Calendario Mensal Provas- Fevereiro 2012

CAMPEONATO OPEN DE RALLYES 2012


COR 2012 INICIA-SE EM FAFE


O Open Ralis volta a ter honras de abertura do desporto motorizado nacional, com a realização do Rallye Montelongo, já neste fim-de-semana de Janeiro, e em... Fafe.

A Demoporto volta a colocar as classificativas de Cortegaça e Montim, Gontim e Queimadela, a serem disputadas em sistema de dupla ronde, as primeiras duas da parte da manhã e as segundas a terem lugar durante a tarde, para todos os concorrentes inscritos às diversas categorias em prova.

Os concorrentes ao OPEN de Ralis serão acompanhados, nesta jornada de abertura, pelos concorrentes do Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis e pelos concorrentes aos Campeonatos Regionais de Ralis Norte e Noroeste (VSH), num pelotão que se antevê bastante atrativo para os muitos milhares de espectadores que se esperam venham a ladear as Especiais a disputar nas cercanias de Fafe.



Sábado 28 de Janeiro de 2012

FAFE/Praça Feira Velha

Entrada viaturas no Parque Partida até às 09H30

1ªEtapa - 1ª Secção / Fafe – Praça Feira Velha
Fafe – Praça Feira Velha

09H45 _ Partida

10H26  - 1ª PE Cortegaça 1 – 6,48 km
10H59  - 2ª PE Montim 1 – 6,90 km
11H45  - 3ª PE Cortegaça 2 – 6,48 km
12H13  - 4ª PE Montim 2 – 6,90 km

12H45  - Chegada 1ª Etapa/1ªSecção Fafe – Praça Feira Velha



14H00  - Partida 1ª Etapa/2ªSecção Fafe – Praça Feira Velha

14H58  - 5ª PE Gontim 1 – 5,40 km
15H26  - 6ª PE Queimadela 1 – 13,18 km
16H11  - 7ª PE Gontim 2 – 5,40 km
16H29  - 8ª PE Queimadela 2 – 13,18 km

17H26  - Chegada 1ªEtapa/2ªSecção Fafe – Praça Feira Velha
17H30 - Pódio



Poderá consultar o road-book do espectador elaborado pelos nossos amigos do http://www.pregoafundo.com/ em:

http://www.pregoafundo.com/varios/2012/montelongo/RBMontelongo2012.pdf



NUNO DINIS

CLUBE ESCAPE LIVRE

Mário Patrão eleito piloto do ano 2011 na Guarda




Pela terceira vez na história da Gala SPAL, Mário Patrão foi eleito o Piloto do Ano. Na 14ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos, que decorreu na sexta-feira, na Guarda, organizada pelo Clube Escape Livre, o piloto de 35 anos recebeu o prémio das mãos de um grande nome do automobilismo nacional, António Matos Chaves.

Vinte e seis pilotos da Guarda de sete categorias do desporto motorizado foram homenageados pelo Clube Escape Livre, com os troféus SPAL e diplomas, perante mais de uma centena de convidados. Mário Patrão, o piloto de Seia a correr na categoria de todo-o-terreno e enduro, acabou por ser o mais votado entre os presentes. O piloto conta atualmente com 23 títulos de campeão nacional, já representou a Seleção Nacional por sete vezes, das quais recebeu quatro medalhas de ouro. Em 2011 participou em 28 provas, obtendo o primeiro lugar em cinco delas. No final, Mário Patrão referiu que “É importante receber este tipo de prémios, não pelo valor em si mas pelo apoio e carinho que as pessoas nos mostram. Trabalhamos todos os dias para conseguir sempre os melhores resultados possíveis e é importante chegar aqui e ser recebido assim. Dá-me força para continuar a trabalhar, uma vez que estamos agora numa fase complicada que é a pré-época, e estamos a dar o nosso máximo para conseguir melhores performances”.

Numa cerimónia que contou com a presença de pilotos nacionais de renome, como João Figueiredo, Ricardo Moura e José Pedro Fontes, houve ainda lugar às distinções especiais do clube.
A Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes recebeu das mãos do vereador do Desporto da câmara da Guarda, Vítor Santos, o Troféu Prestígio, pela parceria e colaboração numa prova inédita realizada na Guarda em 2011 – o Nas Alturas Navegação 4x4, que obteve um balanço muito positivo. António Bico, presidente da associação, revelou que a entrega deste prémio foi “uma surpresa”, salientou a sua mais-valia no apoio e incentivo ao associativismo juvenil, e considerou que “as parcerias no momento de crise em que estamos são ainda mais importantes”.

O Troféu Manuel Gião, o mais alto galardão atribuído pelo Clube Escape Livre, e que recorda um nome incontornável da história do automobilismo da Guarda e do País, foi entregue pelo filho do piloto a duas personalidades, facto que aconteceu apenas pela segunda vez na história da Gala. Um dos homenageados foi Santinho Pacheco, que ao longo de duas décadas de mandato como autarca de Gouveia e de 18 meses como Governador Civil sempre apoiou e privilegiou o Escape Livre. No final, o laureado referiu que “numa terra onde muitas vezes os bairrismos doentios separam mais do que unem, o Escape Livre é uma das poucas instituições que olha para a Guarda com a liderança que a Guarda tem, mas numa perspetiva de trabalhar em conjunto com os concelhos que fazem parte do seu distrito”.

