23 e 27 de Julho.


 



Velocidade de Álvaro Parente assegura segundo lugar para a McLaren

Baja TT Oleiros,Proença e Mação com luta até ao fim

Era difícil um maior espetáculo na Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação


 


Emoção foi coisa que não faltou na Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação, prova brilhantemente organizada pela Escuderia Castelo Branco. Ricardo Porém foi o mais forte nos automóveis, mas não evitou um susto, Mário Patrão dominou nas motos, Ricardo Carvalho venceu nos quads depois de uma penalizaçãoa Roberto Borrego e no photo-finish Roberto Gallart ganhou nos UTV/Buggy.


unnamed (92)Seria difícil pedir que a Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação tivesse mais motivos de interesse e que prendesse o público atento até aos derradeiros metros. Nos automóveis, depois do prólogo de ontem esperava-se uma intensa batalha entre Ricardo Porém e Miguel Barbosa. E ao longo da manhã a expectativa foi confirmada em absoluto. Os dois primeiros entraram ao ataque e rapidamente se afastaram de toda a concorrência e discutiam a liderança ao segundo.


Após a passagem pelos primeiros 159,27kms Porém tinha ganho sete segundos a Barbosa, colocando a diferença entre os dois nuns magros 15 segundos.


Rómulo Branco era um tranquilo terceiro, mas já a mais de três minutos da frente e beneficiava dos problemas de quem vinha atrás de si. João Ramos, em ano de regresso ao Nacional de TT, ficava pelo caminho sem direção assistida no Toyota Rav4, José Mendes tinha problemas de turbo, João Cardoso abandonou com problemas de transmissão e Nuno Tordo, um dos candidatos entre os T2, desistiu com problemas de embraiagem assim, ao final da manhã Alexandre Franco era o melhor dos T2 e Mário Raposo dominava nos T8.


Durante a tarde sucederam-se os golpes de teatro. Primeiro foi Ricardo Porém a dar um toque logo ao quilómetro 15 e a perder muito tempo para Miguel Barbosa, que ao quilómetro 54 estava com uma vantagem de 2m26s sobre o seu adversário e parecia estar já a controlar o andamento, pois nesta altura era Rómulo Branco o mais rápido no segundo SS. Só que antes do 90º quilómetro o hexa-campeão nacional era obrigado a abandonar devido a uma fuga de combustível.


No entanto, a luta pela vitória não acabava aqui, porque devido ao furo, em CP2 Ricardo Porém tinha apenas 15 segundos de avanço sobre Rómulo Branco, o que deixava tudo em aberto para os últimos 42 quilómetros de prova.


Só que não houve mais surpresas. O piloto do BMW aumentou a vantagem e ganhou pela segunda vez consecutiva na temporada e isolou-se na frente do campeonato. “Estou muito feliz com esta vitória, que garante a minha permanência na cabeça do Campeonato. Trata-se de um traçado fantástico, muito técnico, menos sinuoso que o ano passado, onde lutámos até final com o Rómulo, que nos deu bastante que fazer até à linha de chegada. O carro portou-se bem e só apanhámos um susto quando já na segunda passagem demos um toque que nos empenou a porta. Depois defendemo-nos do Miguel, até ele ter parado e começámos a nossa luta com o Rómulo, a quem dou os parabéns pela estupenda prova que fez” disse no final o vencedor absoluto da Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação. Rómulo Branco confirmou o segundo lugar com a Toyota Hylux e Enrique Bonafonte acabou por fechar o pódio, mas já a mais de 34 minutos da frente. Alexandre Franco manteve a vantagem na categoria T2 e Mário Raposo fez o mesmo nos T8.


unnamed (90)Nas motos, apesar de sair na frente, Mário Patrão controlou sempre a corrida. Logo na passagem pelo primeiro CP o piloto de Seia já estava a ganhar 50 segundos a António Maio e a distância duplicou até ao final do primeiro Sector Selectivo. Interessante era a luta pelo terceiro lugar, com Sebastian Buhler nesta fase a levar a melhor sobre Luís Teixeira por escassos 12 segundos. Da parte tarde a toada manteve-se na frente, com Patrão a continuar a alargar a vantagem para Maio, que no final se cifrou em 4m33s. Já no que diz respeito à luta pelo pódio Sebastian Buhler começou a andar para trás, terminando apenas no sétimo posto. Assim, Luís Teixeira foi terceiro e venceu a categoria TT3, mas Fábio Mota andou bem melhor à tarde e ficou a menos de meio minuto.


Os heróis do Dakar, Ruben Faria e Hélder Rodrigues, terminaram por esta ordem em quinto e sexto. Apesar do atraso na geral Buhler ganhou nos TT1 e Salvador Vargas venceu na Promoção, numa prova muito bem marcada pela organização, que levou os pilotos mesmo a referir que quase não havia necessidade de road-book. “Foi uma corrida muito interessante e competitiva com o desfecho que esperávamos, frente a uma concorrência de respeito. Estavam aqui todos os bons pilotos de motos que vão ao Dakar”, explicou no final Mário Patrão.


Nos Quads, o habitual dominador, Roberto Borrego, teve problemas no primeiro Sector, o que permitiu a Ricardo Carvalho estar na frente ao final da manhã, embora apenas com 10 segundos de vantagem. Da parte da tarde Roberto Borrego não deu hipóteses à concorrência e dominou em absoluto, terminando a Baja Oleiros – Proença-a-Nova – Mação com 1m24s de vantagem sobre Ricardo Carvalho, ao passo que Bruno Ferreira bateu Luís Engeitado por 24 segundos na luta pelo último degrau do pódio. No entanto, após o final da prova, Roberto Borrego foi penalizado em dois minutos e assim a vitória ficou para Ricardo Carvalho.


Francisco Afonso, que ontem após o prólogo era segundo, terminou apenas em oitavo, posição que ainda assim lhe deu a vitória na classe Promoção, enquanto Tiago Dias foi 11o e o melhor na Stock. “Foi com alguma surpresa que recebi a notícia da vitória, pois apesar de ter tentado apanhar o Beto na segunda parte da prova (Beto Borrego foi penalizado com dois minutos por entrada irregular num controlo) um furo fez com que perdesse muito tempo e cortei a meta em segundo. É um prémio para todo o nosso esforço das últimas semanas, pois tenho estado em recuperação e a fazer fisioterapia para recuperar e toda a equipa ajudou e está de parabéns por esta vitória”, explicou no final o vencedor surpresa. Nos UTV/Buggys a emoção durou até ao último metro.


Após mais de 240 quilómetros ao cronómetro, os dois primeiros ficaram separados por apenas cinco segundos, com a vantagem a cair para o lado de Roberto Gallart, com Jorge Monteiro a vender cara a derrota. Os dois beneficiaram dos problemas da parte da tarde de Vítor Santos e da dupla João Lopes/Bruno Santos.


O pódio foi encerrado por Bruno Martins, que ganhou nos Buggy. “Acho que fui para muitos o vencedor surpresa, mas estivemos sempre entre os primeiros e na hora certa passámos para a frente. Prova muito bem marcada e bonita para os UTV”, afirmou Roberto Gallart.


Classificações Finais:


Autos: 1o Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto),4h50m23s; 2o Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota Hylux), a 1m19s; 3o Enrique Bonafonte/António Saraiva (Dacia Duster), a 34m45s.


