MEM Motorsport



E o Brasil está em Portugal
Marcos Moraes e Du Sachs já estão em terras lusas em busca de um resultado que os leve ao título mundial. Lucas Moraes e Beco Andreotti também estão por lá e garantem a formação completa da MEM Motorsport na última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country


O Portalegre é uma competição internacional das mais prestigiadas do Campeonato Mundial. Apesar do contexto festeiro da prova, ela é dura e tem por tradição ser desafiadora e seletiva. Outro fator que torna Portalegre especial é o fato de ser a etapa de encerramento da temporada e ser palco de disputas incríveis!

E tem mais
Na categoria T2, Marcos Moraes e Du Sachs tem como principais concorrentes os portugueses, Rômulo Branco e João Seródio, em 2º lugar no mundial, e os russos, Alexander Baranenko e Roman Elagin , atuais líderes da competição. A torcida vai enlouquecer a favor dos "portugas", os russos terão que segurar a onda e a dupla brasileira vai correr por fora!

"Para sermos campeões temos que ser perfeitos na pista e ainda contar com a sorte a nosso favor e as dificuldades a favor da concorrência. Matematicamente é possível, e eu acredito na matemática sempre.", comenta Marcos Moraes.

E a outra dupla
Lucas competiu o Portalegre em 2012, quando conquistou o 2º lugar no campeonato nacional (no Portalegre há distinção entre os concorrentes FIA e os nacionais). Desta vez, ele leva seu navegador, Beco Andreotti, e juntos eles querem ser ainda mais competitivos.

"Vamos correr na T1, o equivalente ao protótipo nacional. A mesma categoria que competi no ano passado. Nosso carro será uma Pajero com preparação da Ralliart italiana, a mesma equipe do Marcos e Du. A expectativa é a melhor possível, ainda mais por não estar chovendo, mesmo após os dias de mal tempo que castigaram a Europa recentemente. Sabemos que a competitividade aqui é enorme e é isso que nos motiva para estar aqui: a qualidade técnica dessa competição aliada ao excelente nível de competitividade.", conta Lucas.

A MEM Motorsport chegou hoje a Portugal, já realizou as vistorias técnicas e administrativas. Nesta sexta-feira, 01, acontece o prólogo que também pontua como 1ª etapa. No sábado, 02, aí sim, será o dia decisivo que definirá os campeões mundiais de 2013!

Confira a programação desta sexta-feira:
Sexta-feira, 1º de Novembro
08h05 - Partida 1ª Etapa - Moto
08h30 - Cerimonia de Partida /Partida SSS1 - Moto
10h35 - Chegada 1ª Etapa - Moto (Hora prevista do primeiro)
14h00 - Partida 1ª Etapa - Auto
14h30 - Cerimonia de Partida / Partida SSS1 - Auto
15h00 - Chegada da 1ª Etapa - Auto (Hora prevista do primeiro)
16h00 - Conferência de Imprensa - Moto
17h00 - Conferência de Imprensa e Escolha das Posições de Partida (Top 5) - Auto

Baja Portalegre 500



COMO SER CAMPEÃO EM PORTALEGRE

São três os principais títulos ainda em por decidir na 27ª Edição da Baja Portalegre 500 e aqui vamos mostra-lhe o que é necessário para a conquista de cada um deles, e entre as hipóteses são várias as que não implicam vitórias...
Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno – T1O título será de Krzysztof Holowczyc caso termine em quinto, ou melhor.

Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno - T2
Alexander Baranenko é Campeão se terminar:
Nos quatro primeiros independentemente do resultado de Rómulo Branco e de Marcos Moraes;Entre quinto e oitavo desde que Rómulo e Moraes não vençam;
Em qualquer posição fora dos pontos desde que que Rómulo termine em 4º, ou pior e que Moraes não vença.
Rómulo Branco é Campeão se terminar:
Em primeiro com Baranenko em quinto, ou pior, e independentemente do resultado de Moraes;
Em segundo com Baranenko em oitavo, ou pior, e independentemente do resultado de Moraes;
Em terceiro com Baranenko em décimo, ou pior, e independentemente do resultado de Moraes.
Marcos Moraes é Campeão se terminar em:
Primeiro, com Baranenko a não pontuar e Rómulo em quinto, ou pior.
Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Motos (Absoluto)
António Maio é Campeão se terminar:
Em qualquer posição à frente de Mário Patrão;
Em segundo desde que Patrão não vença;
Em terceiro com Patrão a não ir além de segundo;
Em quarto com Patrão a não ir além de terceiro;
Em quinto com Patrão a não ir além de quarto;
Em sexto, ou sétimo, com Patrão a não ir além de quinto e por aí em diante desde que Patrão nunca termine mais que duas posições à sua frente;
Em 16º, ou pior, desde que Patrão não vão além de 14º.
Mário Patrão é Campeão se terminar:
Em primeiro com Maio em terceiro, ou pior;
Em segundo com Maio em quarto, ou pior;
Em terceiro com Maio em quinto, ou pior;
Em quarto com Maio em sexto, ou pior;
Em quinto com Maio em oitavo, ou pior, e por aí em diante até ao 13º posto desde que Maio termine quatro posições atrás de si.

Mário Patrão



Mário Patrão na luta pelo título em PortalegrePiloto de Seia quer vencer na maior prova de Todo-o-Terreno de nacional, a mítica Baja Portalegre 500

Mário Patrão disputa a partir desta Sexta-feira a derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A mítica Baja Portalegre 500 encerra a temporada de 2013 com mais uma prova de referência mundial, com Mário Patrão envolvido na luta pelo título final.

Em Portalegre, Patrão parte à defesa do título Absoluto nas motos e quer retomar às lides daquela que é a 27.ª edição da maior prova de Todo-o-Terreno levada a cabo em Portugal. Este ano, o programa principal da Baja Portalegre 500 decorre nos dias 1 e 2 de Novembro.

“Estamos em Portalegre para encerrar mais um ciclo do ‘Nacional’ de Todo-o-Terreno, ainda mais com a luta pelo título em aberto. É um enorme prazer poder estar envolvido no ponto alto daquela que é a clássica do TT nacional, a Baja Portalegre. É uma prova de renome onde se faz um Campeonato praticamente aparte. Treinei para vencer, apesar das lesões que me afetaram este ano, mas quero estar ao mais alto nível e lutar pela renovação de mais um título de Campeão Nacional. Espero poder contar com uma massa adepta ao mais alto nível a apoiar esta grande festa este final de semana em Portalegre”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

Depois das habituais verificações técnicas e documentais, o piloto de Seia enfrentará na tarde de Sexta-feira o habitual prólogo de ordem de partida, com uma extensão de 5,5 quilómetros, enquanto no Sábado o programa contempla um único Setor Seletivo de 352 quilómetros a abraçar as localidades de Gavião, Ponte de Sor, Alter do Chão, Avis, Fronteira Sousel e, naturalmente, a município de Portalegre.

Saiba mais sobre Mário Patrão em www.facebook.com/MarioPatraoFansPage.

XI Rally Vindimas-Sebal



PHOTOS


Já se encontram disponíveis na nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/nunowrcdinis) galerias de fotos referentes à 5ª prova do TRRC, o XI Rally Vindimas-Sebal, e que foi ganha pela dupla Pedro Cunha e Carmo/Fernando Matias tripulando um Subaru Impreza...


https://www.facebook.com/nunowrcdinis/media_set?set=a.520321848053998.1073741908.100002285625640&type=3


https://www.facebook.com/nunowrcdinis/media_set?set=a.520926817993501.100002285625640&type=3



Rallye Casinos do Algarve



GUIA

Para um acompanhamento eficaz do Rallye Casinos do Algarve 2013, a comissão organizadora propõe uma série de recursos online para não perder nada sobre a prova algarvia:
Foi criado um site exclusivo para a prova algarvia. Esta página fornece um conjunto de informações indispensáveis ao acompanhamento eficaz do rali, com notícias, documentação, mapas interativos com zonas de público, tempos onlinee acesso às redes sociais, com as últimas informações. Pode ser acedida diretamente com recurso aos telemóveis (smartphones ou iphones) através de um código de barras que armazena o endereço da página.
Pode ser consultado online aqui:

