Escape Livre com TT na natureza e sabores partilhados

 


 


As extensas paisagens agrícolas e as planuras do estuário do Tejo habitadas com inúmeras espécies de aves e a gastronomia e os vinhos de grande qualidade estiveram ao alcance de cerca de uma centena de pessoas conduzidas pelo Clube Escape livre, no último sábado. O percurso “Da Charneca para a Lezíria”, totalmente feito em área da Companhia das Lezírias, rematou, com sucesso, o calendário TT de 2014 do Clube da Guarda.


Este foi um desafio com programa de apenas um dia, inédito na atividade do clube, mas que permitiu gravar as melhores memórias e registos fotográficos, com algumas abertas e clima agradável a intercalar com a chuva que exigiu maior atenção nos trilhos e proporcionou mesmo alguma lama, para gáudio de muitos. O convite para experimentar um dia de perfeita comunhão com a natureza em terras plantadas à beira do Estuário do Tejo teve um balanço que não poderia ser mais positivo, com os participantes encantados com as visitas, a gastronomia, os sabores e o percurso com menos de uma centena de quilómetros pelas planícies rurais.


Foram 35 as viaturas de diversas marcas e modelos que percorreram, em caravana e a baixa velocidade, as paisagens da Charneca do Infantado e Lezíria de Vila Franca de Xira. Após a passagem pelo secretariado para entrega da diversa documentação, nomeadamente sobre todas as valências da Companhia das Lezírias, os participantes ficaram divididos em grupos, guiados pelos técnicos da Companhia, para melhor conhecer o Monte de Braço de Prata, com a sua diversidade de espaços que vão desde o Centro de Interpretação à Coudelaria, onde pontificam os cavalos puro-sangue Lusitano. O restaurante “A Coudelaria” completa um lugar de visita obrigatória e onde, no seu complexo desportivo, recebe algumas das provas oficiais mais prestigiadas do calendário hípico nacional e até internacional.


O percurso inicial atravessou o Pinhal da Carrasqueira e bordejou os grandes campos de milho a caminho da Adega do Catapereiro, onde decorreu uma prova com os seus melhores vinhos. Até ao almoço em Arneiro Pereiro, ocasião para atravessar a barragem do Vale Cobrão, passar ao lado dos grandes montados de sobro e admirar gado bovino da raça Mertolenga em pastagem livre.


Os sabores da cozinha local foram experimentados numa sala onde duas grandes lareiras convidavam a prolongar o convívio, mas havia que prosseguir até Ponta da Erva e observar o encanto do Estuário do Tejo antes de convergir para o Evoa, onde se visitou a exposição, visionou-se um filme e, claro, com potente telescópio, observaram-se as aves. Ocasião ainda para, como já é habitual e em colaboração com TW Steel, serem sorteados dois magníficos relógios.


“Uma experiência inédita que muito agradou aos sócios do Clube Escape Livre com destaque para os residentes na grande região de Lisboa”, referiu, Luís Celínio, presidente do clube da Guarda, para acrescentar: “queremos regressar a esta região já em 2015, muito provavelmente com um programa mais completo e ainda mais espetacular, mas primeiro faremos o balanço com a Companhia das Lezírias.”


O último evento de 2014 teve a colaboração da Companhia das Lezírias, Dacia como viatura oficial e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, Firststop e TW Steel. Conta ainda com o apoio à divulgação da Autohoje, Autohoje TT & Aventura, Off Road 4×4, Autoandrive, RFM, TT Verde, Lusomotores, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Virtual Clube TT e Beira.pt.



Escape Livre com TT na natureza e sabores partilhados

Sem comentários:

Enviar um comentário