Também homenageado com este prémio foi Júlio Sarmento, presidente da Camara de Trancoso, por ter sido o autarca que em mais de 25 anos de atividades do clube, manifestou, de forma mais consistente e ininterrupta, o seu apoio. Depois da entrega, Júlio Sarmento frisou: “É gratificante saber que o Escape livre reconhece o esforço que o município fez ao longo de muitos anos para apoiar sempre as iniciativas do clube. É uma referência nacional, prova bem que é possível a partir da Guarda fazer atividades e ter uma dinâmica reconhecida e, como tem sido sublinhado por muita gente, o Escape Livre é, sem dúvida, o grande embaixador da Guarda. Para nós, também como cidadãos do distrito, é gratificante saber como o Escape Livre é um clube apreciado, referenciado e prestigiado e é para nós motivo de orgulho”.

Este ano, o Clube Escape Livre decidiu atribuir ainda uma Menção Honrosa a três pilotos que se têm distinguido no automobilismo pelos excelentes resultados alcançados a nível nacional e internacional, e que estiverem na Gala para incentivar e dar o exemplo aos seus colegas da região: Ricardo Moura, vencedor do Campeonato de Portugal de Ralis a correr com uma equipa do Interior, a ARC Sport; João Figueiredo vencedor no Campeonato de España/Iber GT, e José Pedro Fontes, campeão no Iberian SuperCars Trophy e no Campeonato de Portugal de Circuitos/GT3 receberam o troféu das mãos do vereador do Desporto de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, e do vice-presidente do Clube, Luis Cruz.

No final, Luís Celínio, presidente do Clube, sublinhou que “o êxito desta Gala espelha a determinação do Clube num ano cujas dificuldades queremos contornar. Por isso queremos crescer. Mas ainda que isso não aconteça, não contem com o Clube para o desânimo e para o conformismo”.










NUNO DINIS
fotos: CLUBE ESCAPE LIVRE

Saint-Bonnet-Le-Froid - 2012 Rallye Monte-Carlo - Best-of-RallyLive.com

PORTUGAL MOTORSPORT AWARDS 2012



Aí está de novo o evento anual organizado pelo Portugal Motorsport Team, aguardado ansiosamente por todos quantos mantêm viva uma enorme paixão pelo Automobilismo Desportivo Português e que já vai no terceiro ano de realização.

Depois do Pedro dos Leitões na Mealhada em 2010 e do êxito do Palace Hotel da Cúria no ano passado, a organização decidiu – por razões de conjuntura global, por todos conhecidas – manter o local para a sua realização em 2012, pelo que voltaremos ao lindíssimo complexo das Termas da Cúria, para ocupar de novo as lindíssimas salas do Palace, remodelado e conservado com a qualidade dos Hotéis Alexandre Almeida.

Pelo segundo ano consecutivo, o maior encontro do Desporto Automóvel Português, terá o apoio e alto patrocínio da Ford. Marca de grandes tradições desportivas no nosso país, foi a primeira a responder à nossa solicitação de apoio no ano passado e depois de verificar o sucesso daquela edição e pesar o retorno conseguido, voltou a garantir a sua participação no Portugal Motorsport Awards 2012, que há muito tem data marcada para as 12h de sábado, dia 28 de Janeiro de 2012.

Contamos que o número de participantes aumente este ano! Depois das 460 presenças em 2011, os limites da sala – 500 lugares – deverão ser atingidos este ano, pelo que os interessados devem confirmar a sua inscrição o mais rápido possível, pois, como sabem, trata-se de um almoço convívio, para o qual não há convidados, pelo que, só pagando antecipadamente é que qualquer interessado terá o seu lugar garantido.

Já vos avançámos que decidimos – por força da conjuntura económica nacional e até mundial – manter, sem evoluir, as ideias de 2011; Era nossa ideia evoluir, principalmente em termos qualitativos, mas achámos que a ocasião nos recomenda mais contenção e por isso, não o fizemos.

Os acordos com os nossos parceiros, patrocinadores e apoiantes, permitem-nos assim manter o preço por pessoa de 2011, mas acrescentamos a este valor – que afinal representa a quase totalidade da verba necessária para levar a cabo o evento – toda uma série de surpresas, a desenvolver enquanto estivermos sentados à mesa… ou de pé, a aplaudir os nossos heróis e as nossas referências deste desporto …

Obviamente que haverá de novo grandes nomes aos quais atribuiremos os Portugal Motorsport Awards 2012; Por certo vamos trazer para o nosso convívio, mais alguns nomes que marcaram a sua época no Automobilismo Português…

Quem serão? Isso vamos manter em segredo até dia 28 de Janeiro, até porque grande parte do nosso evento vive de emoções… FORTES!