Motos: 1o Mário Patrão (Suzuki RMZ), 3h20m50s; 2o António Maio (Yamaha YZ 450F), a 4m33s; 3o Luís Teixeira (Yamaha YZ), a 10m55s.


Quads: 1o Ricardo Carvalho (Yamaha YFZ450), 3h27m04s; 2o Roberto Borrego (Yamaha YFZ450R), a 36s; 3o Bruno Ferreira (Yamaha YFZ450R), a 5m46s.


UTV/Buggy: 1o Roberto Gallart (Polaris RZR 1000), 3h43m34s; 2o Jorge Monteiro (Polaris RZR 1000 XP), a 5,0s; 3o Bruno Martins (Rage Comet R), a 1m39s.


Todas as classificações em: http://ecb.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=110&rfr=1


 



Baja TT Oleiros,Proença e Mação com luta até ao fim

Vitória incontestável para Mário Patrão na Baja de Oleiros Proença e Mação

Piloto de Seia aumentou a vantagem na frente da classificação do “Nacional” de Todo-o-Terreno


 


Mário Patrão venceu hoje de forma clara mais uma jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja TT Oleiros-Proença-Mação, quarta prova da temporada de 2014, não facilitando, por isso, a concorrência mais direta em qualquer um dos confrontos cronometrados.


Depois da vitória no Prólogo de ordem para a partida, realizado na tarde de Sexta-Feira, Mário Patrão abriu caminho ao longo dos dois setores seletivos cronometrados de 84 e 159 quilómetros de extensão, respetivamente, mantendo sempre uma liderança crescente que no desfecho da jornada se cifrou em confortáveis 4m33s para o segundo classificado.


“Foi uma boa prova, ataquei desde início e o resultado refletiu-se no final. Venci com uma margem bastante confortável. Foi muito importante esta vitória, não tenho estado nos melhores dias, tenho tido alguns problemas pessoais, mas felizmente que consegui pô-los para trás e estar num bom nível. Agradeço a toda a equipa de assistência e a todos os que acreditam no meu valor”, disse o piloto do Crédito Agrícola RR Motos e Suzuki.


Cada vez mais líder na classificação do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão volta à ação nesta modalidade dentro de apenas dois meses e meio, a 12 e 13 de Setembro com a Baja de Idanha-a-Nova. Antes disso, segue o “Nacional” de Enduro já a 13 de julho em Águeda.


 



Vitória incontestável para Mário Patrão na Baja de Oleiros Proença e Mação

Jose Pedro Fontes vence em Viana do Castelo (por Paulo Homem-Ralisonline)

Perante novamente muito público, o Rali de Viana do Castelo foi como é tradição um sucesso, voltando a reunir um excelente lote de carros e de inscritos.


Desportivamente José Pedro Fontes foi o vencedor, mas acabou por ter a vida mais facilitada devido ao tempo perdido por Amador Vidal, num Volkswagen Proto (mecânica de Lancer Evo X), na super-especial. O espanhol ainda tentou recuperar o tempo perdido, mas a experiência do piloto do Porsche e a arma que tripula foram suficientes para obter um excelente vitória.


Porém, esta luta pela vitória foi um extra para esta prova, já que entre os que realmente estão inscritos no Campeonato Norte de Ralis, o piloto vianense João Traila levou a melhor sobre os experientes Fernando Peres e Vitor Pascoal, todos eles em Mitsubishi.


Traila só levantou mesmo o pé nas derradeiras especiais, quando viu que tinha o triunfo na mão entre os concorrentes do CRN, mas Peres e pascoal lutaram bastante até final da prova, com a vantagem a ir para o piloto / dentista. Com este resultado Vitor Pascoal continua a liderar nas contas do CNR.


Excelente registo para João Ruivo ao terminar no 6º lugar com o pequeno Peugeot 206 GTi, ficando na frente de Luís Mota (Lancer), Joaquim Alves (Clio R3), Eduardo Veiga (Escort RS) e Elias Barros (Fiesta R5).


CLASSIFICAÇÃO GERAL

1. José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Porsche 911 GT3 Cup 32:05.5

2. Amador Vidal / Francisco Lema (ESP) Volkswagen Polo R Proto +46.3

3. João Traila / Duarte Sabino (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VIII +53.4

4. Fernando Peres / José Pedro Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VIII +58.8

5. Vitor Pascoal / Luis Ramalho (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VII +1:05.7

6. João Ruivo / António Magalhães (PRT) Peugeot 206 GTi +1:47.9

7. Luis Mota / Alexandre Ramos (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VII +1:51.6

8. Joaquim Alves / Pedro Alves (PRT) Renault Clio R3 +2:05.4

9. Eduardo Veiga / Justino Reis (PRT) Ford Escort RS 1800 MK2 +2:10.1

10. Elias Barros / António Costa (PRT) Ford Fiesta R5 +2:12.8



Jose Pedro Fontes vence em Viana do Castelo (por Paulo Homem-Ralisonline)

CARLOS SOUSA É O NOVO REFORÇO DA EQUIPA MITSUBISHI PETROBRAS

O mais consagrado piloto português de todo-o-terreno junta-se a Guilherme Spinelli na defesa das cores da Mitsubishi Brasil



 

A par de um intenso programa de testes para desenvolver o ASX Racing,equipa vai disputar o Rally de Marrocos e o Dakar 2015

Carlos Sousa está confirmado como o novo reforço da equipa Mitsubishi Petrobras para o Dakar 2015, prova onde vai regressar pela 16ª vez na sua carreira, desta vez para guiar um ASX Racing inscrito pela Mitsubishi Brasil, juntamente com o piloto brasileiro Guilherme Spinelli. Livre no mercado após o anúncio de retirada da Great Wall Motors, Carlos Sousa não teve como recusar o convite da Mitsubishi Brasil para se juntar a este ambicioso projeto, onde vai reencontrar muitos dos elementos que integraram a antiga equipa oficial da Mitsubishi– a MMSP –, além do próprio Guilherme Spinelli, com quem chegou a fazer equipa no Dakar 2010, quando ambos disputaram a prova nos Mitsubishi Racing Lancer inscritos pela JMB Stradale.

Um pouco a exemplo do que se passou em 2011, este foi mais um daquelesconvites inesperados, mas que surgiu na altura certa. Não houve como recusá-lo, até porque se trata de um projeto altamente profissional e ambicioso, que me vai permitir regressar à competição ao mais alto nível”,explicou Carlos Sousa, o mais consagrado piloto nacional de todo-o-terreno.De resto, esta ligação à equipa Mitsubishi Petrobras marca também um regresso às origens: “Apesar de já ter representado vários construtores ao longo da minha carreira, foi com a Mitsubishi que me estrei num Dakar e foi também com a Mitsubishi que conquistei alguns dos meus maiores sucessos desportivos, dentro e fora de portas. Essa foi, aliás, outras das razões pela qual não hesitei em aceitar este convite”, justificou.



Carlos Sousa, que brevemente anunciará o navegador que o acompanhará neste novo projeto, iniciou já o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing,participando em duas sessões de testes que se realizaram, respetivamente, emFrança e Marrocos, já durante este mês. A estreia oficial de Carlos Sousa com a equipa Mitsubishi Petrobras está agendada para o Rally de Marrocos, a penúltima jornada do ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de TT, entre 3 a 9 de outubro.

“É uma honra poder contar com um piloto do nível do Carlos Sousa na nossa equipa”, reconheceu Guilherme Spinelli.