Uma das principais novidades é o Mapa interativo feito com recurso às ferramentas disponíveis no Google Maps. Para além de poder consultar as especiais, existe um conjunto de zonas de público (cada um tem uma ligação direta, para fácil consulta) propostas no mapa, em alguns pontos até é possivel utilizar o Street View para uma perspetiva local.
Pode ser consultado online aqui:

Está disponível o GUIA DO RALI onde se encontra os principais dados da prova que encerra os principais campeonatos de ralis. Trata-se de um ficheiro Portable Document Format (pdf), que pode ser armazenado no computador pessoal, ou usado para impressão, mas que apresenta um conjunto de hiperligações que facilita a navegação na página. Para tal basta clicar nas ligações disponíveis no Índice ou no final dos respetivos capitulos. (Segue um exemplar em anexo)
Pode ser consultado online aqui:

O Clube Automóvel do Algarve, também quer aproveitar o uso das redes sociais, Twitter e Facebook, para efetuar a cobertura do Rallye Casinos do Algarve 2013. Nos dias antecedentes estarão disponíveis um conjunto de informações, dados, mapas, vídeos e imagens úteis. Para os dias de competição, serão feitas atualizações constantes sobre o seu desenrolar.

Para aceder aos conteúdos do rali, siga as seguintes hiperligações :
CONTA Oficial Facebook: www.facebook.com/clubeautomovelalgarve
PÁGINA Clube Automóvel do Algarve: www.facebook.com/CAAlgarve
CONTA Oficial Twitter: http://twitter.com/caalgarve


Baja Portalegre 500




 Baja Portalegre 500 regressa à Aldeia de Seda



A 27ª edição da Baja Portalegre 500 está cada vez mais perto sendo que este ano a prova do Automóvel Club de Portugal, pontuável para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno e Taça do Mundo de Bajas FIM, bem como para as competições nacionais, apresenta novidades no seu figurino face às últimas edições graças a uma viagem no tempo que vai levar pilotos e adeptos a pontos marcantes da história da prova.

Mais de 20 anos depois, a mítica passagem pela Ribeira de Seda, na Aldeia de Seda, (Alter do Chão) volta a fazer parte do percurso, inserida na volta “Sul”, normalmente usada pelas classes de Promoção das motos (Classic, Maxi, Honda, Ladies e Master 50), bem como pela Promo A e B no que toca às quatro rodas, o que a torna incontornável para todos os participantes.

Mas esta não será a única viagem no tempo que a 27ª Edição da Baja Portalegre 500 propõe a todos aqueles que se inscreverem na prova (inscrições de 26 de Agosto a 11 de Outubro). As pistas do Concelho de Avis, também elas usadas nos primeiros anos desta prova, voltam a fazer parte do percurso, se bem que com algumas zonas até agora nunca usadas.

Outra novidade em 2013 são os 30 km inéditos no Concelho de Ponte de Sôr que prometem dar à Baja Portalegre 500 novos motivos de emoção e competitividade, seja para pilotos e máquinas, ou para o público.
De resto, e como é habitual, o programa da Baja estende-se por três dias, de quinta-feira 31 de Outubro a sábado 2 de Novembro. O primeiro dia será reservado às verificações administrativas e técnicas, enquanto a sexta-feira será dedicada à Super Especial, começando pelos UTV/Buggy, Quads e Motos, e terminando com os Automóveis. Entre as duas e as quatros rodas, tempo para os pilotos da Mini Baja, que enriquecem o programa da Baja Portalegre pela terceira vez.

O sábado apresentará um Sector único de 380 km para Motos, Quads e UTV/Buggy, enquanto os Automóveis terão de enfrentar dois troços (SS2 e SS3), com 200 km e 215 km, respectivamente. Pelo meio fica uma assistência (20 minutos), um reabastecimento (20 m) e um reagrupamento de pelo menos dez minutos. Já as Motos, Quads e UTVs deverão contar com quatro Zonas de Assistência ao longo do percurso.