O Nuno Dinis Photos irá estar presente neste evento pela primeira vez e lhe daremos entao todas informacoes e fotos sobre o mesmo.

ATENÇÃO:

Os pagamentos devem ser confirmados por mail o mais rapido possivel, senão as inscrições não serão consideradas.

Mail de contacto:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar



Como ir? Como pagar?

GUARDE ESTES DADOS!!!



LOCAL – Palace Hotel da Curia

GPS - N : 40º 25’27.7” W : 8º 27’45.4”



DATA – 28 de Janeiro de 2012

Dia da semana – SÁBADO

Hora – 12h00

Preço - 30.00€ (PAX)



Forma de Pagamento - Transferência Bancária

CGD (Caixa Geral Depósitos)

Nº CONTA - 0809 012 353 410

NIB: 003 508 090 001 235 341 094





NUNO DINIS

Fonte: Luís Caramelo
Portugal Motorsport Team



TROFEU MODELSTAND 2012

NOVIDADES NO MODELSTAND 2012


Têm sido boas e de grande mais valia para os ralis, as novidades que têm vindo a lume do Desafio Modelstand para 2012.

Não é pois de estranhar que o lista de pilotos interessados nesta competição para 2012 comece a aumentar. Se se registam já algumas saídas face à edição de 2011, também é certo que já são conhecidos alguns novos pilotos e alguns regressos.

Entre os que se irão manter destsaue para João Ruivo, Gil Antunes, Salvador Gonzaga, João Castela e Manuel Martins. Poderão manter-se Ivan Carquejo e Manuel Inácio, não se sabendo se Carlos Fernandes (vencedor em 2011) renovará a aposta nesta competição.

Como novidades regista-se a entrada de Diogo Gago (vencedor do Troféu FastBravo), Nuno Coelho, Roberto Canha e Miguel Bastos.

Existem ainda mais três ou quatro nomes (um deles vindo da velocidade), que têm intenção de disputar esta competição, embora ainda tal não se possa confirmar.

Ao todo a organização do Desafio Modelstand, a carga da Exporacing, aponta para um máximo de 15 pilotos, o que não é nada mau atentendo ao clima económico do nosso país.



GRANDE NOVIDADE PARA 2012
 
 
 
Enquanto continuam a decorrer a bom ritmo as inscrições para o Desafio Modelstand de 2012, prazo que termina a 8 de Janeiro do próximo ano, a organização, a cargo da Exporacing, revela agora mais uma excelente novidade para todos os pilotos que disputarão esta competição em 2012.

Assim, o vencedor final do Desafio Modelstand de 2012, poderá optar por uma de duas situações: levar o prémio de 9.000 Euros a que tem direito pela vitória ou, em opção, disputar cinco provas do Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM 2013.

"É uma excelente oportunidade para qualquer piloto que dispute o Desafio Modelstand 2012, pois sabe que se o vencer vai poder evoluir na sua carreira sem qualquer encargo", refere José Costa, responsável da Exporacing.

O vencedor do Desadio Modelstand de 2012 irá assim tripular em 2013 um Peugeot 207 RC (com especificações de troféu) com as despesas de participação pagas. Ainda antes do início da edição do Desadio Modelstand, que acontecerá em Fevereiro de 2012, a Exporacing revelará os detalhes específicos sobre mais esta excelente novidade.

"Esperamos reunir novamente um excelente lote de pilotos na edição 2012, tal como sucedeu em 2011, e com esta novidade poderemos motivar que alguns pilotos apostem no Desafio Modelstand do próximo ano", afirma José Costa, que irá contar com um conjunto de parceiros nesta iniciativa que oportunamente serão divulgados.
A Exporacing continua assim a apostar fortemente nos ralis e no desenvolvimento do Desafio Modelstand, mas também dos pilotos que o disputam numa perspectiva de evolução de carreira.



CALENDÁRIO 2012:

18 /02 – Rali de Barcelos
10/03 – Rali Rota do Medronho
14/04 – Rali Vidreiro
23/06 – Rali de Monção
09/09 – Rali de Oliveira do Hospital
07/10 – Rali de Loulé
27/10 – Rali de Gondomar
25/11 – Rali do Baião




NUNO DINIS

TROFEU FIAT 2012

TROFEU FIAT(E) EM NÓS E ACELERA...2012


Enquanto se aguarda por mais alguns detalhes sobre o Troféu "Fiat(e) em nós e acelera..." a orgnização, a cargo da Reivax Sport, já adiantou o calendário de provas previstas para 2012.

Esta competição, que deverá regressar ao Open deste ano, depois da estreia em 2010, conta com oito provas, com repartição de provas em asfalto e terra.

O calendário de provas do Troféu "Fiat(e) em nós e acelera..." é o seguinte:

18 /02 – Rali de Barcelos
10/03 – Rali Cidade de Castelo Branco
14/04 – Rali Vidreiro
23/06 – Rali de Monção
09/09 – Rali de Oliveira do Hospital
07/10 – Rali de Loulé
27/10 – Rali de Gondomar
25/11 – Rali do Baião



NUNO DINIS



CAMPEONATO OPEN DE RALLYES 2012




RALLYE DE BARCELOS 2012


Estão finalmente disponíveis as primeiras informações do Rali de Barcelos, segunda prova do Campeonato Open de Ralis, que irá para a estrada dia 18 de Fevereiro.