“Desde que corremos juntos em 2010 que me habituei a tratá-lo por„Professor‟, tal a sua enorme sensibilidade para encontrar as melhores afinações de um carro para o desertoAlém de rápido e seguro, será umaajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing,acrescentou“Guiga” Spinelli, que conta já com cinco participações no Dakar e um 9º lugar como melhor resultado (em 2011).Projetado pela Ralliart Brasil, o ASX Racing está a ser desenvolvido em França por uma equipa liderada pelo experiente Thierry Viardot, antigo diretor técnico da Mitsubishi Motors Motorsports (MMSP), única marca a vencer o Dakar por 12vezes. “ Temos muito trabalho pela frente porque há várias novidades no capítulo técnico. O calendário é apertado, mas até ao Dakar 2015 a equipa vai fazer mais alguns testes e provas, em África e talvez na Europa ” , desvendouCarlos Sousa.

 Para já, as impressões são bastante positivas, pois é fácil perceber que se trata de um carro muito bem construído e com um enorme potencial competitivo” , concluiu o piloto português, que em 15 participações no Dakar soma 10 presenças no top-10 da classificação, exibindo como melhor resultado o4º lugar alcançado em 2003, além de seis vitórias em etapas  – a última delas em janeiro deste ano.

 



CARLOS SOUSA É O NOVO REFORÇO DA EQUIPA MITSUBISHI PETROBRAS

Ogier e Mikkelsen dão espectaculo (por Paulo Homem-Ralisonline)

O segundo dia do Rali da Polónia foi quase totalmente dominado por Sebastien Ogier e Andreas Mikkelsen, com os dois pilotos da Volkswagen a trocarem várias vezes de posição ao longo do dia.


Tirando uma especial que foi vencido por Mads Ostberg, ao volante do Citroen, também Ogier e Mikkelsen ficaram com as vitórias em especiais, num rali em que as médias nos troços foram superiores a 137 Km/h.


Os protagonistas do dia foram mesmo estes três pilotos, que estão separados por 19 segundos na frente do rali, mas também a organização, ao ser obrigada a anular dois troços (que se disputavam na Lituânia) devido às péssimas condições do piso.


Jari Matti Latvala está a 32 segundos da liderança, num rali em que continua a afirmar que não está confiante o suficiente para lutar pela vitória, seguido de Kris Meeke muito cauteloso nas primeiras passagens.


Juho Hanninen continua a dar-se francamente bem com a rapidez dos troços desta prova, sendo o melhor Hyundai, numa prova em que Neuville viu o seu carro quase pegar fogo, perdendo algum tempo.


Na WRC Otto Tanak lidera com 14,9 segundos de vantagem para jari Ketomaa, ambos em Fiesta R5, com Martin Kangur num Fiesta S2000 a ocupar a 3º posição, mas já a 1m45s do lºider. Bernardo Sousa ainda não se encontrou neste rali, como bem reflete o 8º lugra na WRC2 a 3m09,4s do primeiro.



Ogier e Mikkelsen dão espectaculo (por Paulo Homem-Ralisonline)

I Troféu Kawasaki encerra vertente de Motocross em Vieira do Minho

I Troféu Kawasaki encerra vertente de Motocross em Vieira do Minho


 


Competição monomarca cumpre a quinta de oito rondas agendadas no desfecho do “Nacional” de Motocross


 


Vieira do Minho recebe este Domingo a jornada de encerramento do Campeonato Nacional de Motocross e, consecutivamente, mais uma “Festa Verde” pela discussão da quinta de oito rondas do I Troféu Kawasaki MX/SX Santander.


Por entre o pelotão Kawasaki a competição permanece animada e praticamente tudo está em aberto até que as contas finais desvendem os vencedores finais da primeira edição do Troféu Kawasaki promovido pelo importador da marca em Portugal.


Em MX1, Daniel Nogueira prima pela regularidade para assumir a dianteira da classificação, mas, atrás de si, Lars Risholm chegou mais tarde mas não descura as vitórias. Já na categoria MX2 Daniel Pinto assume um comando mais folgado antes da viragem para a modalidade de Supercross a partir da noite de 26 de Julho. Quanto às camadas mais jovens, Duarte Jerónimo permanece “solitário” na disputa do título de Iniciados, ao invés da classe de Infantis onde os despiques se encontram acesos e contam com Tiago Margarido e Salvador Alves no assalto à liderança de Alex Almeida.


Já este Domingo não perca mais uma fantástica e empolgante prova do I Troféu Kawasaki MX/SX Santander no coração do Minho português.


Mais informações sobre o troféu em:
www.kawasaki.pt
www.facebook.com/Kawasaki.pt



I Troféu Kawasaki encerra vertente de Motocross em Vieira do Minho

Horarios Rallye Tábua (TRRC)

A quarta prova de 2014 do Troféu Regional Ralis Centro irá realizar-se no primeiro fim de semana de Julho na localidade de Tábua que volta assim a receber uma prova de ralis federada.


A organização a cargo da SicoEco Race Events Club em parceria com o MK Makinas de Tábua divulgaram os horários da prova naquele que promete vir a ser um ralis espectacular e com bastante adesão.


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Horarios Rallye Tábua (TRRC)

FXP e Rui Madeira presentes no Rali do Oeste com Ford Escort RS 1800 Gr. 4 (MKII)


Num ano em que Rui Madeira assinala os seus 25 anos de carreira, o piloto de Almada, na companhia de Paulo Fiúza, irá desta vez abrir os troços do Rali do Oeste como o carro “0”, um Ford Escort RS 1800 de Gr.4 (MKII) – a realizar no próximo fim-de-semana.

Esta presença de Rui Madeira no Rali do Oeste dá assim continuidade aos seus 25 anos de carreira, depois das presenças no Rali Serras de Fafe, Fafe Rally Sprint e Vodafone Rali de Portugal. Rui Madeira foi o primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994). Paralelamente, na prova rainha dos ralis em Portugal e na companhia de Nuno Rodrigues da Silva, venceu em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições, juntando ainda neste seu esporádico regresso em 2014 um brilhante segundo lugar entre as equipas nacionais ao volante do competitivo Ford Fiesta R5.

O Concessionário Ford FXP, que é um dos patrocinadores do Rali do Oeste, assumiu recentemente a representação comercial na região de Torres Vedras e a associação a este evento é mais uma iniciativa que visa promover a Ford e a Concessão na região. Rui Madeira destacou que “é um privilégio andar num carro tão carismático como o Escort RS 1800 do Grupo 4 que nos dias de hoje continua a ser divertido de guiar. Quero agradecer ao Manuel Neto a possibilidade de tripular o seu carro nesta prova.”

Organizado pelo Montejunto Rally Clube, a edição 2014 do Rali do Oeste tem agendado o seu início para as 21h30 de sábado com a realização de uma Super-Especial nocturna que decorrerá no Campo da Feira do Cadaval. Depois, no domingo, serão disputados na parte da manhã 4 troços com uma passagem dupla por Vilar e Vale-Vilão. A secção complementar da tarde este rali totalmente disputado em pisos de asfalto está reservada a três passagens pelo bem conhecido troço de Montejunto.

Para além do Campeonato Ralis Centro, o Rali do Oeste contará também com uma prova Rally Sprint que fará a Super-Especial de Sábado, a segunda passagem da manhã por Vale Vilão e pela primeira e última passagem por Montejunto.