Estão assim reunidos todos os ingredientes para uma grande e emocionante festa do Todo-o-Terreno à qual o público, certamente, não recusará a chamada.

Clube Escape Livre



McNamara recebe medalha Escape Livre


Garrett McNamara recebeu do presidente do Clube Escape Livre a medalha alusiva aos 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre automobilismo em Portugal, a emitir a partir da cidade da Guarda. A entrega da insígnia decorreu durante o Mercedes-Benz 4MATIC Experience, um passeio todo terreno turístico organizado pelo Clube Escape Livre, no fim-de-semana de 18 a 20 de outubro.

O havaiano de 46 anos, conhecido por bater o recorde mundial de surfar a maior onda de sempre, aceitou o desafio da Mercedes-Benz para integrar esta aventura por fora de estrada sob o lema da descoberta do Património da Humanidade, o que constituiu uma oportunidade para o surfista conhecer um pouco mais de Portugal. Conduzindo o seu Mercedes-Benz GLK 250 CDI, McNamara integrou a caravana de 40 Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC, entre Peso da Régua e Guimarães, onde participaram cerca de 120 pessoas de todo o país.

Garrett McNamara regressou entretanto à Nazaré, na expectativa de voltar a surfar uma onda gigante e bater o seu recorde, depois dos feitos realizados em novembro de 2011 e janeiro de 2013, com ondas de cerca de 23 e 30 metros, respetivamente.

Para o presidente do Clube Escape Livre, a entrega da medalha representa “um agradecimento pela sua presença, pela sua disponibilidade e por toda a simpatia que teve, como figura pública, para com todos os nossos participantes e organização. Espero que tenha ficado tão agradado que deseje regressar a novas aventuras em anos futuros, e que seja mais um embaixador, no estrangeiro, do bom turismo que se faz em Portugal”.






INSIDE MOTOR


Diogo Gago presente no Algarve
A Inside Motor vai estar presente no Rali Casinos do Algarve com Diogo Gago ao volante do Peugeot 208 R2

Depois da marcante estreia do Peugeot 208 R2 da Inside Motor no Rali de Mortágua, a equipa volta a marcar presença com este carro no Rali Casinos do Algarve, derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, que se realiza dia 9 de novembro, mas agora com a mais jovem promessa dos ralis portugueses, o algarvio Diogo Gago.

Com a impossibilidade do Bruno Magalhães estar presente no Rali do Algarve, ficando dessa forma o Peugeot 208 disponível, chegamos a um acordo para o Diogo Gago estar presente no Rali Casinos do Algarve. Estamos muito satisfeitos por ter na nossa equipa este promissor e rápido piloto, que nos permitirá continuar a evoluir a equipa com vista à temporada de 2014”, afirma Vitor Calisto, sócio da Inside Motor, não deixando passar a oportunidade de “agradecer publicamente ao Bruno Magalhães a disponibilidade que teve. O seu profissionalismo e a sua experiência em ralis foram muito importantes, nesta fase da Inside Motor, pelos ensinamentos que nos trouxe”.

Para Joaquim Batalha, responsável técnico e sócio da Inside Motor, a presença de Diogo Gago na equipa “colocará novos desafios. O Peugeot 208 R2 utilizará uma outra marca de pneus e os acertos também serão diferentes. Será sem dúvida uma oportunidade para conhecermos ainda mais o carro, e poder contar com a rapidez do Diogo Gago é sempre uma mais-valia”.

Em breve a Inside Motor dará mais pormenores sobre esta participação no Rali Casinos do Algarve, já que está prevista também uma sessão de testes antes da prova.


Rally Viana Castelo



ACESSOS

http://cast.online.pt/Viana13-Acessos.pdf


INSCRITOS

http://cast.online.pt/Viana13_inscritos.pdf

RESULTADOS

http://wwr.stm.pt/viana2013/entries

Motociclimo



Aguedense José Santos sai lesionado do desfecho da temporada
Piloto do concessionário Racespec fraturou um pé na última prova do Campeonato Nacional de Enduro

José Santos terminou lesionado a edição de 2013 do Campeonato Nacional de Enduro. O piloto da equipa aguedense Racespec Maferind KTM esteve à beira do título de Campeão Nacional, chegando mesmo a vencer a jornada anterior, na Figueira da Foz, mas uma fratura num pé, em Ourém, local que também recebeu o desfecho do Campeonato da Europa da modalidade, relegou José Santos para o terceiro lugar final.