A quarta edição da prova mantém basicamente o mesmo figurino de edições anteriores, embora com algumas novidades, sendo um rali em linha com um total de oito provas especiais de classificação.


Vilar do Monte / Feitos (8,620 Kms),
Adreu / Durrães (6,855 Kms),
Cossourado / Oliveira (16,622 Lms),
Midões / Chorente (12,010 Kms),
Chorente (688 metros, tipo Super-especial),
Courel / Cristelo (11,533 Kms),
Carvalhal / Pereira (4,911 Kms) e a
Super-Especial de Barcelos (4,310 Kms)

são os oito troços que se irão realizar no Rali de Barcelos.

Mapas e mais algumas informações poderão ser consultadas em:




NUNO DINIS



CLUBE AUTOMOVEL DO MINHO

2º CAM RALLYE FESTIVAL


Depois do sucesso registado com a primeira edição do CAM Rali Festival em Dezembro do ano passado, o Clube Automóvel do Minho decidiu organizar uma segunda edição da prova já no dia 5 de Fevereiro.

São admitidas todas as viaturas que estejam de acordo com as especificações do Campeonato de Portugal de Ralis, Campeonato Open de Ralis, Troféus Monomarca e todas as viaturas Clássicas, tais como definidas no regulamento do Troféu Nacional de Clássicos Ralis 2012. Prevê-se assim que a adesão seja muito positiva, reunindo-se condições para mais um grande espetáculo com bons carros e pilotos., tal como na primeira edição, num ambiente de grande festa.

A fórmula já é conhecida, pois os concorrentes vão ter à sua espera duas especiais compostas pela junção do Circuito Vasco Sameiro e Kartódromo internacional de Braga criando uma especial com cerca de sete quilómetros que será percorrida por duas vezes em cada sentido. No total serão percorridos 30,15 quilómetros, com 28 dos quais cronometrados.

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 30 de Janeiro, enquanto os reconhecimentos serão efetuados no dia 4 de Fevereiro.



NUNO DINIS

VODAFONE RALLYE DE PORTUGAL 2012



Concorrentes do Open de novo em acção




A exemplo do sucedido nas duas últimas edições, a organização do Vodafone Rally de Portugal decidiu manter para o segundo dia da edição de 2012 uma iniciativa que possa não só ser aliciante para os praticantes da modalidade mas também constitua um espectáculo interessante para os milhares de espectadores que acorram às classificativas da prova.

Depois do Rallye de Portugal Revival, realizado em 2010 e aberto a clássicos desportivos, em que o ex-campeão do Mundo de ralis, Juha Kankkunen, subiu ao lugar mais alto do pódio, no ano passado o projecto do ACP apontou para uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato Open de ralis e o sucesso voltou a ser grande, com um claro domínio de Ricardo Teodósio.

A reedição do Rally de Portugal Open constitui um acontecimento que permite aos pilotos nacionais participar numa competição com uma grande componente mediática e disputada sob uma moldura humana ímpar, sem dúvida atractivos pouco comuns à generalidade das competições nacionais.

Em termos desportivos, o evento terá o seguinte o programa:

Quinta-feira, dia 29 de Março de 2012 - Verificações técnicas (Estádio Algarve)

Sexta-feira, dia 30 de Março de 2012 - Reconhecimentos do percurso

Sábado, dia 31 de Março de 2012 - Três provas de classificação num total de 74,08 km:
Almodôvar (26,22km),
Vascão (25,29km)
Loulé (22,57km),
todas elas de piso irrepreensível e de grande espectacularidade em termos de condução.

Recorde-se que a prova se realiza no intervalo das duas passagens dos concorrentes do WRC e como a segunda etapa não teve qualquer alteração em termos de provas de classificação, todos os que participaram na edição de 2011 têm a sua tarefa bastante facilitada no tocante aos reconhecimentos, já que agora apenas terão de confirmar as notas de andamento.

O valor da inscrição será de € 1.000,00 - incluindo já o seguro - valor que será devolvido na sua totalidade aos pilotos que participarem no evento. O número de participantes será limitado a 30 equipas, entre todas as que se pré-inscreverem.

As pré-inscrições gratuitas poderão ser feitas até ao próximo dia 30 de Janeiro através do email acpmotorsport@acp.pt . A organização da prova informará todos os interessados até ao dia 13 de Fevereiro da eventual aceitação da sua candidatura. A partir desse dia, e até 27 de Fevereiro, todas as equipas cuja inscrição foi aceite deverão formalizar a sua inscrição e o respectivo pagamento.

No dia 8 de Março será divulgada a lista de inscritos para o evento Open, tal como sucederá para o WRC.