FXP e Rui Madeira presentes no Rali do Oeste com Ford Escort RS 1800 Gr. 4 (MKII)

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

 


Depois do que se viu hoje, Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação promete grande emoção


 


Foi uma tarde de Verão que recebeu os pilotos em Oleiros para a Super-Especial da Baja TT Oleiros – Proença-a-Nova – Mação, dando assim início à terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Para já Ricardo Porém nos automóveis, Mário Patrão nas motos, Roberto Borrego nos quads e Vítor Santos e a dupla António Ferreira/Hélder Barbosa nos UTV/Buggy lideram, mas amanhã a emoção vai aquecer mais ainda.


unnamed (86)Estão lançados os dados para a terceira ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Embalado pelo triunfo no Algarve, Ricardo Porém entrou a todo o gás e assinou o melhor tempo na primeira passagem pela Super-Especial de 5,09kms. O piloto do BMW teve apenas oposição da parte de Miguel Barbosa. O campeão nacional, que na jornada da Escuderia de Castelo Branco estreia um novo navegador, Mário Castro, cedeu 2,3s. Na segunda passagem o cenário repetiu-se, com o piloto de Leiria a voltar a assinar a melhor marca, ganhando desta vez 5,7s, o que faz com que amanhã os dois primeiros saiam separados por oito segundos. “Cumpri o objectivo que tinha que era ganhar o prólogo”, começou por dizer Ricardo Porém. “Era uma especial muito técnica e difícil de treinar, uma vez que tinha muitas sombras e era complicado ter pontos de referência. Ainda assim correu bem, é um percurso que eu gosto e amanhã vou sair na frente, que era algo que procurava, pois acredito que vá ser uma prova com muito pó”, afirmou o piloto do BMW Proto.


Miguel Barbosa começa a ver colocada em causa a sua fama de “pápa prólogos”, mas ainda assim o campeão nacional acredita que amanhã pode dar a volta ao texto. Atrás dos dois primeiros, e já a alguma distância, ficaram Rómulo Branco e João Ramos. Quanto às outras categorias, Alexandre Franco foi por duas vezes o mais rápido nos T2 e vai sair amanhã com quase 15 segundos de avanço sobre Jorge Cardoso. Nos T8 a história foi a mesma, com Mário Raposo a ganhar as duas passagens, ambas por curta margem, mas sobre adversários diferentes, o que o deixa com alguma folga para o dia de amanhã.


Espectacular promete ser a luta nas motos. Esta tarde, na passagem pelos 5090 metros da super-especial, Mário Patrão e Antóniounnamed (87) Maio ficaram separados por apenas sete décimos de segundo, deixando antever uma guerra sem quartel nos 243,72kms ao cronómetro, divididos em dois Sectores Selectivos. O primeiro com quase 85 quilómetros e o segundo com pouco mais de 159. Luís Teixeira foi o terceiro mais rápido, gastando mais quatro segundos que Patrão, sendo ainda o mais rápido entre os concorrentes da categoria TT3. Domingos Santos foi quinto e o melhor dos TT1, sendo que entre os dois ficou Hélder Rodrigues, enquanto Ruben Faria, outra das estrelas do Dakar, ficou apenas com o oitavo registo a 13,5s do mais rápido. Na Promoção o melhor foi Sebastião Brion. “Correu tudo bem, só não sei se foi o ideal ganhar o prólogo. Talvez tivesse sido melhor partir atrás para poder controlar o andamento, mas é o que temos e vou ter que atacar. Hoje não tive problemas de maior, embora o percurso da Super-Especial estivesse um pouco escorregadio”, explicou no final Mário Patrão.


Já no que diz respeito aos Quads, nota para o melhor tempo de Roberto Borrego, que deixou Francisco Afonso, o mais rápido da categoria Promoção a 1,8s, e Ricardo Carvalho a 6,9s. Tiago Dias foi 10o e o mais rápido na categoria Stock. “Estava um pouco escorregadio e era preciso atenção. A meio ainda fiz meio pião que me custou alguns segundos. Amanhã saio na frente, que é algo que me agrada, pois assim não apanho pó. O único senão é que por vezes por ir tanto tempo sozinho e sem adversários perco um pouco a concentração”, referiu à saída do prólogo Roberto Borrego.


unnamed (88) Nos UTV/Buggys a batalha na Baja Oleiros – Proença-a-Nova – Mação deverá durar até aos últimos metros, assim os pilotos mantenham o andamento demonstrado na Super-Especial. Os nove primeiros cabem em menos de nove segundos, com os dois primeiros Vítos Santos (UTV) e a dupla António Ferreira/Hélder Barbosa (Buggy) a ficarem empatados com a melhor marca. “Podia ter ganho, pois falhei o arranque e com isso perdi três ou quatro segundos. Independentemente disso, prefiro ir atrás para poder controlar melhor a corrida”, afirmou António Ferreira.


Amanhã o dia começa bem cedo. Às 7h00 da manhã os homens das duas rodas deixam o parque fechado rumo ao primeiro Sector Selectivo, de 84,45kms que começa às 7h30. O segundo, mais extenso, com 159,27kms, arranca às 11h45, estando o pódio marcado para as 14h30. Por sua vez os automóveis irão percorrer por duas vezes o Sector mais longo, com a primeira passagem marcada para as 9h40 e a segunda para as 15h50. A consagração dos vencedores no pódio final acontece às 19h30.


Classificação Após Super-Especial (Autos): 1o Ricardo Porém/Jorge Monteiro (BMW Serie 1 Proto), 9m47,2s; 2o Miguel


Barbosa/Mário Castro (Mitsubishi Racing Lancer), a 8,0s; 3o Rómulo Branco/João Serôdio (Toyota Hylux), a 34,1s.


 


Motos: 1o Mário Patrão (Suzuki RMZ), 4m51,2s; 2o António Maio (Yamaha YZ 450F), a 0,7s; 3o Luís Teixeira (Yamaha YZ), a 4,0s.


Quads: 1o Roberto Borrego (Yamaha YFZ450R), 4m50,1s; 2o Francisco Afonso (Suzuki LTR), a 1,8s; 3o Ricardo Carvalho (Yamaha YFZ450), a 6,9s.


UTV/Buggy: 1os Vítor Santos (Polaris RZR 1000) e António Ferreira/Hélder Barbosa (Rage Sport), 5m13,4s; 3o Teófilo Gallart (Polaris RZR 1000), a 1,0s.



A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

Rafael Lobato faz balanço positivo de Vila Real




A estreia de Rafael Lobato no Circuito de Vila Real, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade, não poderia ter corrido melhor. O piloto do Radical SR3 RS da categoria C3 dos Sport-protótipos da Parkalgar em equipa com Armando Parente, conseguiu o terceiro lugar do pódio na corrida de Sábado e no Domingo concluiu em sexto da geral, vencedor na sua categoria em ambas as provas de 45 minutos de duração. O primeiro pódio no Campeonato logo na segunda corrida.

Depois de garantir a sexta posição da grelha para a Corrida 1, coube a Lobato o arranque, que correu bastante bem, mas as complicações estavam ainda para vir: “Fiz a primeira parte do meu turno a seco. Depois começou a chover bastante e os incidentes começaram a acontecer. Consegui continuar em excelente ritmo mesmo com pneus para seco e entreguei o carro ao Armando no quarto lugar. Ele ainda fez uma volta com aqueles pneus mas aproveitámos a entrada do ‘safety-car’ para substituir as borrachas. Nessa altura já eramos terceiros. As condições eram tão más que o ‘safety-car’ esteve, até cinco minutos do final, em pista. Depois disso, foi manter o ritmo e cruzar a linha de meta em terceiro”, explicou Rafael Lobato.

