Aluno do Instituto Politécnico da Guarda volta a receber menção no INOV’14

Prémio Inovação Valorpneu


O aluno Pedro Gonçalves, do Instituto Politécnico da Guarda, voltou a receber mais uma menção honrosa no Prémio Valorpneu INOV’14, promovido pela Valorpneu com vista a estimular as ideias em torno da transformação dos materiais resultantes dos pneus em fim de vida. O aluno do curso de Design de Equipamento do IPG já não é estreante neste concurso, tendo sido galardoado no ano passado com uma menção honrosa com o projeto “EcoBrick -Tijolo Modular de solo-cimento com adição de granulado de borracha proveniente de pneus reciclados”. Este ano, Pedro Gonçalves apresentou o projeto “Ubber Foot – Compósitos de T.P.E e borracha líquida com granulado de pneu reciclado”, sob orientação de Carlos Batista (designer), com o objetivo de analisar e caracterizar diferentes tipos de compósitos e como se comportam (propriedades mecânicas e absorção do impacto) em diferentes zonas do pé durante uma caminhada normal.


O vencedor do Prémio Valorpneu INOV’14 foi Paulo Campos, do Instituto Politécnico de Leiria, com um projeto que pretendeu aliar a utilização da borracha reciclada a produtos para o espaço urbano, de forma a fazer uso das suas propriedades, bem como de promover uma maior responsabilidade ambiental.


Uma segunda menção honrosa foi atribuída ao projeto “Colunas tubulares mistas aço-betão com agregados de pneus reciclados sustentáveis e de elevado desempenho sísmico”, de António Duarte e Bruna Silva, do Instituto Superior Técnico, com orientação dos professores Nuno Silvestre, Jorge de Brito e Eduardo Júlio. O trabalho pretende fornecer respostas a duas questões atuais e essenciais no âmbito da Engenharia Civil: construção sustentável e proteção sísmica de edifícios.


Na sua 6ª edição, a entrega dos Prémios Valorpneu INOV’14 foi pela primeira vez autónoma, uma vez que os prémios sempre foram divulgados no âmbito do encontro anual da rede. Para além de um valor de 5 000 euros e a atribuição de um estágio profissional ao autor do projeto premiado, a Valorpneu oferece também 2 500 euros ao orientador do trabalho.


O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi o local escolhido para a atribuição do Prémio INOV’14 no dia 4 de dezembro. Este ano foram recebidos 11 trabalhos candidatos, sete de Portugal e quatro internacionais, nomeadamente do Brasil e de Moçambique.


Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, chama a atenção para a qualidade dos trabalhos apresentados este ano e destaca a importância da recuperação de um resíduo como o pneu usado e a sua transformação e aplicação em materiais com valor quer para a sociedade, quer para a economia.


 



Aluno do Instituto Politécnico da Guarda volta a receber menção no INOV’14

Sem comentários:

Enviar um comentário