NUNO DINIS

PEUGEOT SPORT

Peugeot pára o seu programa de Resistência

para assegurar o sucesso dos seus vários lançamentos em 2012



Após 14 vitórias nas últimas 16 corridas, entre as quais uma dobradinha nas 24 Horas de Le Mans em 2009, no campeonato ILMC, que a Peugeot venceu por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, a Marca decidiu parar o seu programa de Resistência de 2012 e não participará nas próximas 24 Horas de Le Mans.

Esta decisão inscreve-se no contexto de um ambiente económico difícil na Europa e num ano particularmente denso em lançamentos de novos modelos para a Marca. Neste contexto, a Peugeot decidiu concentrar os meios de 2012 no seu desempenho comercial e, em especial, no sucesso dos lançamentos dos modelos 208, 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e 4008, que virão enriquecer a estratégia de subida em gama e de globalização da Marca.

Em conformidade com a sua responsabilidade social e no âmbito do acordo sobre a Gestão e Provisão dos Empregos e das Competências, assinado por 5 organizações sindicais, o Grupo irá propor uma reclassificação ao conjunto dos empregados envolvidos, graças a um dispositivo específico criado para gerir e desenvolver as formações/reconversões e as mobilidades internas.




NUNO DINIS

WRC - RALLYE DE MONTE CARLO

Loeb comanda destacado em Monte Carlo



O primeiro dia do "super difícil" Rali de Monte Carlo permitiu a Sebastien Loeb brilhar ao mais alto nível superando todas as dificuldades.

Após as primeiras quatro especiais de classificação, Loeb comanda com mais de um minuto para toda a concorrência, e já viu o seu mais directo concorrente ao tútulo (Jari Matti Latvala) ficar pelo caminho.

As diferenças de aderência entre os dois troços (com dupla passagem), tornaram a escolha de pneus uma imensa lotaria, optando muito dos pilotos por um compromisso, apostando outros num tipo de pneus mais adequado a um dos troços. Com isso Loeb, Sordo e até Hirvonen ganharam tempo no primeiro troço, mas Latvala acabou por cilindrar a concorrência no segundo troço.

Nas segundas passagens, já com o terreno mais "pisado" as diferenças não foram tão grandes, mas mesmo assim os troços continuaram traiçoeiros, com Latvala a capotar e a ficar fora de prova, quando era líder destacado.

Destaques para Loeb, mas também para Sordo e para Petter Solberg que ocupam os três primeiros lugares, com o piloto da Mini e da Ford separados por um segundo, mas a fazerem uma prova plena de experiência e de conhecimento.

Mais destaque ainda para Sebastien Ogier, que está no quartro lugar ao volante de um Skoda Fabia S2000, superando muitos WRC, nomeadamente os de Novikow e Hirvonen que estão nas posições seguintes.

Problemas de travões, muitos toques e saídas de estrada, condicionaram a prova de muitos pilotos, como foi o caso de Armindo Araújo, que perdeu quase 5 minutos (conseguindo repor o carro na estrada no 2º troço) estando no 14º lugar.



COMANDANTES SUCESSIVOS

Sebastien Loeb (1ª Pec); Jari Matti Latvala (2ª e 3ª pec); Sebastien Loeb (4ª pec)



VENCEDORES DE TROÇOS

Sebastien Loeb (3); Jari Matti Latvala (1)



CLASSIFICAÇÃO 1º DIA RALI DE MONTE CARLO

01 LOEB Sébastien (FRA)                                    1:30:30:100
02 SORDO CASTILLO Daniel (ESP)                  +0:01:04:200
03 SOLBERG Petter (NOR)                                 +0:01:05:200
04 OGIER Sébastien (FRA)                                   +0:02:21:100
05 NOVIKOV Evgeny (RUS)                                +0:02:26:500
06 HIRVONEN Mikko (FIN)                                +0:02:30:000
07 DELECOUR François (FRA)                          +0:02:49:900
08 CAMPANA Pierre (FRA)                                +0:04:09:700
09 TANAK Ott (EST)                                             +0:04:14:000
10 ANDERSSON Pergunnar (SWE)                     +0:04:33:800
11 ABBRING Kevin (DEU)                                   +0:04:43:900
12 WILSON Matthew (GBR)                                 +0:06:05:100
13 PROKOP Martin (CZE)                                    +0:07:31:300
14 ARAUJO Armindo (PRT)                                  +0:08:38:700

 
 
NUNO DINIS
fonte: http://www.ralisonline.net/

CLUBE ESCAPE LIVRE

Campeões nacionais na Guarda




Ricardo Moura, campeão nacional de ralis em absoluto; José Pedro Fontes, campeão nacional e de Espanha de GT; e João Figueiredo, campeão ibérico de GT, vão estar esta sexta feira, dia 20 de janeiro, na 14ª Gala Spal – A Nossa Seleção de Pilotos, organizada pelo Clube Escape Livre na cidade mais alta.

Desde 1999 que a época de atividades do Clube se inicia com uma homenagem aos pilotos da Guarda que, em diversas modalidades dos desportos motorizados, são embaixadores da região.