“Foi um dos anos mais difíceis para mim na competição. Iniciei o campeonato com muitas dificuldades físicas devido à lesão que tive na Baja Portalegre, no entanto, agarrei o projeto com toda a força, nunca baixando os braços durante todo o campeonato. Foi um ano de altos e baixos, tive momentos bons e outros menos bons, mas com muito treino, esforço e dedicação continuei a trabalhar e a melhorar de prova para prova, chegando mesmo à vitória na Figueira da Foz”, disse José Santos.

O piloto de Águeda entrou para a última corrida no segundo lugar da categoria Open 2 do Campeonato Nacional de Enduro e com hipóteses matemáticas de chegar ao título. No entanto, José Santos acabou por desistir inesperadamente da prova devido a uma fratura num pé e deixou por terra todas as hipóteses de se sagrar Campeão Nacional na modalidade.

“Com esta desistência, vi todo o esforço de uma época jogar-me da luta pelo campeonato para a terceira posição. Foi difícil, mas a competição é assim mesmo. Resta-me agradecer uma vez mais todo o apoio que sempre me foi dado no decorrer do campeonato, nomeadamente à minha família, amigos e a todos os meus patrocinadores. A equipa Racespec Maferind KTM foi um projeto muito interessante e do qual gostei muito de fazer parte integrante nesta temporada”, concluiu.

O piloto de Águeda enfrenta agora um novo período de recuperação, não podendo competir na clássica prova de Todo-o-Terreno nacional, a Baja Portalegre 500, no final deste mês.

TRRC- XI Rally Vindimas-Sebal




Irá amanhã para a estrada a XI edição do Rally Vindimas-Sebal (Condeixa-a-Nova), que está inserida no Troféu Regional Rallyes Centro sob a égide do Penela Race Events.
A prova irá ter uma Super Especial percorrida em alcatrão nas ruas do Sebal enquanto que no domingo o troço da Rapoila será percorrido por três vezes.


HORÁRIOS




MAPAS




INSCRITOS


Informações:

Clube Escape Livre




Mercedes-Benz 4MATIC Experience inesquecível

Começou em tons quentes, dourados e vermelhos e acabou com conhecimento histórico mais uma grande aventura do Mercedes-Benz 4MATIC Experience! No passeio organizado pelo Clube Escape Livre, que decorreu de 18 a 20 de outubro, mais de 120 participantes em 40 viaturas Mercedes-Benz fizeram dos trilhos a sua forma de chegar e da arquitetura e da história o seu enriquecimento cultural.

O Mercedes-Benz 4MATIC Experience só podia resultar em êxito, ou não estivessem reunidas todas as condições para o sucesso: mais de uma centena de participantes predispostos a sair do asfalto, uma organização com décadas de experiência a promover o turismo por 4x4, uma seleção única de locais a conhecer e viaturas Mercedes-Benz com tecnologia 4MATIC que surpreenderam em cada subida e descida por terra e pedras, lama, piso seco ou escorregadio, fruto das diversas alterações meteorológicas que condimentaram o recheado programa.

O passeio contou com a especial participação do surfista Garrett McNamara, que ao volante do seu Mercedes-Benz GLK 250 CDI 4MATIC, mostrou-se verdadeiramente surpreendido com a descoberta paisagística realizada: “Apenas conhecia a Nazaré e as suas ondas e acho incrível como Portugal pode ser tão bonito. Gostei muito das serras, das paisagens, da gastronomia e das castanhas assadas, que nunca tinha provado. Espero ter mais oportunidades destas”. Garrett McNamara teve que encurtar o passeio devido à previsão de boas ondas na Nazaré, mas não deixou de encantar e ser elogiado pela simpatia e disponibilidade para tirar fotos e dar autógrafos, perante a solicitação dos participantes.



