Baja Portalegre 500



CIDADE DO TT INSTALADA EM PORTALEGRE

A mais carismática e mediática prova do TT nacional está de novo na cidade de Portalegre. Na sua 27ª edição a prova desenhada pelo ACP Motorsport irá novamente levar ás pistas alentejanas os mais cotados e rápidos pilotos nas duas e quatro rodas, com classificações elegíveis para os campeonatos nacionais de TT nos automóveis e motos, Taça FIM de Bajas e também para a Taça do Mundo FIA de Rallyes TT.
Um vasto leque de pilotos e máquinas cumpriram hoje os habituais procedimentos de verificações técnicas e administrativas, enchendo ao longo de todo o dia o imenso Parque-Fechado reservado aos veículos de competição que marcam presença nesta edição 2013 da prova. Ao mesmo tempo os pilotos reconheceram os 5500 metros de perímetro do prólogo, a realizar amanhã e que servirá para escalonar a ordem de partida de todas as categorias em competição.
Nos automóveis, e com os títulos nacionais decididos em todas as categorias o encerramento da época irá colocar livres de pressão todos os principais pilotos portugueses, entre eles Miguel Barbosa, que faz parte igualmente da lista de prioritários FIA.
“Vamos encarar a prova como sempre o fizemos. Tal como no ano passado não estamos a discutir o título e por isso vamos querer lutar pela vitória em termos absolutos sem qualquer tipo de pressão, o que é importante. Não estamos a lutar pela competição internacional mas sim pela vitória em Portalegre, uma prova sempre especial.”
Palavras do piloto de Lisboa que enfrenta a prova novamente aos comandos do seu Mitsubishi Racing Lancer com o qual se sagrou em 2013 campeão nacional pela sexta vez na sua carreira, a terceira consecutiva. Barbosa não define desde já uma estratégia e prefere desenhar a prova de acordo com as circunstâncias da mesma.
“Não faz sentido definir já uma estratégia até porque devido ao facto de sermos prioritários já escolhemos os pneus que vamos utilizar no Sábado e caso as condições de piso se alterem tudo se transforma em termos de estratégia. Por isso vamos entrar ao ataque para o prólogo amanhã e depois tomaremos as nossas opções para o dia seguinte.”
A prova portuguesa, que novamente encerra o calendário da Taça do Mundo tem motivo especial de interesse para os portugueses devido ao duelo que o luso-angolano Rómulo Branco trava pela vitória absoluta na categoria T2, uma luta quase desigual face a Alexander Baranenko, que chega a Portugal com 14 pontos de vantagem para o piloto do Mitsubishi, que não pontuou na prova anterior e perdeu a liderança do campeonato.
Em termos absolutos, o líder da Taça do Mundo é o polaco Krzysztof Holowczyc que aos comandos do seu Mini All 4 Racing precisa apenas de somar uma dezena de pontos em Portugal para se sagrar vencedor da Taça do Mundo, tarefa aparentemente mais simples depois de confirmadas as ausências de Jean Louis-Schelesser e Joan Roma.
A competição automóvel tem a hora de arranque para esta 27ª Baja de Portalegre definida para as 14 horas e 30 minutos de amanhã, rumo ao prólogo localizado a cerca de meia dezena de quilómetros da cidade alentejana.

Baja Portalegre 500



TUDO OU NADA

Se nos automóveis a Baja de Portalegre terá decisões apenas a nível internacional, nas duas rodas perspectivasse uma das edições mais discutidas de sempre. António Maio chega à prova na frente da classificação absoluta, mas os magros três pontos de vantagem para o rival Mário Patrão deixam tudo em aberto para o final desta derradeira jornada do campeonato onde o duelo entre estes dois especialistas na prova do ACP Motorsport deixa antever um elevado nível de acção e emoção.
Nas últimas nove edições da prova as vitórias foram divididas entre ambos os pilotos, com Mário Patrão a vencer por quatro vezes, ficando as restantes cinco para Maio, as últimas três de forma consecutiva. Contas feitas ás reais possibilidades de ambos, Mário Patrão terá sempre que vencer para se sagrar novamente campeão nacional, caso contrário Maio será sempre campeão nacional pela primeira vez na sua carreira.
‘É algo que persigo há muitos anos. Vou encarar a prova como o tudo ou nada nesse capítulo mas Portalegre é uma prova especial, até porque aqui tenho sempre muito apoio de amigos e familiares. Mas é com o pensamento na vitória que vou partir para ambos os dias de competição.’
Quanto a Mário Patrão, a opção táctica é mais cautelosa, mesmo sem esconder que perante a possibilidade de o traçado se manter seco terá que apostar também no prólogo.
‘Perspectiva-se uma prova a seco pelo que saír na frente será importante.  Terei por isso que apostar no prólogo para tentar saír na frente do António na manhã de Sábado. Esta é a mais longa prova do ano e por isso temos também que saber dosear o esforço físico e o desgaste da moto, mas estou preparado para lutar até ao final...no Sábado logo veremos!’
Se o prato forte desta Baja de Portalegre é a luta pelo título absoluto, também na classe TT1 se trava ainda a luta do título. Domingos Santos terá que vencer a classe e esperar que David Megre fique abaixo do terceiro lugar na categoria reservada ás motos de menor cilindrada.
Com os títulos nos quads e UTV’s já entregues, a prova conta igualmente para a Taça do Mundo de Bajas, com a competição internacional a encerrar a época aqui em Portalegre. Nesse particular capítulo apenas está por decidir o primeiro lugar entre os moto 4 onde o polaco Kamil Wisniewski precisa apenas de três pontos para se sagrar vencedor face ao espanhol Daniel Aguilar.
Os piloto das motos, UTV’s e Buggys enfrentam o prólogo amanhã de manhã nos arredores de Portalegre, com a ordem de partida para o primeiro a ser dada ás oito horas e trinta minutos