Tal como no passado, também este ano são vários os nomes importantes do automobilismo que sobem à Guarda para se juntarem nesta festa.

Manuel Gião, também ele campeão de Espanha de GTs, vai marcar presença e entregar o mais alto galardão atribuído pelo clube, que tem o nome do seu pai.

Num ano que se antevê de dificuldades, o Escape Livre renova a aposta nesta gala e dá-lhe literalmente um toque de magia, com a presença do ilusionista Serip.

Tal como nos anos anteriores, é possível a todos os amigos e familiares do pilotos que se queiram juntar à festa do desporto motorizado, adquirir a entrada na gala e no jantar na receção do hotel Vanguarda.





NUNO DINIS
foto: Clube Escape Livre


WRC- ARMINDO ARAUJO EM MONTE CARLO




Armindo Araújo já sentiu, na pele, a tradição da prova monegasca





No regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis, a primeira etapa do Rali de Monte Carlo não fugiu à tradição. A difícil missão de acertar na melhor escolha de pneus, para as imprevisíveis condições das especiais da prova monegasca, já baralhou as contas de muitos pilotos do pelotão e Armindo Araújo não foi excepção. Nas quatro especiais de hoje o piloto português perdeu alguns minutos preciosos, na luta por um lugar dentro do «top-ten», encontrando-se na 14ª posição da geral, quando ainda tem pela frente quatro dias de prova.

Evitar as armadilhas e passar incólume pelo alcatrão gelado de Burzet, uma das míticas especiais de Monte Carlo, é uma tarefa sempre difícil. Armindo Araújo foi um dos pilotos infelizes na primeira passagem por esta classificativa e perdeu mais de quatro minutos após uma ligeira saída de estrada. “Fomos surpreendidos com uma placa de gelo e caímos numa vala. O carro não teve nada mas só conseguimos sair com a ajuda do público. O Rali de Monte Carlo é mesmo um grande desafio e eu já o senti na pele. A escolha de pneus e as mudanças de condições são uma autêntica lotaria. Esta especial de Burzet é inesquecível”, começou por dizer o piloto da equipa Armindo Araújo World Rally Team, após a chegada à zona de assistência, instalada em Valence.

Sem possibilidades de entrar em «Superrally» e com mais quatro etapas pela frente, é importante manter alguma cautela e tentar capitalizar o melhor resultado possível no final. Para o piloto do MINI JCW WRC, “seria bom começar o ano dentro dos dez primeiros e penso que sem aquele erro matinal poderíamos estar numa dessas posições. Estas armadilhas fazem-nos aprender e vamos pensar já nos próximos dias. Faltam muitos quilómetros e mais quatro dias, pelo que muita coisa pode ainda acontecer. Não perdemos nenhuma motivação com o atraso de hoje e o carro está sem qualquer problema”, disse ainda o piloto apoiado pela MINI, GALP e MCA.

Amanhã, na segunda etapa do Rali de Monte Carlo, Armindo Araújo e Miguel Ramalho terão mais um extenso dia pela frente. Seis provas especiais e 131,76 km cronometrados separam a dupla portuguesa entre a saída, marcada para as 8H00, e o regresso a Valence, agendado para pouco depois das 18H00.




NUNO DINIS
fonte: Fãs Armindo Araujo


PEUGEOT SPORT




VENDIDOS 100 PEUGEOT 207 SUPER 2000





Lançado em 2007, o Peugeot 207 Super 2000 impôs-se rapidamente como uma referência nos Ralis. Neste início de 2012, a Peugeot Sport acaba de entregar a centésima unidade!



O mais vendido

Com este centésimo exemplar, o 207 S2000 torna-se no modelo de ralis concebido e desenvolvido pela Peugeot Sport mais vendido de sempre, ultrapassando, entre outros, o lendário 205 T16.

A unidade número 100 é propriedade da equipa francesa Sainteloc e fará a sua estreia já esta semana no Rali de Monte Carlo.

O 207 Super 2000 foi exportado para vários países da Europa, Médio Oriente e outros mercados como a África do Sul.

Um palmarés excepcional

Concebido e desenvolvido pela Peugeot Sport, sob a direcção de Bertrand Vallat, o Peugeot 207 Super 2000 alcançou inúmeros títulos e vitórias em todo o tipo de terreno e condições de estrada. Conseguiu triunfos no Intercontinental Rally Challenge, em campeonatos nacionais, mas também em provas míticas como San Remo, a Volta à Córsega ou em Monte Carlo, onde é o actual detentor do título.

Sem dúvida, o seu palmarés vai ainda crescer este ano, com as mais recentes evoluções que a Peugeot Sport propõe aos seus clientes para 2012.

Frédéric Bertrand, responsável pelo departamento de competição cliente da Peugeot Sport: “É muito raro que um modelo de competição obtenha este sucesso. Será a sexta temporada para este automóvel, mantendo o mesmo potencial de sempre para chegar às vitórias. Um pouco por todo o lado, iremos acompanhar e aconselhar os nossos clientes, nomeadamente aqueles que este ano poderão lutar pelos títulos.”