No primeiro dia, sexta-feira, a receção dos participantes fez-se em pleno Património da Humanidade – o Alto Douro Vinhateiro – com uma prova de vinhos e uma visita ao Museu do Douro, acompanhada pelo seu diretor e onde a organização leu uma declaração do Secretário de Estado da Cultura que, devido à sua ausência, enviou votos de bom passeio aos participantes. Foi no sábado que as cores de outono convidaram a percorrer as paisagens durienses rumo a norte, numa etapa total de 180 quilómetros. A subida ao topo do Marão, a 1415 metros de altitude, foi recompensada com cenários bucólicos, a variar entre encostas douradas e a chegada ao ponto mais alto envolto em nevoeiro, com rebanhos e pastores.

Em Amarante, a visita ao mosteiro de São Gonçalo e o almoço na Casa da Calçada surpreenderam por todo o requinte e ambiente, mesmo antes da partida para o Centro de Interpretação de Arnoia. O castelo de Guimarães acabaria por ser o destino seguinte, numa visita guiada que deu a conhecer um pouco das antigas glórias, das batalhas e dos hábitos desde a fundação da Nação. Realce também para o alojamento na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, onde os participantes foram recebidos com uma prova de vinho verde.

A manhã de domingo ameaçava com chuva mas a caravana avançou entre abertas e sol que convidava a prosseguir pelos 50 quilómetros seguintes, rumo ao Santuário da Penha e ao Museu de S. Torcato. De regresso ao centro histórico de Guimarães e ao Paço dos Duques, novas estórias do tempo dos reis encantaram os novos aventureiros numa caminhada de cerca de uma hora que terminou com a fotografia de grupo frente à câmara municipal. O almoço de encerramento e a entrega de prémios SPAL decorreu na Pousada de Santa Marinha, vislumbrando-se já a saudade e a vontade de voltar brevemente a novo encontro.








Motociclismo



Mário Patrão sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Enduro em prova de âmbito europeu

Mário Patrão disputou de 18 a 20 de Outubro, em Ourém, a prova final do Campeonato da Europa de Enduro. O piloto de Seia representou Portugal na categoria Sénior da competição por países, mas ao mesmo tempo consagrou-se Vice-Campeão Nacional de Enduro.

Ao longo de três dias de prova, acompanhados por milhares de espetadores, Ourém recebeu em festa os melhores pilotos europeus de Enduro para um confronto de nações. Mário Patrão cumpriu o desfecho da temporada integrando a seleção nacional sénior, que nas contas finais registou o sexto posto geral por equipas. Além disso, esta foi também a derradeira jornada pontuável para edição de 2013 do Campeonato Nacional de Enduro, onde o piloto senense ficou com o segundo lugar da categoria Elite 2.

“Esta foi uma prova de grande nível, para mim foi um orgulho representar o país num fim-de-semana histórico para o nosso motociclismo, onde Portugal foi Campeão Europeu de Juniores e o Paulo Gonçalves se tornou Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno. Da minha parte, fiz uma prova regular, sem arriscar, a equipa sénior ficou no sexto posto do Troféu das Nações e ainda repeti a conquista do vice-campeonato nacional de Enduro. Foi uma prova de extrema importância para o retorno dos meus patrocinadores, com muito público e muita animação. Agora vou concentrar forças para estar ao mais alto nível na final do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, em Portalegre, à procura de renovar mais dois títulos nacionais”, comentou o piloto da RR Motos, Suzuki e Crédito Agrícola.

Cumprida a jornada europeia, Mário Patrão prepara agora o derradeiro confronto da temporada de Todo-o-Terreno nacional, de 31 de Outubro a 2 de Novembro, com a mítica Baja Portalegre 500, a maior e mais importante prova do calendário nacional.

Velocidade



NOVO CONCEITO NA VELOCIDADE EM PORTUGAL





Nasceu um novo conceito de velocidade nacional, que pretende relançar, dinamizar e projetar os eventos integrados num calendário próprio, para um plano bem elevado no panorama do motorsport português: chama-se PROmotorsport.