O arranque para a corrida de Domingo coube a Armando Parente que fez um bom turno de condução pressionando carros da categoria superior e entregando o carro a Rafael na sexta posição: “No início arriscámos um bocado mas depois no meu turno, optámos por uma condução mais defensiva. Não havia necessidade de correr riscos já que estávamos em primeiro na nossa categoria. Bater-nos com os carros da categoria acima é uma luta desleal. Assim e mesmo com a entrada do ‘safety car’ mantivemos a posição e atingimos os nossos objectivos. Penso que tanto eu como o Armando provámos que com um protótipo da classe superior, seríamos capazes de lutar pelas posições cimeiras e marcar presença regular no pódio da geral”, referiu o piloto de Vila Real.

Um terceiro e um sexto lugares foram dois excelentes resultados para quem se estreia no Campeonato sobretudo em Vila Real, um circuito citadino com características muito particulares: “Foi um fim-de-semana de festa e para mim foi muito gratificante, não só pelos resultados mas também pelo apoio que senti dentro e fora da pista. Foi magnífico! Fiquei muito feliz. Este resultado na minha cidade deixou-me muito contente e confiante. Foi a melhor forma de brindar todo o público e os amigos que muito me têm apoiado. Quero deixar os meus agradecimentos pelo excelente trabalho de toda a equipa Parkalgar, ao Armando que é o melhor companheiro de equipa que se pode ter, à PNC pela excelente gestão da minha carreira e aos patrocinadores, amigos, familiares e admiradores o enorme apoio desde o início desta caminhada”, concluiu Lobato que conta este ano com o apoio da Ascendi, Crédito Agrícola, CA Vida, Fibran XPS, Murganheira, Glassdrive, ENI, Anabela Alves, tecni.arte, Minfo, HyperKewl, GT Competizione, Thrustmaster, Basreal, Clinica Dr. Daniel Azevedo e Fornima.

A próxima prova realiza-se a 19 e 20 de Julho no Autódromo Internacional do Algarve, sede da equipa e onde a motivação para um grande resultado será uma certeza.



Rafael Lobato faz balanço positivo de Vila Real

João Ramos com o 4º tempo no prólogo da Baja TT Oleiros-Proença-Mação.

O piloto do João Ramos, realizou o 4º melhor tempo nas duas sessões da super-especial que teve lugar estar tarde. Um tempo considerado muito bom e realisticamente era o target a conseguir conforme referiu o próprio “em ambas as sessões o 4º lugar era o que eu tinha como meta, pois tenho a perfeita noção das limitações do nosso carro. A diferença de binário em relação aos 3 primeiros e por isso não havia nada a fazer e como tal tentei garantir o lugar imediatamente a seguir”.



Era importante para João Ramos partir no grupo da frente, logicamente os mais rápidos do pelotão, pois desta forma conseguirá imprimir um ritmo forte, sem ser gravemente penalizado pelo eventual pó levantado pelos carros da frente, “Arrancar em 4º até pode ser vantajoso. Por um lado sei que os que vão na frente vão andar forte e por isso eu não devo ter nenhum contratempo em apanhar pó de quem vai na frente e por outro lado limpam a estrada. Mau seria ter tido hoje um azar e ter amanhã alguém na minha frente mais lento, e aí sim poder ser prejudicado pelo pó. O RAV4-Proto está bem preparado e estou confiante num bom resultado.




João Ramos com o 4º tempo no prólogo da Baja TT Oleiros-Proença-Mação.

Ricardo Megre repete triunfo em Vila Real

Piloto da Megre Motorsport/Pneuvita cada vez mais líder no Super 7 by Kia

Sexta subida consecutiva ao pódio


O regresso das competições ao mítico circuito urbano de Vila Real permitiu a Ricardo Megre repetir o triunfo que ali tinha alcançado em 2007, no ano de estreia do troféu monomarca destinado aos muito competitivos Caterham Super Seven. O piloto da equipa Megre Motorsport/Pneuvita venceu esta tarde, de forma brilhante, subindo mais uma vez ao pódio, a sexta em outras tantas corridas desta temporada.


Na segunda corrida da dupla jornada do Super 7 by KIA, Ricardo Megre arrancou da terceira posição, mas chegou à liderança ainda na primeira volta, depois de ultrapassar com mestria os adversários que tinham partida à sua frente. O piloto, que também prepara e assiste a sua máquina, tinha entretanto efectuado profundas alterações no Setup do seu Caterham, situação que o ajudou a chegar a esta vitória, a quinta desta temporada.


“Tinha de fazer alguma coisa porque o carro, ontem, não estava nada eficaz. E de facto as alterações resultaram e foram muito importantes para ter chegado à vitória. Parti bem e na segunda curva já tinha ganho a posição, passei para a frente do Nuno Carvalho e subi um lugar. Depois, colei-me atrás do Caterham do Hugo Araújo e na descida de Mateus aproveitei o cone de ar e passei para a frente da corrida na 2ª esquerda”, salientou Ricardo Megre que acrescentou:


“Ainda houve algum frisson quando o Hugo Araújo, com algum optimismo da parte dele, tentou meter o nariz do seu carro e acabámos por nos tocar. Se dúvidas houvesse, a câmara instalada no meu carro deu-me totalmente razão no final da corrida, pelo que saio daqui muito satisfeito com esta vitória, conquistada num circuito que tem um peso histórico tão grande e onde já tinha vencido em 2007, no ano em que pela primeira vez me sagrei campeão deste troféu”.


Informações sobre a prova em www.cm-vilareal.pt/circuitodevilareal



Ricardo Megre repete triunfo em Vila Real

Vila Real complicada para BP Ultimate Vodafone Team

Miguel Barbosa e José Pedro Fontes em 4º lugar na derradeira corrida


A dupla Miguel Barbosa e José Pedro Fontes completou esta tarde a sua participação na 44ª edição do Circuito Automóvel de Vila Real obtendo o 4º lugar na 2ª corrida do CNV, num fim-de-semana marcado pelo regresso das competições motorizadas a um palco mítico.


Para a formação do BP Ultimate Vodafone Team, que se apresentou aos comandos de um Tatuus PY 012, esta quarta jornada do Campeonato Nacional de Velocidade ficou todavia muito aquém das expectativas, já que a equipa foi forçada a abandonar na corrida disputada na tarde de Sábado.


“Foi um fim-de-semana muito complicado. Era a minha estreia em Vila Real e gostava de ter tido a oportunidade de fazer muito melhor. A minha tarefa ficou logo muito dificultada no Warm Up onde não consegui rolar já que pouco depois de ter entrado em pista os treinos foram interrompidos, pelo que fui diretamente para as qualificações sem conhecer devidamente o traçado. Ontem, também não cheguei a dar qualquer volta na corrida porque o nosso carro ficou logo acidentado na primeira volta. Perante isto, o 4º lugar de hoje, a posição de onde arranquei da grelha de partida, acaba por ser o resultado possível”, salienta Miguel Barbosa.


Também para José Pedro Fontes este “foi um fim-de-semana difícil. O acidente de ontem hipotecou as hipóteses de um bom resultado, não só pelos pontos que não fizemos ontem, mas também pela falta de voltas que não acumulámos e que nos limitou o conhecimento do circuito neste carro”.