NUNO DINIS
foto: Oficial

EXPEDIÇÃO ACP MARROCOS




Inscrições até 4 de Fevereiro



O Automóvel Club de Portugal (ACP) vai organizar a Expedição ACP Marrocos 2012, numa aventura por terras marroquinas que constitui uma forma ideal de iniciar mais um ano num evento em que a aventura e a confraternização serão as notas dominantes.

A Expedição ACP Marrocos 2012, que decorrerá entre 25 de Fevereiro e 3 de Março, prevê duas possibilidades de participação: com jipe próprio ou com jipe alugado no local. Trata-se seguramente de uma oportunidade única de visitar locais inóspitos mas de rara beleza e que normalmente só observamos em filmes ou em imagens fantásticas transmitidas no carismático Rally Dakar, quando este atravessava África.

A equipa do ACP, especializada em expedições por todo o Mundo (durante 20 anos na companhia de Jose Megre pela América do Sul, Índia, África, USA, China, etc.) e com enorme experiência em Marrocos (15 anos de organizações, mais de 40 viagens efectuadas e responsável pelo percurso do Rally Estoril/Marrakech), garante itinerários espectaculares mas seguros nas areias, rios, lagos secos ou oásis do grande Sahara.

Por isso, não se atrase: as inscrições encerram no próximo dia 4 de Fevereiro e recordamos que o número mínimo de viaturas para a realização da expedição será de 15 e o número máximo de 25.


Partilhe connosco esta grande aventura!




NUNO DINIS

PAULO NETO SPORT




Ano positivo com pódio no CPR2




Terminar o Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM com um pódio, permite que Paulo Neto / Daniel Amaral façam um balanço muito positivo da temporada de 2011.

Para a história ficam os resultados, por isso o terceiro lugar no Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM e o segundo lugar entre os concorrentes que utilizavam carros de Gr.A no Campeonato de Portugal de Ralis, permitem afirmar que os objectivos foram superados na temporada de 2011.

“O balanço de 2011 é bastante positivo face aos excelentes resultados alcançados e que estão acima do que tínhamos como objectivo para esta temporada” afirma Paulo Neto, acrescentando que “era difícil fazer melhor com as condições que dispúnhamos, já que o orçamento para esta época não nos permitiu fazer muitos testes. Desse modo a evolução foi feita ao longo das provas, mas mesmo assim estou satisfeito com a prestação global da equipa”.
Estreando nesta época um novo Citroen DS3 R3T, Paulo Neto considera que foi “uma aposta muito boa. O carro tornou-se num excelente meio de marketing para divulgar o nosso projecto e os nossos parceiros, que lhes trouxe novamente bastante visibilidade, não só durante as provas, mas também em alguns eventos onde a equipa esteve presente. Para além disso foi um carro fiável e competitivo que nos permitiu bons resultados”.
Num momento em que já se prepara a próxima temporada, Paulo Neto deixa um agradecimento especial a todos quanto directa ou indirectamente apoiaram o seu projecto em 2011. “Quero deixar aqui os meus agradecimentos a todos os parceiros, ao Daniel Amaral, à P&B Racing, à Citroen Portugal, aos tiffosi, aos adeptos e a todos os amigos, sem esquecer obviamente a minha família que me tem ajudado a que todos estes bons resultados fossem possíveis ao longo da temporada”, refere Paulo Neto, desejando a todos “um bom ano de 2012 e bons ralis”.

A presença de Paulo Neto no CPR, CPR2 e no Citroen Racing Trophy, que teve a assistência técnica da P&B Racing, contou com os seguintes parceiros:

- VALADARES – Louça Sanitária
- SAINT GOBAIN – WEBER – argamassas industriais
- QUANTINFOR – Consultoria informática
- VITARTE – Produção gráfica
- CARAS DECORAÇÃO
- DIRESCO – Superfícies de Quartzo
- RESTAURANTE “O AMARAL”
- CARLOS SIMÕES - Concessionário Citroen em Mafra
- BANHOAZIS - Mobiliário de Banho
- LISTOR - Pavimentos Flutuantes
- TRES – Torneiras
- DOMINÓ – Indústrias Cerâmicas
- PAULO NETO, LDA – Materiais de construção






NUNO DINIS

TRANSMISSOES TELEVISIVAS 2012

Movielight com direitos televisivos




Segundo o site http://www.ralisonline.net/ haverá no ano de 2012 uma alteracao na empresa de audiovisuais que acompanhara as modalidades motorizadas em Portugal.
A empresa Movielight, de Oeiras, foi a escolhida para a FPAK, para em regime de exclusividade ficar com os direitos televisivos do desporto automóvel em Portugal.
Dessa forma a Movielight sucede à TSM, que durante alguns anos teve essa mesma responsabilidade, entrando-se assim numa nova fase da eventual promoção da modalidade em Portugal.