Após termos analisado os últimos anos da velocidade em Portugal e constatado o desajuste de alguns campeonatos e troféus a uma realidade nacional à qual não podemos ficar indiferentes, resolvemos avançar com uma proposta inovadora, devidamente sustentada numa realidade que muitos até agora ignoraram e criar uma fórmula nova que seja finalmente o garante de um futuro credível da categoria, no panorama automobilístico português.

A PROmotorsport resulta da associação entre a CRM Motorsport e o Portugal Motorsport e tem como líderes e criadores desta conceção inovadora, Tiago Raposo de Magalhães, Artur Lemos e Luís Caramelo, que terão a seu cargo a elaboração, implantação e realização de uma série de eventos de velocidade em 2014, em colaboração com os responsáveis das organizações desportivas de cada circuito e comissões organizadoras de cada Serie ou Troféu.

Como é do conhecimento geral a FPAK cedeu os direitos de promoção dos Campeonatos Nacionais de Velocidade até finais de 2014, a uma outra entidade e por acharmos que até à data, todos os restantes troféus e corridas de contorno, que integraram os fim de semana promovidos por essa mesma entidade, não tiveram a projeção devida, resolvemos, até por indicação e sugestão de alguns deles, avançar com esta proposta, que em devido tempo entregámos na FPAK mas para a qual ainda não obtivemos resposta.

Em qualquer dos casos, como a PROmotorsport não se propõe organizar nenhuma competição fora da égide da FPAK – todos os troféus que integrarão os nossos eventos estarão devidamente autorizados pela FPAK, os clubes têm e terão alvará organizativo e os pilotos, licenças desportivas – não seremos, caso se mantenha o promotor dos CNV, o “outro” promotor, mas sim um promotor paralelo, com os mesmos direitos e regalias, exceção feita aos Campeonatos Nacionais de Velocidade.

Nesta altura, a PROmotorsport já tem a confirmação da participação nos seus eventos, de três categorias: Single Seater Series by Fórmula G, Classic Super Stock by Fórmula G e Super 7 by Kia. Foram encetadas conversações após contactos baseados no mútuo interesse, com o Troféu Fiat 500 Abarth, a organização dos FEUP-Desafio Único, Campeonato de Portugal de Sport Protótipos e também a Historic Endurance, que se mostraram disponíveis para ouvir as nossas propostas e admitem fortemente a possibilidade de integrarem os “Pro Motorsport Events”.

A PROmotorsport aposta claramente em fins de semana de dois dias apenas – sábado e domingo – e num número máximo de 6 series/troféus por fim de semana, mas aceita integrar mais troféus nacionais ou internacionais interessados em partilhar os circuitos nas nossas datas, desde que a sua presença não prejudique os nossos parceiros anuais.

Apostamos ainda na promoção de cada evento, antes, durante e depois, no imediatismo da informação e na qualidade da mesma, na importância da televisão, rádio e imprensa escrita, nas acções locais, no “broadcast eletronico” e ainda na internacionalização dos nossos eventos, como meio de captação de mercados externos, importantes para as marcas e serviços envolvidos com cada um dos nossos parceiros.

Parceiros que serão tratados de forma igual; Não haverá troféus com maior ou menor importância, nem parentes pobres, ou ricos; Há formas de, ao longo do ano, irmos equilibrando a visibilidade das participações dos diversos parceiros e os que contactamos, já podem confirmar que se trata de uma fórmula justa, que não admite contestações. Finalmente, há uma clara aposta na animação do paddock e da pista, para manter o pouco público que há atualmente interessado e para tentar cativar mais gente para as corridas, que transformaremos numa festa em cada circuito onde, em 2014, a PROmotorsport estiver presente. São claras e agora públicas, as nossas intenções.

A PROmotorsport quer fazer a diferença na velocidade nacional em 2014 e as nossas propostas estão em cima da mesa, são do conhecimento de todos os agentes que se interessam pelo motorsport e por isso estamos confiantes de que, juntando todas estas sinergias, as nossas ideias vão vingar em prol do desporto automóvel português.