O Campeonato Nacional de Velocidade regressa dentro de um mês para uma jornada disputada no Autódromo Internacional do Algarve a 19 e 20 de Julho.


Mais informações, fotos e vídeos em www.miguelbarbosa.com

Informações sobre a prova em www.cm-vilareal.pt/circuitodevilareal e sobre o campeonato em www.fulleventos.pt



Vila Real complicada para BP Ultimate Vodafone Team

Luis Correia mantém a liderança

Depois de três vitórias consecutivas Luís Correia teve um dia menos feliz no Enduro de Valpaços. Apesar de ter sido mais rápido em sete das onze especiais disputadas, o piloto oficial do construtor italiano Beta terminou a corrida na 6ª posição, mercê de duas quedas e de uma penalização pouco comum nas provas de Enduro.


O piloto ribatejano, que ocupa a 5ª posição no Mundial de Enduro, teve uma primeira queda complicada na primeira Xtream, já depois de ter sido penalizado em seis minutos no controle horário que antecedia esta especial. Um tempo muito apertado para cumprir o percurso entre a especial de Enduro e a de Xtream, apanhou de surpresa a maioria dos pilotos.


A prova transmontana, que se realizou pela primeira vez, foi ganha pelo espanhol Lorenzo Santolino Sanchez, piloto oficial da Sherco, mas Luís Correia mantém a liderança do campeonato com 87 pontos, à frente de Gonçalo Reias que soma 71.


“Comecei bem a prova ganhando a primeira especial, mas tudo se complicou quando sofri uma penalização horária à entrada para a primeira Xtream. Fui, tal como outros pilotos, apanhado de surpresa pelo tempo tão apertado para efetuar o percurso. Imponho sempre um bom ritmo e não estava minimamente à espera duma situação destas. Depois, tive uma queda na Xtream, que me forçou a reparar a moto e perdi quase 50s. Apesar disso não baixei os braços e até ao final vencei todas as Enduro e Cross, mas voltei a cair na Xtream. Estou satisfeito com o andamento que consegui impor e fico naturalmente contente pelo facto de me manter na frente do campeonato”, salientou Luís Correia no final da corrida.



Luis Correia mantém a liderança

Miguel Barbosa quer regressar aos triunfos

Miguel Barbosa, acompanhado de Miguel Ramalho, disputa nos próximos dias 27 e 28 de Junho a Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competição na qual o piloto está apostado em conquistar o sétimo título da sua carreira desportiva nesta modalidade.


Aos comandos do seu Mitsubishi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team terá pela frente uma prova que assume ser do seu agrado e na qual a Escuderia Castelo Branco introduziu algumas modificações com destaque para o facto de o seu traçado passar a envolver pistas do concelho de Mação.


Ultrapassados que estão os problemas que levaram Miguel Barbosa à desistência em Alcoutim, o piloto apresenta-se claramente apostado em regressar aos triunfos: “Estou muito motivado e o meu objectivo é chegar à vitória. Temos estado a trabalhar nesse sentido, melhorando e corrigindo tudo o que eventualmente estava menos bem. É uma prova que me agrada bastante e sempre muito bem organizada, mas muito exigente e com um percurso sinuoso, que a torna por vezes um pouco lenta”.


A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com a dupla passagem pela Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 16h30m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem um troço cronometrado de 159,27 Km, com dupla passagem e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 15h30m e 17h45m, respectivamente.


Mais informações, fotos e vídeos em www.miguelbarbosa.com

Informações sobre a prova em www.escuderiacastelobranco.pt



Miguel Barbosa quer regressar aos triunfos

Inscritos Rallye do Oeste

O Montejunto Rally Club vai realizar este fim de semana o Rallye do Oeste que irá percorrer as celebres estradas da serra de Montejunto. Esta prova contará com uma boa lista de inscritos


 


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Inscritos Rallye do Oeste

António Maio vai lutar pela vitória

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy


António Maio vai lutar pela vitória

Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy quer repetir sucesso de Alcoutim


Depois do sucesso alcançado na Baja Terras de Alcoutim, tanto a Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, como António Maio, estão fortemente empenhados em repetir, agora na Baja TT Oleiros / Proença / Mação, as vitórias conseguidas na prova algarvia.


O piloto alentejano parte para esta quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno apostado em lutar pela vitória e com esse resultado reforçar a sua posição de candidato ao título nacional. Já a Equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy que, ao triunfo absoluto de António Maio na corrida algarvia e correspondente vitória na classe TT2, associou também as vitórias Luís Teixeira na classe TT3 e Sebastian Buhler na classe TT1, alimenta a esperança de repetir este feito inédito.


António Maio não esconde o seu otimismo, salientando que “ a vitória na prova algarvia, depois dos contratempos nas duas provas iniciais, deu-me um enorme alento. Tenho treinado muito e a equipa, como vem sendo habitual, tem trabalhado de forma incansável na minha Yamaha pelo que me sinto extremamente motivado para o desafio que vai ser esta corrida”.


Depois da vitória em casa, Luís Teixeira acredita que “está tudo em aberto para a conquista do título na classe TT3, que é o meu grande objetivo e também o da equipa para esta temporada. Temos evoluído muito, tanto eu como a moto e a equipa tem feito um excelente trabalho. A vitória global da equipa na prova disputada na minha terra foi magnífica e acrescentou-nos ainda mais motivação para continuar a vencer”.


Já para o mais jovem piloto da equipa Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy, Sebastian Buhler, “o que mais me está a agradar nesta temporada é o prazer que tenho tido em fazer estas provas, evoluindo como piloto de todo-o-terreno e conseguindo estar sempre na luta pelas primeiras posições. Creio que tenho correspondido à aposta que a equipa fez em mim e pela minha parte estou muito agradecido pelo trabalho fantástico que tem sido feito e os resultados estão à vista”.


Para Frederico Fino, piloto e chefe de equipa, “o sucesso da prova anterior foi fantástico. Conseguimos uma tripla inédita que nos encheu de alegria. Temos estado a trabalhar para manter o nível nesta corrida que se avizinha. Pela minha parte tentarei também contribuir com um bom resultado. Não comecei a época muito bem, mas estou-me a sentir cada vez melhor”.


A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com uma Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 14h45m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.


Informações sobre a prova em www.escuderiacastelobranco.pt
www.facebook.com/PinhelWorksReigerSuspension



António Maio vai lutar pela vitória

Inscritos 3º Rallye Viana do Castelo

Já é conhecida a lista de participantes do 3º Rallye Viana do Castelo que vai para a estrada este fim-se-semana


 


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Inscritos 3º Rallye Viana do Castelo

Rita Oliveira/João Rato com novas metas

Rita Oliveira/João Rato com novas metas

Em ano de estreia a piloto ocupa a liderança na Taça das Senhoras


A dupla Rita Oliveira/João Rato tem pela frente um novo desafio. Aos comandos de um Polaris RZR 1000, preparado pela Filipe Sport, a equipa disputa este fim-de-semana a Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.


De salientar que Rita Oliveira que, como piloto, está este ano a fazer a sua estreia em competições de todo-o-terreno, tem tido um desempenho digno de registo, ao terminar todas as três provas já disputadas e onde triunfou sempre entre as Senhoras.