A FPAK emitiu um comunicado sobre o assunto, que de seguida poderá ler:

Analisadas as três diferentes propostas recebidas pela FPAK, no que se refere à candidatura à cedência em regime de exclusividade dos direitos televisivos do desporto automóvel e karting nacionais para a época desportiva de 2012, a Comissão Executiva da FPAK decidiu por unanimidade aceitar a proposta apresentada pela empresa MOVIELIGHT – Produções Audiovisuais Multimédia, Lda., por considerar ser essa a proposta que, nos tempos actuais, melhor se coadunará com os interesses específicos do desporto automóvel nacional.

Englobados neste novo acordo de direitos televisivos, estão incluídas as seguintes competições:

CAMPEONATOS DE PORTUGAL DE RALIS (CPR e CPR2)

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE CIRCUITOS (CPC)

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE TODO-O-TERRENO (CPTT)

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KARTING (CPK)

CAMPEONATO OPEN DE RALIS (COR)

TAÇA DE PORTUGAL DE CIRCUITOS (TPC)

TAÇA DE PORTUGAL DE KARTING (TPK)


Não poderia ainda a Direcção da FPAK deixar de salientar neste momento, todo o valiosíssimo apoio e divulgação televisiva que a anterior concessionária "TSM" e os seus colaboradores, dedicaram ao desporto automóvel nacional nos últimos dez anos.



NUNO DINIS
fonte: http://www.ralisonline.net/

CLUBE ESCAPE LIVRE

Escape livre inicia atividade



A grande festa anual que faz a abertura do calendário de atividades do Clube Escape Livre está de regresso. No dia 20 de Janeiro, a festa de homenagem aos pilotos da Guarda que participam nas provas oficiais por esse país e mundo fora está marcada para o Hotel Vanguarda.

A 14ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos tem lugar às 19h30, com um cocktail de boas vindas onde são apreciados os vinhos e espumantes de Figueira de Castelo Rodrigo. Uma hora depois, tem início o jantar e a entrega diplomas e troféus SPAL. A gala vai, este ano, homenagear cerca de três dezenas de pilotos da região da Guarda que se destacaram nas provas de 2011, em sete diferentes modalidades, tornando-se assim embaixadores e representantes da sua terra. Para além disso, serão atribuídas três distinções especiais: o Troféu Piloto do Ano – que resulta da votação entre todos os presentes - e duas escolhas da direção do Clube: o Troféu Prestígio e o Troféu Manuel Gião, destinados a premiar entidades ou individualidades que através da sua ação tenham dado um contributo importante para as atividades do Clube e para a promoção da região da Guarda.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salienta que “esta edição da Gala SPAL, para além de marcar o início de uma nova época de atividade, assinala a confiança e o empenho do Clube num ano que, no que de nós depender, será bem melhor do que se espera”.

A 14ª Gala SPAL conta com o Alto Patrocínio do grupo IMB Hotéis e os apoios da ValorPneu, Caixa Geral de Depósitos, Moderna Joalheiros, Império Bonança, António José Saraiva SA, BigCom, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Best Travel - Guarda, Hotel Vanguarda, Intermarché, Auto Luís Pires, Dom Digital, Central de Cervejas e com a colaboração das Freguesias de S. Vicente, Sé e S. Miguel.




Lista dos pilotos a Homenagear




Montanha

António Matias



Navegação

Alexandre Faro
António Freixo
Carlos Bernardo
Constantino Logarinho
João Esteves
José António Pereira
Luis Filipe Poço
Luis Moreira
Nuno Neta da Costa
Nuno Martins
Paulo Fernandes Dias
Sérgio Loureiro



Radiomodelismo

Nuno Costa


Ralis

Marco Paixão
Miguel Martins
Nuno Martins
Nuno Rodrigues da Silva


Velocidade

David Saraiva
Francisco Carvalho



DUAS RODAS

Motocross

André Ruano
Márcio Ferreira
Vinícius Ferreira



Todo Terreno e Enduro

Mário Patrão
Paulo Oliveira
Sebastião Fernandes





NUNO DINIS
FOTO: Clube Escape Livre

EDITORIAL

Olá amigos boa tarde.

Este é o primeiro post de 2012...e ja vamos no dia 12 do mês de Janeiro mas vários motivos levaram a que só agora voltassemos ao activo e ainda sem nada definido pra este ano mas a ver vamos.
Existem muitas ideias para este projecto e vamos ver se conseguimos financiamento para que ele tem ainda mais credibilidade e possa destacar-se no panorama do automobilismo nacional mas agora há que estudar bem todos os passos e definir prioridades neste ano de austeridade....

Queremos aproveitar para divulgar ainda mais este projecto e pedir a todos nossos leitores e amigos, pilotos e navegadores, equipas e clubes, organizacoes e fãs de automobilismo que nos vao enviando para o nosso mail ( nunowrcdinis@gmail.com ) as novidades que vao sabendo, os press releases, todas as noticias que desejem ser divulgadas.

Contamos com a colaboracao de todos para irmos avançando com nosso projecto que se baseia na paixao por automobilismo e por fotografia e estejam certos que podem contar com a nossa colaboracao neste novo ano de 2012...


Um muito bem hajam a todos e BOM 2012



NUNO DINIS