Competindo na disciplina Buggy/UTV, Rita Oliveira tem como navegador o experiente João Rato e a aposta de ambos está centrada nos progressos que a equipa ainda pode fazer esta temporada. “Um dos meus grandes objetivos imediatos é conseguir melhorar o meu desempenho nos prólogos”, refere Rita Oliveira que acrescenta:


“Tenho demorado demasiado tempo a entrar na corrida. Como treino pouco e ainda estou numa fase de adaptação, só consigo ganhar ritmo à medida que os quilómetros passam. Vou fazer um esforço por me soltar mais depressa. O João tem sido uma excelente ajuda porque me dá muita confiança e a sua experiência tem sido muito útil. Se a principal meta continua a ser terminar cada corrida, melhorar a classificação e a performance passa, a partir de agora, a estar também na minha lista de prioridades”.


A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com uma Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 14h45m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem dois troços cronometrados. O primeiro com 84,45 km terá partida para o primeiro concorrentes pelas 7h30m e o segundo de 159,27 Km começa às 11h45m.


Informações sobre a prova em www.escuderiacastelobranco.pt



Rita Oliveira/João Rato com novas metas

MIGUEL FAÍSCA VOLTA À ACÇÃO EM PAUL RICARD E NISSAN PROCURA ASCENDER À LIDERANÇA

No próximo fim-de-semana a Nissan cumpre na pista francesa de Paul Ricard mais uma etapa do seu programa non-stop de competição #eatsleepRACErepeat, desta feita em mais uma prova do calendário do Blancpain Endurance Series. E o português Miguel Faísca terá um papel de destaque ao defender as cores oficiais da Nissan aos comandos do Nissan GT-R número 35, que reparte com o japonês Katsumasa Chiyo e o russo Stanislav Aksenov.


O campeão europeu em título da GT Academy encara com bastante expectativa esta sua participação, uma vez que «os testes oficiais de pré-temporada foram realizados em Paul Ricard, é natural que encare o fim-de-semana com uma confiança suplementar. Quando entrar em pista não vou estar preocupado em descobrir o traçado e as reacções do meu Nissan GT-R, mas sim em rodar depressa».


Uma confiança extensível à restante equipa. Na sequência da excelente vitória conquistada na categoria Pro-Am na última prova realizada em Silverstone, a Nissan GT Academy Team RJN e o trio de pilotos constituído por Alex Buncombe, Florian Strauss e Nick McMillen chegam à terceira prova do calendário do Blancpain Endurance Series a escassos cinco pontos das lideranças dos campeonatos de equipas e pilotos, respectivamente.


 Por todos esses motivos, Miguel Faísca reconhece que «a Nissan está optimista em sair de França com um bom resultado de conjunto. A motivação é grande e só espero que não se repitam os incidentes que impediram a obtenção de melhores resultados nas duas provas anteriores».


Uma das curiosidades da competição deste fim-de-semana reside no facto de, pelo menos a última das três horas, ser disputada já de noite, «um curto, mas bom teste para as 24 Horas de Spa-Francorchamps que vamos disputar no final do mês de Julho», admite o português.


Em Paul Ricard, vão estar em acção um total de 42 equipas, algumas constituídas por ex-pilotos de Fórmula 1. O dia de sexta-feira (27 de Junho) será preenchido com três sessões de treinos com a duração total de quatro horas. A qualificação está marcada para as 10h20 de sábado e a corrida para as 18h15.


Competir sem parar!


A Nissan está a comemorar a sua paixão pela competição numa altura em que a NISMO comemora 30 anos de legado de inovação e emoção para todos os amantes do mundo automóvel. O programa de competição non-stop#eatsleepRACErepeat traduz o intenso programa de competições por todo o mundo da NISMO, que teve início em Maio e tem provas todas as semanas até ao final do Verão. E os fãs podem estar na pista com a Nissan através da #eatsleepRACErepeat.


Transmissão directa em streaming: NISMO.TV. Pode também ver a transmissão em directo na Motors.TV



MIGUEL FAÍSCA VOLTA À ACÇÃO EM PAUL RICARD E NISSAN PROCURA ASCENDER À LIDERANÇA

Elisabete Jacinto confirma presença no Africa Race 2015



A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto foi uma das figuras presentes na apresentação da 7ª edição do Rali Africa Eco Race 2015 que decorreu hoje no Hotel Altis, em Belém.

O evento foi presidido pelo diretor de prova René Metge que falou das novidades, das dificuldades e adversidades do traçado que os participantes vão encontrar neste próximo desafio daquele que é considerado o maior rali de todo-o-terreno africano da atualidade.

Para esta edição de 2015 do Africa Race as principais novidades residem no facto de serem retomados percursos míticos como a passagem por Chinguetti e Atar. Existe ainda a possibilidade de a partida do rali bem como as suas verificações poderem ser realizadas numa cidade portuguesa.

A piloto Elisabete Jacinto esteve na apresentação e confirmou a sua sexta presença nesta grande maratona “Este rali continua a ser um grande desafio e é com grande entusiasmo que me preparo para participar mais uma vez. Para nós é, de facto, excelente ter em Portugal o organizador da prova e ficar a par das novidades. A possibilidade do rali partir de Portugal é muito empolgante” revelou.

O Africa Eco Race 2015 começa no dia 28 de Dezembro de 2014, em França, e termina no dia 11 de Janeiro de 2015 junto ao mítico Lago Rosa em Dakar, no Senegal.


Elisabete Jacinto confirma presença no Africa Race 2015

PAULO BOAVENTURA NOVAMENTE NO “RALI DE CASA”

 


Durante o próximo fim-de-semana irá estar na estrada a 3.a edição do Rali de Viana do Castelo, prova pontuável para o Campeonato de Ralis Norte. Entre as equipas presentes à partida estará, a exemplo dos anos anteriores, o piloto vianense Paulo Boaventura aos comandos de um Peugeot 206 GTI.


A correr em casa, Boaventura parte para esta prova com o objectivo de acumular experiência, estando no entanto determinado a realizar bons cronos nas especiais cronometradas do concelho de Viana do Castelo.


Paulo Boaventura conta com a habitual estrutura mecânica da Matos Competições, sendo novidade na equipa a presença de Ricardo Faria que irá assumir as funções de navegador.


A equipa agradece a todos os seus patrocinadores: BOAVENTURA E BOAVENTURA, INTERMARCHE SUPER ANCORA/AREOSA, MARIO SA ARQUITETOS, COSMIKWISARD, ALUMINEIVA, GIC CAREER MANAGEMENT, BATISTA MONTEIRO, KUSE NOVO PNEUS, SALTO RASO, IDEOGRAFISMO, ASSOCIAÇAO DESPORTIVA DE BARROSELAS, amigos e todos os que sempre apoiaram, esperando poder contar também com o apoio de todos vianenses.



PAULO BOAVENTURA NOVAMENTE NO “RALI DE CASA”

Piloto luso-angolano está a quatro pontos do líder do campeonato

No ano de estreia aos comandos de um carro da classe rainha do Todo-o-Terreno, Rómulo Branco e o navegador João Serôdio vão ter pela frente, nos próximos dias 27 e 28 de Junho, a disputa da Baja TT Oleiros / Proença / Mação, a terceira etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Neste momento o piloto luso-angolano ocupa o 2º lugar a quatro pontos do primeiro classificado do CNTT 2014.


Os resultados alcançados aos comandos da sua Toyota Hilux permitiram a Rómulo Branco subir ao pódio nas duas primeiras provas da temporada onde impôs sempre um andamento muito vivo e eficaz ao nível dos primeiros classificados.


Nesta que será a primeira de duas jornadas beirãs, o piloto luso-angolano vai encontrar uma prova muito técnica e exigente, cujo traçado lhe é totalmente desconhecido porque nunca a disputou. Um handicap que o piloto e o seu navegador tentarão colmatar aproveitando o potencial da sua máquina e tentando ser o mais eficazes possível.


“É mais uma prova para a qual partimos à descoberta. Aliás, toda esta temporada é uma novidade, seja pelo traçado das provas como pelo facto de só há pouco mais de três meses termos ao nosso dispor uma máquina T1. Temos trabalhado afincadamente nas afinações do carro, para o preparar de forma conveniente para cada corrida e eu e o João temos feito um grande esforço de concentração em cada um dos troços disputados para, acima de tudo, evitarmos cometer erros”, referiu o piloto luso-angolano.


A Baja TT Oleiros / Proença / Mação arranca na 6ª feira com a dupla passagem pela Super Especial de 5,09 km, que terá lugar a partir das 16h30m para, no dia seguinte, os concorrentes enfrentarem um troço cronometrado de 159,27 Km, com dupla passagem e cujas partidas para o 1º carro estão agendadas para as 9h45m e 15h30m, respetivamente.



Piloto luso-angolano está a quatro pontos do líder do campeonato

“PONTE DE LIMA RALLY TEAM” PRETENDE CONTINUAR EVOLUÇÃO EM VIANA DO CASTELO

 


Decorre nos próximos dias 27 e 28 de Junho a 3a edição do Rali de Viana do Castelo, prova pontuável para o Campeonato de Ralis Norte. Mantendo-se a bordo do Seat Marbella F1000, Pedro Lago Vieira e João Aguiar irão alinhar à partida com levando o número 35 nas portas.


Para o jovem piloto limiano, esta prova será uma boa oportunidade para dar continuidade à evolução do projecto, bem como da dua aprendizagem tentando desde logo imprimir um bom ritmo com o objectivo de repetir a excelente exibição conseguida na prova anterior.


João Aguiar, navegador do jovem piloto conta-nos que “vamos entrar neste rali com um ritmo de ataque, sem cometer erros com o objectivo de chegarmos ao final com o melhor resultado que conseguirmos. Esperamos que os problemas mecânicos que sentimos no início da temporada sejam parte do passado para podermos evoluir enquanto equipa.”


Sobre a prova organizada pelo CAST, João Aguiar afirma que “o rali é muito interessante embora o troço da Montaria nos vá penalizar um pouco no andamento pois é um traçado demasiado rápido para a velocidade do nosso carro. No entanto vamos tentar atenuar esse “handicap” no troço de S. Salvador, que é bastante mais favorável ao Seat e principalmente na Super Especial que é bem ao jeito do carro.”


A equipa efectuou já um teste de preparação para esta prova, no qual Pedro Lago Vieira pôde comprovar a validade das melhorias que entretanto foram introduzidas no Marbella F1000, das quais o piloto destaca a maior confiança que o carro transmite agora ao curvar.


O Rali de Viana do Castelo tem o seu início marcado para a noite do dia 27 com a Super Especial de abertura, enquanto no dia seguinte serão disputados os troços de S.Salvador / Amonde e Montaria / Gondar com tripla passagem, para depois, nova passagem pela Super Especial dar por terminado o rali.


O “Ponte de Lima Rally Team” não deixa de agradecer a todo o público que apoia a equipa, bem como aos seus patrocinadores: RESTAURANTE RECANTO DAS LAGOAS, CASA DE S. SEBASTIÃO, SANIPIRES, OPTIMINHO, BANHOSLIMA LDA, AMORIM GERAÇÕES, PEPE PRONTO A VESTIR, SERRALHARIA LAGO, INTACT IMAGEM, SANOLAR, MÁRIO BORGES- CORRELHÃ, BRUNO GONÇALVES ELECTRODOMÉSTICOS, VITCORMIN, NUTRICOR, FONTÃO AUTO, AUTO ACÁCIO, PAULO DOS PNEUS, HABIT 3, FUNERÁRIA BRITO, SCTR, CRÉDITO AGRÍCOLA, MSCFOTORALI e +RALIS -FUTEBOL.



“PONTE DE LIMA RALLY TEAM” PRETENDE CONTINUAR EVOLUÇÃO EM VIANA DO CASTELO

TRRC- Rallye de Tábua

SUPER ESPECIAL


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PROVA ESPECIAL


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TRRC- Rallye de Tábua

Nuno Tordo- "DETERMINAÇÃO NO REGRESSO À LUTA"

 


Nuno Tordo e Fernando Matias, foram até agora a equipa mais abandonada pela sorte no início do Campeonato Nacional de Todo o Terreno deste ano, mas apesar de todas as contrariedades vai alinhar na Baja TT Oleiros – Proença – Mação, determinada a lutar pelos pontos que a mantenham na corrida pelo Título na categoria T2.


O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue na zona do pinhal do centro, onde a Escuderia Castelo Branco organiza a primeira de duas provas integradas no CNTT, esta designada por Baja Oleiros- Proença- Mação.


Depois do infeliz incidente que sofreram em terras algarvias – como é do conhecimento geral, o Mitsubishi Pajero que a dupla Nuno Tordo / Fernando Matias, estreou na Baja Terras de Alcoutim, ficou completamente consumido pelas chamas, quando a equipa liderava, destacada a categoria T2, foi necessário garantir uma solução alternativa para alinhar nesta prova, tentando assim obter uma boa pontuação, para manter intactas as aspirações de conquista do título. “Optámos por uma Nissan Navara – carro com que já consegui o título de T2 – para alinhar nesta prova, depois do azar sofrido no algarve. Tinha pensado em abandonar, mas a onda de apoio que foi criada à nossa volta, fez com que reuníssemos uma vez mais forças para disputar esta Baja, utilizando uma Nissan Navara que é a solução possível, uma alternativa na qual confiamos e com a qual vamos lutar, determinados, contra os nossos adversários. Quero agradecer o esforço de todos os que continuam a estar envolvidos no nosso projeto, saudar os pilotos que no Algarve pararam desportivamente para nos ajudar, cumprindo assim o espírito do TT e não ignorando a situação porque passávamos, só porque com o nosso azar, poderiam subir mais uma posição, que não tinham até ali conseguido conquistar, na competição direta em pista. Contas feitas o Campeonato Nacional de TT começa para nós agora, mas como dos sete resultados possíveis, para a tabela final, contam apenas cinco, dependemos ainda apenas de nós para tentar o título, já que houve até agora dois vencedores diferentes, nas duas provas disputadas.”


A prova do clube albicastrense divide-se por sexta e sábado próximos: sexta feira uma dupla passagem pela Super Especial de Oleiros – (5,09 Km) e no sábado uma dupla passagem por um percurso com cerca de 160 Km, partindo de Proença-a-Nova, passando por Mação (pista de autocross) e chegada a Oleiros.


A Nissan Navara da dupla Nuno Tordo / Fernando Matias, preparada pela TIM competição, estará sexta- feira à partida para a super-especial da Baja Oleiros-Proença-Mação, com as cores do Clube do Peixe, Viagens Youtravel, Licor Nacional, Lust, 200 KM e vinhos QVR.



Nuno Tordo- "DETERMINAÇÃO NO REGRESSO À LUTA"